Master-Model

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  P-3A Orion - Revell - 1/144

Moderadores: Andre L B Ferro, Moderadores GT

Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

P-3A Orion - Revell - 1/144

Mensagem por zelaorainmaker »

P-3 Orion

P-3 Orion é uma aeronave de patrulhamento marítimo de longo alcance e guerra ASW com base em terra, é utilizado por cerca de duas dezenas de operadores e iniciou a sua carreira em 1962 substituindo o envelhecido P2V Neptune ao serviço da Marinha Norte-Americana.
Derivado de uma versão comercial o Lockheed L-188 Electra, e produzido ao longo de três décadas continua nos nossos dias a ser a única plataforma de patrulhamento marítimo baseada em terra, que em 2012 entrou para o restrito clube dos aviões com mais de cinquenta anos de serviço contínuo com o mesmo utilizador, neste caso a Marinha Norte-Americana, que gradualmente está diminuindo os seus efectivos, planeando a sua substituição com início em 2013, pelo P-8A Poseidon derivado do transporte comercial Boeing 737-800.

Desenvolvimento

Em Agosto de 1957 o chefe das Operações Navais da Marinha Americana, publicou os requisitos, para uma nova aeronave de patrulha marítima de longo raio de acção e com base em terra, dos quais se destacam os seguintes critérios:

Cabine mais espaçosa que a do P-2 Neptune.
Um raio de acção maior e capacidade para permanecer na zona de patrulha por mais tempo que o P-2 Neptune.
Um período de desenvolvimento curto.
Um baixo custo de aquisição por aeronave.

Em Maio de 1958 a Lockheed foi seleccionada para construir o novo avião, com um projecto baseado no L-188 Electra um transporte civil de passageiros, que por si só atendia a maioria das especificações requeridas.1
De imediato todo o programa foi acelerado decorridos três meses, a 19 de Agosto a Lockheed faz voar o terceiro L-188 Electra de produção (c/n 188-1003), como primeiro protótipo, no mês seguinte é inspeccionada a maqueta do avião de produção e somente nove meses após ter sido seleccionada é assinado um contrato de pré produção em Fevereiro de 1959.2
A primeira unidade a ser equipada com o Orion foi o Esquadrão de Patrulha nº 8 (VP-8), baseado na base aeronaval de Patuxent River em Agosto de 1962 substituindo os envelhecidos P2V-5F. Nos cinco anos seguintes os P-3A equiparam mais 14 Esquadrões de primeira linha. Em 1966 é introduzido o P-3B e ambas as versões voaram ao longo da costa da Indochina durante o conflito do Vietname. O P-3C inicia a actividade operacional junto do Esquadrão Vp-30 no final de 1969 e continuou em produção para a Marinha Americana até depois de 1986, quando ainda faltavam substituir três Esquadrões que voavam o P-3B.

A produção do P-3 Orion estendeu-se ao longo de mais de três décadas, entre Outubro 1960
Números da produção total do P-3 Orion4 5 Produção Lockheed
Variante Quantidade
P-3A 158
P-3B 144
YP-3C 1
P-3C 117
P-3C Update I 31
P-3C Update II 55
P-3C Update II½ 62
P-3C Update II¾ 3
P-3F 6
RP-3D 1
WP-3D 2
P-3C CUP 41
P-3C CUP+ 8
CP-140 18
CP-140A 3
Sub-Total 650
Produção Kawasaki
P-3C Update II½ 66
P-3C Update III 30
P-3C Update III+ 2
EP-3C 5
UP-3C 1
UP-3D 3
Sub-Total 107
Produção Total - 757

e finais de 1995. Inicialmente na fábrica da Lockheed em Palmdale na Califórnia e já na fase final da produção devido a uma importante reorganização interna e uma encomenda Sul Coreana que suportou os custos, obrigou à mudança de toda a linha de montagem para a fábrica de Marietta na Georgia, onde aí foram construídos os oito últimos exemplares. No total a Lockheed produziu 650 aeronaves incluindo as três primeiras para o Japão conforme o acordo de produção sob licença. A Kawasaki Heavy Industries, fabricou sob licença toda a frota para suprir as necessidades das forças de auto defesa do Japáo , num total de 107 exemplares. Também os motores de todas as aeronaves de produção Japonesa foram construídos sob licença da General Motors nas instalações da Ishikawajima Harima Heavy Industries Company.

