DryColors

Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Moderadores: Nerum, Yamamoto, Moderadores GT

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 2863
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka

Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Mensagempor Rogerio Kocuka » 12 Fev 2018, 13:23

Kawanishi N1K2-J Shindenkai (George), Hasegawa, 1/72

Imagem
Fonte: https://www.super-hobby.com/products/Ka ... lery_start


Histórico

O Kawanishi N1K-J Shiden ("Violet Lightning") foi a versão terrestre do N1K designado de "George", pelos aliado que seria considerado um dos melhores caças japoneses de toda a Guerra na opinião quer dos seus pilotos quer dos seus oponentes.
O Shiden desenvolvia uma alta velocidade, dispunha de um pesado armamento e de uma surpreendente capacidade de manobra, em parte devido a um inovador interruptor de mercúrio que estendia automaticamente os flaps durante a viragem. Estes “flaps de combate” criavam maior arrasto permitindo ao caça efectuar curvas mais apertadas.


Imagem
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... Shiden.jpg


Ao contrario do A6M Zero, o Shiden foi capaz de combater de igual para igual com os melhores caças americanos do final da Guerra como o F6F Hellcat, o F4U Corsair e o P-51 Mustang. Porém apesar das suas excelentes capacidades, esta aeronave ao entrar em reduzido número e tardiamente em combate e não foi capaz de afetar significativamente o rumo da Guerra.
O N1K1-J Shiden Model 11 foi o primeiro modelo de produção, era equipado com um motor Homare 21 de 1990cv e armado com duas metralhadoras frontais de 7.7 mm Type 97 e dois canhões de 20 mm Type 99 nas asas. O N1K1-Ja Shiden Model 11A estava armado apenas com quarto canhões de 20 mm Type nas asas, sendo os N1K1-Jb e N1K1-Jc as versões caça bombardeiros que podiam transportar bombas de 250Kg (a versão “b” podia transportar duas e a “c” quatro). O N1K1-J foi usado muito eficazmente sobre a Formosa, Filipinas e mais tarde em Okinawa. Apenas seriam produzidos 1007 aeronaves antes que a produção fosse transferida para o melhor N1K2-J.


Imagem
Fonte: https://forum.warthunder.com/index.php? ... man-f6f-5/


Apenas quatro dias após o primeiro teste de voo do Shiden, foi iniciada uma completa revisão ao projeto, de que resultaria o N1K2-J. A revisão incidiu fundamentalmente na eliminação das deficiências do N1K1-J, principalmente ao nível da asa e trem de pouso. As asas foram movidas para uma posição baixa, que permitiu o uso do trem de pouso convencional, mais curto, a fuselagem foi alongada, e a cauda redesenhada. A aeronave resultante mantinha pouco mais de um terço das partes do N1K1-J, mas a sua produção foi simplificada, como forma de aumentar a velocidade de produção e possibilitar o uso de materiais não-críticos. O N1K2-J era também mais leve em cerca de 250 Kg, mais rápido e mais confiável do que a versão anterior do N1K1. O motor Homare foi mantido, por falta de alternativas, apesar de seus problemas de confiabilidade não terem sido totalmente corrigidos. O protótipo voou pela primeira vez em 1 de janeiro de 1944 e, depois de completar os testes de ensaios da marinha, foi ordenada a produção do N1K2-J designado de "Shiden-Kai" (Kai de modificação permanente).
A aeronave desenvolvia uma elevada velocidade, e tinha uma excelente agilidade, característica dos caças japoneses. Estava armado com quatro canhões de 20 mm nas asas que demonstraram ser bastante eficazes. O N1K2-J Shiden KAI Model 21 foi a versão caça, de produção baseado no N1K1-Jb, com motor Nakajima Homare 21. O N1K2-J entrou ao serviço no inicio de 1944 e provou ser altamente eficaz contra os caças americanos contemporâneos tornando-se um dos poucos caças japoneses capazes de enfrentar os melhores caças americanos, incluindo F6F Hellcat e F4U Corsair. Como um intercetor de bombardeiros, o N1K2-J foi menos bem sucedido, prejudicado por uma baixa taxa de subida e um menor desempenho do motor em altitude.

