Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  Panzer IV Ausf. H - Academy - 1/35

Moderadores: BVila, Moderadores GT

Avatar do usuário
Erick_Fernandes
Super Membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 08 Jun 2012, 10:57
Nome: Erick Rosa Fernandes
Localização: São Caetano do Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Panzer IV Ausf. H - Academy - 1/35

Mensagem por Erick_Fernandes »

Inicio mais uma montagem.

Dessa vez meu primeiro kit de militaria, um Panzer alemão utilizado na segunda guerra mundial.

Fotos finais: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.p ... 30#p133020

Resumo:
O Panzerkampfwagen IV ou Panzer IV foi um carro de combate médio projetado na Alemanha.

Numericamente, foi o carro de combate mais importante e empregado das forças alemãs. Foi produzido até o final da guerra, pois não foi desenvolvido um veículo economicamente viável que pudesse substituí-lo. Seu chassi foi empregado no desenvolvimento de inúmeros veículos blindados, indo desde blindados de reparo á veiculos blindados anti-aéreos. O Panzer IV, assim como o T-34 soviético, sofreram diversas modificações ao longo da guerra, ganhando inumeras variantes.

Foram fabricadas mais 9.000 unidades entre todas as versões.


Informações:
Fabricante: Krupp - Alemanha
Tripulação: 5
Comprimento: 5.91 - Incluindo canhão: 7.02m - Largura: 3.29m - Altura: 2.68m
Peso vazio: 23000kg. - Peso preparado para combate: 25000kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção: Lagartas
Motor: Maybach HL 120TRM 112 Potência: 272 cv (curiosidade)
Velocidade máxima: : 38 km/h - Velocidade em terreno irregular: 16 km/h
Tanque de combustível: 470 Litros Autonomia máxima: 300km

Armamento básico
- 1 x 75mm KwK Mod.40 L/48 (Calibre: 75mm - Alcance estimado de 1.5Km a 1.5Km)
- 3 x 7.92mm MG-34 L/57 «Dreyse» (Calibre: 7.92mm - Alcance estimado de 1.2Km a 1.2Km)

O Panzer IV modelo J foi o último carro de combate de família Panzer IV a entrar em produção, em Junho de 1944. Ele é essencialmente idêntico à versão H que já se fabricava desde Abril de 1943, tendo estes dois modelos como principal característica o canhão standard de 75mm L/48.

Na fase intermédia e final da guerra, os tanques alemães desenhados antes do conflito, foram equipados com outra característica típica: As saias (Schurzen) laterais, que tinham como objectivo aumentar a protecção blindada, absolutamente deficiente que estes carros tinham. As placas de 5mm de espessura eram colocadas nas laterais do tanque e eram amovíveis, e colocadas em volta da torre (neste caso eram fixas).

Com este aumento da blindagem, que dava um aspecto esquisito e desajeitado ao veículo ele pode no entanto continuar a operar até aos últimos dias da guerra.

A reorganização determinada no Outono de 1944, já os alemães estavam a retirar os seus exércitos da França, ditou o fim do Panzer IV, embora o general Guderian tivesse feito pressões para que o veículo continuasse a ser produzido nas versões de caça tanques e canhão de assalto, por absoluta incapacidade da industria alemã em produzir blindados em numero suficiente.

As últimas versões do Panzer IV, ou seja a versão H, e a versão J foram fabricados nos seguintes numeros:
Versão H: 3774 unidades (a partir de Abril de 1943)
Versão J: 1758 unidades (a partir de Junho de 1944)

No total, foram produzidos 8506 carros de combate Panzer IV.

Além da Krupp, estes veículos foram também produzidos pela Womag e pela Nibelungenwerke. Esta última produziu todos os modelos J.

Informação genérica:
Numericamente, trata-se do mais importante carro de combate alemão durante a II Guerra Mundial. O Panzer.IV foi o unico tanque alemão produzido durante toda a guerra, e provavelmente durante mais tempo que qualquer outro carro de combate durante o conflito.

