Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  F-14A Tomcat "VFA-142 Ghostriders 1975" - Academy - 1/72

Moderadores: Andre L B Ferro, Moderadores GT

Avatar do usuário
thiago_tomcather
Super Membro
Mensagens: 1667
Registrado em: 22 Set 2012, 22:58
Nome: Thiago de Oliveira Bernardino
Localização: Marília - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-14A Tomcat Force One GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MIG 27 Flogger-D - Academy 1/72 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sikorsky CH-54 Skycrane - Revell - 1/72 (2012) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 Fishbed - Academy  - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mil-24D - Revell - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: A-6E Intruder - Tamiya - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "VF-111 Sundowners" - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: EA-18G - Italeri - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "VFA-142 Ghostriders 1975" - Academy - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat - Italeri - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F-14A Tomcat "VF-1 Wolfpack" - Academy - 1/72

F-14A Tomcat "VFA-142 Ghostriders 1975" - Academy - 1/72

Mensagem por thiago_tomcather »

Olá pessoal! Começando mais um no meu GT favorito! Minha aeronave favorita! Mas este não vai ser meu, foi encomendado por um amigo meu do Facebook, depois de pronto vou envia-lo para ele.

Vamos falar um pouco sobre o avião, que eu tenho certeza que todos vocês já conhecem bem:

Imagem


O F-14 foi projetado para superar o famoso McDonnell Douglas F-4 Phantom II, um dos melhores caças de todos os tempos, mas que apresentou diversas vulnerabilidades durante a guerra do Vietnam quando caças mais simples e ágeis demonstraram seu valor contra a complexidade e baixa manobrabilidade do Phantom F-4.

Com o novo projeto buscava-se basicamente três objetivos:

manter a supremacia aérea da Marinha americana, ameaçada pelos notáveis avanços da União Soviética. na tecnologia de aeronaves de combate;

defender a frota de ataques múltiplos por aviões equipados com mísseis antinavio de longo alcance;

e efetuar missões de ataque, tanto como caça quanta na condição de plataforma para armas ar-superfície.

Todos esses requisitos foram satisfeitos pelo F-14 Tomcat, aparelho que incorporou vários processos tecnológicos já conquistados, como asas em geometria variável, turbofan com pós-queimadores, radar AWG-9 e míssil AIM-54A. Tudo isto resultou num notável interceptador e num caça com flexibilidade operacional sem similar.

Origens

As origens do projeto do F-14 remontam ao final da década de 1950. Tudo começou com a proposta da McDonnell Douglas de urn "Missileer" (avião porta-mísseis) que defendesse as embarcações americanas contra ataques desfechados por bombardeiros soviéticos de longo alcance. Ao contrario do F-4 Phantom, que voou pela primeira vez em 1958, o F6D Missileer foi projetado como avião de patrulha subsônico, cujos mísseis poderiam destruir as aeronaves inimigas antes que atacassem a força-tarefa ou um comboio. Para garantir sua superioridade sobre um maior numero de aparelhos soviéticos baseados em terra, cada F6D deveria levar seis mísseis Eagle de longo alcance sob as asas e mais dois sob a fuselagem.

O projeto F6D/Eagle sofreu interrupção no final de 1960, mas os princípios básicos do sistema foram usados no Grumman F-111B, que voou em 1965. O F-111B era a versão produzida para a Marinha do modelo de geometria variável do General Dynamics F-111. Este, por sua vez, teve origem na concorrência para o Tactical Fighter Experimental (TFX) aparelho polivalente que deveria preencher tanto os requisitos da Força Aérea dos EUA (USAF) para um interceptador de baixa altitude quanto os da Marinha para um caça de defesa da frota, no lugar do F-4 Phantom. Na verdade a Marinha dos EUA foi forçada pelo Secretário de Defesa, Robert McNamara, a participar do Tactical Fighter Experimental (TFX).

O Grumman F-111B teve de superar muitos problemas ao longo de seu desenvolvimento, sendo o mais sério um continuo aumento do peso. Em outubro de 1967, a Grumman apresentou proposta para um projeto menor e mais leve que o F-111B. Tratava-se de um aparelho completamente novo, que conservava o sistema A WG-9 e mísseis Phoenix, previstos para o F-111B, mas se propunha a oferecer desempenho bem mais elevado. Em julho de 1968, a Marinha americana abriu concorrência para um novo caça, sob a denominação VFX, destinado a substituir o F-111B. No inicio do ano seguinte, a Grumman venceu a concorrência e seu novo projeto tornou-se o F-14A.

