Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
PzKpfwlll
Membro
Mensagens: 647
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:55
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Mensagem por PzKpfwlll »

overdark999 escreveu:Beleza de montagem.

Quanto ao pre-shading. Fica tranquilo, fazer isso em 1/72 sempre é mais dificil.
Mas por outro lado, como a intenção é ser um efeito mais sutil mesmo , esses pequenos problemas de aerografo não vao interferir muito.
Pra fazer linhas finas , voce ia precisar de um aerografo de precisão, e isso normalmente é bem caro.
E se voce não pretende fazer muitas coisas "finas" não vale a pena o investimento.

E o Dunkelgelb é sempre uma cor dificil de se misturar.
No final das contas eu acabei optando por comprar da vallejo essa cor.
Foi a que mais me convenceu , rende muito e da um efeito de cobertura muito bom , sem apagar os pequenos detalhes.
Da pra diluir na proporção de 10:6 ( tinta: diluente ) , não entope o aerografo mesmo com pressoes muito baixas, não escorre no modelo e seca bem rapido.
O acabamento é totalmente fosco e não esconde nenhum detalhe.
Fica a dica pra uma proxima vez!!!
:thumbup:

E vamo que vamo seguindo!
Abs
Valeu pelas dicas Milton!

Quanto ao aerógrafo tenho um certo conhecimento sobre preços... São meio salgados mesmo...
Mas como pretendo levar o hobby pro resto da vida, não vou me escapar de ter um desses alguma hora. Por mais cuidadoso e detalhista que a pessoa seja, há certas coisas que não dão para ser feitas sem as ferramentas necessárias... Por enquanto nesses meus 2 anos e pouco ainda estou no começo :mrgreen:

E quanto as tintas eu uso duco artesanais da Mania de Kit, são até bem boas, e acabei escolhendo elas pela relação custo/benefício, uns R$8,00 cada potinho com 60ml. O bom que a tinta também é bem fina e fica seca para toque em 1 ou 2 minutos.
A única coisa é que tive que fazer uma mistura no meu dunkelgelb, pois como você disse há certas variações de fabricantes, e algumas acabam deixando a gente com uma pulga atrás da orelha, por isso tentei corrigir a cor. Também não sei se é impressão minha, mas me parece que há uma boa diferença entre o dunklegelb usado no deserto e o dunkelgelb usado em outros fronts...

No final das contas ainda tentei corrigir a tinta mais uma vez, e acho que agora finalmente ficou "não tão ruim" :lol: :lol: :lol:

Um abraço!

Pz.
Avatar do usuário
PzKpfwlll
Membro
Mensagens: 647
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:55
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Mensagem por PzKpfwlll »

Vamos a mais um episódio do Panzer do deserto!

Antes de mais nada avisando que as fotos ficaram um pouco fora de foco, percebi que ainda conseguia bater fotos com a minha câmera que estragou o visor, então como não tinha referências das fotos bati umas 5 de cada parte para ter ao menos 1 boa :lol:
A porcaria do visor ascende, só que fica totalmente branco... :problem:

Outra coisa também é minha corrida contra o tempo, não só porque o GT está quase no fim, mas também porque a cada vez que ligo meu PC me surge um novo bug ou problema... Daqui a pouco o windows não liga mais de novo, tenho que trocar o HD pois parece que ele já está nas ultimas. Tomara que não estrague de vez antes de terminar o panzer :eh:

Mas vamos lá.

Primeiramente tentei mais uma vez arrumar a cor do panzer, pois a mistura que tinha feito antes não me agradou muito.
Em seguida, pintei e colei as rodas do pequeno, e também pintei alguns detalhes de ferramentas e outras partes.
Fiz também um pouco de dry brush de preto por algumas partes do panzer.

Imagem

Imagem

Imagem

Também pintei o escapamento, ainda falta detalhar um pouco mais e dar mais efeitos de ferrugem.

Imagem

Mais alguns detalhes e peças coladas...

Imagem

Imagem

Depois dessa, hora das esteiras, só esqueci de bater as fotos da pintura dela :mrgreen:
Essa aí ainda me quebra bastante os galhos para conseguir colocar direitinho no lugar, e no final sempre fica alguma junção meio fora, ainda tenho que treinar bastante essa parte... Aos poucos aprendendo cada vez mais.

Imagem

Imagem

Também colei esteira reserva na parte frontal inferior e superior do casco.

Imagem

Imagem

Então no final das contas, só encaixei a parte superior com a inferior para tirar mais uma palhinha :P

Imagem

Depois dos detalhamentos e desgastes na pintura acho que vai ficar bom... Agora só me falta essa parte e fazer os decais no corel, logo logo o panzer fica pronto :D

Logo voltando por aqui pessoal, um abraço!