Durante a fase inicial da II Guerra Mundial, o Panzer-IV foi um tanque de apoio, com um canhão de 75mm que não se destinava a perfurar a blindagem dos tanques inimigos, mas sim a atacar a infantaria, quando esta se entrincheirasse em pontos fortificados. Nesses casos uma peça de alta velocidade (anti-carro) não tinha grande utilidade.
A função de atacar os blindados inimigos estava aliás destinada ao Panzer-III (mais pequeno).

Mas a partir de 1941, com a invasão da União Soviética, os alemães entenderam que o armamento de 37mm e de 50mm dos seus tanques Panzer-III não era suficiente para derrotar a blindagem dos tanques russos T-34 e KV-1, que embora estivessem operacionais apenas em pequenas quantidades, foram considerados como uma ameaça temível.

Tendo chegado à conclusão de que o Panzer III (por definição o veículo destinado à função anti-tanque) era muito pequeno para colocar canhões maiores, foi decidido que o Panzer-IV (como também era conhecido o PzKpfw-IV) seria o principal tanque alemão na luta contra a Rússia.

A partir de 1941, e como resultado da invasão da URSS o Panzer IV, que era o maior tanque alemão, mas não tinha sido concebido para atacar blindados, começa a ser modificado com o objectivo de alterar completamente a sua função. .
Logo no inicio da Operação Barbarosa (e de emergência), a industria alemã produziu uma munição especial, que podia ser disparada do canhão KwK-37-L/24 e ser eficiente contra os tanques russos, mas mesmo assim as suas prestações não eram vistas como suficientes.

Pouco mais tarde os Panzer IV passaram receber um canhão de 75mm de alta velocidade (Ver PzKpfw IV/F), o qual foi posteriormente modificado para um cano do mesmo calibre mas ainda mais longo.

O Panzer IV não era claramente o mais eficiente carro de combate alemão, mas ele foi mantido em produção durante muito tempo nas linhas de montagem alemãs por absoluta falta de opções. Mesmo quando Hitler decidiu fechar as linhas de produção do Panzer IV os generais alemães opuseram-se porque a industria não conseguia produzir suficientes números de tanques Panther (PzKpfw-VI) e Tiger (PzKpfw-V).

O Panzer-IV esteve ao serviço durante toda a guerra e mesmo em 1945 ainda havia várias unidades ao serviço

Notar que o chassis do Panzer IV foi utilizado para várias versões adicionais que são descritas separadamente, como por exemplo o canhão de assalto Sturmgeschutz-IV, ou o caça-tanques Panzerjager-IV, entre outros.

Descrição base dos modelos do tipo Panzer IV
Modelo A
Entregue pela primeira vez em Janeiro de 1938. Apenas 35 exemplares produzidos.
Todos os modelos foram retirados de serviço até à primavera de 1941, antes do ataque à União Soviética.

Modelo B
Relativamente à versão A, a versão B tinha motor mais potente, caixa de 6 velocidades, blindagem frontal melhorada de 15mm para 30mm. Ele começou a ser entregue em meados de 1938, tendo sido produzidos 42 exemplares. Até ao final de 1943, todos os modelos B tinham sido destruídos, convertidos ou retirados de serviço.

Modelo C
Basicamente idêntico ao modelo B, com o mesmo motor e transmissão. O motor estava montado de forma diferente, para facilitar a assistência. Metralhadora co-axial protegida. Foram introduzidas algumas alterações para melhorar o comportamento do motor e manter as unidades ao serviço por mais tempo.
O modelo C, recebeu encomendas para 300 exemplares, embora apenas 134 tenham sido produzidos. A viatura esteve ao serviço até 1943, altura em que praticamente todos tinham sido retirados ou perdidos em combate.