O primeiro deles fez seu vôo inaugural na fabrica de Calverton (EVA), em 21 de dezembro de 1970, com o piloto-chefe da companhia, Bob Smyth, e o piloto do projeto F-14, Bill Miller, no assento de trás. Nove dias depois, durante o segundo vôo, a aeronave caiu devido a total perda de controle nos comandos, causada por fadiga no material da tubulação hidráulica. Os tripulantes salvaram­se ejetando os assentos, mas o F-14 ficou destruído. Os tubos de aço foram substituídos por outros de titânio, e o segundo F-14 voou em 24 de maio de 1971.

Mais dois acidentes aconteceriam ao longo de seu desenvolvimento. Em 30 de junho de 1972, Bill Miller morreu; seu avião (o numero 10) caiu no mar enquanto ele treinava para apresentar­se numa exposição. Em 20 de junho de 1973, um F-14 pilotado por pessoal da Marinha incendiou-se ao ir de encontro a um míssil Sparrow desarmado que ele mesmo lançara. Os assentos ejetáveis salvaram os tripulantes. Depois desse acidente, o sistema propulsor dos mísseis passou a ser mais potente.

O F-14A realizou suas primeiras operações de pouso e decolagem de convés no porta-aviões Forrestal, durante o mês de junho de 1972, e as entregas a Marinha começaram em outubro do mesmo ano. As duas primeiras esquadrilhas, VF-1 e VF-2, foram comissionadas para a base de Miramar (Califórnia), em 14 de outubro de 1972, e embarcadas no Enterprise em setembro de 1974.

Em 1981, o F-14A equipou a esquadrilha de teste e avaliação VX-4, em Point Mugu (Califórnia); as esquadrilhas da frota VF-51, 111 e 124, também de Miramar; e VF-32, 41, 84,101 e 142, baseadas em Oceana (Virginia). No inicio dos anos 1980, a Marinha americana pretendia adquirir 521 aparelhos para equipar dezoito esquadrilhas, mesmo estando a produção, em 1981, em torno de trinta aviões por ano.

No projeto básico, o F-14 Tomcat é um biplace em tandem, impulsionado por dois turbofans Pratt & Whithney TF-30-P-414. de 9.480 kg de empuxo, com pos-queimadores, em carenagens montadas na fuselagem. Estas apresentam, na frente, um complexo sistema de tomadas de ar quadradas de geometria variável e, atrás, bocais divergentes/convergentes, também variáveis. A empenagem traz dupla deriva, destinada a compensar qualquer falha súbita de empuxo numa das turbinas quando em velocidade máxima. Trata-se do segundo avião produzido em serie no Ocidente a usar enflechamento variável. Seu projeto de asa baseou-se na chamada "articulação externa", desenvolvida pela NASA para minimizar a variação na estabilidade do aparelho a medida que as partes moveis se fecham. Os dois pivôs encontram-se a 5,48 m de distancia. A geometria variavel oferece vantagens especiais num caça naval como o F-14: sob enflechamento mínimo (20º no bordo de ataque), ele tem bom desempenho de decolagem e aterragem, grande raio de ação subsônico e elevada autonomia para patrulhamento aéreo; sob enflechamento Maximo (68°), adquire admirável desempenho supersônico, com respostas mínimas a lufadas em missões de penetração a alta velocidade e baixa altitude; a posição de superenflechamento (75°) reduz a envergadura, permitindo melhor acomodação nos exíguos hangares dos porta-aviões.

