Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai - Hasegawa - 1/48

Moderadores: Nerum, Yamamoto, Moderadores GT

Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai - Hasegawa - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Imagem
Caça Ki-61 Hien do comandante do 244th Sentai, Maj.Teruhiko Kobayashi (também conhecido como Tembico Kobayashi), Base Aérea de Kofu, Japão, Abril de 1945. Nota: 14 kill marks sob o canopy. Um B-29 abalroado marcado de modo especial.

Imagem
O Maj. Teruhiko (Tembico) Kobayashi, à frente de seu Ki-61 Hien.

Imagem
Outra foto de Kobayashi (com um sargento da equipe de solo), desta vez à frente do "Vermelho 24", o Hien que retratarei.

Como prometido, estou abrindo o tópico referente ao meu primeiro kit inscrito neste GT dedicado às armas do país do Sol Nascente. Escolhi, para iniciar, o caça Kawasaki Ki-61 Hien (andorinha). O Kawasaki Ki-61 Hien foi um avião de caça japonês da Segunda Guerra Mundial usado pela Força Aérea do Exército Imperial Japonês. Nos primeiros encontros com os Aliados, os Ki-61 foram confundidos com os caças alemães Messerschmitt Bf 109, e relatórios posteriores davam-no como sendo um projeto italiano, o que levou ao nome de código Aliado "Tony", atribuído pelo Departamento de Guerra dos EUA. A designação do Exército Japonês, era "Caça Tipo 3 do Exército". Foi o único caça japonês produzido em grande escala da guerra a utilizar um motor linear de 12 cilindros em V (V12) com refrigeração líquida. Foram construídos mais do que 2500 exemplares do Ki-61, tendo entrado em combate pela primeira vez na Nova Guiné em 1943, e continuando a ser utilizado durante todo o restante da guerra.

Imagem
Três Hien do 244th Sentai em voo, com o avião do Maj. kobayashi liderando a formação.

Para representar este avião, vou usar um kit relativamente antigo da japonesa Hasegawa, na escala 1/48. Na box art, o desenho representa exatamente o avião do Maj.Teruhiko Kobayashi, que vou montar... :thumbup:

Imagem

Primeiro, um pouco de história sobre o avião... :aeee:

Kawasaki Ki-61 Hien

ORIGENS
Como citado acima, uma faceta totalmente diferente dos designs aeronáuticos japoneses da Segunda Guerra encontrou sua forma no Kawasaki Ki-61 Hien. Enquanto a maioria das aeronaves nipônicas usava um motor radial resfriado a ar que primava pela manobrabilidade, o Hien fazia uso de um motor em linha resfriado à água, feito para desenvolver potência e velocidade.

Para ser sincero, o Ki-61 era tão diferente dos outros caças japoneses que quando o modelo entrou em ação pela primeira vez em junho de 1943 sobre a Nova Guiné, os pilotos Aliados o identificaram como uma cópia do Messerschmitt Bf 109 da Luftwaffe e depois do Macchi MC.202 Folgore da Regia Aeronautica. Sendo assim deram-no o apelido estrangeiro "Antonio". Logo que perceberam que se tratava de um design puramente japonês, foi renomeado "Tony". A confusão do Ki-61 com o caça alemão e o italiano encontra alguma razão com base em suas raízes.

Imagem
Um Hien no solo. As semelhanças com o Me109 alemão e, principalmente, com o Folgore italiano, são bastante evidentes.

Entre 1923 e 1933, o chefe de design aeronáutico da Kawasaki, Kokuki Kogyo K.K., era um alemão chamado Dr. Richard Vogt, que retornou à Alemanha em 1933 para assumir o mesmo cargo na Blohm & Voss. Como se esperaria, a Kawasaki continuou fortemente influenciada pelo Dr. Vogt, particularmente a respeito dos motores em linha. Isso fez da empresa um peixe fora d'água entre as fábricas japonesas, que defendiam os radiais. Em março de 1938, a Kawasaki assinou um acordo com a Daimler-Benz para fabricar sob licença os motores em linha desenvolvidos pela firma alemã.

Imagem
O uso de camuflagem temporaria, seguindo padrões aleatórios de manchas verdes aplicadas diretamente sobre o revestimento metálico em alumínio era bastente comum entre as unidades que operavam o Ki-61. Notar o tanque alijável sob a asa...

