Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Moderadores: mvleonardo, Moderadores GT

Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Olá pessoal.
Abrindo o tópico para a montagem de mais um peso-pesado.
Será nada mais, nada menos que o B-17F "Memphis Belle", talvez o mais icônico B-17 da WWII.
Já faz um pouco mais de dez anos que comprei este kit e desde então estou esperando "amadurecer" minhas habilidades como plastimodelista para que eu possa montá-lo com uma qualidade pelo menos razoável.
Acho que depois dos resultados que obtive nos bombardeiros B-17E da RAF Coastal Command e B-26C Marauder já estou em condições de tentar a sorte com a Memphis Belle.
Tomara que eu não me decepcione muito.

Enfim, o kit é da Academy, escala 1/72, baixo relevo, com uma qualidade muito boa para a escala (Igual a do B-17E que montei).
Possui decalques para decoração de duas aeronaves diferentes.

História:

O B-17 Flying Fortress (Fortaleza Voadora) foi um avião bombardeiro quadrimotor construído pela Boeing, durante a Segunda Guerra Mundial, para as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos.

Era uma aeronave potente, de grande raio de ação, capaz de provocar grande destruição em alvos inimigos e com grande capacidade de auto-defesa. Sua capacidade de retornar de missões mesmo com sérios danos e sua durabilidade mesmo quando obrigado a pousos de barriga, tornaram o avião mítico durante a guerra. Apesar de ter alcance e capacidade de carregamento de bombas menor que os B-24 Liberator usados pela Royal Air Force britânica, provocava grande satisfação e confiança nos aviadores das 8ª e 15ª Frotas Aéreas norte-americanas, responsáveis pelas missões de bombardeio da Alemanha.

Utilizado preliminarmente para o bombardeio de precisão estratégico diurno de alvos civis e industriais alemães, os B-17 também foram utilizados durante bombardeiros noturnos – especialidade da RAF – durante as etapas de preparação para a invasão da Normandia, nos primeiros meses de 1944, de maneira a assegurar a superioridade aérea sobre fábricas, cidades e campos de batalha do continente europeu. Ele também participou, em menor número, da Guerra do Pacífico.

Com um teto de voo maior que o de seus contemporâneos, os B-17 se estabeleceram como soberbas armas de guerra, lançando mais bombas que qualquer outra aeronave norte-americana da II Guerra Mundial; do 1.5 milhão de bombas lançadas sobre a Alemanha, 500 mil delas foram por estes aviões.

A Força Aérea Brasileira operou 13 aeronaves entre 1951 e 1968. Na FAB, o B-17 jamais operou como bombardeiro, mas em missões de reconhecimento, busca e salvamento e transporte.

Curiosidades

O mais famoso dos B-17 que participaram da guerra foi o Memphis Belle, que teve a sua história e de sua tripulação retratada no cinema, em documentário de 1944 de William Wyler e em 1990 no filme Memphis Belle: A fortaleza voadora
Dezesseis países utilizaram o B-17 em serviço militar, durante e após a II Guerra. O Brasil foi o último a tirá-lo de operação, em 1968.
Por ironia do destino, Werner G. Goering, nascido e criado em Salt Lake City, Estados Unidos, foi piloto de bombardeiros B-17 durante a guerra, participando de 48 missões de ataques aéreos bem sucedidos contra a Alemanha. Seu tio era o Reichsmarschall nazista, Hermann Goering[carece de fontes].
Artistas famosos também foram tripulantes de B-17 durante a guerra como Clark Gable, James Stewart e Gene Roddenberry, o criador da série de tv Jornada nas Estrelas.

