Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Moderadores: magnetorj, Moderadores GT

Avatar do usuário
Léo BN
Membro
Mensagens: 498
Registrado em: 21 Ago 2012, 19:21
Nome: Leonardo Brunelli do Nascimento
Localização: Maringá - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Mensagem por Léo BN »

Após muito tempo esperando pela chegada dos materiais e energia para iniciar esta montagem.
Não tenho um motivo especial para montar este kit, mas ele foi o que mais me chamou atenção no momento da compra. Após pesquisar seu histórico, passei a gostar muito desta aeronave por diversos motivos, o que provavelmente aumentou muito minha motivação para montar este kit.

Sem mais espera, vamos apresentar o Bearcat:

A Aeronave
O Grumman F8F Bearcat foi um caça naval americano da década de 1940, usado principalmente na Marinha e no Corpo de Fuzileiros Navais, sendo o último avião com motor a pistão da Grumman.

Imagem

Design e Desenvolvimento
O conceito do Bearcat começou em Pearl Harbor (23 de junho de 1942), onde pilotos do F4F Wildcat enfatizaram alguns pontos importantes para um caça, principalmente a importância da taxa de subida. O trabalho foi iniciado em 1943, buscando uma aeronave capaz de operar em pequenos porta-aviões, principalmente no papel de interceptador. O motor Pratt & Whitney R-2800 usado no F6F Hellcat foi mantido, e em comparação com este, o Bearcat era 20% mais leve, possuía uma taxa de subida 30% maior e era 80km/h mais rápido, mas para alcançar estes números seu alcance foi sacrificado. Este também era o motor utilizado no F7F Tigercat.

Imagem

Sua grande hélice de 3,75 m de diâmetro demandava um trem de pouso longo, dando ao Bearcat um aspecto bastante inclinado, e pela primeira vez em um caça da Marinha, o canopi em formato de bolha fornecia uma visibilidade de 360°, o que se tornou padrão as aeronaves posteriores.

Imagem
Avatar do usuário
Léo BN
Membro
Mensagens: 498
Registrado em: 21 Ago 2012, 19:21
Nome: Leonardo Brunelli do Nascimento
Localização: Maringá - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Mensagem por Léo BN »

Histórico Opercaional
Os protótipos XF8F-1 voaram em 21 de agosto de 1944, dando origem ao primeiro modelo de produção do Bearcat, o F8F-1. Este modelo tinha asas dobráveis (um novo requisito para uso em porta-aviões), tanques de combustível auto-selante (outro requerimento para aeronaves de combate) e trens de pouso retráteis (inclusive o traseiro).

Eles foram entregues em fevereiro de 1945 e o primeiro esquadrão, VF-19, estava operacional em 21 de maio de 1945, mas ele não participou de nenhuma operação da Segunda Guerra Mundial.

O Bearcat foi produzido em várias variantes. O modelo F8F-1 se transformou em um novo modelo, conhecido como F8F-1B. este era essencialmente similar ao seu precursor, mas melhorado em seu armamento com 4 x 20mm (ao invés das antigas metralhadoras de 12,7mm). O F8F-1 foi remodelado e exportado para a França (100 unidades) e Tailândia (entre 100 e 150 unidades, dependendo da fonte) sob a designação F8F-1(D). também foi produzido o caça noturno F8F-1N.

Inevitavelmente, o design original foi melhorado, originando o protótipo XF8F-2 em 1948, com motor Pratt & Whitney R-2800-30W e quatro canhões de 20mm. Mudanças neste modelo também contam com um menor estabilizador vertical e um leme maior, e um compartimento do motor revisado. Pelo menos 200 unidades foram produzidas. Assim como o modelo anterior, o F8F-2 foi transformado no caça noturno F8F-2N. o F8F-2P foi um modelo de reconhecimento, equipado com câmera e outros equipamentos associados.

Além das metralhadores originais de 12,7mm (e posteriormente canhões de 20mm), o Bearcat foi também equipado com quatro foguets de 5 in não-guiados juntamente com bombas de 1.000 lb.

Imagem

Após a guerra, o F8F se tornou o mais importante caça da marinha e dos fuzileiros, equipando 24 esquadrões. Frequentemente mencionado como o melhor caça com motor a pistão já produzido, sua performance era suficiente para superar as primeiras aeronaves a jato. Posteriormente, os modelos F9F Panther e McDonnell F2H Banshee superaram os modelos a pistão, ofuscando-os definitivamente.

Sua capacidade para performances acrobáticas rendeu a ele o posto como modelo utilizado pelo Blue Angels, entre 1946 e 1950.

Imagem

Bearcats foram muito populares em corridas aéreas. O Rare Bear, um modelo altamente modificado, dominou as competições por décadas, e estabeleceu diversos recordes, incluindo o recorde de velocidade para uma aeronave a pistão (820,26 km/h) em 1989, e o recorde de taxa de subida (3.000m em 91,9 s) em 1972.

Imagem

Curiosidade: Neil Armstrong voou em 1950 em seu treinamento, e quando perguntado sobre sua aeronave preferida para voar, ele respondeu rapidamente “Bearcat”.


