HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  Grumman TBF/TBM 3 Avenger USS Bunker Hill - Academy - 1/48

Moderadores: Andre L B Ferro, Moderadores GT

Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Grumman TBF/TBM 3 Avenger USS Bunker Hill - Academy - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Imagem

Vou montar mais um kit neste fantástico GT, dedicado a aeronaves que operaram ou operam em Marinhas de todo o mundo. Para um GT fantástico, um kit não menos fantástico: O Grumman TBF 3 Avenger (ou TBM, para as aeronaves produzidas pela General Motors) da Academy, na escala 1/48. O molde, na verdade, é o da excelente Accurate Miniatures.

O avião

Imagem
Um TBF/TBM 3 Avenger do USS Bunker Hill em voo.

O Grumman TBF Avenger, ou TBM para as aeronaves produzidas pela General Motors, foi um avião-torpedeiro construído para a Marinha dos Estados Unidos e para os Marines, que participou da II Guerra Mundial entrando em ação em junho de 1942 na Batalha de Midway, durante a Guerra do Pacífico.
O TDB Douglas Devastator, construído em 1935 e até então principal torpedeiro da marinha norte-americana, havia se tornado obsoleto mesmo antes dos Estados Unidos entrarem na guerra. O governo contratou a empresa Grumman para desenvolver um avião mais moderno e o mesmo foi apresentado em sua fábrica na tarde de 7 de dezembro de 1941, ironicamente, o dia em que os EUA sofreram o ataque a Pearl Harbor. Com a difusão da notícia, a fábrica foi selada para se proteger de algum ataque inimigo e seus operários trabalharam em regime de urgência, fazendo com que seis meses depois, em junho de 1942, cem destes aviões fossem enviados para o Pacífico.

Imagem

Seis deles participaram da defesa das Ilhas Midway e do ataque à esquadra japonesa mas devido a ainda pouca experiência dos pilotos com o avião, cinco deles foram destruídos na batalha.
Pelo resto da guerra entretanto, o Avenger participaria com sucesso de diversas batalhas aeronavais, como Guadalcanal e Ilhas Salomão (onde afundaram um porta-aviões japonês).

Imagem

O Avenger teve duas versões mais modernas, TBF1-C e TBM3 (o de maior produção, com cerca de 4.200 aeronaves), e além de sua função principal de torpedeiro de belonaves de batalha de superfície também se tornou um grande “matador” de submarinos inimigos, tanto no Pacífico quanto no Atlântico, afundando trinta deles, mas aos poucos sua produção foi diminuindo, em detrimento do mais moderno F6F Hellcat, o caça que se tornaria o maior rival dos Zeros japoneses na Guerra do Pacífico.

Imagem
O cockpit do piloto de um Avenger

Imagem
O ex-Presidente George H. Bush num TBF Avenger da Marinha em 1944.

O torpedeiro também tem sua história ligada a personalidades famosas. O ex-Presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush foi um piloto de Avenger durante a guerra e em junho de 1943 era o mais novo aviador naval no conflito. Em setembro de 1944 ele foi abatido num destes aviões sobre a ilha japonesa de Chichi Jima; seus dois companheiros de tripulação morreram no episódio, mas Bush conseguiu lançar suas bombas e atingir o alvo antes de ser abatido, o que lhe valeu mais tarde a condecoração Distinguished Flying Cross da Marinha dos Estados Unidos.

Imagem

Outra personalidade que combateu na guerra num TBF Avenger foi o ator Paul Newman, que atuou como artilheiro de cauda num destes aviões. Newman esperava ser aceito como piloto, mas recusado por causa de daltonismo, lutou como metralhador; como aviador naval do porta-aviões USS Hollandia, ele se enconrava a setecentos quilômetros do Japão quando Hiroshima sofreu o bombardeio atômico que encerrou a Guerra no Pacífico.

Imagem
Paul Newman, quando serviu à US Navy como metralhador de um Avenger.

