Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Na Caixa]  [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Moderadores: mvleonardo, Moderadores GT

Avatar do usuário
Diego Natanael
Super Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 10 Mai 2015, 11:54
Nome: Diego Natanael R
Localização: Cláudio-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Mensagem por Diego Natanael »

Tá ficando show ! pintura de mão livre acaba sendo melhor que mascarada quando o modelo é grande e não precisa de linhas retas.... assim acho eu.

Sigo!
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Mensagem por anghinoni »

eu acho que nenhuma camuflagem devia ser feita com mascaras, fica batido a divisao de cores e isso nao existe, a nao ser alguns avioes alemaes.
tem que ser a mao livre e é muito mais facil que mascarar, depois que fazer um e perder o medo nunca mais vai querer mascarar :-)
o segredo é tracar as linhas com um aerografo fino e baixa pressao para o overspray ficar de acordo com a escala, e saber inclinar o aerografo para o over cair pra dentro da area de preenchimento. um jeito de facilitar para quem nao tem coragem da mao livre é usar mascara flutuante.
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Mensagem por LongTor1 »

Diego Natanael escreveu:Tá ficando show ! pintura de mão livre acaba sendo melhor que mascarada quando o modelo é grande e não precisa de linhas retas.... assim acho eu.

Sigo!
Bom dia Meu amigo.

Obrigado pela presença.

O uso de aerógrafo a mão livre de fato da uma realidade a pintura de forma que deixa o resultado final com um acabamento impecável, as linhas retas em sua maioria deve se usar mascara, ate por que o resultado é dificultado pelo fato de ser a mão livre, pra mim pelo menos que tremo um bucado.

Mas, ainda vou tentar fazer essa questão de linha reta dar certo sem mascara.
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Mensagem por LongTor1 »

anghinoni escreveu:eu acho que nenhuma camuflagem devia ser feita com mascaras, fica batido a divisao de cores e isso nao existe, a nao ser alguns avioes alemaes.
tem que ser a mao livre e é muito mais facil que mascarar, depois que fazer um e perder o medo nunca mais vai querer mascarar :-)
o segredo é tracar as linhas com um aerografo fino e baixa pressao para o overspray ficar de acordo com a escala, e saber inclinar o aerografo para o over cair pra dentro da area de preenchimento. um jeito de facilitar para quem nao tem coragem da mao livre é usar mascara flutuante.
Bom dia Anghinoni


Resumindo, você disse tudo, desde a questão do medo que deve se perder, ate o próprio angulo do aerógrafo para que os jatos sejam dirigidos a aéreas da cor em si.

Eu particularmente não faço a linha divisória antes, mas o resultado seria o mesmo, a primeira das cores é mais fácil de aplicar, pois ela determina a divisão natural entre as demais linhas, o problema esta em aplicar a mão livre em kits grandes, pois tem que tudo ser aplicado em 2x, a primeira demão em 2x a segunda em 2x e por ai vai, pois é fácil o cara tentar aplicar a primeira demão de uma so vez, e sem querer segurar em tinta fresca.

Sobre a mascara aérea, eu uso, com uma das mãos o aerógrafo, com a outra uso uma regua, no meio do caminho entre o aerógrafo e o kit, isso em áreas onde as cores se encontram ou existe mais de 2 cores próximas uma das outras, afim de direcionar o spray no local devido.

Mas não somente com régua, uso varias ferramentas para isso.
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Mensagem por anghinoni »

LongTor1 escreveu:
Diego Natanael escreveu:Tá ficando show ! pintura de mão livre acaba sendo melhor que mascarada quando o modelo é grande e não precisa de linhas retas.... assim acho eu.

Sigo!
Bom dia Meu amigo.

Obrigado pela presença.

O uso de aerógrafo a mão livre de fato da uma realidade a pintura de forma que deixa o resultado final com um acabamento impecável, as linhas retas em sua maioria deve se usar mascara, ate por que o resultado é dificultado pelo fato de ser a mão livre, pra mim pelo menos que tremo um bucado.

