Master-Model

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Moderadores: alexandre coiote, Moderadores GT

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Mensagem por anghinoni »

Correia escreveu:
anghinoni escreveu:
Correia escreveu:Hoje é feriado em Belo Horizonte. Fiquei animado com a folga, dando chance pata trabalhar no kit, mas choveu o dia todo.

Dei só uma mão de verniz pata preparar para os decais.

Enviado de meu SM-A720F usando Tapatalk
eu ainda fico pensando porque voce e outros modelistas nao pintam quando chove :mrgreen:
ate onde sei faz sentido adiar a pintura so se a temperatura tiver abaixo de 10 graus ou acima de 40
nunca vi diferenca entre pintar com ou sem chuva :pensando:
Eu fico meio receoso quando a umidade está muito alta. De qualquer forma, a tinta seca mais lentamente já que só uso acrílica.
Para falar a verdade, nunca observei problemas com pintura em dia de chuva. Problema eu tenho de manchas é quando erro a mão mesmo.
entao, eu ate ja ouvi falar que alguns nao pintam porque o aerografo "cospe" agua, mas sei la, meu compressor é de geladeira com uns 15 litros o reservatorio, nunca cuspiu. eu acho que essa de nao pintar na chuva é vicio de pintar parede eheh
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Mensagem por Correia »

Então, pessoal. Apliquei o decal na cauda mas não ficou bom.

Primeiro, eu citei o decal na folha com estilete. Parece que piorou o filme, porque a borda ficou serrilhada. Depois, o filme encobriu os detalhes da deriva.

Por enquanto removi o decal e estou pensando o que fazer. Aplicar o decal de novo, sem usar o estilete tão rente ou cortar com tesoura, ou sei lá. Imagem

Enviado de meu SM-A720F usando Tapatalk
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Mensagem por Correia »

Salve pessoal,

Minha primeira resolução de Ano Novo está se concretizando: concluir os kits que estão na bancada.

Aqui o 737 nas cores da Varig - Rio Sul. Agora alguns retoques e depois pedir a medalha.Imagem

Enviado de meu SM-A720F usando Tapatalk
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Avatar do usuário
kmsampaio
Membro
Mensagens: 795
Registrado em: 04 Mar 2015, 17:00
Nome: Kleber Sampaio
Localização: Marília/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-300 - Eastern Express - 1/144 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 250 GTO - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Honda F1 RA272 - Tamiya - 1/20 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A Black Tomcat - Revell - 1/48 GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW M1 Procar - Revell - 1/24 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Ducati 916 - 1/12 - Tamiya
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sputnik - Hobby Park - 1/144 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Williams FW-07 - Tamiya - 1/20 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda S2000 - Tamiya - 1/24
 

Re: Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Mensagem por kmsampaio »

Olá Correia.

Como você fez com os decais? Fiquei pensando aqui (mas demorei demais pra responder!), você poderia achar um azul parecido com o do decal e pintar em volta da deriva, depois que você colocasse os decais.

Mas assim já está ótimo!
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Mensagem por Correia »

kmsampaio escreveu:Olá Correia.

Como você fez com os decais? Fiquei pensando aqui (mas demorei demais pra responder!), você poderia achar um azul parecido com o do decal e pintar em volta da deriva, depois que você colocasse os decais.

Mas assim já está ótimo!
Sampaio, obrigado pela atenção. O decal é de fabricação caseira (eu fiz a arte e mandei imprimir), então eu tinha mais de um jogo. Meu erro foi cortar rente ao decal com estilete. O filme quebrou na borda e deu o efeito serrilhado. Eu removi o decal e colei de outra folha.

A questão agora é que o decal não ficou exatamente do mesmo tamanho. Faltou meio milímetro na borda externa e na espessura da deriva. Então vou ter que tentar alguma tinta próxima para dar unidade de cor no conjunto.

Resolvendo esse detalhe, vou aplicar verniz e fechar a montagem.
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Avatar do usuário
kmsampaio
Membro
Mensagens: 795
Registrado em: 04 Mar 2015, 17:00
Nome: Kleber Sampaio
Localização: Marília/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-300 - Eastern Express - 1/144 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 250 GTO - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Honda F1 RA272 - Tamiya - 1/20 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A Black Tomcat - Revell - 1/48 GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW M1 Procar - Revell - 1/24 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Ducati 916 - 1/12 - Tamiya
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sputnik - Hobby Park - 1/144 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Williams FW-07 - Tamiya - 1/20 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda S2000 - Tamiya - 1/24
 

Re: Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Mensagem por kmsampaio »

Muito bom!