DESENVOLVIMENTO
Em abril de 1940, engenheiros da Kawasaki visitaram a Daimler-Benz em Stuttgart para obter as plantas e exemplares do motor DB 601A, então utilizado pelo Bf 109. Os japoneses conseguiram aumentar a potência de decolagem do motor para 1.175 hp, e ainda reduziram seu peso sensivelmente. Foi posto em produção em novembro de 1941, sendo designado Ha-40 e posteriormente Ha-60. Nesse meio tempo, representantes do Quartel-General do Ar do Exército Imperial Japonês estavam muito interessados nos motores em linha refrigerados a água que propeliam caças desenvolvidos na Inglaterra, EUA, Alemanha, União Soviética e Itália.

Imagem
Pilotos do Exército Imperial Japonês à frente de um Hien.

O Exército também tinha em mente a péssima experiência de combate contra o Polikarpov I-16 durante um incidente com a URSS na fronteira da Manchúria em 1939. Essa experiência provou que a busca somente da manobrabilidade sobre tudo condenava seus caças, sendo necessário buscar mais velocidade e aumentar blindagem e poder de fogo. Em fevereiro de 1940 o Exército começou a trabalhar com a Kawasaki para o desenvolvimento de dois caças monopostos equipados com um derivado do motor DB 601: um interceptador pesado designado Ki-60 e um caça multifuncional designado Ki-61. Foi decidido construir o Ki-60 primeiro, e os engenheiros liderados pelo designer Takeo Doi e seu assistente Shin Owada apresentaram três protótipos em 1941. O Ha-40 não estava então disponível, então as três aeronaves receberam exemplares originais do DB 601 enviados da Alemanha.

Imagem
Pilotos do 56th Tai-Sentai correm para seus aviões Ki-61, estacionados em Osaka, Japão, para interceptar uma formação de bombardeiros B-29 americanos, em janeiro de 1945.

O Ki-60 era um monoplano de asa baixa, com grande poder e armamento para os padrões japoneses. Tinha duas metralhadoras 12,7 mm no nariz e em cada asa um canhão de 20 mm. Os testes de vôo começaram em março de 1941 e mostraram que o Ki-60 não tinha boas características em vôo. Não cumpria as especificações e após diversas tentativas mal-sucedidas de consegui-lo, foi abandonado. A experiência, no entanto, foi válida. O trabalho no Ki-61, que prosseguia em paralelo ao Ki-60 desde dezembro de 1940, incorporou lições aprendidas com seu predecessor. Refinamentos aerodinâmicos foram feitos, a asa foi ampliada para melhorar a manobrabilidade e a fuselagem foi "emagrecida" para melhorar a velocidade. O armamento foi reduzido substituindo-se os canhões de 20 mm por duas metralhadoras de 12,7 mm ou 7,7 mm. A capacidade dos tanques de combustível também foi ampliada para as operações de caça, mais longas que as de interceptação. O trem de pouso foi modificado para permitir ao Hien decolar de pistas primitivas.

Imagem
Um Ki-61 em voo. Notem a porta do exaustor do radiador aberta.

O primeiro protótipo foi concluído em dezembro de 1941, com sua performance deliciando os espectadores. Outros 11 protótipos foram entregues ao Exército, que os testou intensivamente. O Ki-61 foi testado contra caças japoneses, contra o Messerschmitt Bf 109E-3 (dois exemplares que foram comprados dos alemães), e contra o Curtiss P-40 Warhawk, cujos diversos exemplares haviam sido capturados durante a conquista das Índias Orientais Holandesas. Um desse protótipos encontrou-se por acaso com os B-25 Mitchell de James Doolittle em abril de 1942.

Embora inicialmente os pilotos de teste tivessem suas dúvidas a respeito do novo caça, os pilotos de combate gostaram muito dos tanques auto-selantes, blindagem, armamento e velocidade de mergulho do Ki-61. Os testes de combate mostraram que o Hien era muito mais rápido que seus adversários, manobrando melhor que qualquer um, menos o Nakajima Ki-43 Hayabusa. O primeiro exemplar de pré-série foi entregue em agosto de 1942. O Exército deu luz verde à produção em massa, e o caça começou a sair das linhas de montagem, com 34 unidades entregues ainda em 1942. Foi formalmente designado Army Type 3 Fighter Model 1 Hien, ou Ki-61-I. A produção inicial consistia em duas variantes: o Ki-61-Ia, com duas metralhadoras 12,7 mm no nariz e duas 7,7 mm nas asas, e o Ki-61-Ib, com metralhadoras 12,7 mm no nariz e asas. Podiam levar tanques descartáveis de 200 litros.