Modelo D
Em 1938, 248 exemplares foram encomendados, embora apenas 229 tenham sido entregues. A blindagem lateral passa de 15mm para 20mm. Estas viaturas estiveram presentes na campanha contra a França em 1940.
Já depois da queda da França vários destes carros receberam placas adicionais de 30mm na frente (passando para 60mm) e placas laterais aparafusadas com 20mm (passando a proteção lateral para 40mm). Alguns modelos D receberam depois de 1943, a peça principal de 75mm e 48 calibres. Estes exemplares foram utilizados em unidades de instrução e para substituição de exemplares perdidos.

Modelo E
Esta série começou a ser entregue, já depois de a guerra ter começado. As primeiras unidades foram entregues em Setembro de 1940 e as últimas em Abril de 1941. Foram produzidos 223 exemplares. A série E tem uma nova cúpola e proteção blindada superior. A blindagem frontal standard era de 50mm. Também as rodas tractoras foram simplificadas, um novo visor para o comandante poder ver em toda a volta.
O modelo E esteve presente na campanha alemã nos Balcans e fez parte das unidades blindadas que participaram na invasão da União Soviética. Eles estiveram ao serviço até 1944, altura em que praticamente todos os exemplares da série tinham sido destruídos ou retirados de serviço.

Modelo F1 / F2
Um total de 625 exemplares deste modelo foram encomendados (100 deles à industria Vomag e 25 à Nibelungenwerke). As lagartas são mais largas, facilitando operações na neve e na lama. As modificações relativamente ao modelo anterior são pouco significativas.
Todos os exemplares foram encomendados com a peça de 75mm de cano curto como armamento standard. No entanto, este modelo estava em produção quando a União Soviética foi invadida.
Após a invasão, as autoridades militares ordenaram que o carro passasse a receber o maior e mais poderosos KwK-40/L43 também de 75mm mas com 43 calibre de comprimento. 208 exemplares tinham já sido produzidos com cano curto.

Esta ordem a meio da produção, levou a que o modelo F, se divida em duas sub séries. A primeira constituida pelos carros que estão equipados com a peça de cano curto (F1) e a segunda constituída pelos carros armados com a peça de cano mais longo (F2). Em Julho de 1943, apenas 60 carros das primeiras séries do Panzer VI estavam disponíveis.

Modelo G
Este modelo foi o resultado direto da experiência alemã na frente leste, ao defrontar os carros de combate russos T-34. Ele foi encomendado em Novembro de 1941. A urgência levou a que o canhão longo fosse instalado nos modelos da série F que já estavam em produção e a modificação implicou a paragem da produção durante um mês.
O modelo G, é um modelo standard que já vinha de fábrica com a peça de KwK40/L43 de 75mm e que podia perfurar a blindagem do T-34.
A viatura teve que ser modificada para permitir o transporte de maior quantidade de munições (87 em vez de 80), considerando que a nova munição também era mais longa.

Foram feitas dez encomendas de viaturas deste tipo, totalizando 1750 veículos, dos quais 1687 foram produzidos.
O modelo G, começou a ser entregue na primavera de 1942 e finalmente deu às forças alemãs uma viatura superior ao até ali temido T-34. A partir de Março de 1943, 1275 destes exemplares receberam a peça principal KwK-40/L48 mais longa. Cerca de 700 exemplares receberam saias laterais de proteção.

Modelo H
O mais produzido de todos os carros do tipo IV foi o modelo H, com 3774 exemplares produzidos. Ele começou a sair das linhas de montagem em Abril de 1943, e esteve em produção até Julho de 1944. Outros 165 chassis foram utilizados para viaturas derivadas.
Entre as diferenças relativamente ao modelo G, encontra-se a nova transmissão, a blindagem frontal standard que passou de 50mm para 80mm. Foram igualmente modificados filtros de ar, utilizados roletes de retorno em aço e uma cupola que podia ser equipada com uma metralhadora anti-aérea.

