HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Tópico Oficial]  Tópico Oficial - Referências

Moderadores: Della Coletta, cesar2b, Hartmann, Moderadores GT

Avatar do usuário
Della Coletta
Membro
Mensagens: 980
Registrado em: 11 Jun 2012, 11:05
Nome: Gustavo Coletta
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Della Coletta »

Tópico para Referências.
Gustavo COLETTA
INICIANTE antigo no hobby!!! :rolando:
Avatar do usuário
Tchibum
Conselheiro
Mensagens: 7609
Registrado em: 04 Jun 2012, 06:50
Nome: Luiz Mergulhão
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CF-18 100 Years of Flight - Revell Monogram - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4B PHANTOM II VF-74 - Hasegawa 1:48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4J VMFA-451 WARLORDS ITALERI 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4C D-Day Invasion Stripes - MONOGRAM - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: QF-4N PHANTOM II 'DRONE" - Hasegawa - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4B - ACADEMY New Tooling - VF-111 SUNDOWNERS - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E TURKISH Kara Sahin - HASEGAWA - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Galloping Horse - Italeri - 1/48 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P 51D IAF Scorpion Squadron - Hasegawa - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage IIIE BR - ITALERI - 1:48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5EM FAB - F-5E AFV 1:48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: AT-26 XAVANTE/MB 326 - ESCI - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5E - AFV - 1/48 GT 09 - Century Series - Montagem: F-104C Starfighter - Testors - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-29 "Fulcrum" 9-12 Late Type - G.W.H. - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Su-37 "Russian Terminator" - Mini Hobby - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: LF Mk.IXe - Eduard - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F/A-18E Super Hornet VFA-27 "Royal Maces" - Hasegawa - 1/48 GT 14 - Artilharias - Montagem: Obuseiros de 105mm - AFV - 1/35 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: IAI Kfir C7 - AMK - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Supermarine Spitfire Mk. IXe - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Israeli Avia S-199 - Ventura - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Mustang D-190 - Tamiya - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Mustang P-51D - HobbyBoss - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: AVIA S-199 - Hobby Craft - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: The "Black Spit" - Eduard - 1:48 GT 25 - Rivais Históricos - Montagem: F-4 PHANTOM (ACADEMY 1:48) X MIG 17 do Cesar2b GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-7E "MARAUDERS" - Hasegawa - 1:48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire Mk.IX- EDUARD - 1:48 GT 37 - USAF - Montagem: F-16C 'ALASKA' Hasegawa 1:48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F/A-18C "Chippie Ho" - MONOGRAM - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: O israelense F-16 SUFA (Tempestade) - KINETIC - 1/48
 

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Tchibum »

Amigos

Fiquei devendo fotos do Xavante quando estive agora hospedado na Base Aérea de recife. O melhor para fazer um walkaround é o que estava perto do Hotel de Trânsito de Oficiais e diante do Pavilhão de Comando da Base.

Como sabem, o Embraer At-26 Xavante da DFAB é p italiano MB-326.

O Aermacchi MB-326 é uma aeronave monomotora a jato para o treinamento militar desenvolvida pela companhia italiana Aermacchi, tendo seu primeiro vôo ocorrido em 10 de dezembro de 1957. Nesta época, vários modelos de caças supersônicos entravam em operação em todo mundo e a Aermacchi percebeu o potencial de mercado para uma aeronave de treinamento a jato para fazer a conversão operacional dos pilotos para os novos caças. Concorreu neste mercado com o Cessna T-37 e o BAC Jet Provost. Foram construídas no total 778 unidades do MB-326 para treze países.
Fabricado sob licença na Austrália, Brasil e África do Sul, o MB-326 alcançou sucesso por seu baixo custo de produção e operação, sendo uma aeronave versátil, ágil e manobrável. Por estas qualidades, foram também desenvolvidas versões para ataque ao solo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E voando ou desfilando...