Estou fazendo os decais do meu 737 também. Eu imprimo primeiro em folha A4 mesmo para testar o tamanho. Você comprou as folhas e manda alguém imprimir? Impressora laser ou tinta mesmo?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Mensagem por anghinoni »

to aqui tentando entender um ponto, se o decal é caseiro porque nao fez so a estrela amarela numa folha transparente? ai era so pintar de azul e colocar ela por cima :mrgreen:
Avatar do usuário
kmsampaio
Membro
Mensagens: 795
Registrado em: 04 Mar 2015, 17:00
Nome: Kleber Sampaio
Localização: Marília/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-300 - Eastern Express - 1/144 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 250 GTO - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Honda F1 RA272 - Tamiya - 1/20 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A Black Tomcat - Revell - 1/48 GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW M1 Procar - Revell - 1/24 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Ducati 916 - 1/12 - Tamiya
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sputnik - Hobby Park - 1/144 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Williams FW-07 - Tamiya - 1/20 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda S2000 - Tamiya - 1/24
 

Re: Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Mensagem por kmsampaio »

anghinoni escreveu:to aqui tentando entender um ponto, se o decal é caseiro porque nao fez so a estrela amarela numa folha transparente? ai era so pintar de azul e colocar ela por cima :mrgreen:
Posso falar pela minha experiência Marco, a folha transparente só funciona bem em cima de tinta branca e tons claros de cinza, dependendo da cor que você imprimir no decal. Por exemplo, se o fundo do modelo for amarelo e você fizer um decal azul, é bem provável que a cor final do decal aplicado não será azul.

E se imprimir na folha de decal branca? Aí é pior, pois teria que recortar perfeitamente em volta do decal para não aparecer o branco da folha.

É meio complicado! Mas a gente se vira como dá!
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Mensagem por Correia »

anghinoni escreveu:to aqui tentando entender um ponto, se o decal é caseiro porque nao fez so a estrela amarela numa folha transparente? ai era so pintar de azul e colocar ela por cima :mrgreen:
Por duas razões: a primeira é que eu teria que fazer um fundo branco para a estrela, porque o decal caseiro tem muita transparência e sobre o fundo azul, ficaria verde. A segunda, são as duas letrinhas brancas "LM" no alto da deriva. Não tinha como fazer em decal.

A solução para isso seria imprimir a estrela em decal branco, sem detalhes internos. Cortar e aplicar em duas camadas. A folha branca por baixo e a colorida por cima. Para as letras brancas, imprimir em papel branco com fundo azul e as letras vazadas. Solução semelhante a que já eu mesmo já usei antes.

Imagem

Imagem

Na asa superior, eu fiz a cruz branca aplicando o verde ao redor.

Imagem

Pensei que decal ficaria no tamanho justo, mas não ficou. O melhor seria vazar um pouco e depois aparar com uma lixa. Mas um defeito ficou: decal cobriu o suco do leme e ele quase não é visível. Ficou um negócio meio chapado.

Ou seja, eu tinha a solução e não usei. Mas agora não tenho paciência ou disponibilidade para fazer tudo de novo. Ficou como aprendizado e para outra montagem.
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Boeing 737-500 Hasegawa 1/200

Mensagem por Correia »

kmsampaio escreveu:
anghinoni escreveu:to aqui tentando entender um ponto, se o decal é caseiro porque nao fez so a estrela amarela numa folha transparente? ai era so pintar de azul e colocar ela por cima :mrgreen:
Posso falar pela minha experiência Marco, a folha transparente só funciona bem em cima de tinta branca e tons claros de cinza, dependendo da cor que você imprimir no decal. Por exemplo, se o fundo do modelo for amarelo e você fizer um decal azul, é bem provável que a cor final do decal aplicado não será azul.

E se imprimir na folha de decal branca? Aí é pior, pois teria que recortar perfeitamente em volta do decal para não aparecer o branco da folha.

É meio complicado! Mas a gente se vira como dá!
Isso, isso, isso.
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Responder

Voltar para “GT 27 - Aviacao Civil”