Imagem
Fonte: http://www.cranstonmilitaryprints.com/i ... odID=12447

Porém dificuldades de produção motivadas pela organização inadequada e os danos causados por ataques de B-29 Superfortress às fábricas japonesas reduziram a produção do N1K2-J a apenas 406 unidades. Por conseguinte, as poucas unidades de N1K2-J foram distribuídas por unidades de elite como o 301º esquadrão de caças do 343º Grupo Aéro Naval (343º Kokutai), baseado no aeródromo de Matsuyama, e composto pelos mais experientes pilotos japoneses sobreviventes. Nos inúmeros confrontos com as aeronaves americanas do final da Guerra o Shiden, especialmente a versão Kai, provou ser um caça capaz, com uma grande combinação de poder de fogo, agilidade e uma estrutura robusta. O 343º Kokutai equipado com o Shiden Kai, manteve-se operacional até que as perdas esmagadoras na unidade levaram a sua extinção em 14 de agosto de 1945, quando o Imperador ordenou a rendição.


343 Naval Kokutai

Como a guerra no Pacífico continuou a intensificar-se em 1943 e 1944, as forças aéreas da Marinha do Japão começaram a sofrer de deficiências quantitativas e qualitativas em ambos os aviões e pilotos que contribuíram para a dominação americana do ar. O outrora dominante braço aéreo naval japonês foi dizimado na batalha do Mar das Filipinas, a defesa das Filipinas, e outras batalhas menores. Com as forças americanas de bombardeio agora capazes de alcançar as ilhas japonesas com superfortalezas B-29, os japoneses careciam de defesas de caça eficazes. Em um esforço para melhorar a situação e fornecer alguma semelhança de superioridade do ar, o Capitão Minoru Genda, o arquiteto das operações aéreas para o ataque a Pearl Harbor, formou um novo grupo de elite de combate aéreo, o 343º Kokutai, em Matsuyama, em dezembro de 1944. Este grupo continha o melhor dos pilotos de caça restantes do Japão que foram selecionados pessoalmente para a participação. Consistindo de três esquadrões, o 301º, 407º, e 701º Hikotai, esta foi uma unidade de combate do Japão mais proficientes durante os últimos meses da guerra.
A eficácia desta unidade não era apenas atribuível à habilidade de seus pilotos, mas também resultou da aeronave que voou. Todos os três esquadrões foram equipados com o caça Kawanishi N1K2-J Shiden-Kai (Relâmpago Violeta) modelo 21. Estes aviões eram rápidos, altamente manobráveis, e fortemente armados. Ao contrário da maioria de projetos japoneses, estes aviões igualmente forneceram a melhor proteção blindada para o piloto. Apelidado de George pelos aliados, o N1K2-J foi derivado de um avião flutuante anterior a N1K1 Kyofu. Entrando em serviço no final 1944 o George era capaz de 365-mph e era armado com quatro canhões de 20 milímetros . Nas mãos de experientes pilotos de combate, o N1K2-J foi o capaz de fazer frente aos mais modernos caças norte-americanos, como os Hellcats e Corsairs que enfrentou, e foi vastamente superior ao já antigo Mitsubishi A6M5 zero.


Imagem
Fonte:


Cerca de 400 N1K2-j foram produzidos antes do final da guerra. A eficácia da idéia Genda foi demonstrada em 19 de março de 1945, quando 54 aeronaves do 343º atacaram um grupo de ataque insuspeito e superconfiante de F6Fs, F4Us e SB2-cs na área Kure. Em questão de minutos, a força americana foi triturada pelo grupo de elite de Genda. Os japoneses alegaram a destruição de 48 caças e quatro bombardeiros de mergulho contra a perda de apenas dezesseis de sua próprias aeronaves. Em 02 de junho de 1945 uma força de vinte e um N1K2-js atacou uma força semelhante de de Corsairs. Nesta batalha os japoneses alegaram 18 vitórias. Estimou-se que durante o período de seis meses em que o 343º operou que um total de 170 aviões norte americanos foram abatidos em comparação com a perda de 74 pilotos japoneses.