Descrições gerais

Fabricante: Boeing
Tipo: Bombardeiro pesado quadrimotor
Tripulação: 10 - piloto, co-piloto, navegador, bombardeiro/artilheiro do nariz, artilheiro da torre dorsal, operador de radiotelegrafo, artilheiros laterais (2), artilheiro da torre redonda ventral e artilheiro de cauda.
Capacidade: 7 800 kg - de sobrepeso; em missão de curto alcance 3 600 kg; em missão de longo alcance 2 000 kg
Comprimento: 22,66 m
Envergadura: 31,62 m
Altura: 5,82 m
Área alar: 131,92 m²
Peso vazio: 16 391 kg
Peso bruto (carregado): 24 500 kg
Peso de decolagem: 29 700 kg
Motorização
Número de motores: 04
Tipo do motor: Motor a pistão radial turbocharged
Fabricante/modelo: Wright R-1820-97 "Ciclone"
Potência por motor: 1 200 hp
Performance
Velocidade máxima: 462 km/h
Velocidade de cruzeiro (km/h): 293 km/h
Velocidade total em Nó: 249,2 kn
Alcance bélico: 3 219 km
Razão de subida: 4,6 m/s
Teto de serviço: 10 850 m
Armamentos
Metralhadoras/canhões: 13x M2 Browning .50 de 12,7 mm (0,50) em 8 posições
Bombas: 7 800 kg máximo de carga de bombas

Memphis Belle

Memphis Belle é o apelido de uma fortaleza voadora Boeing B-17F que foi usada durante a Segunda Guerra Mundial que inspirou a criação de duas obras cinematográficas: um filme documentário de 1944, Memphis Belle: Uma história de uma fortaleza voadora e uma característica de Hollywood de 1990 filme Memphis Belle . A aeronave foi um dos primeiros bombardeiros pesados B-17 da Força Aérea dos Estados Unidos a completar 25 missões de combate com sua equipe intacta. A aeronave e a tripulação voltaram para os Estados Unidos para vender títulos de guerra. A partir de 2017, a aeronave estava sendo restaurada no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos na Wright-Patterson AFB em Dayton, Ohio, com planos para colocá-lo em exibição 17 de maio de 2018.

Tripulação

A tripulação do Memphis Belle foi a seguinte:

Piloto: capitão Robert K. Morgan
Co-piloto: capitão James A. Verinis
Navegador: capitão Charles B. Leighton
Bombardeiro: capitão Vincent B. Evans
Primeiro engenheiro / Atirador da torre superior: Leviticus "Levy" Dillon
Segundo engenheiro / Atirador: Eugene Adkins
Terceiro Engenheiro / Atirador: Harold P. Loch
Operador de rádio: Robert Hanson
Artilheiro da torre de bola: Cecil Scott
Artilheiro da lateral direita: E. Scott Miller
Artilheiro da lateral direita: Casmer A "Tony" Nastal
Gunner lateral esquerda: Clarence E. "Bill" Winchell
Atirador de cauda: John P. Quinlan
Chefe de equipe: Joe Giambrone

O Memphis Belle, um B-17F-10-BO da Boeing , número de série do fabricante 3470, número de série USAAC 41-24485, foi adicionado ao inventário da USAAF em 15 de julho de 1942, e entregue em setembro de 1942 ao 91º Grupo de Bombardeamento em Dow Field, Bangor, Maine. Ela foi enviada para Prestwick, na Escócia , em 30 de setembro de 1942, mudando-se para uma base temporária na RAF Kimbolton em 1 de outubro e, finalmente, para sua base permanente na RAF em Bassingbourn, na Inglaterra , em 14 de outubro. Cada lado da fuselagem abria a unidade e as marcas de identificação de aeronave de um B-17 do 324º Esquadrão de Bomba (Heavy); o código do esquadrão "DF" e a letra da aeronave "A." individual.

