DryColors

Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 781
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo

Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagempor acidburner » 07 Jul 2014, 09:03

Bom dia/tarde/noite,

não encontrei nada parecido aqui no fórum, se houver por favor, excluam este tópico, mas gostaria de saber de vocês qual a diferença de acabamento entre as tintas acrílicas, esmalte e duco e qualquer outro tipo de tinta possível para utilizarmos no nosso hobby.

Sei que isso vai do modelista, qual é a mais adaptável ao ambiente que o modelista se encontra e tals (como por exemplo morar em um apartamento e utilizar tinta duco é quase inviável pelo cheiro forte), isso eu tenho em mente e hoje utilizo tintas acrílicas mesmo morando em casa, porém vejo muita oferta de tinta duco e já ouvi falar muito bem delas, assim como vejo bastante as tintas da humbrol esmalte e por ai vai.

Mas o ponto aqui é a diferença que elas fazem na pintura, no final do modelo, quais os prós e os contras de cada uma e no final qual deixa um acabamento melhor no kit.

Obrigado,
:hmm:

Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagempor Hartmann » 07 Jul 2014, 10:18

Bom, Gabriel, o que posso dizer é que:

Acrílicas - Achei mais difíceis de se trabalhar, mas isso porque fui tentar logo com as Acrilex. :roll:
Sei que Vallejo, Tamiya e outras têm excelente acabamento, mas não me adaptei. Por ser um tipo de tinta que não "agride" o estireno, é necessário o uso de primer, para que a tinta "grude" no kit. Como secam rápido, muitas necessitam de algum componente retardador. Tem gente que trabalha muito bem com acrílicas e podem dar uma opinião mais precisa sobre elas. Nisso não posso te ajudar...

Esmaltes Sintéticos ou enamels - Foi a tinta que escolhi para trabalhar. São mais fáceis de se trabalhar, podem dispensar o primer, por ser um tipo de tinta que, por sua composição, "agridem" o estireno, grudando melhor e proporcionando de imediato uma ótima cobertura. Demoram mais a secar e, por isso, é necessário cuidado ao toque, para não deixar marcas. O primer é opcional, mas recomedável se vc quiser verificar eventuais e quase sempre presentes marcas do processo de lixa e putty. O acabamento é excelente! A marca que mais uso é a Humbrol, relativamente fáceis de serem encontradas no Brasil. Em seguida, uso Testors e ModelMaster (principalmente as excelentes Metalizer).

Duco/Automotivas - São as minhas tintas de escolha agora, principalmente para a pintura externa dos kits. Secam quase imediatamente, têm ótima cobertura, apesar de serem extremamente finas. O primer é primordial, assim como um bom preparo da superfície. É recomendável que o kit seja lavado, e que ele receba seladora para plástico antes do Primer, para garantir uma boa adesão. Sem isso, na fase de mascaramento, ao se retirar as fitas, pode haver descolamento/descascamento da tinta, estragando o trabalho. Mas o resultado final é surpreendente! Você pode aplicar várias demãos, sem perda significativa de detalhes. Eu tenho usado as tintas MdK, preparadas e vendidas pela loja Mania de Kit (que também vende o primer cinza, mas não a seladora). A tinta é muito boa e vem em potes de 60ml (100Ml para o primer), pelo mesmo preço que vc compraria uma latinha de 14ml de Humbrol. Então, compensa muito! Outra vantagem é que você pode comprar a tinta pronta. Ou seja, se quiser o pale green ou o sand da Força Aérea de Israel, o Olive Drab ou o Neutral Gray da USAAF WWII, o Dark Earth, Dark Green ou o Sky da RAF WWII, o RLM 65 e outras da Luftwaffe, etc, vc já as têm prontas para usar. Elas são diluídas mais ou menos na proporção de 1:1 ou 2:1 com thinner 237 da Luksnova, que é o que eu uso aqui... O uso de Máscara para vapores orgânicos e a pintura em local aberto e arejado é essencial.

