Master-Model

Próximos Eventos Programados:


[Bancada]  Nacionalizando uma RS3

Fórum dedicado aos modelos de Trens que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Trens

Avatar do usuário
brunno
Membro
Mensagens: 359
Registrado em: 12 Jul 2013, 14:59
Nome: Brunno Sena
Localização: Niterói/RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Nacionalizando uma RS3

Mensagem por brunno »

Quem é aqui do Rj e gosta de trens sabe que as RS's são locomotivas especiais. Isso talvez seja elo seu corpo diminuto e aspecto que lembra uma locomotiva a vapor. Sem contar que foram umas das primeiras diesels na Central do Brasil e ainda rodam em trens de manutenção.

Seus histórico vai desde a EFCB, passando pela RFFSA, Flumitrens e hoje Supervia. Quem for de São Paulo pode ver algumas dessas Vermelhas e outras Amarelas nos trens de manutenção da CPTM e uma Branca no Expresso Turístico que sai da Estação da Luz aos sábados e domingos.

Imagem

Imagem

Imagem

Minha ideia é reformar essa locomotiva da marca Atlas/Kato e nacionaliza-la no padrão RFFSA/CENTRAL sob o numberboard 3302 que além de ser uma máquina cujos alguns parentes meus trabalharam, é também o protótipo que mais se parece com meu modelo em escala HO1/87.

Imagem

Imagem

Aguardem mais detalhes construtivos...
Imagem
Enviado pelo orelhão da TELERJ lá na esquina usando app "TAPANAZOREIA TALK"
Avatar do usuário
brunno
Membro
Mensagens: 359
Registrado em: 12 Jul 2013, 14:59
Nome: Brunno Sena
Localização: Niterói/RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Nacionalizando uma RS3

Mensagem por brunno »

Vou postar alguns materiais e detalhamentos que serão utilizados.

1 - Um novo jogo de pega-mãos da Atlas;

2 - Um novo par de limpa-trilhos conforme o modelo a ser retratado;

3 - Uma Cartela de Decalques do Carlão;

4 - Seleção de Tintas Asgard, Vermelho e Amarelo RFFSA e Preto locomotiva;

5 - Figura da Model Trem;

6 - Fluído de Freio;

O primeiro passo é analisar a locomotiva e ver o que vai ser necessário modificar, feito isso é passado a fase de desmontar e remover a pintura. Confesso que ainda desejo instalar uma placa de DCC e computadorizar a locomotiva.

A pintura é removida ou com álcool Isopropílico ou com Fluído de Freio, como o álcool é muito inflamável decidi pelo segundo que eu já conheço bem como removedor. Conheço porque uma tia quando descobriu a traição de um ex-marido tacou uma garrafa no teto do carro dele.

Preparando para remover...

Imagem

O fluído de freio não é tão corrosivo à pele, mas como eu estava com as duas mãos machucadas resolvi usar a luva. O óculos é para evitar que algum respingo caia no olho.

Imagem

Passados alguns minutos a tinta já começa a soltar da carcaça...

Imagem

Imagem

O Fluído de freio ataca a tinta e não o plástico da carcaça, embora em outras vezes que usei o efeito foi bem rápido, nessa tinta da Kato demorou umas 72 horas para sair e mesmo assim só saiu com com um pouquinho de esforço na escova de dentes. Após feito isso guardei o fluído para usar mais uma vez, e aí sim, irei descartá-lo no Auto Center.

Agora é aguardar o próximo passo...

:bow: :bow: :bow:
Imagem
Enviado pelo orelhão da TELERJ lá na esquina usando app "TAPANAZOREIA TALK"
Avatar do usuário
bruno souza
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 13 Mar 2013, 15:40
Nome: Bruno Souza
Localização: Osasco, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Nacionalizando uma RS3

Mensagem por bruno souza »

Caramba Brunão, que bagulho louco cara! A acompanhar na primeira fila!

Meus parabéns pela iniciativa!

No aguardo de mais novidades!
Responder

Voltar para “Trens”