Este carro representava grande parte da frota de 748 tanques das divisões blindadas alemãs que estavam em França em Junho de 1944.

Série J
A última série do PzKpfw IV foi produzida apelas pela Nibelungenwerke na Áustria, tendo a Krupp passado a produzir viaturas caça-tanques com base no chassis do Panzer IV. Foram produzidos 1758 exemplares desde Junho de 1944 até Março de 1945. Mais 278 chassis foram utilizados para produzir o caça-tanques IV/70(A) e outros 142 para produzir o sistema de artilharia auto-propulsada de 150mm Brummbar.


Review: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=71&t=1882

Referências:
Com o passar do tempo e do trabalho vou adicionando imagens:

Walkaround

Imagem
A Panzer IV Ausf H at the Musée des Blindés in Saumur, France, with its distinctive Zimmerit anti-magnetic mine coating, turret skirts, and wire-mesh side-skirts.

Imagem
A PzKpfw IV Ausf. H of the 12th Panzer Division operating on the Eastern Front in the USSR, 1944.

Imagem
British officers inspect a German Pzkw-IV knocked out in France in June 1944 by the Durham Light Infantry.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
A Syrian Panzer IV Ausf. G, captured during the Six-Day War, on display in the Yad La-Shiryon Museum, Israel.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Referência de montagem e pintura

Montagem:

O Kit:
Imagem
Imagem gentilmente cedida pelo amigo Kleverton sem ele saber...rs

Em visita a minha mãe resolvi trazer um kit para montar nas horas em que não estou com ela ou não estou comendo.. :mrgreen:

Trouxe poucas ferramentas mas o necessário para essa fase da montagem. Com uma bancada improvisada comecei por montar as rodas (?), rodas tratoras e alguma parte externa do tanque.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Observações: por ser meu primeiro tanque e estar ainda me habituando com seus itens, não vou me arriscar muito em scratchs, se em algum momento achar que vale a melhoria farei, mas despretensiosamente.




Uma dúvida aos amigos da militaria: o manual desse kit é muito ruim e não diz se devo ou não colar as rodas no chassis. Fiz uma montagem e vi que ficam bem presas e giram, mas não sei se devem mesmo girar :pensando: :pensando:
Editado pela última vez por Lessa em 20 Dez 2013, 10:48, em um total de 12 vezes.
Razão: Título ajustado.
"...E o fascismo é fascinante, e deixa gente ignorante fascinada"
Imagem

Na bancada: TPz-1 Fuchs ABC A6 | A-4M Skyhawk MB
Concluído: Mig-21 PF | Panzer IV Ausf. H | Ferrari F2005 | Concorde | Polikarpov I-16 | Su-34

Se beber, não digite!
Avatar do usuário
S[R]
Super Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 04 Jul 2012, 17:16
Nome: Sérgio Rocha
Localização: SãoPaulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Panzer IV Ausf. H - 1/35 - Academy

Mensagem por S[R] »

Erick, seja bem vindo ao "lado lameado da força" :banana_yes: :banana_yes: :banana_yes: sinto lhe informar, mas acho que não vai mais conseguir sair dessa lama :lol: :lol:

Sobre as rodas, veja se não vai ter problemas na hora de tensionar as esteiras, as vezes a pouca folga que ficam nos eixos para que girem, permite que as mesma entortem pra cima na hora de montar as esteiras. Eu prefiro colar, já que não vão girar.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
S[R]
Super Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 04 Jul 2012, 17:16
Nome: Sérgio Rocha
Localização: SãoPaulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Panzer IV Ausf. H - 1/35 - Academy

Mensagem por S[R] »

Interessante, sempre vi esse tanque com chapas e não com tela nas saias :pensando:
Imagem

O seu veio com tela ou chapa?
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Erick_Fernandes
Super Membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 08 Jun 2012, 10:57
Nome: Erick Rosa Fernandes
Localização: São Caetano do Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Panzer IV Ausf. H - 1/35 - Academy