Embora o enflechamento das asas possa ser controlado manualmente, pelo piloto, normalmente é o sistema de controle de vôo FBW (Fly By Wire) que movimenta as asas para garantir a melhor condição de resposta das superfícies de controle de vôo. Esse movimento é normalmente efetuado (a um máximo de 7,5° por segundo) pelo computador, que determina a posição de arrasto mínimo relativa as condições do vôo. Um dos refinamentos tecnológicos do F-14 esta na superfície triangular existente no bordo de ataque, na parte fixa de cada asa. Sua finalidade e compensar o deslocamento do centro aerodinâmico para trás, a velocidades muito altas, estendendo-se ao máximo a Mach 1,5. Esse elemento também pode ser operados manualmente para melhorar a manobrabilidade. O F-14 não é um caça para combates aéreo de curta distancia, pois ele não é tão ágil como os modelos contemporâneos dele como o F-15 e o F-16. Sua estrutura suporta cargas de 7,5 Gs, no máximo e sua taxa de giro instantânea é de 20º/seg a velocidade de mach 0,6. Em velocidades maiores esse desempenho cai muito e ele deve evitar ir para um combate de curta distancia, pois ele estaria em desvantagem. O F-14 não foi projetado para ser um lutador de curto alcance, embora se fosse bem pilotado podia se dar bem. Seu projeto visava destruir os inimigos além do alcance visual com mísseis de longo e médio alcance.

Antes mesmo de projetar o F-14, a Grumman já era considerada uma das principais empresas especializadas no campo da geometria variavel. Entre 1952 e 1953, ela testou seu caça experimental XF10F-1 Jaguar, desenvolvendo depois O F-111B, que fracassou. Assim, quando iniciou o novo avião, pode aplicar uma tecnologia muito mais avançada na parte central da asa (que comporta articulações), substituindo a estrutura de aço rebitado de F-111 por uma unidade muito mais leve, de titânio soldado por feixes de elétrons.

Mas o que fez do F-14 um aparelho impar foi o seu equipamento eletrônico. Seu radar Hughes AN/AWG-9, originalmente desenvolvido para o F-111B, capaz de detectar alvos do tamanho de bombas a distâncias além dos 160 km (100 milhas), conseguindo perseguir 24 alvos e atacar 6 em simultâneo, podia atuar nas configurações de pulso e pulso-Doppler, numa operação de detecção-varredura de múltiplos alvos simultaneamente, enquanto um computador planejava ataques a seis alvos contidos nesses campos. O radar detectava bombardeiros a 315 km, caça a 215 km, e pequenos mísseis teleguiados de cruzeiro (cruise) a mais de 120 km; e era completado por um detector infravermelho de alvos. Em meados dos anos 1980, a Marinha financiou um aparelho de televisão da Northrop para dar ao F-14 capacidade de identificação visual a longa distancia.


Armamento:

FICHA TÉCNICA (F-14D) Velocidade de cruzeiro: mach 0,8 (981 km/h). Velocidade máxima: mach 2,3 (2484 km/h). Razão de subida: 13740m/min. Potência: 0,96. Fator de carga: 6,5 Gs. Taxa de giro: 20º/s (Instantâneo). Razão de rolamento: 180 º/s (com as asas abertas) (estimado). Raio de ação/ alcance: 1200 km/ 2400km. Alcance do radar: Hughes AN/ APG-71 com 189 km (RCS 5m2) Empuxo: 2X General Electric F-110 GE-400 12150 kgf. DIMENSÕES Comprimento: 19,10 m Envergadura: 19,54 m Altura: 4,88 m Peso: 18950 Kg (vazio) ARMAMENTO Ar Ar: AIM 9L/M Sidewinder, AIM 7F/M Sparrow, Míssil AIM-54 Phenix Ar Terra: GBU-31/32 JDAM, Bombas guiadas a laser GBU-10,12, 16 e 24 Paveway. Bombas de queda livre MK-82, 83 e 84 e bomba de fragmentação MK-20 Rockeye. Interno: Canhão M61A2 Vulcan 20mm. Com 676 munições.
Editado pela última vez por Lessa em 20 Dez 2013, 15:03, em um total de 1 vez.
Razão: Título ajustado.
Semper Fi.
Avatar do usuário
thiago_tomcather
Super Membro
Mensagens: 1667
Registrado em: 22 Set 2012, 22:58
Nome: Thiago de Oliveira Bernardino
Localização: Marília - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-14A Tomcat Force One GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MIG 27 Flogger-D - Academy 1/72 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sikorsky CH-54 Skycrane - Revell - 1/72 (2012) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 Fishbed - Academy  - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mil-24D - Revell - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: A-6E Intruder - Tamiya - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "VF-111 Sundowners" - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: EA-18G - Italeri - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "VFA-142 Ghostriders 1975" - Academy - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat - Italeri - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F-14A Tomcat "VF-1 Wolfpack" - Academy - 1/72

Re: Academy F-14A Tomcat 1/72 "VFA-142 Ghostriders 1975"

Mensagem por thiago_tomcather »

Já fiz um review, está lá na devida seção, mas vou postar aqui também! Amanhã irei postas as fotos da versão que irei montar!

