Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Moderadores: Alemão, Moderadores GT

Avatar do usuário
thiriboldi
Membro
Mensagens: 613
Registrado em: 11 Jun 2012, 22:10
Nome: Thiago Riboldi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Mensagem por thiriboldi »

Roland escreveu:Sim, claro!!!
Tem muito a aprender.
Aprender a limpar pincéis, limpar aerógrafo, manter bancada organizada... acho que é isto, né???

:rir_muito: :rir_muito:
Principalmente :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando:

Depois eu tiro uma foto da bancada pra ver como fica depois de toda essa sujeira...

Mas é fato, há muito o que se aprender...

Uma das coisas que me fez melhorar a técnica foi ter adquirido o livro F.A.Q 2 do Mig Jimenez. Outra é a troca de experiência com os colegas do fórum...

Abs.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Mensagem por Roland »

Este livro FAQ 2 vale à pena, mesmo???? :pensando: :pensando:
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Mensagem por Roland »

Thiago

Vendo seu trabalho bem mesclado por várias técnicas, te pergunto... (quem souber algo mais a respeito, se atreva a responder)

Pintando com acrílicas (base água), próximo passo seria: filtros (base ________?) Após isto viria o "wash" (base ________?).... e assim por diante.
Que raciocinio usar, ou ter em mente, sobre os solventes em cima de outros solventes (ja secos, claro)

Sendo assim, a dúvida é a seguinte: como fazer uso dos diversos produtos de forma que um produto não ataque o trabalho executado anteriormente????
:pensando: :pensando:

Pergunto isto pois, após um bom trabalho numa ambulância e num Bradley, ao tentar fazer o "wash" ficou quase tudo danificado pois, houve dano, o solvente de uma tinta (efeito) atacou o trabalho base, já seco.

Fico tentado a fazer uns efeitos suaves no meu Corsair e, com tantos produtos que temos atualmente, considero-me mais que perdido e com receio de pôr tudo a perder neste mais recente trabalho.
Antigamente eu usava esmalte sintético e compressor com pressão de trabalho num ponto que nem se pensa em usar hoje em dia!!! :espantado:
E a coisa andava bem, sem problemas.
Quando fiquei sabendo que,para certos trabalhos, o aerógrafo deve ser usado com pressão de trabalho na base de 25 PSI, 40 PSI, não acreditei!! :espantado:

Espero não ter sido muito complexo.
Obrigado.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
thiriboldi
Membro
Mensagens: 613
Registrado em: 11 Jun 2012, 22:10
Nome: Thiago Riboldi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Mensagem por thiriboldi »

Roland escreveu:Este livro FAQ 2 vale à pena, mesmo???? :pensando: :pensando:
Acredito que sim, eu sou meio old school pra essas coisas e gosto de material impresso. Pra mim fez muita diferença.

Tem alguns amigos daqui que tem o DVD do Mig ( acho que o BVila ou o Alemão), eles gostam muito do material também.

Abs.
Avatar do usuário
thiriboldi
Membro
Mensagens: 613
Registrado em: 11 Jun 2012, 22:10
Nome: Thiago Riboldi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Mensagem por thiriboldi »

Roland escreveu:Thiago

Vendo seu trabalho bem mesclado por várias técnicas, te pergunto... (quem souber algo mais a respeito, se atreva a responder)

Pintando com acrílicas (base água), próximo passo seria: filtros (base ________?) Após isto viria o "wash" (base ________?).... e assim por diante.
Que raciocinio usar, ou ter em mente, sobre os solventes em cima de outros solventes (ja secos, claro)

Sendo assim, a dúvida é a seguinte: como fazer uso dos diversos produtos de forma que um produto não ataque o trabalho executado anteriormente????
:pensando: :pensando:

Pergunto isto pois, após um bom trabalho numa ambulância e num Bradley, ao tentar fazer o "wash" ficou quase tudo danificado pois, houve dano, o solvente de uma tinta (efeito) atacou o trabalho base, já seco.