Imagem

Variantes:


YP-3V - Protótipo demonstrador do conceito e avaliação, dois construídos, o primeiro voou pela primeira vez a 19 de Agosto de 1958.

P-3A - Primeira versão de produção, construídos 158 exemplares, primeiro voo a 15 de Abril de 1951, entrega inicial em 13 de Agosto de 1962.

Pormenor da consola central do cockpit de um P-3C da US Navy

P-3A (CS) - Alguns P-3A modificados com o radar AN/APG-66, para auxílio do serviço de fronteiras dos Estados Unidos, na intercepção de aeronaves efectuando voos clandestinos de transporte de narcóticos.

P-3AM - Conversão de células P-3A ex US Navy para a Força Aérea Brasileira, segundos os requisitos do programa P-3BR a efectuar pela EADS/CASA.11

CP-3A - Conversão de 30 P-3A da US Navy para a função de transporte apoio logístico. Logo após a assinatura do contrato, o projecto foi cancelado devido à mudança de especificações propostas pela marinha Americana.

EP-3A - Conversão de alguns exemplares P-3A destinada a reconhecimento electrónico, possuem a particularidade de não serem todos iguais, devido à profusão de antenas nem sempre P-3A nos mesmos locais.

'NP-3A - Pelo menos dois P-3A incluindo o primeiro protótipo YP-3Anota 1 convertidos para a função de teste e desenvolvimentos de longa duração.

RP-3A - Mudança de designação em 1994 das versões UP-3A, RP-3A, RP-3D e EP-3B.

TP-3A - Devido à falta de P-3C durante 1984 para actividades operacionais, foram colocados em condições de voo

alguns P-3A designados TP-3A que os substituíram no treino de tripulações, libertando os C para o serviço operacional.

UP-3A - Designaçao dada a lguns P-3A despojados dos sistemas de armas e ASW e convertidos para transporte de passageiros entre as unidades da marinha Americana.

VP-3A - Conversão em 1975 de três WP-3A já retirados, mais tarde juntaram-se mais dois P-3A, para o transporte de individualidades VIP e ou altas patentes. As aeronaves foram equipadas com assentos confortáveis, sistemas de televisão e de música, bem como acomodações para dormidas durante o voo.

WP-3A - Versão de reconhecimento meteorológico derivada da versão P-3A, quatro exemplares foram convertidos e entregues durante 1970 à marinha Americana, substituindo os anteriores WC-121Nnota 2

P-3B - Segunda versão de produção, 125 unidades construídas, equipada com motores mais potentes e sem necessidade de injecção de água etilizada, os exemplares da marinha Americana estavam capacitados para transporte e disparo do míssil AGM-12 Bullpup.

EP-3B - Também conhecidos como Batrack, são dois P-3A modificados para a função de detecção de sinais de radar nas costas marítimas da ex União Soviética e comunicações de navios da mesma nacionalidade navegando em aguas internacionais.

NP-3B - Pouco se sabe sobre esta variante, apenas que uma aeronave (#152739) operou sob esta designação, às ordens de uma unidade "secreta" NAWC-23.

P-3C - Terceira versão de produção produzida com avanços significativos ao nível da recolha e disponibilização de dados da situação táctica, centralizados na introdução de um computador digital central, aumentando a eficácia da tripulação na resposta a situações de emergência. Primeiro voo a 18 de Setembro de 1968, construídos 267 aviões.

P-3C da US Navy, aproximando-se da sua base no Hawaii.

P-3C Update I/II/II½/III - Programas de melhorias sucessivas nas aeronaves da US Navy, mantendo os equipamentos operacionais sempre actuais e compatíveis com as ameaças.

P-3C Update IV - Proposta da Boeing para actualização de todos os P-3C da US Navy, nunca realizada

P-3C CUP - Actualização CUP (Capability Upkeep Program) de dez P-3C Holandeses, mesmo antes de serem vendidos a Portugal e a Alemanha.12

EP-3C - Designação errada referida por algumas fontes, referindo-se a cinco EP-3 de produção Kawasaki Heavy Industries que possuem semelhança exterior com os EP-3E da US Navy.

NP-3C - Versão desenvolvida pela Kawasaki Heavy Industries destinada a fazer calibração de radares. Nunca construída.