Imagem
Fonte: http://asasdeferro.blogspot.com.br/2015 ... hiden.html


Fontes do texto: Asas de Ferro, Blogspot. Disponível em: http://asasdeferro.blogspot.com.br/2015 ... hiden.html
Cranston Military Prints. Disponível em:
http://www.cranstonmilitaryprints.com/i ... odID=12447

Avatar do usuário
leaopersico
Super Membro
Mensagens: 11722
Registrado em: 27 Set 2014, 06:07
Nome: Lenilson Leão

Re: Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Mensagempor leaopersico » 13 Fev 2018, 09:27

Chegando aqui pra acompanhar!
Sempre aprendendo...

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 2863
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka

Re: Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Mensagempor Rogerio Kocuka » 13 Fev 2018, 10:42

leaopersico escreveu:Chegando aqui pra acompanhar!


Seja bem vindo Lenilson.
Logo posto fotos da montagem.
:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 2863
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka

Re: Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Mensagempor Rogerio Kocuka » 14 Fev 2018, 11:54

Bom dia!
Depois da apresentação, vamos iniciar os trabalhos.

O kit

Para representar o N1K2-J vou usar o seguinte kit da Hasegawa:

Imagem


Manual de instruções.

Imagem


Sprues.

Imagem



Transparências e decais.

Imagem


Montagem

Aos poucos comecei a montagem da máquina, iniciando com o cockpit.

Imagem

Imagem

Imagem



Asas a caminho.

Imagem


Pastel fechado.

Imagem

Imagem


Colei as asas na fuselagem e usei fita para manter o diedro positivo.

Imagem


Tanque externo.

Imagem


Motor.

Imagem


Ganhando forma.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Piloto.

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
CCRider
Membro
Mensagens: 408
Registrado em: 20 Ago 2014, 15:20
Nome: Gustavo Sarmento
Localização: São Leopoldo, RS, Brasil
Contato:
 
Troféus:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Handley Page Hampden - Airfix - 1/72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Blackburn (H.S.) Buccaneer S2B - Airfix 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: Vought F4U-1A Corsair - Revell 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-163B/S - Academy 1673 - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-262 A-1a - Revell 04166 - 1/72

Re: Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Mensagempor CCRider » 14 Fev 2018, 12:10

Chegando pra acompanhar! :)
Sugestão de novo GT: PLAAF (Força Aérea Chinesa). Candidate-se como fundador, ou interessado!

Última montagem concluída:
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 8944
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP

Re: Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Mensagempor Thunderbolt » 14 Fev 2018, 14:04

Caraca, quase que eu perco a montagem.
Ótimo trabalho no cockpit e motor.
Sigo à partir daqui.
Um abraço!

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk

Avatar do usuário
leaopersico
Super Membro
Mensagens: 11722
Registrado em: 27 Set 2014, 06:07
Nome: Lenilson Leão

Re: Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Mensagempor leaopersico » 14 Fev 2018, 15:55

A montagem andou bem!
Muito bom o trabalho!
Sempre aprendendo...

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 2863
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka

Re: Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Mensagempor Rogerio Kocuka » 14 Fev 2018, 20:16

CCRider escreveu:Chegando pra acompanhar! :)


Thunderbolt escreveu:Caraca, quase que eu perco a montagem.
Ótimo trabalho no cockpit e motor.
Sigo à partir daqui.
Um abraço!

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk



Sejam bem vindos amigos!!!
Um abração!
:thumbup: :thumbup:

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 2863
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka

Re: Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Mensagempor Rogerio Kocuka » 14 Fev 2018, 20:16

leaopersico escreveu:A montagem andou bem!
Muito bom o trabalho!



Muito obrigado Lenilson!!!
:bow: :bow: :bow:

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 2863
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka

Re: Kawanishi N1K2J Shidenkai (George) - Hasegawa - 1/72

Mensagempor Rogerio Kocuka » 16 Fev 2018, 20:54

Boa noite!
Continuando na montagem, colei o canopi e iniciei os trabalhos de pintura.

Imagem

Imagem


Pintei de IJN Interior Green os frames do canopi antes de partir para a pintura "externa"...

Imagem


... ,fiz o "primer" com tinta prateada...

Imagem


e um meio preshading (em teste).

Imagem


Máscaras nos porões do trem de pouso.

Imagem


Bordos de ataque pintados de amarelo e depois mascarados.

Imagem


Tinta cinza claro.

Imagem

Imagem


Voltar para “GT 31 - Armas do Sol Nascente”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante