SemperFi

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Moderadores: overdark999, Moderadores GT

Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Mensagem por Nerum »

Show ... :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao:
Imagem
Avatar do usuário
BR_TIGER_G
Super Membro
Mensagens: 2608
Registrado em: 03 Jan 2014, 00:06
Nome: Gustavo Schmidt
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 31 vezes

Re: P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Mensagem por BR_TIGER_G »

Caro Hartmann,

Tenho o mesmo kit, comprado há muito tempo. Quando vi este tópico, resolvi montar o modelo, seguindo os passos do "mestre" :)

Mas estou com algumas dúvidas:

1. Você pintou o interior com Zinc Chromate Green ou com Interior Green? Eu tenho as duas (Model Master) e elas são levemente diferentes.

2. Após a pintura em green e passar future no cockpit, como foram feitas as laterais e o painel? Primeiro você pintou de flat black e depois pincel seco em prata? Ou passou primeiro um pincel seco em black e depois outra camada seca em prata?

Abraços,

Tiger
_______________________
BR_TIGER_G
Gustavo Schmidt
São Paulo - SP


Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Mensagem por Hartmann »

BR_TIGER_G escreveu:Caro Hartmann,

Tenho o mesmo kit, comprado há muito tempo. Quando vi este tópico, resolvi montar o modelo, seguindo os passos do "mestre" :)

Mas estou com algumas dúvidas:

1. Você pintou o interior com Zinc Chromate Green ou com Interior Green? Eu tenho as duas (Model Master) e elas são levemente diferentes.

2. Após a pintura em green e passar future no cockpit, como foram feitas as laterais e o painel? Primeiro você pintou de flat black e depois pincel seco em prata? Ou passou primeiro um pincel seco em black e depois outra camada seca em prata?

Abraços,

Tiger
Tiger, o ruim deste kit é que o cockpit é todo moldado em uma banheira, com o assento e laterais fundidos. Eu primeiro pintei com o aerógrafo em interior green, depois eu protegi com fita Tamiya a parte pintada em interior green e deixei só os painéis expostos. Aí, pintei flat black com o aerógrafo. Depois, fiz o dry brush. Não apliquei Future no cockpit, pois ele estava mascarado nesta fase.

Sobre a cor do interior, os aviões americanos, dependendo da fábrica, usavam um primer diferente. Na maioria das vezes, era Yellow Zinc Chromate, outras era em Green Zinc Chromate e havia até uma fábrica cujo primer tinha uma cor mais rosada, tipo pêssego. Nem sempre o interior era pintado de Interior Green, que era uma tinta, ao contrário do primer, que era um produto químico (Cromato de Zinco) e, dependendo do fornecedor, tinha cor diferente.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Fiquei tão p… da vida com o problema dos decais do P-51B "Shangri-La" (vejam aqui: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.p ... 93#p146993) que parei as montagens por este domingo!

A única coisa que fiz no P-47D capturado, foi aplicar mais uma demão de Future com o aerógrafo! Amanhã eu termino de aplicar os decais nele!

Imagem

Imagem

Imagem

Até mais! :tchau:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
BR_TIGER_G
Super Membro
Mensagens: 2608
Registrado em: 03 Jan 2014, 00:06
Nome: Gustavo Schmidt
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 31 vezes

Re: P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Mensagem por BR_TIGER_G »

Caro Hartmann,

Obrigado pelas explicações sobre o cockpit!

Vou montar o modelo na pintura original, mesmo assim fiquei com uma dúvida em relação ao amarelo que você usou no avião capturado. Amarelo e também o vermelho são cores ingratas de se pintar, pois são translúcidas. Eu li em algum lugar que, para esse tipo de cor, devemos pintar primeiro com branco. Você acha que o branco antes do amarelo (primer ou tinta) melhoram o aspecto geral dessas cores?

Abraços e muito obrigado pela paciência!

Tiger
_______________________
BR_TIGER_G
Gustavo Schmidt
São Paulo - SP


Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Mensagem por Hartmann »

BR_TIGER_G escreveu:Caro Hartmann,

Obrigado pelas explicações sobre o cockpit!

Vou montar o modelo na pintura original, mesmo assim fiquei com uma dúvida em relação ao amarelo que você usou no avião capturado. Amarelo e também o vermelho são cores ingratas de se pintar, pois são translúcidas. Eu li em algum lugar que, para esse tipo de cor, devemos pintar primeiro com branco. Você acha que o branco antes do amarelo (primer ou tinta) melhoram o aspecto geral dessas cores?