A equipe do capitão Robert K. Morgan voou 29 missões de combate com o 324º esquadrão da bomba, todos menos quatro na Memphis Belle .
A aeronave foi então voltada para os Estados Unidos em 8 de junho de 1943, por uma equipe composta escolhida pela Oitava Força Aérea daqueles que haviam voado de combate a bordo, liderados pelo capitão Morgan, para uma turnê de trilhas de guerra de 31 cidades. O copiloto original de Morgan foi o capitão James A. Verinis, que ele mesmo pilotou o Memphis Belle para uma missão. Verinis foi promovido a comandante da aeronave de outro B-17 para as 16 missões finais e terminou sua turnê em 13 de maio. Ele juntou-se à tripulação de Morgan como co-piloto para o voo de volta para os Estados Unidos.

Origem do nome

A aeronave foi nomeada com o nome da namorada do piloto Robert K Morgan, Margaret Polk, residente de Memphis, no Tennessee. Morgan originalmente pretendia chamar a aeronave Little One, que era seu nome de estimação para ela, mas depois que Morgan e o copiloto Jim Verinis viram o filme Lady for a Night , no qual o personagem principal possui um barco chamado Memphis Belle, ele propôs esse nome para a sua equipe. Morgan, em seguida, contatou George Petty nos escritórios da revista Esquire e pediu-lhe um desenho de uma pinup para ir com o nome, que Petty forneceu a partir da edição de abril de 1941 da revista.

O artista do grupo do 91º, o cabo Tony Starcer , copiou a pequena menina como arte em ambos os lados da fuselagem dianteira, retratando seu terno em azul no lado da porta da aeronave e em vermelho no estilete. A arte do nariz incluiu ainda 25 formas de bomba, uma para cada crédito de missão e oito desenhos de suástica , um para cada aeronave alemã derrubada pela tripulação. Os nomes das estações e da tripulação foram marcados abaixo das janelas da estação na aeronave depois que o seu turno foi completado.

Imagens de referência:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O kit:

Imagem

O manual:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os decalques:

Imagem

É isso aí.
Breve iniciarei a montagem deste clássico.
Até +...
Editado pela última vez por Thunderbolt em 14 Abr 2018, 19:47, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Mensagem por Ironfox »

Entrando na ala com muito interesse, Belo clássico Thunder, ótima escolha!

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Mensagem por Tiago Guilger »

Chegando por aqui também, excelente apresentação da aeronave e do kit!
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Ironfox escreveu:Entrando na ala com muito interesse, Belo clássico Thunder, ótima escolha!

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Bem vindo à formação Ironfox.
Seja muito bem vindo.
Espero não desapontar.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Tiago Guilger escreveu:Chegando por aqui também, excelente apresentação da aeronave e do kit!
Seja bem vindo Tiago.
Muito obrigado e espero que goste da montagem.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Mensagem por felipecadena »

Opa olha eu aqui, tem nem medo de perder esta aqui, eu tenho um deste, é bom que. Eu já vou ter a referência.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

felipecadena escreveu:Opa olha eu aqui, tem nem medo de perder esta aqui, eu tenho um deste, é bom que. Eu já vou ter a referência.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Fala Felipe, seja bem vindo.
Sinta-se em casa e espero que goste da montagem.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Mensagem por anghinoni »

Chegando... Montei um desse não faz muito tempo, kit bom. Só os decais são meio grossos....

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

anghinoni escreveu:Chegando... Montei um desse não faz muito tempo, kit bom. Só os decais são meio grossos....

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Seja bem vindo anghinoni.
Espero que os decais não comprometam o resultado final da montagem.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: RE: Re: Boeing B-17F Flying Fortress "Memphis Belle" - Academy - 1/72

Mensagem por anghinoni »

Thunderbolt escreveu:
anghinoni escreveu:Chegando... Montei um desse não faz muito tempo, kit bom. Só os decais são meio grossos....

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Seja bem vindo anghinoni.
Espero que os decais não comprometam o resultado final da montagem.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Não compromete, mas acho que precisa passar algum fixador de decais forte, o meu caiu a estrela da usaf depois de envernizar ele todo hehe

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 29 - Bombardeiros”