Mas, ainda vou tentar fazer essa questão de linha reta dar certo sem mascara.
todo mundo treme, enquanto o coracao tiver batendo nao tem como fugir :-)
o que uns tem é o treinamento e a pratica, só isso.

o primeiro exercicio de aerografia é justamente traçar linha reta com inicio e fim determinado para dominar bem o traço e o acionamento do gatilho

Olhe nas linhas horizontais a esquerda da imagem abaixo.
Tem que tracar com uma regua as duas linhas verticais de limite e ai aerografar as linhas horizontais dentro do limite. a linha nao precisa estar 100% reta mas nao pode estourar no inicio e fim, nao pode variar a espessura, nao pode ter falhas e tem que iniciar e acabar exatamente nas linhas tracadas com a regua. Se voce praticar isso todo dia uma hora, em pouco tempo conseguira tracar as linhas que é uma beleza

Imagem
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Mensagem por LongTor1 »

anghinoni escreveu:
LongTor1 escreveu:
Diego Natanael escreveu:Tá ficando show ! pintura de mão livre acaba sendo melhor que mascarada quando o modelo é grande e não precisa de linhas retas.... assim acho eu.

Sigo!
Bom dia Meu amigo.

Obrigado pela presença.

O uso de aerógrafo a mão livre de fato da uma realidade a pintura de forma que deixa o resultado final com um acabamento impecável, as linhas retas em sua maioria deve se usar mascara, ate por que o resultado é dificultado pelo fato de ser a mão livre, pra mim pelo menos que tremo um bucado.

Mas, ainda vou tentar fazer essa questão de linha reta dar certo sem mascara.
todo mundo treme, enquanto o coracao tiver batendo nao tem como fugir :-)
o que uns tem é o treinamento e a pratica, só isso.

o primeiro exercicio de aerografia é justamente traçar linha reta com inicio e fim determinado para dominar bem o traço e o acionamento do gatilho

Olhe nas linhas horizontais a esquerda da imagem abaixo.
Tem que tracar com uma regua as duas linhas verticais de limite e ai aerografar as linhas horizontais dentro do limite. a linha nao precisa estar 100% reta mas nao pode estourar no inicio e fim, nao pode variar a espessura, nao pode ter falhas e tem que iniciar e acabar exatamente nas linhas tracadas com a regua. Se voce praticar isso todo dia uma hora, em pouco tempo conseguira tracar as linhas que é uma beleza
:shock: :o

Caracas guerreiros.

Era isso que eu tava precisando, na verdade eu pratico algo assim, mas nem de perto cheguei a ter algo do tipo.

Aprendi a usar o aerógrafo sozinho mesmo, mas agora que tem essa imagem de material, pode ter certezas, vou praticar mesmo.

Ja baixei a imagem com sua permissão, vou usa-la para criar meu material de treino, e praticar, por que a verdade é que destreza com aerógrafo e tudo, e se tiver mais algo a compartilhar quanto ao uso do aerógrafo por favor, não hesite.

Se observar, eu faço meu pré-Shading a pincel, justamente pelo fato de não manter linhas retas com o aerógrafo, porem com essa técnica já evoluída, quem sabe não passo a fazer com o mesmo o pré-Shading
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Mensagem por anghinoni »

que isso, baixei a imagem da internet por preguica de pegar as fotos dos meus exercicios aqui.
e lembre que é ar - tinta - ar
nunca se interrompe o ar junto com a tinta, aperta o gatilho (ar) e puxa pra tras (tinta) ai volta o gatilho pra frente sem deixar de pressionar ele, para fechar a tinta sem fechar o ar.

nessa imagem fica mais claro... aciona o ar na linha start/stop, mexe o aerografo so com ar ate chegar na linha paint...ai aciona a tinta... no fim solta a tinta na outra linha paint e deixa so o ar e vai ate o start/stop, ai la sim solta o ar.

Na pratica quando vai fazer esse exercicio é mais facil sempre deixar o ar acionado.