UP-3C - Variante desenvolvida pela Kawasaki Heavy Industries para treino e apoio da versão EP-3, executa também calibração de radares, após o cancelamento da versão NP-3C. Primeiro voo em 1995.

RP-3A - Conversão de dois P-3A destinados a projectos de longa duração na pesquisa oceanográfica.

RP-3D - Reconfiguração ainda na fase de fabrico de um P-3C, especialmente para a missão de mapeamento magnético do planeta, com a duração estimada de cinco anos, foi dispensada toda a componente ASW, o porão de armamento foi substituído por um tanque adicional de combustível com a capacidade 4 500 litros e todos os sistemas principais requeridos para a missão foram duplicados adicionado ainda um sistema de navegação por satélite.9
Após esta missão o protótipo do P-3C foi convertido para esta configuração, substituindo o original, posteriormente foram acrescentados mais dois P-3B convertidos, substituindo os RP-3A nas missões de pesquisa magnética e acústica oceanográfica no âmbito do esquadrão de desenvolvimento oceanográfico VXN-8.14

EP-3E Aries / Aries II - Versões de vigilância electrónica EP-3E Aries baseado nos P-3A/B em operação desde 1970, em 1990 são substituídos por células P-3C.

P-3F - Versão destinada ao Irã.

P-3G - Versão mais curta equipada com a actualização Update IV e novos motores. Cancelada.

P-3K - Designação dada aos P-3B da Nova Zelândia depois de actualizados.

P-3N - Designação dada a dois P-3B Noruegueses depois de despojados dos sistemas de armas e convertidos para transporte de passageiros (30), patrulha de águas costeiras e treino de tripulações.

P-3P - Seis unidades P-3B para a Força Aérea Portuguesa, ex Força Aérea Australiana que retornaram à Lockheed como parte do pagamento de novas aeronaves de substituição P-3C. Conversões efectuadas uma pela Lockheed, as restantes cinco efectuadas localmente pelas OGMA, para um padrão muito próximo ao P-3C Update II½, mas com especificidades únicas.

P-3W - Designação não oficial para os P‑3C‑II½ da Real Força Aérea Australiana, quando em manutenção.

P-3AEW&C - Desenvolvimento de um Sistema Aéreo de Alerta e Controle, destinado a clientes sem poder de compra para adquirir o sofisticado e caro E-3 Sentry. Utilizado apenas pelo serviço de fronteiras dos Estados Unidos.

CP-140 Aurora - Versão Canadiana do P-3C, mas equipado com os sistemas do S-3 Viking.

CP-140A Arcturus - Três P-3C encomendados à Lockheed em 1989mas montados no Canada, destinados a missões de treino, vigilância das actividades pesqueiras e patrulha da área polar. Equipados apenas com radar de busca e sistema de comunicações.

P‑7A - Designação temporária para o que foi apontado como substituto do P-3 equipado com o pacote de actualização da Boeing UPDATE IV e maior autonomia. Também designado LRAACA, cancelado

Imagem

Especificações:

As dimensões externas mantiveram-se constante desde o P-3A até ao CP-140, enquanto que os pesos e performance tiveram pequenas variações. Os dados são referentes à variante P-3C.25 26
Propulsor de um EP-3E.

Dimensões

Envergadura - 30.37 m
Comprimento total - 35.61 m
Altura total - 10.27 m
Diâmetro da fuselagem - 3.45 m
Diâmetro da hélice - 4.11 m
Área Alar - 120.77 m2

Pesos e Cargas

Peso em vazio - 27,890 kg
Peso máximo de combustível - 28,350 kg
Carga máxima dispensável (armas, sonobóias) - 9,071 kg
Peso máximo à descolagem - 61,235 kg
Peso máximo à aterragem - 47,119 kg

Performance

Velocidade máxima a 4,500m com 47,625Kg - 761Km/h
Veloc. de cruzeiro económica a 7,620 m com 48,895 kg - 607Km/h
Velocidade de patrulha a 457 m com 49,895 kg - 381 km/h
tecto de serviço - 8,625 m
Taxa máxima de subida a 500m - 594 m/minuto
Corrida de descolagem c/ obstáculo de 15m - 1,673 m
Distância de aterragem a 15 m de altura - 1,673 m
Raio operacional - 3,835 km

Perspectiva da introdução de uma sonobóia submarina num dos casulos de ejecção.

