HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Fórum contendo informações, anúncios, reviews e promoções da Hobbyeasy.
Forum with informations, Announcements, Reviews and Sales from Hobbyeasy.

http://www.hobbyeasy.com
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Mensagem por Motta »

Imagem

O Nome

Gripen é em sueco a tradução de "Grifo" que seria uma criatura lendária com cabeça, asas e garras de águia no corpo de leão.

O Avião:

O Saab JAS 39 Gripen foi desenvolvido pela Saab e pela British Aerospace a partir da década de 1980 para substituir os belos Viggens e, posteriormente, para exportação.
Ele é um dos mais avançados aviões de combate do mundo e foi projetado para fazer pousos e decolagens em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado, como rodovias, aeroclubes e fazendas.
O JAS 39 Gripen tornou-se o primeiro caça estável do mundo com estabilizadores do tipo canard móvel e asas em delta, graças ao uso da chamada instabilidade intrínseca, controlada por avançado sistema fly-by-wire, que utiliza fios com impulsos elétricos para transmissão de comandos às suas superfícies aerodinâmicas de controle.

O FX-2

O Gripen NG concorreu na licitação para a modernização da Força Aérea Brasileira, conhecida como FX-2. Em 5 de Janeiro de 2010, o relatório final de avaliação da FAB colocou o JAS-39 Gripen à frente dos outros dois candidatos, o francês Rafale e o americano F-18 E/F Super Hornet.
Em 18 de dezembro 2013, após mais de dez anos de discussão, decidiu-se pela aquisição destes caças para a FAB. O fator decisivo foi, aparentemente, o custo total dos novos caças, tanto em termos de custo unitário como de operação e manutenção.

O Kit

Apesar de existirem outros Gripens em 1/48, a Kitty Hawk decidiu partir para algo novo, fazendo um kit com moldes novos (new tooling), empregando moderna tecnologia de desenho técnico e injeção.
Mesmo com a reclamação dos consumidores sobre seus produtos anteriores, a Kitty Hawk continuou acondicionando seus modelos em caixas de papelão pequenas, ou melhor, quase que na medida exata para o conteúdo, o que pode comprometer a integridade das peças do kit. :thumbdown:
Apesar da caixa ser pequena e passar a sensação de estar "estufada", ao abrí-la não se pode esconder um sorriso no rosto: são 9 árvores (sprues) em plástico cinza, 1 de transparências, 1 pequeno set de photo-ecth (PE), 2 folhas de decalques e o manual que combina as capas e guias de pintura em papel brilhante com ilustrações coloridas e as páginas com as intrusões em papel fosco e instruções em preto e branco.

Imagem

Aproximadamente 2/3 fuselagem foi divida longitudinalmente no eixo vertical. O nariz (o 1/3 restante da fuselagem) também é divido da mesma forma, porém são peças à parte da fuselagem, muito provavelmente a Kitty Hawk já pensou na versão de dois lugares, aproveitando assim muitas peças em comum. A asa é dividida longitudinalmente no eixo horizontal, sendo a parte inferior uma única peça contendo a barriga da aeronave, evitando assim problemas de junções.