Mensagem por Erick_Fernandes »

Veio com chapa, porém em uma única peça.
De duas uma, ou eu picoto ou vou partir para a lata!
"...E o fascismo é fascinante, e deixa gente ignorante fascinada"
Imagem

Na bancada: TPz-1 Fuchs ABC A6 | A-4M Skyhawk MB
Concluído: Mig-21 PF | Panzer IV Ausf. H | Ferrari F2005 | Concorde | Polikarpov I-16 | Su-34

Se beber, não digite!
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Panzer IV Ausf. H - 1/35 - Academy

Mensagem por BVila »

S[R] escreveu:Erick, seja bem vindo ao "lado lameado da força" :banana_yes: :banana_yes: :banana_yes: sinto lhe informar, mas acho que não vai mais conseguir sair dessa lama :lol: :lol:

Sobre as rodas, veja se não vai ter problemas na hora de tensionar as esteiras, as vezes a pouca folga que ficam nos eixos para que girem, permite que as mesma entortem pra cima na hora de montar as esteiras. Eu prefiro colar, já que não vão girar.
Erick,

Eu também costumo colar o máximo de peças antes da pintura. O melhor a fazer é testar tudo antes de colar assim não terá surpresas.

:thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Panzer IV Ausf. H - 1/35 - Academy

Mensagem por magnetorj »

BVila escreveu:
S[R] escreveu:Erick, seja bem vindo ao "lado lameado da força" :banana_yes: :banana_yes: :banana_yes: sinto lhe informar, mas acho que não vai mais conseguir sair dessa lama :lol: :lol:

Sobre as rodas, veja se não vai ter problemas na hora de tensionar as esteiras, as vezes a pouca folga que ficam nos eixos para que girem, permite que as mesma entortem pra cima na hora de montar as esteiras. Eu prefiro colar, já que não vão girar.
Erick,

Eu também costumo colar o máximo de peças antes da pintura. O melhor a fazer é testar tudo antes de colar assim não terá surpresas.

:thumbup: :thumbup:
opa assino em baixo os comentarios do sergio e do Vila :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: e bora sujar a parada toda :rolando: :rolando: :rolando: e impressão minha mais a galera da aviação tb curte uma lama :pensando: :pensando: :pensando: :pensando: :pensando:
Imagem
Avatar do usuário
Dom
Super Membro
Mensagens: 1997
Registrado em: 11 Jun 2012, 11:14
Nome: José Jonanthan Silva
Localização: joão pessoa - PB
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Panzer IV Ausf. H - 1/35 - Academy

Mensagem por Dom »

estou de olho... :agitado:

estes panzer's IV me agradam muito!!!!


:bala: :bala: :bala: :bala: :bala: :bala: :bala: :bala: :bala: :bala:
Colador de papel. :D
Avatar do usuário
Paula_Bezerra
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: 29 Ago 2012, 20:31
Nome: Paula Dias Bezerra
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Panzer IV Ausf. H - 1/35 - Academy

Mensagem por Paula_Bezerra »

Acompanhando!
Beijos!

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
Avatar do usuário
Luiz felipe
Membro
Mensagens: 192
Registrado em: 02 Out 2012, 20:53
Nome: Luiz Lopes
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Panzer IV Ausf. H - 1/35 - Academy

Mensagem por Luiz felipe »

Boa noite nobre colega estou de olho acompanhando. :aeee: :aeee:
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Panzer IV Ausf. H - 1/35 - Academy

Mensagem por Andre L B Ferro »

Muito bom, Erick! Tem peito para fazer algo novo. :thumbup: :thumbup:
Eu ainda tentarei montar um desses. Quero melhorar mais as técnicas, principalmente pinturas.
Acompanhando aqui !
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Responder

Voltar para “GT 15 - Peito de Aco, poder de fogo”