Raio operacional c/ 3 horas sobre zona alvo - 2,494 km
Resistência máxima a 4,500m com 2 motores - 17 h 12 min
Resistência máxima a 4,500m com 4 motores - 12 h 20 min

Motores:

Todas as versões excepto P-3A

4x Turbo propulsores Allison T56-A-14 com 4,910 Cv de potência cada

Armamento:

Até 9 toneladas de cargas internas e externas podem ser combinadas com as seguintes opções:

Compartimento interno

8x Torpedos Mk 46/50
8x Cargas de profundidade MK 54
3x Minas de 450Kg MK 36/52
3x Cargas de profundidade MK 57
2x Cargas de profundidade MK 101
1x Minas de 900Kg MK 25/39/55/56

Suportes externos da secção central (2+2)

2x AGM-84 Harpoon
2x AGM-65 Maverick
2x Torpedos Mk 46/50
2x Minas de 900Kg MK 25/39/55/56

Suportes exteriores (3+3)

2x Torpedos Mk 46 ou Minas de 900Kg MK 25/39/55/56
2x Torpedos Mk 46 ou Minas de 900Kg MK 25/39/55/56 ou foguetes
2x Torpedos Mk 46 ou Minas de 900Kg MK 25/39/55/56 ou foguetes

Imagem
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: P-3A Orion - Revell - 1/144

Mensagem por zelaorainmaker »

O Kit:

Imagem

Esse foi o segundo kit que montei quando tinha 8 anos (já faz bastante tempo!!!!kkkkkk) e era, se não me engano da Kikoler e foi minha primeira experiência com tintas, que também eram da Kikoler. É claro que não ficou "aquela coisa" e lembro que uma vez havia voltado da escola e o encontrei com as rodas para cima e com as hélices quebradas!!!! :raiva: !!!!! A minha mãe estava fazendo faxina e "abateu" meu Orion!!!!!
Consegui encontrar esse mesmo kit no Ebay.

Imagem

O manual é bem simples:

Imagem

Imagem

E no manual diz que é 1/144, mas olhem ele perto de um Electra da Minicraft que é 1/144:

Imagem

Vou usar o manual deste da Hasegawa 1/72 com referência:

Imagem

Imagem

Banho com detergente:

Imagem

Abraço!!!
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-3A Orion - Revell - 1/144

Mensagem por Nerum »

Eduardo ...

Bela apresentação ... :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Esse avião eu acho lindo, até hoje estou atrás de um kit dele ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Acompanhando por aqui com muito interesse ... :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: P-3A Orion - Revell - 1/144

Mensagem por zelaorainmaker »

Obrigado Nerum!!!

Hoje comecei o kit, peso no nariz:

Imagem

E fechei a fuselagem:

Imagem

As asas encaixam tão bem a fuselagem, e eu até estou pensando em pinta las separadas mesmos!!!!

Imagem

Logo começa a fase da massa e lixa!!!!

Abraço
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-3A Orion - Revell - 1/144

Mensagem por Nerum »

Opa o pássaro tomando forma ... :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
mmbetto
Membro
Mensagens: 341
Registrado em: 08 Ago 2013, 19:58
Nome: MB
Localização: Brasil
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-3A Orion - Revell - 1/144

Mensagem por mmbetto »

Belo modelo!!!

Vou acompanhar

Abçs
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: P-3A Orion - Revell - 1/144

Mensagem por zelaorainmaker »

Obrigado Nerum e mmbeto!!
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: P-3A Orion - Revell - 1/144

Mensagem por zelaorainmaker »

Apliquei massa:

Imagem

e pintei as hélices e trem de pouso com primer preto da aerotech:

Imagem

Agora vai começar a fase da lixa!!!!

Abraço!!!!
Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-3A Orion - Revell - 1/144

Mensagem por Nerum »

Realmente tem um design muito bonito esse avião ... :D

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6387
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: P-3A Orion - Revell - 1/144

Mensagem por zelaorainmaker »

Voltando a mexer no Orion, fiz os suportes para antena de HF:

Imagem

pintei as hélices de steel gray da Humbrol:

Imagem

E apliquei primer no bicho:

Imagem

mas já vi que o trabalho de lixa ainda não acabou!!!!!

Abraço!!!
Responder

Voltar para “GT 12 - Navy”