SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Moderadores: Della Coletta, cesar2b, Hartmann, Moderadores GT

Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por philip »

Andre L B Ferro escreveu:
philip escreveu:
Andre L B Ferro escreveu:Aqui de olho, Philip!!! Esse deve ser o meu próximo kit, depois dos 3 que tenho iniciados aqui!
Só não sei que versão / camuflagem montar!!! :?: :?: :?: :?: :pensando:
Fala ANdré! uma sugestão, faz essa mesma! daí você já tem as manhas das cores! :thumbup: :mrgreen:
Pois é. Tô na maior duvida.
Apesar de hoje eu ter ganho um set de decais para um F5E cinza, que achei bem legal e diferente.
Acho que vou deixar essa camuflagem pro Xavante!! :pensando: :pensando:
Certo então, só um aobservação, dá uma olhada em quais tintas usei para fazer a camuflagem do xavante e olha como ela ficou. os 2 tons de verde não são tão diferentes e ficou ruim. estou mudando o verde mais claro para outro. vamos ver como vai ficar. ;)
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por philip »

Senhores, mais uma atualização, já estou na etapa da pintura, então não demora muito para eu terminar esse F-5! :mrgreen:

Aqui o mascaramento feito com fita crepe. imagem distorcida por ser com celular :thumbdown:
Imagem

vista superior dele
Imagem

detálhe da sonda de reabastecimento quebrada. sempre que eu monto algum kit eu quebro alguma coisa :lol:
Imagem

Pre-shadding Revell Nº7 preto. fiquei satisfeito com o resultado. cada vez mais melhorando nesse quesito.
Imagem

Imagem

Imagem


1ª pintura - sem máscara:
Imagem

Imagem

Imagem

2ª pintura - mascaramento na 1ª e aplicação do verde escuto Academy MA-26:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui as cores que serão usadas
verde/marrom/verde - camuflagem
Cinza claro - Pintura inferior.
Imagem

Bom pessoal por hoje é só! estou procurando aperfeiçoar cada vez mais a pintura, eu observo os colegas de fórum para aprender e em algumas oportunidades aprendo na prática com os amigos!

um abraço a todos! :thumbup:
Avatar do usuário
Fibonacci
Membro
Mensagens: 727
Registrado em: 14 Jun 2012, 13:43
Nome: Jair Bastos
Localização: Montes Claros-MG, Brasil
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: X-55 & X-55M – Amodel – 1/72

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por Fibonacci »

De olho! :thumbup:
Fibonacci
_________________________________________________

"Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor".
(William de Ockham)
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por philip »

Fibonacci escreveu:De olho! :thumbup:
Opa! Bem-vindo Fibonacci. Obrigado pela visita. :saudacao:
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por Sekiji »

Muito bom o pre-shading e a pintura Philip! Estou com F-5 tb pra fazer o mesmo esquema de camuflagem, acompanhando e aprendendo :D
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

Bem legal Phil !! Tamo na área de zoio ! :shock: :shock:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por philip »

Sekiji escreveu:Muito bom o pre-shading e a pintura Philip! Estou com F-5 tb pra fazer o mesmo esquema de camuflagem, acompanhando e aprendendo :D
Fala mestre Sekiji! eu tenho mais a aprender do que ensinar, obrigado pela visita!
Andre L B Ferro escreveu:Bem legal Phil !! Tamo na área de zoio ! :shock: :shock:
Opa! Obrigado André. não falta muito para acabar.

PS. agora pouco notei no meu braço e na minha mão (11:00 da manhã) manchas de tinta verde da camuflagem de ontem. :oops: o pessoal do trabalho vai dizer que não tomei banho direito.... :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por philip »

Continuando.

Aqui ele está com 2 tintas, o verde escuro e o marrom:
Imagem

detálhe das metralhadoras feitas com agulhas de injeção
Imagem

pintura com o 2º tom de verde.
Imagem

Imagem

retiradas as máscaras, vi o resultado do trabalho que me agradou bastante.
Imagem

Imagem

a pintura foi feita chapa por chapa para ficar manchada, a cor não é uniforme, assim represente um pouco o desgaste. :thumbup:
Imagem

Imagem

aqui nessa foto dá para ver melhor a diferença de cores.
Imagem

não quis invertir muito nas manchas da pintura por ser um kit 1/72. no 1/48 pretendo fazer melhor. :mrgreen:

