Master-Model

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48

Moderadores: mvleonardo, Moderadores GT

Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5260
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 70 vezes

Re: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48

Mensagem por Rafael Guerra »

Que susto, hein Newton?
Ainda bem que você tirou de letra


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael Guerra
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48

Mensagem por LRFOGA »

Sempre acho que o peso sugerido nos manuais de montagem está abaixo do necessário para a aeronave não empinar. Já fui vítima disso em várias oportunidades, mesmo tendo comprado uma balança de precisão para pesar o chumbo e deixá-lo na quantidade recomendada pelo fabricante, mas acabava não dando certo. Quando montei o OV-10A Bronco, por exemplo, mesmo tendo seguido as orientações do fabricante o modelo empinava por causa da cauda, que era extremamente pesada. Nem adicionando mais peso do que o recomendado no nariz da fuselagem deu certo. Eu tive de adicionar peso extra em cada um dos motores sob a asa para evitar que o modelo empinasse. Não foi nada fácil estabilizar o modelo e o trem de pouso permanece ok.

O resultado mais prático é exagerar no peso dentro da fuselagem mesmo e não se preocupar porque o trem de pouso resiste sem problemas. Eu costumo usar a balança para pesar o que o fabricante recomenda para se ter idéia do volume de peso que ficará dentro da fuselagem e, a partir daí, ir adicionando mais peso. Nunca tive problemas com o trem de pouso dianteiro :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
newtoncw
Membro
Mensagens: 621
Registrado em: 11 Out 2012, 19:28
Nome: Newton Carlos Will
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-25A "Frogfoot" - Revell - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5E 1º/14º GAv - AFV Club - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Sukhoi Su-35 - Kitech - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: MiG-31 Foxhound - Lindberg - 1/48
 

Re: Sukhoi Su-7BKL

Mensagem por newtoncw »

Rafael Guerra escreveu:Que susto, hein Newton?
Ainda bem que você tirou de letra


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
O susto quase foi suprimido pelo desespero, mas o bom é que deu para contornar
LRFOGA escreveu:Sempre acho que o peso sugerido nos manuais de montagem está abaixo do necessário para a aeronave não empinar. Já fui vítima disso em várias oportunidades, mesmo tendo comprado uma balança de precisão para pesar o chumbo e deixá-lo na quantidade recomendada pelo fabricante, mas acabava não dando certo. Quando montei o OV-10A Bronco, por exemplo, mesmo tendo seguido as orientações do fabricante o modelo empinava por causa da cauda, que era extremamente pesada. Nem adicionando mais peso do que o recomendado no nariz da fuselagem deu certo. Eu tive de adicionar peso extra em cada um dos motores sob a asa para evitar que o modelo empinasse. Não foi nada fácil estabilizar o modelo e o trem de pouso permanece ok.

O resultado mais prático é exagerar no peso dentro da fuselagem mesmo e não se preocupar porque o trem de pouso resiste sem problemas. Eu costumo usar a balança para pesar o que o fabricante recomenda para se ter idéia do volume de peso que ficará dentro da fuselagem e, a partir daí, ir adicionando mais peso. Nunca tive problemas com o trem de pouso dianteiro :thumbup:
Grande Foga, até hoje eu também nunca cheguei a ter problemas com os trens de pouso, em virtude do peso, mas tem alguns modelos em que a estrutura do trem de pouso (principalmente o dianteiro) é meio suspeita para suportar uma carga maior. Quanto ao peso, eu vou no "olhometro" mesmo e, geralmente, eu coloco duas chumbadas no radome, mas nesse caso, o cone do radar é muito pequeno e só coube uma. Como eu falei, antes de fechar a fuselagem eu até cogitei colocar mais uma atrás do cockpit, mas acabei confiando apenas em uma e deu no que deu :oops:
NA BANCADA
ImagemImagemImagem
NO EXPOSITOR
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do usuário
newtoncw
Membro
Mensagens: 621
Registrado em: 11 Out 2012, 19:28
Nome: Newton Carlos Will
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-25A "Frogfoot" - Revell - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5E 1º/14º GAv - AFV Club - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Sukhoi Su-35 - Kitech - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: MiG-31 Foxhound - Lindberg - 1/48
 

Re: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48

Mensagem por newtoncw »

Imagem

Mais uma pequena atualização: primer aplicado e agora ele está pronto para a pintura :thumbup:
Imagem

Imagem

E o conjunto que irá compor o modelo: duas bombas, foguetes auxiliares para decolagem, dois tanques auxiliares, e dois lançadores de foguetes
Imagem

