Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Guilherme,

Seu trabalho deu-me uma luz para um kit do He111 que estou montando no GT 29 Bombardeiros. Ele é pintado em RLM 65 nas partes inferiores e, no padrão Splinter da Luftwaffe, com partes em RLM 70 e RLM 71 formando ângulos, nas partes superiores. Só que recebeu camuflagem temporária de inverno, com manchas em RLM 65 nas partes superiores.
Então, vendo sua pintura, ocorreu-me pintar todo o kit em RLM 65, aplicar pequenas máscaras em fita, como vc fez no seu e então, pintar o padrão splinter por cima. Então, ao final, espero obter a camufagem splinter com as manchas em RLM 65. Como você mesmo disse: "é legal fazer isso?". Com certeza, não! :lol:
O resultado compensa? Com absoluta certeza sim! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
PzKpfwlll
Membro
Mensagens: 647
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:55
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Mensagem por PzKpfwlll »

Hartmann escreveu:Guilherme,

Seu trabalho deu-me uma luz para um kit do He111 que estou montando no GT 29 Bombardeiros. Ele é pintado em RLM 65 nas partes inferiores e, no padrão Splinter da Luftwaffe, com partes em RLM 70 e RLM 71 formando ângulos, nas partes superiores. Só que recebeu camuflagem temporária de inverno, com manchas em RLM 65 nas partes superiores.
Então, vendo sua pintura, ocorreu-me pintar todo o kit em RLM 65, aplicar pequenas máscaras em fita, como vc fez no seu e então, pintar o padrão splinter por cima. Então, ao final, espero obter a camufagem splinter com as manchas em RLM 65. Como você mesmo disse: "é legal fazer isso?". Com certeza, não! :lol:
O resultado compensa? Com absoluta certeza sim! :thumbup:
Opa Hartmann, fico feliz em ter ajudado! :mrgreen:

Confesso que fiquei meio confuso sobre a pintura como o amigo descreveu, mas depois de checar no meu kit do He111 me caiu a ficha hehe. Realmente, eu se fosse no meu caso faria do mesmo jeito em que o amigo descreveu. A única desvantagem que vejo é que como vão mais camadas de tinta, menos aparecerá o pré-shading...
Já aproveitando o embalo do assunto, você fará uma das versões que vem com o kit mesmo ou uma outra que não consta nas instruções do kit? Pergunto pois quando dei uma olhada no kit, lá constava que a cor inferior era RLM76 ao invés do RLM65 como o amigo falou, mas também não sei se as instruções estão corretas.
De qualquer forma, estarei acompanhando essa sua montagem com muito prazer :thumbup:

Ah, e sobre a seladora, aplico direto no aerógrafo sim :thumbup:
E muito obrigado pela dica, realmente como você havia falado, a tinta agora se aderiu muito mais com a seladora, sem mais descascamentos! :saudacao:

Um abraço!
Avatar do usuário
PzKpfwlll
Membro
Mensagens: 647
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:55
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Mensagem por PzKpfwlll »

Nerum escreveu:Putz ...
Mas também depois de feito vai ficar animal ... :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Tomara Nerum! Assim também espero :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço!
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1799
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Guilherme,

Esse tipo de camuflagem pode ser feita com aerógrafo de precisão manualmente (pintando mancha por mancha sem auxílio de máscara).
Entretanto, se o aerógrafo não atender, você pode imprimir o desenho da asa em tamanho proporcional ao da asa do modelo e cortar com um estilete as manchas de forma a deixar no final uma asa de papel toda furada (os furos são as manchas removidas do papel).

Imagem

Posicionando a folha por cima da asa e aplicando a tinta de leve (pulverizando), você obtêm a camuflagem e ainda o efeito de esfumaçado entre as manchas. Experimente num PET para ver se rola.

OBS: é só sugestão! A técnica dos pequenos pedaços autocolantes está resolvendo (embora trabalhosa demais).

[]s :tchau:
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Mensagem por Galttar »

ALEXANDRE REZENDE escreveu:Guilherme,

Esse tipo de camuflagem pode ser feita com aerógrafo de precisão manualmente (pintando mancha por mancha sem auxílio de máscara).
Entretanto, se o aerógrafo não atender, você pode imprimir o desenho da asa em tamanho proporcional ao da asa do modelo e cortar com um estilete as manchas de forma a deixar no final uma asa de papel toda furada (os furos são as manchas removidas do papel).

Imagem

Posicionando a folha por cima da asa e aplicando a tinta de leve (pulverizando), você obtêm a camuflagem e ainda o efeito de esfumaçado entre as manchas. Experimente num PET para ver se rola.

OBS: é só sugestão! A técnica dos pequenos pedaços autocolantes está resolvendo (embora trabalhosa demais).

[]s :tchau:
Perfeitamente didático e didaticamente perfeito! :thumbup:
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Excelentes dicas!!!!
Estou anotando tudo para o meu He-219.
Sempre aprendo algo novo aqui. :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
Alewarr
Membro
Mensagens: 188
Registrado em: 08 Set 2012, 22:48
Nome: Alessandro Guerra
Localização: Americana-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Mensagem por Alewarr »

Excelente trabalho!Já montei uma "coruja" dessas e digo que essa pintura é uma faculdade de modelismo viu....Tô acompanhando a partir de hoje nesse tópico visto que inicio os trabalhos num Ju-88 G6,com um padrão de pintura semelhante à esse que está retratando.