Características Gerais

Tripulação: 1 piloto
Comprimento: 8,61 m
Envergadura: 10,92 m
Altura: 4,21 m
Área da asa: 22,67 m²
Peso vazio: 3.207 kg
Peso carregado: 4.354 kg
Peso máximo para decolagem: 5.873 kg
Motor: Pratt & Whitney R-2800, motor radial com 18 cilindros em duas fileiras, deslocamento volumétrico de 46L, 2.100 HP
Velocidade máxima: 678 km/h
Alcance: 1.778 km
Teto de serviço: 11.796 m

Armamento
4 x .50 in metralhadoras (canhões, posteriormente)
4 x 5 in (127 mm) foguetes
2 x 1000 lb (453 kg) bombas

Imagem
Editado pela última vez por Léo BN em 27 Mai 2013, 10:02, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Léo BN
Membro
Mensagens: 498
Registrado em: 21 Ago 2012, 19:21
Nome: Leonardo Brunelli do Nascimento
Localização: Maringá - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Mensagem por Léo BN »

O Kit
Um pequeno review deste kit está no respectivo fórum:

http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=71&t=3502

Na medida em que eu avanço minha montagem, acrescento mais informações úteis sobre o kit.

Vou utilizar apenas pincel nesta montagem com tintas Acrilex Nature Colors.
Avatar do usuário
Léo BN
Membro
Mensagens: 498
Registrado em: 21 Ago 2012, 19:21
Nome: Leonardo Brunelli do Nascimento
Localização: Maringá - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Mensagem por Léo BN »

Após uma correria no trabalho, consegui tirar o kit da inércia... :)

Como disse anteriormente, utilizarei produtos Acrilex, inclusive primer e vernizes, também com o pincel.
Iniciando o trabalho com algumas peças, temos este resultado com o primer:

Imagem

Detalhes das partes que impulsionam o “rapaz”:

Imagem

Estou usando uma mistura com 50% de primer, e 25% de isopropanol e Vidrex Cristal, cada. Achei melhor deixar marcado os volumes que utilizei, assim posso fazer alterações na fórmula e saber exatamente o que estou usando.

Imagem

Aproveitei o embalo para prepar algumas tintas que vou usar na montagem, também na proporção 2:1:1 (tinta : isopropanol : vidrex). Utilizei o programa Alquimia para chegar nas às cores.

Imagem

Pintei o porão do trem de pouso, mas errei no verde. Assumo que não ficou na cor desejada, mas provavelmente deixarei desta forma. Como é possível observar, fiz uma bagunça com a massa putty.

Imagem

Utilizo a putty da Revell e tenho uma dúvida: se eu precisar mudar sua textura, posso tentar misturar/diluir com algum produto?

Imagem
Editado pela última vez por Léo BN em 09 Out 2013, 22:32, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Mensagem por magnetorj »

opa acompanhando por aqui respondendo a sia pergunta quanto a diluição do putty não sei se vai dar certo com o da revel mais acredito que sim dilua ele em oleo de banana :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Julio M
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 28 Jan 2013, 23:06
Nome: Julio Mira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Mensagem por Julio M »

Não sei se o da Revell aceita, mas eu diluo o da Tamiya com gotas de acetona..... só tem o porém que seca muito rápido..... se bobear perde o que foi diluido pois seca.
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Mensagem por magnetorj »

Julio M escreveu:Não sei se o da Revell aceita, mas eu diluo o da Tamiya com gotas de acetona..... só tem o porém que seca muito rápido..... se bobear perde o que foi diluido pois seca.
o oleo de banana e menos agressivo e seca mais devagar :aeee: :aeee: :aeee: :aeee:
Imagem
Avatar do usuário
Léo BN
Membro
Mensagens: 498
Registrado em: 21 Ago 2012, 19:21
Nome: Leonardo Brunelli do Nascimento
Localização: Maringá - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Mensagem por Léo BN »

Obrigado pelas informações, magnetorj e Julio M. Antes de ver as mensagens, tentei usar um pouco de acetona, mas foi bem complicado de trabalhar. Daqui alguns dias vou precisar usar putty novamente, então vou conseguir óleo de banana para testar.

O trabalho está mais devagar do que eu gostaria, mas o importante é não parar. Já diziam os físicos que é mais fácil mantar algo em movimento do que iniciá-lo. :o

Primer em mais algumas peças:

Imagem

A hélice está quase finalizada, onde pude "sentir" a diluição da tinta e perceber se estou deixando ou não marca na pintura. Por enquanto tudo OK, mas veremos em peças maiores.

Imagem
Editado pela última vez por Léo BN em 09 Out 2013, 22:33, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Mensagem por magnetorj »

Oleo de banana vc encontra facil em lojas de perfumaria quanto as marcas do pincel nas pecas maiores use a. Tinta bem diluida que vai ficar legal :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Léo BN
Membro
Mensagens: 498
Registrado em: 21 Ago 2012, 19:21
Nome: Leonardo Brunelli do Nascimento
Localização: Maringá - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F8F-1 Bearcat - Revell 1/72

Mensagem por Léo BN »

Algumas atualizações:

Imagem

Imagem

Ainda estou utilizando a proporção 2:1:1 de tinta : vidrex : isopropanol, o que deixa leves marcas de pincel. Para o exterior do kit estou pensando em diluir um pouco mais e ver o resultado.

Abaixo temos assento...ahh, escala 1/72...assim você força minha visão... :geek:
Provavelmente, meus próximos kits serão 1/48

Imagem

Nesta etapa o manual pedia a tinta metálica steel, sendo que adicionei um pouco de preto à tinta prata que eu possuía. Para diminuir os problemas, pintei essa parte sobre um fundo escuro, diminuindo a perda do “efeito metálico”:

Imagem

Imagem

Utilizo esta tinta:

Imagem

Tentei diluir da mesma maneira que as outras, mas não obtive sucesso. Com a mistura de vidrex e isopropanol a tinta simplesmente decantava logo após a mistura formando duas fases: a tinta no fundo do pote, e a mistura líquida “suja” com cor cinza (deveria ter fotografado isto). Para os próximos modelos vou testar novas diluições.
Editado pela última vez por Léo BN em 09 Out 2013, 22:36, em um total de 1 vez.
Responder

Voltar para “GT 13 - Pendurados no Pincel”