SemperFi

Próximos Eventos Programados:


[Expositor]  Maquete com estoria

Fórum dedicado aos modelos de Trens que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Trens

Avatar do usuário
Clovis
Membro
Mensagens: 517
Registrado em: 29 Mar 2013, 18:57
Nome: Clovis Bianchini
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Maquete com estoria

Mensagem por Clovis »

Ola pessoal. Talvez não tenham notado mas monto de tudo um pouco: aviões, helicopteros, militaria, navios, veleiros, carros, mas trens nunca montei. Alias até pouco tempo nem sabia que existiam kits de trens. Vi alguns, mas ainda não me animei até porque são bem carinhos. Quando vi esse tema aqui no forum achei que poderia ser relativo a esses kits. Mas como vi nosso amigo Sekiji montando a estrutura de uma maquete, me recordei dos momentos de minha infancia e de 6 anos atras quando reformei a maquete que está ai na foto. Era ela do meu falecido cunhado, que foi quem me apresentou o plastimodelismo, mas o lance dele mesmo era ferromodelismo. Essa maquete tem o tamanho de 2 ou 1,80 mts. Foi fabricada por uma decendente de alemão aqui em SP perto da Major Sertorio, só a 35 anos atras. Durante os meus 12 - 15 anos brinquei muito nela, mas ao contrario do meu cunhado, eu gostava era de montar aviões da Revell. Bem os filhos dele nasceram e a maquete ficou encostada durante 25 anos. A 6 anos atras, dominando um pouco das tecnicas de plasti, ele faleceu e eu pedi para minha irmã reformá-la, pois estava pra lá de detonada. A foto é de quando ela ficou pronto. Infelizmente não tive a ideia de tirar uma foto antes para ver como estava um estrago. Usei muito material alternativo: palito de fosforo, de dente, de picole, palito plastico de mexer cafe e muito, mas muito pó de serra pintado para simular a grama. Acrescentei mais um tunel no percurso, feito de isopor e gesso. Remontei as casas e estações ferroviarias que eram de plastico. Foram 12 meses de trabalho. Refiz toda a parte eletrica, mandei arrumar os locomotivas que não funcionavam no Alfredo Lupatelli, aqui no centro de SP. Quando ficou pronto 'brinquei' uns 3 meses e quando me separei da esposa e ela ficou la. Depois disso foi para casa do meu sobrinho (filho da minha irmã) que novamente encostou na parede por não ter espaço no apertamento. Ela pretende vender, mas minha irmã não quer e eu tambem. Mas tambem não tenho espaço mesmo morando em casa. Foi muito bom refazer essa maquete, recordar da minha adolescencia. Vou uma forma de agradecer ao meu falecido cunhado o quanto foi importante para mim ele me apresentar esse hobby maravilhoso do plastimodelismo. Desculpe-me caso tenha postado em lugar errado, mas achei interessante compartilhar com voces essa estoria e essa raridade de maquete.
Imagem
Clovis
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Maquete com estoria

Mensagem por Lessa »

Pô, legal hein Clovis. Não é todo dia que se vê um trabalho com uma história destas. Tenho certeza que, onde quer que seu cunhado esteja, ele está muito orgulhoso por isto!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
Clovis
Membro
Mensagens: 517
Registrado em: 29 Mar 2013, 18:57
Nome: Clovis Bianchini
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Maquete com estoria

Mensagem por Clovis »

É isso Lessa, onde estiver teve ter curtido essa reforma. Finalizei no dia do meu aniversario, quando toda a familia viu o resultado. Vou uma comemoração muito marcante. Gostaria que essa maquete ficasse na familia, mas tá dificil. abs
Clovis
Avatar do usuário
S[R]
Super Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 04 Jul 2012, 17:16
Nome: Sérgio Rocha
Localização: SãoPaulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Maquete com estoria

Mensagem por S[R] »

Bela estoria Clóvis :thumbup: :thumbup:

Já cheguei a ter uma maquete na década de 80, hoje não tenho mais espaço pra isso, pra compensar essa vontade, comecei a praticar o plastimodelismo voltado para militaria só por causa dos dioramas, que é o que se mais identifica mais com o ferreomodelismo (construções, terrenos, etc..).
Hoje, trabalho com um amigo como um "segundo emprego", na construção de maquetes sobre encomenda, claro que atualmente temos acesso a produtos muito melhores do que naquela época. Vendo essas fotos viagem no tempo, quando tinha uns 16 anos e minha maquete era muito parecida com essa.


Parabéns pela restauração :clap: :clap: :clap:

Abraços,

Sérgio Rocha
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Baraldi
Membro
Mensagens: 504
Registrado em: 10 Set 2012, 11:42
Nome: Henrique Baraldi Spera
Localização: São Paulo, SP, Brasil
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Maquete com estoria

Mensagem por Baraldi »

Espetacular história. Espetacular maquete. :clap:
Henrique Baraldi Spera
São Paulo, SP - Brasil
Avatar do usuário
Clovis
Membro
Mensagens: 517
Registrado em: 29 Mar 2013, 18:57
Nome: Clovis Bianchini
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Maquete com estoria

Mensagem por Clovis »

Henrique, obrigado pelas palavras. Eu sempre costumo dizer as pessoas que veem meus kits que normalmente todos eles tem um historia pra contar. Ou foi aquele kit desejado no aniversario que o pai não comprou por que era caro, mas no Natal deu pra comprar. Ou foi aquele que foi dificil pra caramba mas no final ficou legal. Foi aquele que voce montou, remontou e ainda tá ruim .... enfim sempre tem algo pra contar. Isso que é legal nesse hobby. Especificamente essa maquete tem um carinho especial. Não curto ferromodelismo, mas quando pude reformá-la, tive a sensação de voltar a infancia / juventude e lembrar desse meu cunhado que tinha a criança interna dele demonstrada sem medo, sem vergonha de ser feliz. Ele brincava com os trens como criança. Foi ele que me apresentou o plastimodelismo e deu meu primeiro modelo ao qual estou reformando agora. Então, reformar essa maquete foi minha maneira de agradecer a ele, onde estiver, por ter me demonstrado que a gente tem que ser como a gente é e não o que os outros querem ou acham que temos que ser. Abs
Clovis
Responder

Voltar para “Trens”