Grande abraço!!
Na bancada:

Sukhoi SU 22M Fitter 1/72 Masterkit-------------------65%
Junkers Ju88 G-1 1/72 AMT------------------------------60%
Spitfire PR.XIX 1/72 Airfix---------------------------------30%
Boeing B-29 Superfortress 1/72 Academy------------15%


Congelados:

Gates Learjet 24 1/48 Testors--------------------------70%
Ferrari F2007 1/24 Revell--------------------------------50%
North American B-25G Mitchell 1/72 Italeri-----------10%
Avatar do usuário
PzKpfwlll
Membro
Mensagens: 647
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:55
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Mensagem por PzKpfwlll »

ALEXANDRE REZENDE escreveu:Guilherme,

Esse tipo de camuflagem pode ser feita com aerógrafo de precisão manualmente (pintando mancha por mancha sem auxílio de máscara).
Entretanto, se o aerógrafo não atender, você pode imprimir o desenho da asa em tamanho proporcional ao da asa do modelo e cortar com um estilete as manchas de forma a deixar no final uma asa de papel toda furada (os furos são as manchas removidas do papel).

Imagem

Posicionando a folha por cima da asa e aplicando a tinta de leve (pulverizando), você obtêm a camuflagem e ainda o efeito de esfumaçado entre as manchas. Experimente num PET para ver se rola.

OBS: é só sugestão! A técnica dos pequenos pedaços autocolantes está resolvendo (embora trabalhosa demais).

[]s :tchau:

Bah!
Realmente ficaria bem mais fácil fazer cortando as manchas fora e pintando sobre a folha, e como você falou, ainda daria o efeito de esfumaçado...
Confesso que fiquei bastante interessado em fazer dessa forma, contudo como eu já havia pintado a base de RLM75 cinza, fica um pouco mais complicado... Uma pena :(
Fora que já estou com a metade do avião cheia de fita crepe... :lol:

Mas vou guardar essa técnica com muito carinho! Ainda tenho mais uns 3 aviões que também usam esse tipo de camuflagem, fora que também da para usar na pintura de alguns veículos que tenho aqui :thumbup:

E sobre a forma de pintar com aerógrafo eu já conhecia, mas infelizmente o meu não atende essas necessidades...

Muito obrigado pela atenção e pelas dicas meu amigo!
Um abraço! :tchau:
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Mensagem por Hartmann »

PzKpfwlll escreveu:
Hartmann escreveu:Guilherme,

Seu trabalho deu-me uma luz para um kit do He111 que estou montando no GT 29 Bombardeiros. Ele é pintado em RLM 65 nas partes inferiores e, no padrão Splinter da Luftwaffe, com partes em RLM 70 e RLM 71 formando ângulos, nas partes superiores. Só que recebeu camuflagem temporária de inverno, com manchas em RLM 65 nas partes superiores.
Então, vendo sua pintura, ocorreu-me pintar todo o kit em RLM 65, aplicar pequenas máscaras em fita, como vc fez no seu e então, pintar o padrão splinter por cima. Então, ao final, espero obter a camufagem splinter com as manchas em RLM 65. Como você mesmo disse: "é legal fazer isso?". Com certeza, não! :lol:
O resultado compensa? Com absoluta certeza sim! :thumbup:
Opa Hartmann, fico feliz em ter ajudado! :mrgreen:

Confesso que fiquei meio confuso sobre a pintura como o amigo descreveu, mas depois de checar no meu kit do He111 me caiu a ficha hehe. Realmente, eu se fosse no meu caso faria do mesmo jeito em que o amigo descreveu. A única desvantagem que vejo é que como vão mais camadas de tinta, menos aparecerá o pré-shading...
Já aproveitando o embalo do assunto, você fará uma das versões que vem com o kit mesmo ou uma outra que não consta nas instruções do kit? Pergunto pois quando dei uma olhada no kit, lá constava que a cor inferior era RLM76 ao invés do RLM65 como o amigo falou, mas também não sei se as instruções estão corretas.
De qualquer forma, estarei acompanhando essa sua montagem com muito prazer :thumbup:

Ah, e sobre a seladora, aplico direto no aerógrafo sim :thumbup:
E muito obrigado pela dica, realmente como você havia falado, a tinta agora se aderiu muito mais com a seladora, sem mais descascamentos! :saudacao:

Um abraço!
É isso mesmo! RLM 76 Lichtblau (azul claro acinzentado) e não RLM 65 Hellblau (azul céu). :thumbup:
Confundi os tons de azul... :roll:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
PzKpfwlll
Membro
Mensagens: 647
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:55
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Heinkel He219 A-7 Uhu - Tamiya - 1/48

Mensagem por PzKpfwlll »

Boas pessoal!

Peço desculpas com a demora da atualização do Uhu, mas essa etapa me foi beeem chata e cansativa :lol:

Acredito que se somar todas as horas que trabalhei em cima do mascaramento levaria o que... umas 8, 9 horas? Acho que foi mais o menos isso mesmo :rir_muito:

Pra ter uma ideia, contei por cima para saber mais ou menos quantos "picadinhos" tinha em cima só de uma asa... Deu algo perto de 170 :shock:

Bão, mas depois desse meu episódio no plastimodelismo, acho que nada mais será tão difícil! (sqn)
Espero que pelo menos o resultado compense... xP

Muito bem, sem mais delongas. Aqui como está o estado atual do bicho:

Imagem

Imagem

Demorou, mas consegui!!! :dance: :dance: :dance:

Agora posso voltar ao ritmo normal da minha montagem. Acredito que dentro de uma semana estarei concluindo esse bichinho aí :thumbup:

Obrigado ao pessoal pelo acompanhamento! :saudacao:

Logo voltando com atualizações. Téjá! :tchau:
Responder

Voltar para “GT 23 - Avioes de Combate Noturno WWII”