Espero ter ajudado! :thumbup:
Editado pela última vez por Hartmann em 07 Jul 2014, 13:42, em um total de 1 vez.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM

Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 5910
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagempor NightRider » 07 Jul 2014, 10:27

Pegando carona na resposta do Hartmann, assinalo que, para mim, a melhor tinta que me adaptei foram as acrilicas, em especial a Tamiya, mas antes já havia utilizado a Acrilex sem maiores dificuldades (inclusive, tem o Silas aqui no forum que fez pinturas com tintas Acrilex que ficaram fantasticas em termos de acabamento e brilho). As esmaltes eu uso apenas para as chamadas tintas "metálicas" (prata, aluminio, etc), que tem acabamento bem melhor do que as acrilicas, mas, confesso, não morro de amores por elas. Quanto as automotivas, já usei poliester algumas vezes (duco ainda não) e tirando os cuidados que esse tipo de tinta e solventes requer, é boa de se trabalhar, fácil de se encontrar e com preços bons. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3148
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagempor Claudio Drago » 06 Out 2016, 04:24

Hartman (ou quem mais usa as tintas MDK):
Qual a diferença entre o duco FS e a duco RLM da MDK?
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL... :cry:

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 2625
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagempor anghinoni » 06 Out 2016, 07:35

Em quase todo lugar eu vejo um preconceito grande contra as automotivas e se fala "moro em apartamento", "cheiro forte"...

Vou falar minha experiencia, apesar de ter um ano de hobby eu experimentei tudo que é possivel e moro em apartamento.

Tinta de cheiro forte é só as enamel, e o pior solvente em relaçao ao cheiro é o aguarraz, mistura os dois, fica fedendo uma semana. A melhor coisa dela é o "bite", agarra a superficie que nem o diabo, aí pode pintar direto no plastico e ate mascarar que nao sai. A melhor combinacao que eu usei usando enamel foi Humbrol com Thinner Anjo Ecoeficiente 2900. seca quase instantaneamente ao toque e ficou perfeito, mas ainda demora a cura total da tinta, mas nao fica cheiro.
As demais, inclusive automotivas, pode usar tranquilo em apartamento, basta ter ventilacao ou cabine de pintura para dispersar para fora a névoa que se forma as vezes quando se pinta com muitas pressao areas grandes, porque o cheiro nao fica, pintou e pá, como seca instantaneamente, o cheiro tambem some instantaneamente.
O pulo do gato é usar thinner nao toxico, como Tamiya, mas este é caro, ai eu pesquisei e achei o Anjo Ecoeficiente 2900 e ja era, comprei ontem mais duas latas de 900 ml por 9,00 cada lata :tchau: , uso ele em quase tudo, acho que gasto uma lata por mes, ele é a base de alcool entao praticamete nao tem cheiro.
Acrilica dificil (no aerografo) so as que nao pode usar thinner - Acrilex e Revell, se tentar usar thinner ou alcool iso elas talham, por isso a galera usa alcool etilico (aderencia), vidrex (fluidez) e brilho facil (retardador) para diluir a Acrilex e facilitar o trabalho.

As demais vai thinner em tudo e seja feliz, com uma ou duas demaos cobre e seca na hora - Tamiya, Mr Color, Mr Hobby, poliester, duco, primer universal, primer tamiya, mr surfacer... alguns dizem que se usar thinner na tamiya fica esbranquiçado, e precisa do X20A, mas nada a ver, isso acontece nas automotivas também e depende do clima, para nao acontecer é so adicionar 5 a 10% de retardador.

tirando Acrilex e Revell que sao acrilicas, todas as outras que usei sao variacao de resina acrilica (poliester) ou laca nitrocelulose ou seja no fundo sao automotivas, por isso da para usar thinner, o que os fabricantes de hobby fazem é adicionar aromatizante, retardador e fluidificante para poder usar no pincel.

a tinta mais fina é a duco.