Imagem

O motor vem completo e detalhado possibilitando algum visual de quem olha pelas tomadas de ar, que sabidamente são vazadas, porém sem um duto direto delas ao inicio do compressor de baixa da turbina. Atenção as marcas de injeção nas tomadas de ar! Se a soma das marcas de injeção e o fato da ausência do duto for um problema para vc, acredito que sempre haverá "aftermarkets" para seu socorro, como um par de "blanks" ou protetores - "F.O.D Guards". Uma grande sacada da Kitty Hawk foi fornecer um PE para fazer o interior detalhado da turbina para quem olha pela saída. Particularmente, eu achei uma grande idéia, pois como o motor é feito a partir de duas metades, sempre é complicado disfarçar as junções do interior. :thumbup: O escape vem detalhado externa e internamente, pequenas marcas de afundamento e rebarbas estão presentes e deverão ser eliminadas, mas nada muito complicado.
A montagem se inicia, como a maioria, pelo cockpit. O assento ejetável é uma representação bastante honesta do Martin Baker MK.10, e é explodido em 5 peças. Pequenas marcas de afundamento estão presentes na almofada do assento. Cintos de segurança em PE são fornecidos trazendo mais realismo e profundidade ao conjunto, além de decalques com avisos para as laterais do encosto de cabeça. PE também são fornecido para os pedais. O painel com displays multifunção é moldado em alto relevo no plástico que acompanhado dos decalques fornecidos dará um efeito bastante bacana. Os consoles laterais da "banheira" também são em alto relevo e bem feitos, não havendo marcas de afundamento ou pinos de injeção.
Os trens de pouso, bem como seus porões, parecem ser representações bem honestas. Segundo as instruções, os trens de pouso devem ser fixados em seus porões antes mesmo desses últimos serem colados na fuselagem. Como eu particularmente acho que isso complica o processo de pintura, eu acredito que deva também ser possível fixá-los por último sem maiores problemas.
Há opção de se deixar o radome do radar aberto, e por isso, peças representando a antena do radar são providas. Interessante notar que, segundo as instruções, 9 gramas de peso deverão ser acrescida ao nariz, para que a aeronave não venha a "sentar" depois de pronta. No caso da opção com o radar aberto, o modelista deverá ter atenção e inserir essas 9 gramas de peso em outra parte do nariz do avião.
As transparências (canopi, HUD, luzes e faróis) são muito bem feitas, e aí vem uma outra grande sacada da Kitty Hawk. O canopi do Gripen abre lateralmente, e para isso, a Kitty Hawk forneceu uma dobradiça em PE! :thumbup:
Há ainda pequenos detalhes e espelhos em PE para o canopi.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Ainda há 3 sprues só de armamentos! Um sprue traz armas específicas para o Gripen além de cabides suecos e padrão OTAN. Os outros 2 sprues são os mesmo que vêm no Mirage F.1 da Kitty Hawk, que apesar de alguns armamentos não serem ser utilizados com o Gripen (Exocet, Matra 530F, etc), nossas caixas de "sobras" agradecem! :mrgreen:
Alguns dos armamentos inclusos:

Imagem

Imagem

1 x dispensador de sub-munições DWS 39 Mjölner
2 x mísseis AGM-65 Maverick
2 x mísseis ar-ar Python IV
1 x míssil anti-navio RV-15S
2 x mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM
2 x mísseis ar-ar AIM-9L Sidewinder
2 x mísseis ar-ar IRIS-T
2 x bombas guiadas a laser GBU-12 Paveway II

Como dito, ainda há Exocet, Matra 530F, um tanque de combustível para o Mirage e algo que se assemelha a foguetes, mas eu não reconheci. Não vem tanques de combustível sub-alares ou central. :(
Destaque para os detalhes e qualidade da injeção:

Imagem

Imagem

Decalques:

Imagem

1- "Swedish Flygvapnet Meteor" - aeronave de teste 101 em dois tons de cinza: Medium Sea Grey sobre Light Grey com marcas em baixa visibilidade com um "Grifo" em cinza escuro no leme.
2- Força Aérea Tcheca - aeronave 9237 em dois tons de cinza: Medium Sea Grey sobre Light Grey com marcas em baixa visibilidade com a lateral da cabeça de um tigre e a inscrição 211 no leme.
3- Força Aérea Húngara - aeronave do 59th TFW numeral 30 em dois tons de cinza: Medium Sea Grey sobre Light Grey com marcas em baixa visibilidade.
3- Força Aérea Sul-Africana - aeronave numeral 11 em dois tons de cinza: um losango no dorso em Medium Sea Grey sobre Light Grey com marcas em baixa visibilidade e a bandeira da África do Sul colorida no leme.

Mas nem tudo são flores... os decalques são para o Gripens "A" e as peças para a versão "C". Isso não deve ser um problema para os que não são "contadores de rebites", ou aqueles que vão esperar por decalques e esquemas da FAB! :agitado:

Imagem fonte:http://moraisvinna.blogspot.com.br/2014 ... -2018.html

Imagem fonte: http://www.cavok.com.br/blog/?p=18036

Imagem fonte: http://www.aereo.jor.br/2010/01/31/na-l ... -o-gripen/

Apesar da FAB estar comprando a nova versão "NG" que serão recebidos a partir de 2018, é sabido que alguns Gripens C/D deverão ser negociados para preencher essa lacuna de tempo. ;)

Recomendo com empenho!!! :star: :star: :star: :star:

Meus sinceros agradecimentos a Imagem pelo kit para review.

