HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: RE: Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagem por anghinoni »

jairo.regio-jr. escreveu:
anghinoni escreveu:
jairo.regio-jr. escreveu:
campos083 escreveu:
jairo.regio-jr. escreveu:Eu sigo o seguinte processo. 1- Utilizo o mesmo diluente que usei na tinta. Se foi Étilico, limpeza com ele, se vidrex, idem. 2-Quando já não está mais saindo tinta eu finalizo com thinner para desprender algum pedaço de tinta que tenha ficado "encrustrado" e endurecido dentro do canal de saída do aerógrafo. Tem dado certo para mim.
Valeu.... sempre bom perguntar antes de fazer m.......
´
É bom !!! Em 09 meses no hobby eu estou no terceiro aerográfo exatamente por não ter perguntado antes. Aí deu M... da grande.
O jairo não tem como perder o aerografo só se secar tinta nele. Nada que a limpadora ultrassom não resolva... Por isso eu acho que todos deviam ter uma. Custa barato no eBay coisa de 90 reais.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
A perda de dois aerógrafos não foi por causa de tinta. Um foi pq perdi o bico de um deles e o outro eu ainda não achei o problema. Acho que o outro pode ser tinta endurecida dentro dele mesmo, mas não tenho certeza.

Já pensei em um limpador ultrasom desses. Trazer de fora tá complicado. Tenho duas compras vindo de fora que estão paradas a 70 dias e nada. Comprar fora para vir aqui para Recife parecer que tá proibido. Vejo o pessoal recebendo compras do exterior (mesmo com demora, mas recebem e eu não). Acho que vou pagar os R$ 200,00 por um limpador ultrasom
via mercado livre mesmo.
Eu tenho uma nacional da instrutherm... É tudo a mesma coisa compra a mais barata hehe

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagem por anghinoni »

Brandel escreveu:
jairo.regio-jr. escreveu: Usei preto fosco da Acrilex para fazer os traços do pre-shading no último projeto. Quando joguei a primeira demão de tinta DUCO notei que onde tinha a linha do pre-shading ficou áspero demais quase craquelado mesmo. Tive que lixar bastante os locais para que ficassse liso novamente e pudesse continuar a pintura. Imaginei então que isso foi resultado da reação entre tinta Acrilex e DUCO. Por isso fiz a pergunta para confirmar.
Vi que ficou claro nas respostas, mas resolvi contribuir com uma explicação um pouco mais detalhada. Assim espero contribuir para que se evite problemas futuros com aplicação de tintas diferentes, também.

Quando for aplicar tinta sobre tinta, sempre é necessário verificar qual a base delas (solvente ou água). A tinta aplicada por cima sempre vai reagir com a superfície seca da tinta de baixo quando forem agressivas uma à outra. Acrílica é solúvel em água e, por consequência, solúvel em tudo que é mais forte que água (solventes como thinner, aguarrás, etc.). Quando aplicado uma tinta de base solvente por cima, ela sempre vai atacar a acrílica, que é à base d'água e muito mais vulnerável. O contrário não ocorre, pois a base da acrílica (água) não dissolve a tinta que tiver solvente como base.

Resumindo, sempre verificar qual a base da tinta que vai aplicar por cima de outra, para verificar se não ocorrerá alguma reação. A tinta com a base mais forte sempre precisa ser a de baixo, ou pode ocorrer algum problema.

Obs.: é sempre a tinta de cima que agride a de baixo (quando ocorrer). Isso acontece porque a tinta seca já teve seu reagente/solvente evaporado na secagem, enquanto a tinta líquida mantém sua base intacta.

Obs. 2: apesar de ser vendido como verniz acrílico, a base do Acrifix (da Acrilex) não é água, podendo agredir tintas acrílicas normais, e até duco ou enamel. Isso ocorre por conta dos químicos necessários para que o verniz funcione como spray. Nunca usei spray da Tamiya e não sei se ocorre também nestes casos.
E aí brandel.... Mesmo se pintar com tinta mais forte em cima só reage ser bater de cara uma demao molhada... Tem que ser a primeira demao bem esfumaçado e seca para ele criar uma camada isolante para as próximas demaos....só pra ver como é, o funileiro faz isso direto porque o verniz pu dissolve a tinta.... Ele sempre bate a primeira demao quase seca para não dissolver a tinta enbaixo

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Brandel
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 24 Jan 2017, 22:18
Nome: Brandel José Pacheco Lopes Filho
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagem por Brandel »

jairo.regio-jr. escreveu:E aí brandel.... Mesmo se pintar com tinta mais forte em cima só reage ser bater de cara uma demao molhada... Tem que ser a primeira demao bem esfumaçado e seca para ele criar uma camada isolante para as próximas demaos....só pra ver como é, o funileiro faz isso direto porque o verniz pu dissolve a tinta.... Ele sempre bate a primeira demao quase seca para não dissolver a tinta embaixo.
Ah, sim. Existem técnicas que funcionam bem e protegem. Estava me referindo sobre uma aplicação direta, mesmo. O verniz da Acrilex, infelizmente, ainda não consegui pegar o jeito, aplicando direto pelo spray, por mais que esfumace e tenha boa distância. Mas tudo é tentativa e erro.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: RE: Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagem por anghinoni »

Brandel escreveu:
jairo.regio-jr. escreveu:E aí brandel.... Mesmo se pintar com tinta mais forte em cima só reage ser bater de cara uma demao molhada... Tem que ser a primeira demao bem esfumaçado e seca para ele criar uma camada isolante para as próximas demaos....só pra ver como é, o funileiro faz isso direto porque o verniz pu dissolve a tinta.... Ele sempre bate a primeira demao quase seca para não dissolver a tinta embaixo.
Ah, sim. Existem técnicas que funcionam bem e protegem. Estava me referindo sobre uma aplicação direta, mesmo. O verniz da Acrilex, infelizmente, ainda não consegui pegar o jeito, aplicando direto pelo spray, por mais que esfumace e tenha boa distância. Mas tudo é tentativa e erro.
Esqueci esse verniz spray da Acrilex... Eu usava e percebi que apesar e ficar bom ele reage com os decais e fica tipo um grude onde tem decal que nunca mais sai. Não estraga os decais mas qdo pega com a mão gruda no dedo hehe parece que vira cola de fita adesiva.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagem por acidburner »

Olá pessoal,

1) fiquei feliz em voltar ao fórum e ver que uma postagem minha rendeu assunto até 2017!!! :) :)

2) em relação ao verniz acrilex, eu o uso e até hoje não tive problemas como os relatados pelos colegas! Nem mesmo nos decais e nada. Eu uso tintas acrilicas da Tamiya, Gunze e Hobby Cores e sempre o primer automotivo.

Abraço!
Avatar do usuário
fe2103
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Jun 2017, 17:28
Nome: Fernando da Silveira Vasconcelos Ferreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagem por fe2103 »

Pessoal sou iniciante e li e reli alguns tópicos, vou comprar as tintas esmalte sintético da revell para o meu kit, além de utilizar pincéis para as pinturas, pergunto a diluição é necessária/obrigatória? se sim, porque? pode ser água rás mesmo?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Tintas Acrilicas x Tintas Esmalte x Tintas Duco

Mensagem por anghinoni »

fe2103 escreveu:Pessoal sou iniciante e li e reli alguns tópicos, vou comprar as tintas esmalte sintético da revell para o meu kit, além de utilizar pincéis para as pinturas, pergunto a diluição é necessária/obrigatória? se sim, porque? pode ser água rás mesmo?
Aguarras sim... Se não diluir fica com marca do pincel

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Pintura”