Após a II Guerra, o Avenger continuou a ser usado por vários anos pelas forças aéreas do Canadá e da Nova Zelândia, como apoio a alguns corpos de bombeiros nos Estados Unidos e para vôos particulares na mão de colecionadores de guerra.
Foi um esquadrão destes aviões, o Vôo 19, que desapareceu misteriosamente num vôo de patrulha sobre o Mar do Caribe em dezembro de 1945, dando início as lendas sobre o Triângulo das Bermudas.

No Brasil

Imagem

A Aviação Naval Brasileira operou três aeronaves TBM. Os aviões foram doados pela USN, vindo a bordo do porta-aviões Minas Gerais quando este foi adquirido em 1956 da Marinha Real Britânica. Devido as desavenças com a Força Aérea Brasileira sobre qual força deveria operar os aviões a partir do porta-aviões, estes ficaram baseados em terra. Com a proibição da Marinha de operar aeronaves de asa fixa, os Avenger foram sucateados em 1965.

Imagem

O navio

Imagem
O USS Bunker Hill (CV 17)

O USS Bunker Hill (CV-17) foi um porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos da América, pertencente a Classe Essex.
Batimento da quilha: 15 de setembro de 1941. Lançado ao mar: 7 de dezembro de 1942. Comissionamento 24 de maio de 1943. Descomissionado: 9 de janeiro de 1947 (desmontado em 1973). Estaleiro construtor: "Bethlehem Steel Co.", Quincy, Massachusetts. Sistema de propulsão: 8 caldeiras, acopladas a 4 turbinas a vapor "Westinghouse"; 150.000 shp (cavalos de força). Comprimento: 872 pés (265,8 m). Boca: 93 pés (28,3 m). Calado: 28,7 pés (8,7 m). Deslocamento: 27.100 toneladas. Velocidade: 32,7 nós. Aviões: 81 - 85. Tripulação: 3.448. Armamento : 12 canhões de cinco polegadas "five-inch guns"

Imagem
O USS Bunker Hill, atingido por kamikazes.

O Kit

O kit que montarei para representar uma das aeronaves do USS Bunker Hill, é da Academy, da Coréia do Sul, mas trata-se do mesmo excelente molde da Accurate Miniatures. Parece que este mesmo molde já foi injetado pela italiana Italeri. Alguém confirma? :pensando:

A caixa do kit, com uma bela box art.
Imagem

Você pode ver um review completo deste kit neste tópico: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=71&t=5585

Mais tarde, os primeiros passos desta montagem... Até mais! :tchau:
Editado pela última vez por Hartmann em 04 Jan 2014, 02:04, em um total de 5 vezes.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
MuriloTadeu
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 24 Fev 2013, 14:29
Nome: Murilo Tadeu Ferreira
Localização: Araras - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Grumman TBM3 Avenger USS Bunker Hill - Academy 1/48

Mensagem por MuriloTadeu »

Primeirão da fila :thumbup: !
Ja montei um desses, é excelente.. pena que minha empregada conseguiu destruir ele por inteiro em menos de 1 semana :raiva:
Devagar e sempre
Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Grumman TBM3 Avenger USS Bunker Hill - Academy 1/48

Mensagem por Hartmann »

MuriloTadeu escreveu:Primeirão da fila :thumbup: !
Ja montei um desses, é excelente.. pena que minha empregada conseguiu destruir ele por inteiro em menos de 1 semana :raiva:
Putz, Murilo! Chato isso... :cry:
Ainda bem que, aqui em casa, o meu expositor é área vermelha, zona de exclusão para empregadas domésticas... :mrgreen:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Grumman TBM3 Avenger USS Bunker Hill - Academy 1/48

Mensagem por Galttar »

Eita que as férias está prometendo!

Bora lá mano!

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Grumman TBM3 Avenger USS Bunker Hill - Academy 1/48

Mensagem por Hartmann »

galttar escreveu:Eita que as férias está prometendo!

Bora lá mano!