Pz.
Avatar do usuário
overdark999
Super Membro
Mensagens: 2113
Registrado em: 26 Abr 2013, 14:30
Nome: Milton Soares
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Mensagem por overdark999 »

PzKpfwlll escreveu:
Valeu pelas dicas Milton!

Quanto ao aerógrafo tenho um certo conhecimento sobre preços... São meio salgados mesmo...
Mas como pretendo levar o hobby pro resto da vida, não vou me escapar de ter um desses alguma hora. Por mais cuidadoso e detalhista que a pessoa seja, há certas coisas que não dão para ser feitas sem as ferramentas necessárias... Por enquanto nesses meus 2 anos e pouco ainda estou no começo :mrgreen:

E quanto as tintas eu uso duco artesanais da Mania de Kit, são até bem boas, e acabei escolhendo elas pela relação custo/benefício, uns R$8,00 cada potinho com 60ml. O bom que a tinta também é bem fina e fica seca para toque em 1 ou 2 minutos.
A única coisa é que tive que fazer uma mistura no meu dunkelgelb, pois como você disse há certas variações de fabricantes, e algumas acabam deixando a gente com uma pulga atrás da orelha, por isso tentei corrigir a cor. Também não sei se é impressão minha, mas me parece que há uma boa diferença entre o dunklegelb usado no deserto e o dunkelgelb usado em outros fronts...

No final das contas ainda tentei corrigir a tinta mais uma vez, e acho que agora finalmente ficou "não tão ruim" :lol: :lol: :lol:

Um abraço!

Pz.

Fala Pz,

a grande realidade do Dunkelgelb é que ele é a versao alema do Olive Drab americano.
só que com a diferença de que o motivo foi que os alemaes compravam as tintas de diversos fornecedores durante a guerra.
alem do fato de terem que pagar cada vez menos pelas tintas devido a não terem mais dinheiro proximo do final da guerra.

assim realmente o Dark Yellow do D.A.K. lembra mais uma amrelo escuro ( mostarda ) por volta de 1942 , vai passar por duas variantes que lembram um ocre e um marrom ( RAL 7028 variante 1 e 2 ) , e vai terminar como um amarelo esverdeado por volta de 1944-1945.

entao historicamente essa cor é dificil de misturar devido a essas variaçoes.

ESPERO TER AJUDADO!!!

Abs
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Mensagem por Nerum »

Muito show ... :clap: :clap: :clap:
Imagem
Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Mensagem por Dougvoador »

Rapaz, o kit já está e quase pronto uai......amigo mandou bem!!
Avatar do usuário
PzKpfwlll
Membro
Mensagens: 647
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:55
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Mensagem por PzKpfwlll »

overdark999 escreveu:

Fala Pz,

a grande realidade do Dunkelgelb é que ele é a versao alema do Olive Drab americano.
só que com a diferença de que o motivo foi que os alemaes compravam as tintas de diversos fornecedores durante a guerra.
alem do fato de terem que pagar cada vez menos pelas tintas devido a não terem mais dinheiro proximo do final da guerra.

assim realmente o Dark Yellow do D.A.K. lembra mais uma amrelo escuro ( mostarda ) por volta de 1942 , vai passar por duas variantes que lembram um ocre e um marrom ( RAL 7028 variante 1 e 2 ) , e vai terminar como um amarelo esverdeado por volta de 1944-1945.

entao historicamente essa cor é dificil de misturar devido a essas variaçoes.

ESPERO TER AJUDADO!!!

Abs
Opa Over,

Rapaz, quanta bagunça! :lol:

Realmente há varias tonalidades do dunkelgelb, mas eu não sabia que eram tantas assim...

Muito obrigado pelas informações! Certamente vou me lembrar delas, são muito interessantes da parte histórica, fora que já da uma mão ao modelista na hora de pintar.

Um abraço!

Pz.
Avatar do usuário
PzKpfwlll
Membro
Mensagens: 647
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:55
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Mensagem por PzKpfwlll »

Fala pessoal!

O prazo do GT está acabando, na verdade se encerra amanhã...

Então vou terminar este kit ainda hoje, sem choro e sem desculpas! :lol:

É como dizem os gringos lá na empresa... "Just do it. Keine Ausreden!"

Neste momento estou fazendo os últimos detalhes no panzer, mas deixem-me trazer umas poucas novidades antes de postar os últimos passos.

Como a versão do kit era pra versão H, eu tive que criar novos decais de "identidade" pro panzer do deserto.
Tirei como base a imagem do panzer que postei lá atrás, no inicio do tópico.