Imagem

EM COMBATE
O novo caça entrou em combate na primavera de 1943 no teatro da Nova Guiné. Causou muita consternação aos pilotos Aliados, especialmente quando descobriram que não podiam mais escapar mergulhando como faziam contra os leves caças japoneses. O Hien era diferente. A 5th Air Force do General George Kenney viu seus Warhawks totalmente superados, e imploraram por mais Lightnings para conter o novo caça do Imperador. O Ki-61 demonstrou apenas alguns problemas de atrito durante suas operações, assim como uma tendência do motor de superaquecer sob clima tropical. Apesar de bem armado, Ki-61 ainda não tinha poder para derrubar os grandes bombardeiros americanos do céu. Os engenheiros da Kawasaki já tinha antevisto esse problema. O canhão japonês Ho-5 de 20 mm não estava disponível na época, mas o governo havia obtido 800 canhões Mauser MG-151 de 20 mm da Alemanha em agosto de 1943, e equipou 388 exemplares do Ki-61-I para carregar as armas alemãs no lugar das metralhadoras das asas. Uma vez que o canhão Ho-5 disponibilizou-se, a Kawasaki inverteu o arranjo das armas: colocou os canhões no nariz e as metralhadoras nas asas.

Imagem
Combate Hien X B-29.

Enquanto as modificações eram feitas outras mudanças também ocorreram, para facilitar a manufatura e a manutenção. Essa nova variante ficou conhecida como Ki-61-I KAIc (KAI significando "modificado"). Era 19 cm mais longo que seus predecessores, com parte traseira destacável, roda traseira fixa ao invés da retrátil antes usada, asas reforçadas e suportes para duas bombas de 250 kg. O Ki-61-I KAIc entrou em produção em janeiro de 1944, e substituiu todos os modelos anteriores em agosto do mesmo ano. O novo Hien se tornaria a variante mais produzida, com cerca de 50 % do total. Alguns interceptadores Ki-61-I KAId foram construídos nos fins de 1944. Estes tinham duas metralhadoras 12,7 mm na fuselagem e dois canhões de 30 mm nas asas.

Imagem
Um outro dos Ki-61 pilotados por Kobayashi, fotografado em voo.

Mesmo antes do Hien entrar em combate, o Exército pressionava a Kawasaki para desenvolver uma versão melhorada da aeronave. Para tal, os engenheiros miravam uma nova versão do motor Ha-40 designada Ha-140, que produziria 1.500 hp. O primeiro protótipo da nova variante, o Ki-61-II, voou em agosto de 1943. Dez outros protótipos foram construídos até o final do ano, apresentando área alar 10% maior e cockpit melhorado. No entanto, o programa do Ha-140 enfrentou problemas e somente oito protótipos receberam motores. Estes sofriam com falhas estruturais e no motor. Tentando resolver os problemas, a asa tradicional do Hien foi instalada no Ki-61-II, que também teve sua fuselagem alongada e área do elevador ampliada. O resultado foi Ki-61-II KAI, que se provou um interceptador promissor.

Imagem

Apesar de problemas com o motor, a situação militar era desesperadora e o modelo entrou em produção assim mesmo em setembro de 1944. Duas versões foram produzidas: o Ki-61-II KAIa com duas metralhadoras 12,7 mm nas asas e dois canhões de 20 mm no nariz, e o Ki-61-II KAIb com quatro canhões de 20 mm. Foram construídos 374 Ki-61-II KAI, sendo que 99 receberam motores. Então, em 19 de janeiro de 1945 a fábrica em Akashi que produzia os motores Ha-140 foi destruída pelos Boeing B-29. Isso pôs um fim ao motor, que deixou 275 aeronaves sem propulsão. Como tal número não podia simplesmente ser abandonado, os valorosos engenheiros da empresa se esforçaram ao máximo para adaptá-las ao motor radial Mitsubishi Ha-112-II de 1.500 hp, dando origem ao Kawasaki Ki-100 Goshiki-Sen.