Espero que gostem

:saudacao:
Abraços/Big hug e boas montagens/"happy modeling"!

Luiz Mergulhão

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tchibum
Conselheiro
Mensagens: 7609
Registrado em: 04 Jun 2012, 06:50
Nome: Luiz Mergulhão
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CF-18 100 Years of Flight - Revell Monogram - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4B PHANTOM II VF-74 - Hasegawa 1:48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4J VMFA-451 WARLORDS ITALERI 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4C D-Day Invasion Stripes - MONOGRAM - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: QF-4N PHANTOM II 'DRONE" - Hasegawa - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4B - ACADEMY New Tooling - VF-111 SUNDOWNERS - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E TURKISH Kara Sahin - HASEGAWA - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Galloping Horse - Italeri - 1/48 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P 51D IAF Scorpion Squadron - Hasegawa - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage IIIE BR - ITALERI - 1:48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5EM FAB - F-5E AFV 1:48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: AT-26 XAVANTE/MB 326 - ESCI - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5E - AFV - 1/48 GT 09 - Century Series - Montagem: F-104C Starfighter - Testors - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-29 "Fulcrum" 9-12 Late Type - G.W.H. - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Su-37 "Russian Terminator" - Mini Hobby - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: LF Mk.IXe - Eduard - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F/A-18E Super Hornet VFA-27 "Royal Maces" - Hasegawa - 1/48 GT 14 - Artilharias - Montagem: Obuseiros de 105mm - AFV - 1/35 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: IAI Kfir C7 - AMK - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Supermarine Spitfire Mk. IXe - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Israeli Avia S-199 - Ventura - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Mustang D-190 - Tamiya - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Mustang P-51D - HobbyBoss - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: AVIA S-199 - Hobby Craft - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: The "Black Spit" - Eduard - 1:48 GT 25 - Rivais Históricos - Montagem: F-4 PHANTOM (ACADEMY 1:48) X MIG 17 do Cesar2b GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-7E "MARAUDERS" - Hasegawa - 1:48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire Mk.IX- EDUARD - 1:48 GT 37 - USAF - Montagem: F-16C 'ALASKA' Hasegawa 1:48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F/A-18C "Chippie Ho" - MONOGRAM - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: O israelense F-16 SUFA (Tempestade) - KINETIC - 1/48
 

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Tchibum »

Abraços/Big hug e boas montagens/"happy modeling"!

Luiz Mergulhão

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Hartmann »

Tchibum escreveu:Amigos

Fiquei devendo fotos do Xavante quando estive agora hospedado na Base Aérea de recife. O melhor para fazer um walkaround é o que estava perto do Hotel de Trânsito de Oficiais e diante do Pavilhão de Comando da Base.

Imagem

Imagem

Espero que gostem

:saudacao:
O Olive Drab desta pintura desbotou um bocado, hein!? :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Hartmann »

Para todos os amigos que estão montando F-5E/F-5M da FAB, seguem fotos dos assentos ejetáveis usados no avião.
Primeiro, fotos do modelo Martin-Baker MkBRQ7, usado nos 36 F-5E e nos 6 F-5B do primeiro lote adquirido, em 1973.
Imagem
Fotos dos assentos usados no F-5 ex-USAF (segundo lote). Não sei o modelo exato, mas é o mesmo modelo usado nos T-38 Talon.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Agora, fotos do modelo Martin-Baker Mk10LF, usado dos F-5EM/FM, nos Mirage 2000C/B, nos A-1M e nos Super Tucano. A FAB conseguiu uma boa economia de escala, padronizando o modelo de assento ejetável, além de facilitar a logística e a manutenção.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Bruno
Membro
Mensagens: 765
Registrado em: 18 Jun 2012, 23:45
Nome: Bruno Portela
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Bruno »

Contribuindo com tópico, no meu album tem uma centena de fotos do F-5 desmontado

http://s275.beta.photobucket.com/user/b ... /F5%20Pama
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Motta »

Hartmann,

Já me perdi todo nessa história de primeiro e segundo lote, barbatana, probe de reabastecimento...
Vou ser direito para tentar conseguir sua ajuda.
Tenho dois F-5 da AFV:

Imagem

Imagem

para esse segundo comprei as sondas de reabastecimento de resina iguais as do Tchibum e do LRFOGA.