Vamos ao kit:

Cheguei no condomínio e a primeira coisa a fazer foi entrar na portaria "Tem Sedex???? " :mrgreen: É incrível como fico ansioso quando compro alguma coisa que vai chegar via correio... :rir_muito:

Sim, tinha Sedex! :aeee:

Imagem

Imagem

Caixa muito bonita:

Imagem

Imagem

Imagem

Como sugeriu o MVLéo, eu fiz o review assim que abri a caixa :thumbup:

Imagem

Dentro encontrei duas bags, com duas árvores em cada, totalizando 4 árvores de sprue cinza e uma árvore pequena de acrílico:

Imagem

Imagem

Decal: O kit só fornece uma opção, que é a do VF-51. Como não vou utilizar, fica guardada para uma próxima ocasião. Veio bem protegida, mas uma folhinha de seda não faria mal a ninguem :roll:

Imagem

Imagem

O manual: Simples porém muito prático

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora vamos ver melhor as bags:

Imagem

Detalhe para o baixo relevo:

Imagem

Imagem

Um diferencial é as rodas já virem prontas, eu achei bacana porque não deixa aquelas ranhuras na junção delas, que exigem muita lixa ou até mesmo putty! :thumbup: :thumbup: O único inconveniente é que elas vieram com marcas de injeção na parte que fica menos exposta, então vai uma gotinha de putty! :thumbdown:

Imagem

Acrílico:

Imagem

Restante das árvores:

Imagem

Imagem

Imagem
Semper Fi.
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Academy F-14A Tomcat 1/72 "VFA-142 Ghostriders 1975"

Mensagem por Andre L B Ferro »

KITAÇO!!!!! Igualzinho ao meu que vou fazer a versão Agressor! :thumbup:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
andersonpaxeco
Super Membro
Mensagens: 1837
Registrado em: 26 Dez 2012, 14:59
Nome: Anderson Pacheco
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Academy F-14A Tomcat 1/72 "VFA-142 Ghostriders 1975"

Mensagem por andersonpaxeco »

Show heim.....o kit parece muito bom!!!

:thumbup:
Bandit's!!! 12 O'Clock High!!!
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Academy F-14A Tomcat 1/72 "VFA-142 Ghostriders 1975"

Mensagem por Lessa »

Legal cara!! Vou acompanhar!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
Yamamoto
Super Membro
Mensagens: 3927
Registrado em: 03 Jun 2013, 10:17
Nome: Lucas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Academy F-14A Tomcat 1/72 "VFA-142 Ghostriders 1975"

Mensagem por Yamamoto »

Maneiro! Acompanhando! :thumbup:
Avatar do usuário
jose luiz
Super Membro
Mensagens: 2326
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:19
Nome: José Luiz Donizete Pavezzi
Localização: Potirendaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Academy F-14A Tomcat 1/72 "VFA-142 Ghostriders 1975"

Mensagem por jose luiz »

acompanhando aqui.
manda bala thiago
Imagem
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Academy F-14A Tomcat 1/72 "VFA-142 Ghostriders 1975"

Mensagem por Ironfox »

Boa Thiago, faz jus ao seu nick = Tomcather :thumbup:
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Academy F-14A Tomcat 1/72 "VFA-142 Ghostriders 1975"

Mensagem por Andre L B Ferro »

Thiagão: Isto não e´um 'pito' (esporro):
Só uma observação/pedido:
ANTES de abrir o tópico da montagem, dá um toque pra gente lá no INSCRIÇÕES, para eu não ficar perdido ok??

Obrigado e boa montagem! :thumbup: :thumbup:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: Academy F-14A Tomcat 1/72 "VFA-142 Ghostriders 1975"

Mensagem por Kyosanin »

Opa.. lá vem ele!
Imagem
:agitado: :agitado: :agitado:
Responder

Voltar para “GT 12 - Navy”