DADOS TÉCNICOS
Tripulação: 1
Comprimento: 8.94 m
Envergadura: 12.00 m
Altura: 3.7 m
Área alar: 20 m²
Peso vazio: 2.630 kg
Peso cheio: 3.470 kg
Motor: 1× Kawasaki Ha-40 de 1.175 hp (875 kW)
Velocidade máxima: 580 km/h a 5.000 metros
Alcance: 580 km
Teto operacional: 11.600 m
Armamento: 2× canhões Ho-5 de 20 mm, 2x metralhadoras Ho-103 de 12,7 mm, 2x bombas de 250 kg

Fonte: http://www.saladeguerra.com.br/2007/09/ ... -hien.html

Este link traz mais informações sobre o Ki-61 em combate, incluindo a descrição do combate em que o Maj. Kobayashi abalroou um B-29 sobre tóquio, conseguindo saltar e pousar em segurança: http://www.aereo.jor.br/2013/03/30/infe ... re-toquio/

O kit

O kit da Hasegawa que utilizarei para representar o avião do Maj. Kobayashi é razoavelmente antigo, mas é bem feito e representa bem o avião.
Conteúdo da caixa, com os sprues armazenados em um único bag, com exceção das transparências e dos decais, embalados em bags separados... :shock:
Imagem

Detalhe de um dos sprues.
Imagem

Imagem
Os sprues, fora do bag que os protege...

A folha de decais. Como pode ser percebido, o painel de instrumentos é representado por um decalque... :roll:
Imagem

Nos próximos dias, os primeiros passos desta montagem... Até lá! :tchau:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai - Hasegawa - 1/48

Mensagem por Marushio »

Man, tu vai fazer a camuflagem? Parece difícil :pensando:

Acompanhando :thumbup:
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai

Mensagem por Marushio »

Man, tu vai fazer a camuflagem? Parece difícil :pensando:

Acompanhando :thumbup:
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai

Mensagem por Nerum »

Chegando para acompanhar ... :thumbup: :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai

Mensagem por Andre L B Ferro »

Marushio escreveu:Man, tu vai fazer a camuflagem? Parece difícil :pensando:

Acompanhando :thumbup:
Aqui também ! Quero ver como vais fazer essa camu... :pensando: :pensando: :pensando:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai

Mensagem por Nerum »

Andre L B Ferro escreveu:
Marushio escreveu:Man, tu vai fazer a camuflagem? Parece difícil :pensando:

Acompanhando :thumbup:
Aqui também ! Quero ver como vais fazer essa camu... :pensando: :pensando: :pensando:
Verdade André ...
Agora também fiquei curioso ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai

Mensagem por Hartmann »

Marushio escreveu:Man, tu vai fazer a camuflagem? Parece difícil :pensando:

Acompanhando :thumbup:
Já tinha entendido a pergunta na primeira vez, Marushio-san… :rir_muito:

Sim, vou fazer a camuflagem temporária sobre a fuselagem em alumínio… :?
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai - Hasegawa - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Andre L B Ferro escreveu:
Marushio escreveu:Man, tu vai fazer a camuflagem? Parece difícil :pensando:

Acompanhando :thumbup:
Aqui também ! Quero ver como vais fazer essa camu... :pensando: :pensando: :pensando:
Como fazê-la eu ainda vou pensar… :pensativo:
Mas acredito que terá que ser a mão livre, usando baixa pressão no aerógrafo e bem de pertinho… Vou praticar antes… :mrgreen:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai

Mensagem por Marushio »

Deve ter dado pau na postagem ahuahauahuau nem vi que saiu duplicado :bow:
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Kawasaki Ki-61 Hien 244th Sentai - Hasegawa - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Pessoal, ainda não deu para abrir essa montagem neste fim de semana, como planejava... :cry:
Neste final de semana (aliás, praticamente a semana toda!) não consegui ir para a bancada nem me dedicar muito ao fórum. Tenho vários kits em fase final e outros cujos tópicos abri (como este), mas por conta de muito trabalho na semana e pelo fato de minha esposa estar com uma virose muito forte (ela tem rinite alérgica e já teve bronquite) o final de semana foi dedicado a cuidar dela... Visitas a médico, hospitais... Sem contar que mal consegui dormir nos últimos 3 dias, por conta das crises de tosse dela... Mas ela está melhorando e acho que ao longo da semana, à noite, retomo às montagens...
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Responder

Voltar para “GT 31 - Armas do Sol Nascente”