E ainda tenho a folha de decalques do FCM:


Imagem

Eu quero fazer um F-5 com a camuflagem cinza e verde, e outro com a camuflagem sudeste asiático. Levando em consideração que eu tenho probe de reabastecimento para 2 anv, uma barbatana (mas posso fazer outra), minha dúvida recai sobre os assentos.
F-5EM com probe, com ou sem barbatana (certo?) e eu tenho as referências do assento.
F-5E do "Senta Pua", com probe, com barbatana e nada de referência do assento, primeiro ou segundo lote???
Está certo?
Obrigado desde já. :thumbup:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Hartmann »

Motta escreveu:Hartmann,

Já me perdi todo nessa história de primeiro e segundo lote, barbatana, probe de reabastecimento...
Vou ser direito para tentar conseguir sua ajuda.
Tenho dois F-5 da AFV:

Imagem

Imagem

para esse segundo comprei as sondas de reabastecimento de resina iguais as do Tchibum e do LRFOGA.

E ainda tenho a folha de decalques do FCM:


Imagem

Eu quero fazer um F-5 com a camuflagem cinza e verde, e outro com a camuflagem sudeste asiático. Levando em consideração que eu tenho probe de reabastecimento para 2 anv, uma barbatana (mas posso fazer outra), minha dúvida recai sobre os assentos.
F-5EM com probe, com ou sem barbatana (certo?) e eu tenho as referências do assento.
F-5E do "Senta Pua", com probe, com barbatana e nada de referência do assento, primeiro ou segundo lote???
Está certo?
Obrigado desde já. :thumbup:
Bom, Motta, vamos simplificar:
Com o primeiro kit (com barbatana e Probe para REVO) você pode fazer qualquer F-5E da FAB, do primeiro lote ou F-5EM.
Observações:
1) Se for fazer um F-5E do 1º Grupo de Caça com camuflagem SEA (SouthEast Asia), escolha o painel analógico que vem com o kit.
2) Se quiser fazer F-5E do 1º/14º GAv em uma pintura cinza de superioridade aérea veja que por um período (antes da chegada dos F-5E do segundo lote, ex-USAF Agressors), o 1º/14º GAv usou 12 F-5E do primeiro lote (os demais estavam nos dois esquadrões que compõem o 1º GAvCA, sendo operados em pool, tendo a "bolacha" do 1º Esquadrão - Senta a Pua, do lado esquerdo da aeronave e a bolacha do 2º Esquadrão - Pif-Paf, do lado direito). Neste caso, você também usa o painel antigo e escolhe uma das versões do 1º/14º com barbatana.
3) Se for fazer F-5EM usando o primeiro kit, você escolhe uma das versões da folha do FCM e manda ver, tendo cuidado de usar o painel modernizado que vem no kit. Nenhum F-5 da FAB usou o "shark nose" também disponível no kit, mas dependendo do F-5 (aí, precisa de referência por foto) usou o canopy com aquele chanfro da armação (frame) traseiro, que contém uma "janelinha" com visão para trás.
4) O segundo kit permite a você fazer qualquer dos F-5E do segundo lote com as pinturas que foram usadas pelo 1º/14º GAv, de Canoas (Rompe Mato) a partir de 1989, quando todos esses F-5E (que usavam radar aperfeiçoado AN/APQ 159, em vez do AN/APQ-153 dos F-5E do primeiro lote), usavam assento ejetável diferente do Martin-Baker MkBRQ-7, não possuíam probe para REVO, e tinham equipamento de rádio diferente, sem contar que não tinham ADF e, portanto, não tinham também a evidente barbatana na base da deriva vertical, que encobria essa antena. Eu disse encobria porque, após a conversão dos F-5E em F-5EM (modernizado), essa antena foi retirada, mas a FAB manteve a barbatana, para não mexer mais na estrutura do caça. Então, se for fazer F-5 do segundo lote antes da modernização para F-5M, você pode usar o segundo kit, sem precisar até mesmo usar o Probe para REVO que adquiriu.
5) Se for fazer F-5EM usando o segundo kit, você também pode, mas precisa usar o Probe para REVO que comprou e precisaria de um painel modernizado (com os MFD LCD), que não sei se vem com o segundo kit (no primeiro eu sei que tem).
6) Sobre sua dúvida específica a respeito de referência-foto para os assentos Martin-Baker Mk-BRQ-7A usados nos F-5E do primeiro lote, encontrei este site, com dois bons desenhos do assento, sendo que um indicando as cores: http://www.network54.com/Forum/624633/t ... etion+seat

