Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Star Trek U.S.S. VOYAGER - Revell - 1/677

Moderadores: LRFOGA, Moderadores GT

Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por Alfredo »

Oi Luiz.
Os LEDs SMD são extremamente difíceis de lidar por conta do tamanho
Imagem
Eu soldo os fios nele com um soldador comum de 30W e muito cuidado.
Eu ia montar um vídeo demonstrando, mas achei um no youtube (bem ruinzinho) que ilustra o processo de soldagem que é o mesmo que eu uso.
Prendo o LED em uma fita adesiva para mante-lo no lugar e depois estanho as micro trilhas dele e as pontas dos fios.
Depois é só encostar a ponta do fio na trilha e tocar com a ponta do ferro de solda, tudo muito rápido.

Os fios que utilizo são retirados de cabos flat de HDs, são bem fininhos e fáceis de passar pelo kit.
Como as correntes são baixas, estes fios são mais do que suficientes.
Imagem
A tensão que utilizo nos meus kits é a de 12V, isto porque as fitas de LED que tenho utilizado necessitam desta voltagem para acender.
Sendo assim, é necessário colocar resistores para proteger os demais LEDs (a fita de led já tem seus próprios resistores).
Existem tabelas e calculadoras na internet para este fim, mas por exemplo, no caso dos LEDs SMD que vou utilizar aqui, usei um resistor de 470 Ohms para o LED vermelho e um de 220 Ohms para o verde, esta diferença de valores dos resistores foi necessária para manter uniforme a luz emitida por eles.
Quando necessito de um valor de tensão diferente, como o que utilizo nas placas que fazem os LEDs piscarem, 9V, eu coloco um regulador de tensão baseado no CI 7809.
Imagem
Imagem
Desta forma consigo variar a tensão dentro do modelo e ter apenas uma tensão de entrada.
Eu vou deixar as naceles móveis, ontem comecei a furação delas para passar os fios logo coloco aqui as imagens.
Eu queria muito montar um motor de passo e fazer as naceles subirem e descerem por algum comando externo mas desisti, é muito apertado para encaixar engrenagens neste kit.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Imagem
Avatar do usuário
andersonpaxeco
Super Membro
Mensagens: 1837
Registrado em: 26 Dez 2012, 14:59
Nome: Anderson Pacheco
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por andersonpaxeco »

Estou presente holográficamente....

Imagem
Bandit's!!! 12 O'Clock High!!!
Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por Fernando »

Sensacional, passou de plastimodelismo e atingiu o nível de plastiengenharia :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Acompanhando. :tchau:
Avatar do usuário
overdark999
Super Membro
Mensagens: 2113
Registrado em: 26 Abr 2013, 14:30
Nome: Milton Soares
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por overdark999 »

Fernando escreveu:Sensacional, passou de plastimodelismo e atingiu o nível de plastiengenharia :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Acompanhando. :tchau:

Concordo o Fernando.

Sempre gostei da serie da Voyager...
vai ser MUITO legal acompanhar esta sua montagem!!!
e se eu souber de alguem precisnado de aulas de engenharia mando o seu topico como referencia!!!!!

Abs
Milton
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por LRFOGA »

Aldredo, sempre esqueço de lhe perguntar: pelas fotografias das suas montagens vi que você montou várias naves, gostaria de ver a Enterprise 1701-A (refit), você poderia tirar algumas fotografias dela pra gente dar uma olhada?

Outra pergunta: não vi a Enterprise D (pra mim, a mais bonita de todas). Você já montou alguma? Tem fotografias? É que eu tenho 2 dessas para montar, mas ainda não tive coragem de começar, principalmente porque vou iluminá-las também (uma delas vai ter o nome USS YAMATO) e pela quantidade de janelas vai dar trabalho :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
mvleonardo
Conselheiro
Mensagens: 5402
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:18
Nome: Leo
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy
 

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por mvleonardo »

To contigo Foga, o "D" é sem dúvida a mais bonita.

Enviado do meu Galaxy Tab 2 via Tapatalk 2
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por Alfredo »

Valeu turma, obrigado pelos elogios.
Muito bem seguem as fotos solicitadas. Eu tenho apenas 2 modelos da Enterprise Refit, uma é muito velha, montei em 1991, ns época, só pintei alguns detalhes e colei os decais. Ela é aquele modelo com luzes e som, muito legal pois tem o som dos torpedos photonicos e do phaser.
Imagem
Ela está acabada, ficou muitos anos jogada em uma caixa e só recentemente resgatei ela no estado em que estava e coloquei na estante, um troféu por ter sido meu primeiro modelo de Jornada.
Imagem
Imagem
A outra é um modelo da BANDAI, que comprei da Hobby Link Japan, direto do Japão, na época me custou uma fortuna.
Imagem
Ela já vem toda pronta, é só encaixar as peças.
Também é iluminada, mas nada como as que fazemos.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
E estas duas próximas fotos tentam mostrar a coleção toda.
Imagem
Imagem
Como você podem notar, meu espaço para acomodar modelos está no fim e ainda tenho alguns na espera.
Uma delas é a Enterprise D, que um dia vai parar ai, iluminada também (ai, ai, ai, quanta janelinha).
Alias, estes são os modelos que ainda tenho no estoque para montar:
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem

Estas são as que pretendo comprar ainda este ano e sei lá onde colocar:
Imagem Imagem

E esta, se eu comprar e montar, a dona Onça me manda prá fora de casa, mas é meu sonho de consumo:
Imagem

Abraço a todos.
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por LRFOGA »

Muito obrigado pela resposta Alfredo! A Enterprise D que você possui é a mesma que eu tenho, que por sua vez, é a mesma escala da outra que possuo, cujo kit vem com iluminação (mas as fibras óticas são tão pequenas que não dá para utilizar).

