Master-Model

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär "Gelb Nase" - Academy - 1/48

Moderadores: Hartmann, Heitor, Moderadores GT

Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär "Gelb Nase" - Academy - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Enquanto não chega o meu kit do Supermarine Spitfire Mk. I da Tamiya, na escala 1/48, que vou usar para representar o avião do Wing Commander Douglas Bader, vou atacar este kit do Messerschmitt Me109E1 da Academy, também na escala 1/48.

Imagem

Trata-se de um kit simples, mas bem detalhadinho. Como o Me109 não era exatamente um caça grande, mesmo na escala 1/48 ele fica bem pequeno. São apenas 3 árvores com as peças, mais uma árvore com as transparências.

Imagem

Este kit tem uma peculiaridade, que é uma folha de decais com a pintura da camuflagem das asas e da fuselagem, no padrão splinter, da Luftwaffe.

Imagem

Apesar da "facilidade", prefiro pintar mesmo a camuflagem… :mrgreen:

O modelo vai representar um dos aviões pilotados pelo Leutnant Heinrich "Pritzl" Bär, quando servia no 1. Staffel do JagdGeschwader 51, baseado na França, durante a Batalha da Inglaterra. Trata-se do Me109E1 "White 13", com o Nariz Amarelo ("Gelb Nase"), adicionado pelos alemães aos aviões com camuflagem do tipo Splinter, para diferenciá-los dos aviões ingleses, cujo perfil pode ser visto abaixo.

Imagem

A carreira de Bär na Luftwaffe foi longa e ele voou Me109, Fw190 e o Me262, tendo sido o primeiro ás da Era do Jato. Terminou a Guerra com 221 kills, incluindo 16 com jatos. Vou me ater, entretanto, à sua atuação na Batalha da Inglaterra, onde derrubou 13 aviões, que se somaram aos 4 derrubados durante a Batalha da França…

Imagem

Heinz Bär foi o que se costuma chamar de um “Piloto do Primeiro ao Último dia”, ou seja, ele voou desde o primeiro dia da guerra, em 1º de setembro de 1939, até o último momento daquele conflito, em 08 de maio de 1945. Com isso ele é um dos pouquíssimos pilotos a alcançar e sobreviver a este feito. Some-se a isto o fato de que ele lutou e obteve vitórias em todas as frentes de combate em que atuou: Polônia e França, Canal da Mancha (na Batalha da Inglaterra), Rússia, Mediterrâneo e, por fim, na Defesa do Reich. E, para completar, Bär ou Baer (que, em alemão, significa “urso”) fez tudo isso pilotando tanto caças com motor a pistão como jatos. Para sobreviver a este tipo de carreira não basta ser um bom piloto, mas sim alguém com características únicas.

Imagem
Heinz Bär inspecionando uma de suas vítimas: uma B-17 americana...

Heinz "Pritzl" Bär nasceu em 25 de março de 1913 em Sommerfeld próxi-mo a Leipzig, Alemanha. Bär aprenderia a voar em planadores durante sua adolescência nos anos 20 e, aos 17 anos de idade já possuía o brevê para as categorias A, B e C sendo que, pouco depois, ele freqüentou o curso para aviões motorizados e também obteve sua licença para este tipo de aeronave.

Imagem

O principal objetivo do jovem Pritzl era se tornar um piloto comercial da Lufthansa. Contudo, devido à suas origens humildes, ele não tinha condi ções de arcar com os custos de um curso de pilotagem avançado, então requerido para aqueles que desejavam tornar-se comandantes de aerona-ves de rotas comerciais.

A solução encontrada por Bär para encontrar um “curso gratuito” foi juntar-se à Luftwaffe, sendo que ele esperava usar a experiência que ganharia na Força Aérea para catapultar sua carreira civil.

Imagem

Assim, em 1937, Heinz Bär alistou-se na Luftwaffe e, após o treinamento avançado, ele foi incorporado como um Unteroffizier. Ele iniciou sua carreira como piloto de avião de transporte, voando num Junkers Ju 52/3m mas, em seguida, ele foi transferido para a caça diurna, tendo completado o treinamento de piloto no inicio de 1939 e sendo designado para servir na JG 51 (Jagdgeschwader 51) . Mas a guerra impediu-o de abandonar a Luftwaffe - e, devido a esta obra do destino, iniciava-se uma das mais brilhantes carreiras da aviação militar.

Quando a II Guerra Mundial começou, em setembro de 1939, Heinz Bär estava servindo junto ao 1º Staffel da Jagdgeschwader 51 (1./JG 51) que então estava equipada com os caças Messerschmitt Bf 109E. Em 25 de setem-bro de 1939, o já Feldwebel Bär alcançou sua primeira vitória diante de um Curtiss H-75A-2 francês do GC I/4 sobre a localidade de Weissenberg. Durante a campanha da França em 1940, ele obteve mais duas vitórias: dois caças Hurricane da RAF.