Fico tentado a fazer uns efeitos suaves no meu Corsair e, com tantos produtos que temos atualmente, considero-me mais que perdido e com receio de pôr tudo a perder neste mais recente trabalho.
Antigamente eu usava esmalte sintético e compressor com pressão de trabalho num ponto que nem se pensa em usar hoje em dia!!! :espantado:
E a coisa andava bem, sem problemas.
Quando fiquei sabendo que,para certos trabalhos, o aerógrafo deve ser usado com pressão de trabalho na base de 25 PSI, 40 PSI, não acreditei!! :espantado:

Espero não ter sido muito complexo.
Obrigado.

Vinicius Roland
Roland

Vc perguntava se o livro valia a pena, o primeiro capitulo tira praticamente todas essas suas duvidas acima.

Geralmente, é assim.
Base Solvente sobre acrílica OK,
Acrílica sobre Base Solvente OK,

Acrílica sobre acrílica OK( tem que deixar secar bem),
Base Solvente sobre Base solvente PAU

É importantíssimo usar um bom verniz quando terminar a pintura

Basicamente, a ordem das coisas é a seguinte, que eu uso:

1- Primer (Vallejo)
2- Tinta ( Vallejo, Model Master, Revell Aqua ou Tamiya). Sabia que a Tinta Tamiya não é acrílica, é lacquer? Mas ela se comporta com se fosse.
3- se tiver decal Brilho Fácil, antes de depois de aplicar.
4- Chipping (Vallejo)
5- Verniz Sedoso (Satin) pra militaria ou Liso (gloss) pra aviação (Vallejo)
6- Wash (Enamel ou Oléo com Ecosolv de solvente)
5- Streaking e Filtro (Óleo com Ecosolv como solvente)
6-Dry Brush (Revell enamel)
6-Verniz fosco (Vallejo)
7- Pigmento (Mig ou AK)
8-Verniz sedoso ou fosco (Vallejo)

Quanto à pressão de trabalho do aero, tudo depende da diluição da tinta e do tipo da linha que vc quer, já li em revistas aerografistas profissionais usarem até 65 psi. Pra isso não existe resposta certa.

Abs.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Mensagem por Roland »

Opa!!!
Aula arquivada!!!

Estou assimilando alguns videos da AK Interactive, mas não se fala sobre este porém, sobre o solvente usado, se a tinta é óleo, entende?
Pelo que entendi é sempre o solvente contrário da base... água > enamel > água e assim por diante...

Obrigado, Thiago.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
overdark999
Super Membro
Mensagens: 2113
Registrado em: 26 Abr 2013, 14:30
Nome: Milton Soares
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Mensagem por overdark999 »

Sem mais...


:saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao:



Milton
Avatar do usuário
thiriboldi
Membro
Mensagens: 613
Registrado em: 11 Jun 2012, 22:10
Nome: Thiago Riboldi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Mensagem por thiriboldi »

Roland escreveu:Opa!!!
Aula arquivada!!!

Estou assimilando alguns videos da AK Interactive, mas não se fala sobre este porém, sobre o solvente usado, se a tinta é óleo, entende?
Pelo que entendi é sempre o solvente contrário da base... água > enamel > água e assim por diante...

Obrigado, Thiago.

Vinicius Roland
Isso aí, sempre usar os opostos.

Também tem que ficar esperto com o tipo de solvente, tem uns redutores no mercado que atacam até o plástico.
Pra não dar m...eu recomendo fortemente o Ecosolv da Acrilex (essa semana eu paguei R$13,20 pelo vidro de 500 ml e dura um tempão)

Abs.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Mensagem por Roland »

Por causa do cheirinho suave do ecosolv eu acredito que a solução ainda é ficar com ele.
Avatar do usuário
Alemão
Super Membro
Mensagens: 1479
Registrado em: 06 Nov 2012, 10:09
Nome: Giuliano Gagliardi
Localização: São Bernardo do Campo - São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: IJA Type 94 Truck - Fine Molds - 1/35

Mensagem por Alemão »

Meu Deussssss..... sensacionalllll sem palavras... :silent:

:espantado: :espantado: :espantado:

Adoro as "tralhas"...

Imagem

Imagem

Esse "lado a lado" só fez você me humilhar mais...rs
________________________________________________

Imagem Imagem
Responder

Voltar para “GT 08 - Trucks Militares”