Quanto às suas futuras aquisições, eu não sabia que a revell está relançando modelos antigos (embora eu tenha esse modelos comprados há alguns anos). Mas faz sentido, já que Star Trek voltou aos cinemas. Quem sabe uma nova série surge por aí... :thumbup:

E quanto ao problema de espaço, também está difícil pra mim, não sei onde vou colocar todas as naves montadas :pensando:

Eu também comprei o Republic Star Destroyer mas ainda não montei, você pretende iluminá-lo também? Fica muito bonito!

Muito bonita a sua coleção. Parabéns! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Imagem
Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por Alfredo »

Obrigado Luiz, pretendo iluminar todos menos as de escala 1/2500 que são muito pequenas.

Muito bem, dando continuidade ao processo de iluminação da USS Voyager, já terminei o circuito que farão os LEDs piscarem alternadamente.
Vou colocar um passo a passo de como cheguei no produto final para ajudar quem nunca fez isto.
Tudo começa com a escolha do tipo de circuito, eu decidi usar um já conhecido e fazer alguma pequenas modificações como a colocação de um trimpot para regular o ciclo das piscadas e um regulador de tensão para 9 Volts.
Imagem
Isto feito, parto para a parte de montagem em uma protoboard para testar se tudo funciona.

Tudo funcionando, vamos bolar a placa de circuito impresso que irá abrigar tudo isto.
Para isto, eu uso um software chamado Pad2Pad (http://pad2pad.com), é Freeware e para mim funciona perfeitamente.
Imagem
Depois, copio as imagens das trilhas e os componentes e dou uma arrumada no Photoshop para deixar mais claro os detalhes para a impressora, note que o lado das trilhas é uma imagem espelho das trilhas projetadas).
Imagem Imagem
Pronto, vamos passar tudo isto para a placa de fenolite e mandar corroer.
Imagem
Primeiro eu peguo um pedaço de palha de aço e limpo bem a superfície até ficar brilhando.
Imagem
Depois pego o desenho do circuito e risco na placa para ficar com o tamanho correto.
Imagem
Então recorto a placa com uma ferramenta apropriada.
Imagem
Isto feito, grudo a parte do circuito com as trilhas com fita adesiva.
Imagem
Depois furo os "buraquinhos" para os componentes com um furador de placas apropriado. (Alguns usam o mini drill para isto).
Imagem
O resultado final é este:
Imagem
Agora desenharemos as trilhas. Para isto eu utilizo uma caneta para retroprojetor, ela isola a parte de cobre que não será corroída.
Imagem
E com a ajuda do desenho, vou desenhando as linhas.
Imagem
E no final fica assim:
Imagem
Como este é um circuito muito simples, eu desenho as linhas a mão mesmo, existe um outro método que é o de transferência térmica que, hoje em dia, é muito utilizado, trata-se de um processo onde você imprime o desenho das trilhas em uma impressora LAser numa folha de papel Glossy e depois coloca a folha na placa e usa um ferro de passar roupa para transferir as linhas do desenho para a placa.
Fica tudo muito bonito e bem acabado, mas é recomendado somente quando as trilhas são muito pequenas e próximas uma das outras.
Muito bem, agora faço um furinho em um lugar inerte da placa e prendo um fiozinho para poder imergir a placa na solução de Percloreto de Ferro Imagem, que é o agente corrosivo a ser utilizado aqui (muito cuidado, ele mancha tudo que toca, a Dona Onça já me deu muita bronca por conta disso).
Imagem
Mandamos para dentro do pote com a solução e deixamos o percloreto agir.
O período de corrosão é variável e depende de fatores como temperatura da solução, do ambiente e da qualidade da solução, então é bom ficar de olho retirando a placa de vez em quando da solução para acompanhar o processo e não deixar corroer o que está coberto pela tinta da caneta.
Imagem
Imagem
Muito bem, terminada a corrosão, lave bem a placa em água corrente.
Imagem
Depois seque bem e com auxílio de um Álcool qualquer, limpe a tinta da placa.
Imagem
Imagem
Pronto,bem limpinha, agora veja se não existem falhas nas trilhas, e se tudo estiver bem ela pode ir para a soldagem. Se houver falhas, elas podem ser acertadas na soldagem ou com auxílio de uma caneta com tinta condutiva.
Imagem
Vamos para a soldagem, com auxílio da imagem do lado onde os componentes ficam vamos coloca-los na placa.
Imagem
Imagem
Componentes colocados, é só virar e mandar brasa na solda (note que para o CI555 eu uso um soquete na soldagem e só depois encaixo o componente nele, isto evita danos no CI no momento da soldagem).
Imagem
Depois de soldar todos os pontos, recorte o excesso dos componetes com o auxílio de um alicate de corte.
Imagem
Pronto, tudo soldado e pronto para o primeiro teste.
Imagem
Teste de funcionamento:

Ufa, tudo funcionou como deveria, para finalizar passe um verniz na base para proteger as trilhas de cobre e instale no kit.
Imagem
Um abraço a todos.
Editado pela última vez por Alfredo em 19 Mai 2013, 15:52, em um total de 2 vezes.
Imagem
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por kleverton »

:shock: :o :clap: :espantado:

Rapaz, que aula de eletrônica!! :thumbup:

Acompanhando, acompanhando.
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Responder

Voltar para “GT 17 - Ficcao Cientifica”