Agora, o principal, se sua opção for fazer F-5EM da FAB usando qualquer um dos dois kits (lembre que, a despeito de ter ou não barbatana, os F-5Em da FAB são agora iguais, usando mesmo sistema de comunicação Rohde & Schwarz, data link BR-2 da Embraer, Radar Grifo F e painel modernizado com HUD Elbit e três Multi-Function Displays de LCD), é preciso fazer algumas pequenas modificações no kit. Vamos a elas:
1) Detalhe da sonda para REVO e canopy aberto:
Imagem
2) Dois F-5M do 1º/4º GAv Esquadrão Pacau, de Manaus, no hangar de alerta. Note que um deles tem a barbatana e outro não. Então, como são essencilamente iguais, operam juntos, sem qualquer problema. Isso não acontecia antes da modernização.
Imagem
3) Detalhe de um F-5EM do 1º/4º GAv, mostrando o nariz com radome maior, o farol de interceptação (próximo ao Serial "73"), o tubo de refrigeração que ficou no lugar do canhão da direita, que foi retirado para dar espaço aos componentes (LRUs) do Radar FIAR Grifo F). Importante: note que a luz de navegação da direita (próximo à tomada de ar da direita), é azul esverdeada, enquanto a da esquerda é vermelha. O mesmo acontece com as duas luzes de posicionamento nas asas, próximo aos lançadores de míssil das pontas das asas. Note também a cobertura da antena do RWR próximo ao radome. Acho que o segundo kit (USAF Agressor) não dispõe destas antenas, dispõe? Se for fazer F-5Em, precisa adicionar. Se for fazer F-5E do 1º/14º GAv antes da modernização, elas são desnecessárias.
Imagem
Outro F-5EM do Pacau no hangar de alerta. Este tem a barbatana...
Imagem
Gun Bay do canhão esquerdo do F-5EM, com todos os detalhes... :thumbup:
Imagem
Painel do F-5EM, com os MDF LCD e o HUD (com seu painel de controle abaixo):
Imagem
Aqui, a modificação mais importante se for fazer o F-5EM, que é o aumento do comprimento do radome. A FAB retirou uma das cavernas da estrutura do nariz do caça, recuando a posição da estrutura da antena (que é maior do que a antena original, para permitir maiores alcances) para uma segunda caverna, 33cm atrás e mais próxima do canhão. Na verdade, o que você precisaria fazer é colar o radome que vem no kit (não use o shark nose!), mandar puttty na emenda e lixar até fazê-la desaparecer, fazendo uma nova "emenda" criando uma linha com scriber, na posição indicada no desenho abaixo. Não é um bicho de sete cabeças. Talvez umas seis, no máximo! :rir_muito:
Imagem