Se for usar automotiva e tiver na sua cidade loja que faca pequenas quantidades, ja era. Aqui em Curitiba eu compro duco ou poliester por 15 a 20 reais de 100, 250 ou 400 ml dependendo da loja.
Mas so compensa comprar se quiser a qualidade ou fidelidade (usar a tinta/cor original em im kit de carro por ex) e for usar bastante, como carroceria de carro, casco de navio, fuselagem de avioes grandes.
Para as quantidades pequenas que so se usa gotas ou se pinta com pincel detalhes minusculos melhor mesmo as de hobby,porque custa 10 a 14 reais, tem as cores prontas (exceto carros) vai durar a eternidade e se ocupa espaço minusculo na estante :D

Avatar do usuário
rmozeto
Membro
Mensagens: 499
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagempor rmozeto » 06 Out 2016, 08:03

Muito legal a contribuição da galera, várias informações diferentes e empíricas!
Esse trecho abaixo já comprovei:
anghinoni escreveu:... por isso a galera usa alcool etilico (aderencia), vidrex (fluidez) e brilho facil (retardador) para diluir a Acrilex e facilitar o trabalho.

Acho que é bem por ai!
Tamiya acrília eu diluo com álcool etílico, as Revell acrílica, que é bem mais densa/grossa que a Tamiya uso vidrex e tive um ótimo resultado.
Já usei e não usei primer e em todos os casos a aderência foi sempre boa.
Rafael Mozeto
www.mozeto.com.br


Finalizados
F-5E ... VF-11B [GT52] ... F-16C ... VF-0D [GT52] ... F/A-18E [GTXX] ... FRS.1 Sea Harrier [GT55] ... MiG-29UB "Fulcrum" [GT11]

Na bancada
SU-34 [GT11] ... F4U-5 [GT62]

ScaleMates https://goo.gl/OQyPLE

Avatar do usuário
Wanderson
Super Membro
Mensagens: 3215
Registrado em: 24 Set 2014, 11:38
Nome: Wanderson G. Wanzeller
Localização: Laranjeiras do Sul - PR
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Space Shuttle Atlantis - REVELL - 1:144 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG 25 Foxbat - Revell  - 1:144 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: STAR TREK  U.S.S. Defiant - AMT - 1/420 GT 41 - STAR TREK 2015 - Montagem: 3 Piece Adversary Set  - ROMULAN WARBIRD - 1/3730 GT 41 - STAR TREK 2015 - Montagem: [GT 41] 3 Piece Adversary Set - Klingon Bird of - 1/3730 GT 41 - STAR TREK 2015 - Montagem: U.S.S. Enterprise NCC-1701 INTO DARKNESS  1/500 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Dodge Viper SRT10 ACR - 1/25 Revell GT 48 - Carros Europeus - Montagem: Audi R8 - 1:24 - Revell GT 50 - The Fifties - Montagem: Chevy Impala  59 - Revell - 1:25 GT 50 - The Fifties - Montagem: Corvette Roadster 58 - Revell - 1:25 GT 50 - The Fifties - Montagem: Chevy Bel Air 1955 - Monogram/Revell - 1:25 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lampadinha - fabricação própria - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: U.S.S. Enterprise NCC 1701 E - AMT - 1:1400 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: EC 135 - Air-Glaciers - Revell - 1:72 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari  599 GTO - Revell  -  1:24 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 348-TS - Revell - 1:24 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari Superamerica - Revell - 1:24 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Laferrari - Revell - 1:24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Volkswagen  Karmann Ghia - 1:24 - Mr. Hobby GT 61 - Anos 60 - Montagem: 1966 Shelby Mustang  GT  350 H - 1:24 - Revell GT 61 - Anos 60 - Montagem: Ferrari Daytona  365 GTB/4 - Italeri - 1:24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: 1968 Dodge Charger R/T - 1:25 - Revell GT 66 - Lamborghini - Montagem: Lamborghini Aventador LP 700-4  Pirelli Edition  - Fujimi - 1:24 GT 66 - Lamborghini - Montagem: Lamborghini Diablo VT - Revell - 1:24 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: Mercedes Benz  300 SL Cabrio - Italeri - 1:16 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: Enterprise A - Refit  - 1:1000 - Polar Lights GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW i8 - 1:24 - REVELL GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Meng Shi 1.5 Ton - Military Light Utility Vehicle - Hobbyboss - 1:35
 