Imagem

Como ainda tinha ficado em dúvida devido as variações, no final o cesar2b me confirmou seu uso no deserto, porém ele não foi utilizado pelo Afrika Korps.
Com base nisso, fiz só os decais do naipe de espadas, nº7.
Primeiro imprimi em folha A4 normal para ver se o tamanho ficou correto, depois de confirmar então imprimi em water-slide.

Imagem

Imprimi várias vezes, para ter certeza de que não iria dar problema :lol:
Depois de imprimido, passei verniz para selar a tinta e a mesma não vazar na hora de aplicar o decal, procedimento da criação do decal. Depois de seco, apliquei no panzer. Aqui o resultado:

Imagem

Essas "falhas" no decal eu fiz proposital com um palito de dentes após a aplicação, para dar um efeito de tinta que foi saindo com o tempo. :D
Então, já fui aplicando os outros decais que faltavam.

Imagem

Imagem

E se estão se perguntando... Não, não passei verniz antes de aplicar o decal. Não sei porque, mas as vezes que apliquei os decais sem verniz no final eles ficaram muito melhores do que se tivessem passado. Contudo só testei isso em militaria, ainda tenho que fazer o teste para ver como ficariam em aviões... Contudo, não há o porque de dar errado.

E por fim dei mais uma detalhada no escapamento, só a imagem ficou meio longe e fora de foco devido a minha câmera, no momento estou batendo fotos com o visor não funcionando, e só consigo ver o resultado depois no pc :problem:

Imagem

Enfim, logo trago as ultimas fotos, no mais tardio ainda essa noite. :mrgreen:

Um abraço!

Pz.
Avatar do usuário
cesar2b
Super Membro
Mensagens: 2311
Registrado em: 29 Nov 2012, 08:47
Nome: Cesar Vieceli
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Mensagem por cesar2b »

Ta ficando 10!!!!
Avatar do usuário
PzKpfwlll
Membro
Mensagens: 647
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:55
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Mensagem por PzKpfwlll »

cesar2b escreveu:Ta ficando 10!!!!
Valeu Cesar! :saudacao:
Avatar do usuário
PzKpfwlll
Membro
Mensagens: 647
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:55
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PzKpfw IV Ausf H - Revell - 1/72

Mensagem por PzKpfwlll »

Fala Pessoal, essa aqui é minha ultima atualização antes das fotos finais da conclusão.

Abaixo estão os passos finais da montagem do panzer.

Primeiramente Pintei e montei as ultimas pecinhas de equipamentos externos que estavam faltando, como esse... "cabo, ou macaco", não sei bem o que é :mrgreen:

Imagem

A pá

Imagem

Também um cabo traseiro, mas esse eu esqueci de bater fotos... :pensativo:

Depois, fiz um wash com diluente eco e tinta a óleo, passados a mão com um pincel fino. Aqui o resultado:

Imagem

Imagem

Imagem

Quase pronto! Agora empoeirar.
Fiquei pensativo de como fazer esse passo, já que não tenho materiais próprios para faze-lo. Aí, como sou inventor de gambiarra assim como quase todo brasileiro, fiz do meu próprio jeito.
Lembrei-me que a +/- um ano atrás eu havia tentado criar pigmentos caseiros ou algo do tipo, e que tinha guardado uma boa quantia dessa gambiarra pois sabia que uma hora poderia precisar... e não deu outra.
O que eu usei nessa gambiarra naquela época, se me lembro bem, foi pó de gesso, misturado com uma boa quantia de água-raz e um pouco de tinta a óleo. Misturei, deixei secar por um dia. O resultado vira uma massa dura, então eu lembro que tinha quebrado a massa e peneirado com uma peneira fina.
No final, o resultado foi esse:

Imagem

Bom, hora de inventar!
Passei a seco mesmo, com um pincel. O pó por si só se aderiu ao panzer. Minha ideia era selá-lo e deixá-lo preso somente com o verniz fosco. O resultado até que ficou bem legal.
Aqui com o pó passado no panzer, ainda sem o verniz.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, depois era hora de selar o bichinho. Passei o verniz fosco e... O pó praticamente saiu todo! Pelo menos aos meu olhos. Na hora do desespero (lol :lol: ), o que fiz foi jogar mais do pó pelo panzer, com o verniz ainda molhado. Não tenho fotos dessa parte, até por causa do desespero da hora em que estava fazendo. O meu local de trabalho virou uma bagunça danada, mas no final até que ficou bem legal, praticamente como estava antes de aplicar o verniz.

Bom, depois dessa etapa, o bichinho já está concluído, postarei logo em seguida já as fotos dele pronto.

Espero que tenham gostado da montagem pessoal! :D

Sigam já com as ultimas fotos, um abraço!

Pz.
Responder

Voltar para “GT 20 - Guerra no Deserto”