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Mas num é!? :rir_muito:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
MuriloTadeu
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 24 Fev 2013, 14:29
Nome: Murilo Tadeu Ferreira
Localização: Araras - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Grumman TBM3 Avenger USS Bunker Hill - Academy 1/48

Mensagem por MuriloTadeu »

Hartmann escreveu:
MuriloTadeu escreveu:Primeirão da fila :thumbup: !
Ja montei um desses, é excelente.. pena que minha empregada conseguiu destruir ele por inteiro em menos de 1 semana :raiva:
Putz, Murilo! Chato isso... :cry:
Ainda bem que, aqui em casa, o meu expositor é área vermelha, zona de exclusão para empregadas domésticas... :mrgreen:
Foi assim que eu aprendi a deixar meus modelos e bancada longe da vista da minha empregada domestica :rir_muito: :rir_muito:

Olha esse foto que impressionate, da pra ver como eram as maquinas da marinha americana durante a guerra :rir_muito:

Imagem
Devagar e sempre
Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Grumman TBM3 Avenger USS Bunker Hill - Academy 1/48

Mensagem por Andre L B Ferro »

Maravilha Hart!!! Aqui de olho tb!!!! :thumbup:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Grumman TBM3 Avenger USS Bunker Hill - Academy 1/48

Mensagem por Hartmann »

MuriloTadeu escreveu:
Hartmann escreveu:
MuriloTadeu escreveu:Primeirão da fila :thumbup: !
Ja montei um desses, é excelente.. pena que minha empregada conseguiu destruir ele por inteiro em menos de 1 semana :raiva:
Putz, Murilo! Chato isso... :cry:
Ainda bem que, aqui em casa, o meu expositor é área vermelha, zona de exclusão para empregadas domésticas... :mrgreen:
Foi assim que eu aprendi a deixar meus modelos e bancada longe da vista da minha empregada domestica :rir_muito: :rir_muito:
Eu nunca consigo entender qual parte de "NÃO MEXA AQUI! NÃO TOQUE EM NADA AQUI! NÃO TENTE LIMPAR NADA AQUI!" as empregadas domésticas não conseguem compreender!!! :shock: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Grumman TBM3 Avenger USS Bunker Hill - Academy 1/48

Mensagem por Hartmann »

MuriloTadeu escreveu:
Olha esse foto que impressionate, da pra ver como eram as maquinas da marinha americana durante a guerra :rir_muito:

Imagem
Eu não sei o que é que está com a aparência mais relaxada na foto: o avião ou os mecânicos... :lol:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Grumman TBM3 Avenger USS Bunker Hill - Academy 1/48

Mensagem por Hartmann »

Bom, como sempre, comecei minha montagem do TBF/TBM 3 Avenger pintando os detalhes internos, em Chromate Green, além de peças em outras cores...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Portas do trem de pouso principal pintadas de branco.
Imagem

As pernas do trem de pouso também em branco...
Imagem

Também em branco a parte externa das portas do Bomb Bay...
Imagem

Outras peças, em branco e em Chromate Green.
Imagem

Dry Brush... Depois vou fazer um wash...
Imagem

Imagem

Piso da cabine com detalhes pintados e com dry brush.
Imagem

Bomb Bay.
Imagem

Motor pintado com Gun Metal, com dry brush em Chrome Silver (ainda falta pintar outras cores)...
Imagem

Portas do Bomb Bay e outras peças, j';a com dry brush...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Eu havia pintado os porões dos trens de pouso de Chromate Green, mas depois vi que era para ser em branco mesmo... :roll: Então repintei... :lol:
Imagem

Imagem

Pintei o Spinner em Chrome Silver e as pontas das pás da hélice em Insignia Yellow...
Imagem

Então, mascarei o spinner e as pontas das pás e pintei de Preto Fosco. Aproveitei e pintei os pneus do trem de pouso principal... :thumbup:
Imagem

Máscaras retiradas... :D
Imagem

Como última ação do dia nesta montagem, apliquei Future em tudo no interior do kit, pois amanhã vou fazer um wash...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Então, até mais, pessoal! :tchau:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Responder

Voltar para “GT 12 - Navy”