GTs em Andamento:
GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 612 Scaglietti  - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - 1:24 - Revell GT 61 - Anos 60 - Montagem: Lamborguini Miura - 1:24 - Italeri GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: Star Trek Klingon Bird of Prey - 1:350 - AMT GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda CBR 1100XX SuperBlackbird - 1:12 - Tamiya

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagempor Wanderson » 06 Out 2016, 10:23

Vale a pena a visualização

Mais informações das montagens estão no blog

https://plastimodelismoacao.blogspot.com

Avatar do usuário
Wanderson
Super Membro
Mensagens: 3215
Registrado em: 24 Set 2014, 11:38
Nome: Wanderson G. Wanzeller
Localização: Laranjeiras do Sul - PR
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Space Shuttle Atlantis - REVELL - 1:144 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG 25 Foxbat - Revell  - 1:144 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: STAR TREK  U.S.S. Defiant - AMT - 1/420 GT 41 - STAR TREK 2015 - Montagem: 3 Piece Adversary Set  - ROMULAN WARBIRD - 1/3730 GT 41 - STAR TREK 2015 - Montagem: [GT 41] 3 Piece Adversary Set - Klingon Bird of - 1/3730 GT 41 - STAR TREK 2015 - Montagem: U.S.S. Enterprise NCC-1701 INTO DARKNESS  1/500 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Dodge Viper SRT10 ACR - 1/25 Revell GT 48 - Carros Europeus - Montagem: Audi R8 - 1:24 - Revell GT 50 - The Fifties - Montagem: Chevy Impala  59 - Revell - 1:25 GT 50 - The Fifties - Montagem: Corvette Roadster 58 - Revell - 1:25 GT 50 - The Fifties - Montagem: Chevy Bel Air 1955 - Monogram/Revell - 1:25 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lampadinha - fabricação própria - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: U.S.S. Enterprise NCC 1701 E - AMT - 1:1400 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: EC 135 - Air-Glaciers - Revell - 1:72 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari  599 GTO - Revell  -  1:24 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 348-TS - Revell - 1:24 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari Superamerica - Revell - 1:24 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Laferrari - Revell - 1:24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Volkswagen  Karmann Ghia - 1:24 - Mr. Hobby GT 61 - Anos 60 - Montagem: 1966 Shelby Mustang  GT  350 H - 1:24 - Revell GT 61 - Anos 60 - Montagem: Ferrari Daytona  365 GTB/4 - Italeri - 1:24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: 1968 Dodge Charger R/T - 1:25 - Revell GT 66 - Lamborghini - Montagem: Lamborghini Aventador LP 700-4  Pirelli Edition  - Fujimi - 1:24 GT 66 - Lamborghini - Montagem: Lamborghini Diablo VT - Revell - 1:24 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: Mercedes Benz  300 SL Cabrio - Italeri - 1:16 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: Enterprise A - Refit  - 1:1000 - Polar Lights GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW i8 - 1:24 - REVELL GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Meng Shi 1.5 Ton - Military Light Utility Vehicle - Hobbyboss - 1:35
 
GTs em Andamento:
GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 612 Scaglietti  - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - 1:24 - Revell GT 61 - Anos 60 - Montagem: Lamborguini Miura - 1:24 - Italeri GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: Star Trek Klingon Bird of Prey - 1:350 - AMT GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda CBR 1100XX SuperBlackbird - 1:12 - Tamiya

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagempor Wanderson » 06 Out 2016, 10:36

Minha modesta opinião.