Imagem
Editado pela última vez por Motta em 24 Mar 2014, 19:29, em um total de 4 vezes.
Razão: Adição de botões
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Mensagem por Lessa »

Belo review, Motta!! :saudacao:
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Fantástico Review, Comandante Motta! Bravo Zulu! Todos os Distintivos Echo com todas as barras possíveis! :clap: :clap: :clap:

Imagem

Como eu já comprei o meu na Hobby Easy e ele já está na Unidade de Tratamento Internacional de Curitiba, mal posso esperar para por as mãos nele! :agitado:
Ah! E junto com ele, vem mais um F-5E AFV Club! :aeee:
Editado pela última vez por Hartmann em 16 Fev 2014, 15:27, em um total de 1 vez.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Mensagem por Andre L B Ferro »

Excelente review, Motta!! Muito bom mesmo! O kit parece ser bem legal e com quatro versões possíveis aumentam as possibilidades!
Está na minha Wish-list com certeza!!!! :thumbup:
E com um set de decais do F5-EM da FAB então..... :pensando:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Mensagem por Motta »

Obrigado Lessa, Alexandre e André!!!

O kit é de :espantado: e o que eu mais gosto de pensar é esse pequenino nas cores da FAB! E quem sabe da MB... :mrgreen:
Sabe o que mais me surpreendeu?
Ele é mais o menos do tamanho do AMX!!! Coloquei o kit do lado de um F-14 e se os escapes estiverem juntos o nariz do Gripen para na entrada de ar do Tomcat. :shock:

Alexandre,

Eu te aconselho, assim que vc pegar o kit, a conferir as peças, pois como eu falei, a caixa é muito apertada! O meu veio tudo inteiro, mas uma alheta do sidewinder está com marcas de ter sido forçada.
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Mensagem por Hartmann »

Motta escreveu:Obrigado Lessa, Alexandre e André!!!

O kit é de :espantado: e o que eu mais gosto de pensar é esse pequenino nas cores da FAB! E quem sabe da MB... :mrgreen:
Sabe o que mais me surpreendeu?
Ele é mais o menos do tamanho do AMX!!! Coloquei o kit do lado de um F-14 e se os escapes estiverem juntos o nariz do Gripen para na entrada de ar do Tomcat. :shock:

Alexandre,

Eu te aconselho, assim que vc pegar o kit, a conferir as peças, pois como eu falei, a caixa é muito apertada! O meu veio tudo inteiro, mas uma alheta do sidewinder está com marcas de ter sido forçada.
Ok! Vou conferir, com certeza! :thumbup:
Depois deste review, você recebeu todos os Distintivos Echo! Olha lá de novo meu comentário! :lol:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Mensagem por Motta »

:rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Exagero! Mas obrigado mesmo assim! :bow: :saudacao: :bow:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Mensagem por Motta »

Pedi uma ajudinha para o Lessa e troquei o banner da Hobby Easy...
De repente até a noite tem um botão de "comprar" mais bacana. ;)
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Mensagem por Sekiji »

Show de Review meu irmão, a mão já ta coçando pra comprar um desses! Vamos só esperar sair o esquema de cores do Gripen brasuca! :D
Se precisar de alguma ajuda na edição dos links, me avisa :thumbup:
:clap: :clap: :clap:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: JAS-39A/C Gripen - Kitty Hawk - 1/48

Mensagem por Motta »

Domo Arigatô, meu irmão! :bow:
O kit é bem legal mesmo! Uma pena não ter vindo com tanques extras de combustível, o que eu acho que vai ser bem comum ver nos aviões da FAB, mas eu já vi que existe aftermarket! :mrgreen:
Vamos esperar para ver como os nossos serão... eu gosto desse aqui:

Imagem
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Responder

Voltar para “Hobbyeasy”