Imagem
Editado pela última vez por anghinoni em 07 Nov 2016, 09:50, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Mensagem por LongTor1 »

anghinoni escreveu:que isso, baixei a imagem da internet por preguica de pegar as fotos dos meus exercicios aqui.
e lembre que é ar - tinta - ar
nunca se interrompe o ar junto com a tinta, aperta o gatinho (ar) e puxa pra tras (tinta) ai volta o gatilho pra frente sem deixar de pressionar ele, para fechar a tinta sem fechar o ar.

nessa imagem fica mais claro... aciona o ar na linha start/stop, mexe o aerografo so com ar ate chegar na linha paint...ai aciona a tinta... no fim solta a tinta na outra linha paint e deixa so o ar e vai ate o start/stop, ai la sim solta o ar.

Na pratica quando vai fazer esse exercicio é mais facil sempre deixar o ar acionado.

Imagem
Isso sim é dicas necessárias.

Sobre o apertar e soltar depois essa ja sabia, interromper o jato mas não o ar.

Aprendi a duras penas kkkkkkkkk
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Mensagem por anghinoni »

LongTor1 escreveu:
anghinoni escreveu:que isso, baixei a imagem da internet por preguica de pegar as fotos dos meus exercicios aqui.
e lembre que é ar - tinta - ar
nunca se interrompe o ar junto com a tinta, aperta o gatinho (ar) e puxa pra tras (tinta) ai volta o gatilho pra frente sem deixar de pressionar ele, para fechar a tinta sem fechar o ar.

nessa imagem fica mais claro... aciona o ar na linha start/stop, mexe o aerografo so com ar ate chegar na linha paint...ai aciona a tinta... no fim solta a tinta na outra linha paint e deixa so o ar e vai ate o start/stop, ai la sim solta o ar.

Na pratica quando vai fazer esse exercicio é mais facil sempre deixar o ar acionado.

Imagem
Isso sim é dicas necessárias.

Sobre o apertar e soltar depois essa ja sabia, interromper o jato mas não o ar.

Aprendi a duras penas kkkkkkkkk
se interromper o ar sem interromper a tinta, a proxima vez que vc acionar ele ira cuspir tinta e estragar seu trabalho :rir_muito:
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [GT 11] Tu-16K - 10 BADGER C Trumpeter 1/72

Mensagem por LongTor1 »

anghinoni escreveu:
LongTor1 escreveu:
anghinoni escreveu:que isso, baixei a imagem da internet por preguica de pegar as fotos dos meus exercicios aqui.
e lembre que é ar - tinta - ar
nunca se interrompe o ar junto com a tinta, aperta o gatinho (ar) e puxa pra tras (tinta) ai volta o gatilho pra frente sem deixar de pressionar ele, para fechar a tinta sem fechar o ar.

nessa imagem fica mais claro... aciona o ar na linha start/stop, mexe o aerografo so com ar ate chegar na linha paint...ai aciona a tinta... no fim solta a tinta na outra linha paint e deixa so o ar e vai ate o start/stop, ai la sim solta o ar.

Na pratica quando vai fazer esse exercicio é mais facil sempre deixar o ar acionado.

Imagem
Isso sim é dicas necessárias.

Sobre o apertar e soltar depois essa ja sabia, interromper o jato mas não o ar.

Aprendi a duras penas kkkkkkkkk
se interromper o ar sem interromper a tinta, a proxima vez que vc acionar ele ira cuspir tinta e estragar seu trabalho :rir_muito:
Isso e fato...

Eu costumo deixar comigo sempre um lenço de papel, entre um jato e outro, ou entre uma sequencia e outra, eu limpo o bico com o papel, mesmo já tendo limpado, eu acabei que em varias vezes, por acumulo de tinta na biqueira, ou sei la o que, ter os indesejáveis espirros estragando o trabalho.

Hoje ja com certa experiencia, os pormenores já passam mais tranquilos, meu problema agora e de fato a destreza quanto a quantia de fluxo a ser jateado, e a pratica em linhas sem os tremeliques kkkkkkkk
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
Responder

Voltar para “GT 11 - Maquinas Voadoras Russas”