Imagem

Imagem

uma coisa que me deixou contente foi o fato de não fica r tinta acumulada na borda da fita crepe ao fazer a camuflagem. geralmente quando fica, aparece em auto relevo. como usei a técnica de pintura chapa por chapa, usei o aerógrafo mais suavemente, gastei menos tinta e o resultado ficou melhor. PS. tinta diluída com Ecosolv.

retitando o isolamento da parte inferior.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

infelizmente ocorreu uma falha no isolamento na aplicação do pre shading, o preto acabou escorrendo.
Imagem
parte traseira.

preparando para a pintura em gun metal:
Imagem

então dei uma isolada básica:
Imagem

Imagem

Imagem

acho que ficou bem isolada. fiz isso pois quando fui fazer o xavante por causa de um descuido na hora de isolar acabou manchando a pintura e deu retrabalho. :lol:

Uma coisa que eu queria ter mostrado antes e não pude por causa da qualidade da câmera é o detalhamento do interior.

o painel foi pintado com tinta ENAMEL de cinza claro (mesma or da parte inferior do avião), depois aplicado um nato black acrílico por cima. deopis de seco, com um cotonete umidecido com vidrex fui passando levemente e a tinta foi soltando das partes em auto relevo.
eis o resultado:
Imagem

cada um tem uma técnica diferente de chegar ao mesmo resultado, gostei do meu, pois o vidrex não remove a tinta Enamel, apenas a acrílica. :thumbup:

o mesmo foi feito com os pain[eis de instrumentos laterais.
Imagem

Imagem

Aqui o canopy secando depois do banho de Future. PS. esse future foi presente do Paulão, uma mão na roda. :thumbup:

depois da pintura em gun metal:
Imagem

FIcou uma porcaria. foi a primeira vez que pintei com aerógrafo uma tinta tamyia com cor metálica. a tinta é muito grossa, mesmo diluída em vidrex ficava entupindo, acredito por ser composta por algumas partículas de metal. no fim a cor preta separou-se do prateado e ficou apgo parecido com craquelado, então mandei ver com um pincel seco de gum metal e problema resolvido. :D

Imagem

Imagem

depois do pincel seco:
Imagem

Imagem

Imagem

aproveitei para fotografar novamente o porão de trem de pouso para mostrar melhor os detálhes.
Imagem

Imagem


Uma coisa interessante que descobri e que quero compartilhar com vocês é o seguinte:

Sempre (ou quase sempre) sofremos ao pintar o nariz do avião, pois o mascaramente é circular e com fita fica um pouco complicado de fazer, eis que resolvi usar um balão para fazer o mascaramento.
foi assim, peguei um balão e cortei ao meio, na parte de baixo dele que possui uma camada mais grossa de borracha fiz um furo.
estiquei ele e introduzi o nariz do avião nesse furo, fui fazendo os ajustes para que ficasse reto, ficou assim:

Imagem

usei a parte de baixo com borracha mais grossa para não correr o risco de quando esticar o balão ele se rasgar.

A própria borracha ao se contrair forma um isolante não deixando a tinta passar para outras partes. sendo assim a pintura foi feita:
Imagem

essa pintura foi feita com preto brilhante da decorfix diluída em vidrex. uso apenas tinta+vidrex. não utilizo uma medição precisa em proporção, apenas deixo a tinta em "ponto de leite" como o pessoal diz por aí.

depois de seco o balão foi retirado cuidadosamente, até porque pretendo usar ele mais vezes. :mrgreen: essa é a vantagem (uma das) de usar o balão.

vejam o resultado.
Imagem

Na parte de baixo ficou levemente torto, não ajustei corretamente, mas mesmo assim ficou bom:
Imagem

está aprovado, gostei muito do resultado, muito mais que com fita, pois essa as vezes levanta um pouco nas bordas e a tinta acaba borrando. com a pressão da borracha do balão, isso não ocorre.


Atualmente o canopy está sendo pintado e em breve postarei os resultados. :thumbup:

Um abraço a todos e muito obrigado pela presença! :thumbup:
Avatar do usuário
jose luiz
Super Membro
Mensagens: 2326
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:19
Nome: José Luiz Donizete Pavezzi
Localização: Potirendaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por jose luiz »

excelente trabalho parabens
Imagem
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Parabpens philip!!!!
A pintura está muito legal. Gostei muito do efeito do pre-shading e das linhas na camuflagem. A idéia do balão eu não conhecia. Vou experimentar nos próximos kits. :thumbup:
Responder

Voltar para “GT 04 - Aviação Militar Brasileira”