SemperFi

Próximos Eventos Programados:


Pensando em usar automotiva

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
João Pedro
Membro
Mensagens: 299
Registrado em: 30 Ago 2012, 21:03
Nome: Joao Pedro Lamoza Neto
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pensando em usar automotiva

Mensagem por João Pedro »

Automotivas vão te obrigar a ter um aerógrafo. Atenção à diluição. A seladora para plásticos é uma boa, mas também requer atenção. Aplicar um filme fino, pois película muito carregada ataca demais o plástico do kit. Os plásticos automotivos são em sua maioria ABS, bem mais resistentes que o poliestireno.

Primer PU também serve, é o que eu uso nos meus kits de carros. Verniz PU requer atenção ao catalizar. E ao diluir. De resto, nenhum mistério.

Feliz retorno ao hobby!

ABS!
Avatar do usuário
Clovis
Membro
Mensagens: 517
Registrado em: 29 Mar 2013, 18:57
Nome: Clovis Bianchini
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pensando em usar automotiva

Mensagem por Clovis »

Ola pessoal.
Eu uso tintas automotivas a algum tempo e minhas recomendações:
- utilizar um mascara com filtro porque o cheiro é muito forte. Paguei uns 30 reais com filtro e tudo no final do ano passado. Vende em lojas especializadas em equipamentos de segurança. Em SP encontrei na Florêncio de Abreu. Quando comprar informe ao comprador que irá utilizar para pintura com automotiva porque vem com o filtro certo para isso. Existem filtros para vários objetivos;
- um dos motivos do cheiro é que precisa ser diluído em thinner. E tem que ser alguns específicos para dar um melhor acabamento e diluição. Tem dicas aqui no forum;
- utilizar só com aerografo. Pintar com pincel é horrivel e o resultado não fica nada bom. E aerografo precisa de compressor. Se não tiver os dois, então seu investimento irá ficar um pouco mais alto;
- pintar em lugar arejado. Alem do cheiro, solta minusculas particulas no ar;
- uma cabine de pintura ajuda, principalmente a questão do cheiro e das particulas. Tem algumas dicas aqui no forum de como fazer uma ou onde comprar pronta;
- a tinta não adere 100 % no plastico. Tem que passar um antes produto : o primer. Até é possivel aplicar a tinta sem primer, mas não fica a mesma coisa;
- eu uso verniz acrilex depois da tinta e não tive problemas até agora. Aplico com aerografo. Essa parte de verniz varia de modelista para modelista. Esses apresentados eu não conheço.
- eu particularmente compro tintas em lojas de modelismo, e prefiro da marca Aerotech.
- se voce tiver algum problema de saude terminado em 'ite'... rinite, sinusite, faringite.... melhor ficar com as acrilex mesmo com toda essa proteção...
Desculpe-me se te desanimei depois desta lista, mas é necessário para voce saber a real.
O bom de tudo é que o acabamento é otimo, mas o segredo do acabamento é o uso correto do aerografo.
Espero ter ajudado.
Se tiver mais duvida, é só avisar..
Abraços
Clovis
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Pensando em usar automotiva

Mensagem por anghinoni »

mascara de VO (vapores organicos)...
e minha opiniao é que seladora é para ABS, PP, PE, PET... nao para PS, ela estraga o kit, é 75% xilol, é o mesmo que pulverizar cola tamiya extra thin no kit.
primer universal ja adere bem.
Responder

Voltar para “Pintura”