Então, finalizando: Se for fazer F-5EM de qualquer unidade da FAB contida no set de decais do FCM que tenha barbatana, use o primeiro kit. Se for fazer F-5E do segundo lote, sem barbatana, e sem probe de REVO, escolha o segundo kit e um dos conjuntos de decais do FCM que seja do 1º/14º GAv da época que chegaram. Se quiser fazer F-5E do 1º Lote com camuflagem SEA do 1º GAvCa, você pode usar o segundo kit, mas PRECISA adicionar a barbatana e o probe para REVO!
É isso! Bom F-5 da FAB para você! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Motta »

Putz, que aula! :saudacao:
Pra simplificar... o F-5E que eu quero montar (Sentar Pua camuflagem 3 tons) é do primeiro lote?
Se minha informação estive correta, eu vou usar o primeiro kit:

Imagem

Para fazer o F-5EM SEM barbatana (vou ceder a peça para o segundo kit), painel com MFD, probe, e as modificações necessárias incluindo esse assento ejetável:

http://www.hobbyeasy.com/en/data/3fzjhj ... hh2ku.html

Imagem

Que eu ainda não sei como vou conseguir, na Hobby Easy está fora de estoque e na Neomega custa 3,50 libras mais 4,50 de frete! (mesmo pra mim que moro aqui onde fica a loja deles/fábrica deles)
Já o segundo kit:

Imagem

Vou fazer o F-5E do 1o GAvCA, em três tons, com barbatana (doada do primeiro kit), probe e esse assento:

http://www.hobbyeasy.com/en/data/336.html

Imagem

Que vem só em pacote de 2 e eu vou ter que modificar o encosto de cabeça para ficar o padrão brasileiro.

Parece brincadeira, mas o kit vem com o assento "Northrop Improved" que pelo o que eu entendi só acompanharam o segundo lote (que não é nenhum dos dois que eu vou montar!)

Imagem

http://www.hobbyeasy.com/en/data/47908.html
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Referências

Mensagem por Hartmann »

Motta escreveu:Putz, que aula! :saudacao:
Pra simplificar... o F-5E que eu quero montar (Sentar Pua camuflagem 3 tons) é do primeiro lote?
Se minha informação estive correta, eu vou usar o primeiro kit:

Imagem

Para fazer o F-5EM SEM barbatana (vou ceder a peça para o segundo kit), painel com MFD, probe, e as modificações necessárias incluindo esse assento ejetável:

http://www.hobbyeasy.com/en/data/3fzjhj ... hh2ku.html

Imagem

Que eu ainda não sei como vou conseguir, na Hobby Easy está fora de estoque e na Neomega custa 3,50 libras mais 4,50 de frete! (mesmo pra mim que moro aqui onde fica a loja deles/fábrica deles)
Já o segundo kit:

Imagem

Vou fazer o F-5E do 1o GAvCA, em três tons, com barbatana (doada do primeiro kit), probe e esse assento:

http://www.hobbyeasy.com/en/data/336.html

Imagem

Que vem só em pacote de 2 e eu vou ter que modificar o encosto de cabeça para ficar o padrão brasileiro.

Parece brincadeira, mas o kit vem com o assento "Northrop Improved" que pelo o que eu entendi só acompanharam o segundo lote (que não é nenhum dos dois que eu vou montar!)

Imagem

http://www.hobbyeasy.com/en/data/47908.html
É isso aí! Entendeu tudinho! :thumbup:
Inclusive a questão do assento que você vai modificar para fazer o Mk.BRQ-7A, que tem enconsto diferente e alça de ejeção entre as pernas do piloto e não na cabeça do assento, como o assento mostrado.
Ah! E obrigado por me lembrar o tipo do assento dos F-5 do segundo lote. Era, de fato, da própria Northrop, enquanto os do primeiro lote eram o Martin-Baker Mk-BRQ-7A e o dos F-5EM/FM (bem como os dos Mirage 2000, A-29 Super Tucano e A-1) são Martin-Baker Mk.10LF ( o primeiro que você mostrou). :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Responder

Voltar para “GT 04 - Aviação Militar Brasileira”