Gosto muito de trabalhar com enamel, o acabamento é muito bom e depois que peguei o jeito de aplicar veniz PU bicomponente sobre ela é a minha preferida. Porem..... o preço desanima. Uso aguarraz p/ diluir e funciona muito bem.

Uso bastante acrílicas (acrilex), principalmente se a área é grande (tipo chassi de cerros 1:24). São tintas acessíveis($) e fáceis de encontrar em cidade do interiror, tal como onde moro. Diluo com água de torneira. tá certo pra quem não está com pressa.

As automotivas são bem legais, as vezes uso. Porem são bem fedidas e aqui na cidade só tem uma loja que vende p/ carros escala 1:1. Até consigo comprar meia lata (pura), mas o que vou fazer com a sobra? afinal usamos bem pouco... Além do verniz PU.... que é muito fedido!!!!


Eu estou sempre pensando no custo.... com o $$ de 14 ml de enamel compro 100ml de acrílica (sem contar o frete dos correios).... Não é pão-durice... é ser racional....mas cada um sabe onde lhe aperta o bolso!!!


:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Mais informações das montagens estão no blog

https://plastimodelismoacao.blogspot.com

Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3148
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagempor Claudio Drago » 06 Out 2016, 11:27

Eu uso Decorfix (ou alguma coisa assim - Colorfix) e me dou bem. Mas fiquei com vontade de fazer um modelo com automotiva para ver como fica. Aqui em SP não encontrei nenhum lugar que vende a tinta a granel (Mercadolivre tô fora). A lata de um quarto nem é tão cara assim mas haja tinta - vai estragar e nunca vou usar tudo. Vi esse post aqui falando da Mania de Kit, que vende 60 ml. e fiquei com vontade de pedir umas três ou quatro cores, para o aprendizado. Mas deparei-me com esses "duco FS e a duco RLM", que não sei o que é.
Cheiro não tem problema - em prédios tem cheiros piores - aguarrás é dos mais gostosos.
O legal é que o post gerou novo debate e novas opiniões a respeito do assunto.
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL... :cry:

Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 857
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagempor jairo.regio-jr. » 06 Out 2016, 11:42

Claudio Drago escreveu:Eu uso Decorfix (ou alguma coisa assim - Colorfix) e me dou bem. Mas fiquei com vontade de fazer um modelo com automotiva para ver como fica. Aqui em SP não encontrei nenhum lugar que vende a tinta a granel (Mercadolivre tô fora). A lata de um quarto nem é tão cara assim mas haja tinta - vai estragar e nunca vou usar tudo. Vi esse post aqui falando da Mania de Kit, que vende 60 ml. e fiquei com vontade de pedir umas três ou quatro cores, para o aprendizado. Mas deparei-me com esses "duco FS e a duco RLM", que não sei o que é.
Cheiro não tem problema - em prédios tem cheiros piores - aguarrás é dos mais gostosos.
O legal é que o post gerou novo debate e novas opiniões a respeito do assunto.


FS e RLM são padrões de cores.

FS - É uma padrão internacional de cores para aviação e Militaria. Padrão bem amplo e que já deve estar sendo utilizado para outros fins também certamente.

RLM (ReichLuftfahrtMinisteriun) é (ou foi) um padrão de cores utilizado pela Alemanha na Segunda guerra para suas aeronaves. A padronização definia que cores as aeronaves teriam com base onde iriam ser utilizadas. Esse padrão só foi utilizado pela Alemanha. Então se for fazer algum modelo alemão da 2a. Guerra, certamente vai achar o que quer nesse padrão de cores.

Quanto a Mania de Kit, dá uma ligada para Lambert. O cara é muito gente boa.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)


Voltar para “Pintura”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: CCRider e 3 visitantes