Na Batalha da Inglaterra, enquanto dez caças inimigos sucumbiram diante de seus canhões, seu Bf 109 retornou a base severamente avariado por diversas vezes. Em 2 de setembro de 1940, a sorte de Bär quase o abandonou: enquanto retornava de uma missão, com seu Bf 109 E-4 (W.nr. 3714) crivado de balas e com o motor superaquecido, ele foi "encontrado" por um Spitfire que deu o golpe de misericórdia. Ele conseguiu saltar do avião para cair nas águas geladas do Canal da Mancha…

Imagem

Após nadar por quase duas horas, já próximo do pôr do sol, ele finalmente foi localizado por um hidroavião de resgate alemão e levado de volta à sua base para, no dia seguinte, já estar voando normalmente. A despeito desse revés, durante o curso desta épica Campanha, Heinz Bär se tornou o Oficial Não-Comissionado da Luftwaffe mais bem sucedido daquele período, ao atingir a marca de 17 vitórias aéreas. Em reconhecimento à sua bravura e habilidade, no dia 07.09.1940, ele foi promovido a Leutnant.

Imagem

Em meados de junho de 1941, Bär e sua unidade foram transferidos para o leste a fim de tomar parte na invasão da URSS, que começaria no dia 22 daquele mês. Voando uma série de missões nos primeiros dias da Operação Barbarossa, ele acumularia uma rápida seqüência de vitórias, incluindo nada menos que cinco bombardeiros soviéticos no dia 30.06.1941 (suas 23ª a 27ª vitórias). Por fim, em 02 de julho de 1941 o Leutnant Heinz Bär foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro após abater 29 aviões inimigos.

Imagem
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Yamamoto
Super Membro
Mensagens: 3927
Registrado em: 03 Jun 2013, 10:17
Nome: Lucas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär - Academy 1/48

Mensagem por Yamamoto »

Vou acompanhar o mestre montando o mesmo kit :mrgreen: :mrgreen: :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär - Academy 1/48

Mensagem por Lessa »

Certamente vou acompanhar também!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär - Academy - 1/48

Mensagem por denis bonetti »

Vou acompanhar também Hartmann, dessa vez na primeira fila.

Finalmente consegui chegar antes!
Boa montagem.
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär - Academy - 1/48

Mensagem por Galttar »

Opa, por aqui de olho "esbugaiado"!

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Heitor
Conselheiro
Mensagens: 1266
Registrado em: 30 Mai 2013, 19:31
Nome: Heitor Antunes
Localização: Pelotas - RS
Agradeceu: 6 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär - Academy - 1/48

Mensagem por Heitor »

Garanto que vai sair mais um excelente trabalho!! De olho!
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär - Academy 1/48

Mensagem por Hartmann »

Yamamoto escreveu:Vou acompanhar o mestre montando o mesmo kit :mrgreen: :mrgreen: :thumbup: :thumbup:
Já percebi... :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär - Academy - 1/48

Mensagem por Nerum »

Opa acompanhando mais uma obra do Mestre Hartmann. :saudacao: :saudacao:
Bela apresentação. :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär - Academy - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Valeu por acompanharem, pessoal!
Ainda neste final de semana, os primeiros passos desta montagem! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hary
Super Membro
Mensagens: 4724
Registrado em: 12 Jul 2013, 21:38
Nome: Hary Herbert
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Curtiss R3C-2 Racer - Hawk - 1/72 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ford F100 1956 - Mira - 1/18 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang - Revell - 1/48 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang "Red Baron" - Unimax - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40E - Academy - 1/72 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Junkers Ju88P-1 Tankbuster  Dragon  1/48 (2013) Concluído GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Albatros DIII (OAW) - Roden - 1/32 (2014) Concluído GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: YAK-7B - ICM - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Chance Vought F4U-1 Corsair - Heller - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F4F-4 Wildcat - Tamiya - 1/48 GT 21 - Capturados - Montagem: Luftwaffe P-47D Thunderbolt Razorback - Academy - 1/72 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Jordan 191 - Tamiya - 1/20 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: PZL-37-LÓS - Plastik - 1/72 GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Aichi E13A1 Type-Zero " JAKE " - Hasegawa - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.III  - Eduard -1:48 (Hans Fischer) GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87B Stuka - Revell - 1/32 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: SE.5a Hisso - Wingnut Wings - 1/32 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Cutty Sark - Academy - 1/350 CONCLUÍDO GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Hawker Typhoon( GULF Porsche) -Academy - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Fokker DR.1 (Red Baron) - Revell - 1/28 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V "Blitz" von Hippel Jasta 5  - Eduard - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Eagle 1 transporter - Space 1999 - MPC - 1/72 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: 1950 Pick up Chevrolet 3100 - AMT - 1/25 GT 58 - Aces High - Montagem: Fokker D.VII ( Carl Degelow ) - Roden - 1/48 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - Revell - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Tom's 84C - Tamiya - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 88C-V - Tamiya - 1/24
 
GTs em Andamento:
GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917k 1970 - 1/24 - Fujimi GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette C7.R - Revell - 1/25
 

Re: Messerschmitt Me109E1 Heinz Bär - Academy - 1/48

Mensagem por Hary »

Chegando por aqui Hartmann :thumbup:
Na bancada
Imagem
Responder

Voltar para “GT 24 - Batalha da Inglaterra”