Abraços e muito obrigado pela paciência!

Tiger

Ah, no caso do avião capturado, eu achava que iria montar o kit como no início, quando os alemães haviam mantido a pintura em padrão Olive Drab/Neutral Gray original e pintaram apenas a cauda no RLM 04 padrão do 2 Stafell/Versuchsverband Oberbefehlshaber der Luftwaffe (Unidade de Testes do Comando da Força Aérea), como no desenho abaixo.

Imagem

Mas, depois, eles repintaram o avião, usando o RLM 04 (Gelb) na cauda e partes inferiores das asas e profundores, e RLM 71 Dunkelgrün, que é um tom de verde escuro. Eu usei a própria cor, em versão Duco (automotiva) da MDK (Mania de Kit), apesar de ter a mesma cor esmalte sintético da Humbrol (Humbrol 242).

Imagem

Esse padrão que estou pintando é o que vem na própria cartela do decal da Cutting Edge Decals, que estou usando. Achei ele mais legal do que o Padrão Olive Drab/Neutral Gray, que o deixaria parecido com vários outros P-47D da época, com a única diferença de possuir as Balkankreuz no lugar das marcas da USAAF… :lol:

Imagem
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
BR_TIGER_G
Super Membro
Mensagens: 2608
Registrado em: 03 Jan 2014, 00:06
Nome: Gustavo Schmidt
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 31 vezes

Re: P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Mensagem por BR_TIGER_G »

Valeu :) Está muito bonito!
_______________________
BR_TIGER_G
Gustavo Schmidt
São Paulo - SP


Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Mensagem por Hartmann »

BR_TIGER_G escreveu:Valeu :) Está muito bonito!
Acabei esquecendo de responder a você sobre pintar um branco antes de pintar cores mais claras ou translúcidas, como branco ou amarelo… :oops:

Se o kit tiver sido moldado em um plástico de cor escura, com certeza você terá problemas, ao pintar com cores claras… :roll:
No caso deste kit, ele havia sido moldado em estireno cinza claro e não daria este problema. Mas eu usei tinta Duco Automotiva (MDK, da loja Mania de Kit, de Recife) na pintura tanto do RLM 04 Gelb (o amarelo) como o RLM 71 Dunkelgrün (Verde Escuro). Essa tinta, por ser muito fina, precisa de várias demãos com o aerógrafo, para "pegar" edar uma boa cobertura. No caso deste kit, foram três demãos. Mais do que isso eu começaria a perder o efeito conseguido com o pre-shading… Só que, uma coisa que ajudou muito foi o primer (também Duco Automotivo), que ajuda a promover maior adesão da tinta ao kit e, além disso, ele também é cinza claro, no mesmo tom do estireno do kit. :thumbup:
Editado pela última vez por Hartmann em 01 Fev 2014, 22:51, em um total de 1 vez.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Não fiz quase nada hoje no P-47D capturado. Só mascarei as transparências… :roll:

Imagem

Imagem

Nesta quinta-feira, entretanto, quero aplicar os decais dele… :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: P-47D Razorback Zircus Rosarius - Revell - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Eu nem havia tido tempo de colocar as fotos dos progressos dos dias 30 e 31 de janeiro…

Retirei as máscaras e dei uma polida no canopy com Tamiya Polishing Compound Finish, com a ajuda de um cotonete…

Imagem

Iniciei a aplicação dos decais pela suástica no leme os retângulos de "NÃO PISE" nos flapes e as Balkankreuz na lateral, que foi onde tive mais trabalho por causa da saída de ar quente das laterais da fuselagem. Mas, com o uso de MicroSol e a ponta do estilete, cortando o decal nos locais onde ele quebraria, ele se assentou numa boa… :thumbup:

Imagem

Agora, o outro lado…

Imagem

Este triângulo com instruções para a manutenção é composto de dois decais: primeiro o triângulo branco e, depois, o vermelho. :roll:

Imagem

Na parte inferior da fuselagem e asas…

Imagem

… e na parte superior, para terminar! :thumbup:

Imagem

E, tcharaaaam! E finito!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Só falta selar com Future os decais e, depois, verniz Dullcote Testors (Fosco) e algum desgaste e mais um kit montado! :agitado:

Até lá! :tchau:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Responder

Voltar para “GT 21 - Capturados”