Agora vamos pintar tudo isso :mrgreen:
Editado pela última vez por newtoncw em 07 Jul 2017, 00:44, em um total de 1 vez.
NA BANCADA
ImagemImagemImagem
NO EXPOSITOR
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5260
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 70 vezes

Re: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48

Mensagem por Rafael Guerra »

Muito bonito! Gostei da configuração dos armamentos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael Guerra
Avatar do usuário
newtoncw
Membro
Mensagens: 621
Registrado em: 11 Out 2012, 19:28
Nome: Newton Carlos Will
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-25A "Frogfoot" - Revell - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5E 1º/14º GAv - AFV Club - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Sukhoi Su-35 - Kitech - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: MiG-31 Foxhound - Lindberg - 1/48
 

Re: Sukhoi Su-7BKL

Mensagem por newtoncw »

Rafael Guerra escreveu:Muito bonito! Gostei da configuração dos armamentos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Valeu Rafael, o kit ainda tem mais um par de mísseis, e o manual dá quatro opções de configuração para o armamento. Eu acabei optando por deixar os mísseis de fora, e a configuração que eu pretendo fazer não consta no manual. Será algo semelhante à imagem abaixo, mas as bombas nas asas serão substituídas pelos tanques auxiliares :thumbup:
Imagem
NA BANCADA
ImagemImagemImagem
NO EXPOSITOR
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do usuário
newtoncw
Membro
Mensagens: 621
Registrado em: 11 Out 2012, 19:28
Nome: Newton Carlos Will
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-25A "Frogfoot" - Revell - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5E 1º/14º GAv - AFV Club - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Sukhoi Su-35 - Kitech - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: MiG-31 Foxhound - Lindberg - 1/48
 

Re: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48

Mensagem por newtoncw »

Imagem

Mais uma rápida atualização: pintados os lançadores de foguetes, os foguetes auxiliares de decolagem e as bombas. Os tanques serão pintados na mesma cor da fuselagem, e eu ainda preciso preparar a tinta :mrgreen:
Imagem
Editado pela última vez por newtoncw em 07 Jul 2017, 00:44, em um total de 1 vez.
NA BANCADA
ImagemImagemImagem
NO EXPOSITOR
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48

Mensagem por LRFOGA »

Eu nunca tinha visto foguete auxiliar de decolagem para caças :shock:

Ou alguém errou no projeto de motorização e o motor saiu menos potente do que o previsto ou alguém errou no cálculo estrutural da aeronave. Tecnologia soviética mesmo :lol:
Imagem
Avatar do usuário
newtoncw
Membro
Mensagens: 621
Registrado em: 11 Out 2012, 19:28
Nome: Newton Carlos Will
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-25A "Frogfoot" - Revell - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5E 1º/14º GAv - AFV Club - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Sukhoi Su-35 - Kitech - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: MiG-31 Foxhound - Lindberg - 1/48
 

Re: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48

Mensagem por newtoncw »

LRFOGA escreveu:Eu nunca tinha visto foguete auxiliar de decolagem para caças :shock:

Ou alguém errou no projeto de motorização e o motor saiu menos potente do que o previsto ou alguém errou no cálculo estrutural da aeronave. Tecnologia soviética mesmo :lol:
Grande Foga, não é só coisa dos soviéticos não :mrgreen:

Na verdade, o real nome desses foguetes é JATO (Jet-Assisted TakeOff), e a ideia é reduzir a distância necessária para decolagem, com a ideia de operar a aeronave em pistas mais curtas. Essa necessidade posteriormente foi suprida com a pós-combustão.

Enfim, além do Su-7, também era comum o seu uso no MiG-21
Imagem

A Força Aérea Suíça também usou essa ideia em seus Mirage
Imagem

E claro que os EUA também usaram essa ideia, no B-47
Imagem

E no C-130
Imagem

Imagem

E aqui tinha um plus, além de encurtar o espaço para decolagem, a ideia também era encurtar o espaço para pouso


E extrapolando um pouco, nos idos dos anos 1950, a USAF, a Luftwaffe e os Soviéticos investiram em um projeto chamado ZELL (Zero Length Lauch System), que consistia em plataformas móveis e um poderoso foguete auxiliar (que era alijado posteriormente) para "simplesmente" catapultar a aeronave, eliminando a necessidade de uma pista de decolagem (foi desse projeto que surgiu o JATO)
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Claro que temos vídeo também :mrgreen:
NA BANCADA
ImagemImagemImagem
NO EXPOSITOR
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5260
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 70 vezes

Re: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48

Mensagem por Rafael Guerra »

Muito legal. O meu kit do Mig-21 também veio com esses foguetes...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael Guerra
Responder

Voltar para “GT 11 - Maquinas Voadoras Russas”