Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Dark Yellow - a cor evoluiu ?

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Sormani
Membro
Mensagens: 446
Registrado em: 22 Nov 2012, 14:53
Nome: Sormani Faria
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Dark Yellow - a cor evoluiu ?

Mensagem por Sormani »

Vão fazer 5 anos em setembro que eu entrei no plastimodelismo e, desde o meu começo, vejo uns debates sobre a cor dark yellow. - Amarelo Escuro como tradução literal.

Não sou daqueles neuróticos contadores de rebites nao mas, na medida do possivel, procuro trazer a minha réplica o mais perto da realidade e, por isto, estou sempre a procura de informações.

Por conta da minha profissão, eu tenho alguma noção com relação a composição de cores e digo que entre os fabricantes de tintas para o hobby já existe uma diferença enorme porém, a pouco tempo venho percebendo que as fábricas mudaram as formulas das cores, ( dark yellow antiga da tamiya nao é a mesma dos lotes novos ) os modelistas internacionais estão utilizando uma tonalidade muito diferente do que a as variaçoes normais do DY algo mais puxado para o creme, bege, cor de burro quando foge, sei lá.

saiu disto;
Imagem
Imagem

para isto;

Imagem
Imagem

Achei este artigo com esta linha de discussão e resolvi dividir com os colegas.

Artigo ; http://www.network54.com/Forum/47207/me ... it+evolve-

Recentemente foi reformado um tiger com peças de outros tiger e, obviamente, repintado já com este conceito novo de DY

Imagem

Não quero trazer com este post aquelas discussões chatas e debates acalorados de quem tem razão ou não. é só uma exposiçao de ponto de vista e algo pra agregar nas escolhas dos modelos que montamos.

abraço forte a todos !
Somos responsável por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dark Yellow - a cor evoluiu ?

Mensagem por BVila »

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Acha muito interessante esse tipo de discussão, principalmente quando vem mostrar que não há uma "verdade" só.
Avatar do usuário
NACHTJÄGER
Membro
Mensagens: 452
Registrado em: 28 Nov 2012, 13:06
Nome: Helerson Maciel
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dark Yellow - a cor evoluiu ?

Mensagem por NACHTJÄGER »

:thumbup:

Eu gosto destes debates.

Mas como vc disse, fica a critério do freguês optar pelo mais escuro ou o mais claro.

Sei que não tem nada a ver, mas qdo pintei meu PzKpfw 38(t), com o panzer grey, uns disseram q tava certo e outros disseram que deveria ser menos escuro.

Eu gostei do resultado final :thumbup:

Na minha opnião, prefiro o DY mais "bege areia" do que amarelo :thumbup:


[]s!
"A aquisição de kits cresce em PG enquanto que, os kits finalizados, cresce em PA."
Avatar do usuário
thiriboldi
Membro
Mensagens: 613
Registrado em: 11 Jun 2012, 22:10
Nome: Thiago Riboldi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dark Yellow - a cor evoluiu ?

Mensagem por thiriboldi »

Na verdade não existe a cor "verdadeira", especialmente quando se trata de II guerra mundial. Cada batelada era diferente, de acordo com a disposição de pigmentos na época e de quem as preparava. existiam os standards, mas no calor do conflito, não tinha muito como se verificar se eles eram seguidos à risca, especialemente no final do conflito. Isso não ocorre apenas com as cores alemãs, mas com todas as nações envolvidas.
Avatar do usuário
NACHTJÄGER
Membro
Mensagens: 452
Registrado em: 28 Nov 2012, 13:06
Nome: Helerson Maciel
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dark Yellow - a cor evoluiu ?

Mensagem por NACHTJÄGER »

thiriboldi escreveu:Na verdade não existe a cor "verdadeira", especialmente quando se trata de II guerra mundial. Cada batelada era diferente, de acordo com a disposição de pigmentos na época e de quem as preparava. existiam os standards, mas no calor do conflito, não tinha muito como se verificar se eles eram seguidos à risca, especialemente no final do conflito. Isso não ocorre apenas com as cores alemãs, mas com todas as nações envolvidas.
Concordo.

:thumbup:


[]s!
"A aquisição de kits cresce em PG enquanto que, os kits finalizados, cresce em PA."
Avatar do usuário
pedro neto
Membro
Mensagens: 470
Registrado em: 26 Mai 2013, 16:23
Nome: Pedro Gomes da Silva Neto
Localização: Paulinia/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dark Yellow - a cor evoluiu ?

Mensagem por pedro neto »

Imagina só: Uma fileira de tanques, ou caças para ser repintado devido ao grande desgaste de locomoção/voo, etc... e o campo de batalha a apenas uma duzia de kilometros, ou a necessidade de liberar logo o armamento.... negô não ia ficar calculando filosoficamente e miligramamente a quantidade de solvente na tinta ou a quantidade de branco no amarelo, preto no verde.... virava no olhometro e brocha nas maquinas... se foi foi, se não foi, amem....
E isso variava tambem nos tons de farda que vinha tanto dos EUA, quanto os produzidos na URSS e na Alemanha......
Tem coisas que só o Pedrão faz por você!
Avatar do usuário
Eduardo José
Membro
Mensagens: 399
Registrado em: 02 Fev 2017, 15:55
Nome: Eduardo José Franchini
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dark Yellow - a cor evoluiu ?

Mensagem por Eduardo José »

Já li que, particularmente na Alemanha, as cores variaram muito, principalmente porque os veículos recebiam a pintura final não nas fábricas, mas nos parques de manutenção, por meio da aplicação de uma pasta, que podia ser diluída em querosene, ou, caso necessário, em água mesmo. Assim, somando-se a isso todos os outros fatores antes citados, fica claro que efetivamente não há uma cor "certa", mas sim, variações possíveis.
Espero ter contribuído.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Dark Yellow - a cor evoluiu ?

Mensagem por TioDrakul »

Na minha opinião, à menos que você esteja tentando imitar a cor de um exemplar bem específico (por exemplo, montando um tanque exatamente como o exemplar mostrado em uma foto) não adianta se preocupar muito com exatidão da cor dado que como os outros descreveram na vida real os exércitos não se incomodam muito em colocar exatamente o mesmo tom de cor em todos os veículos do mesmo tipo.

E se o veículo em questão é de um período de guerra (WW2, Coréia, Vietnã, etc) então esquece porquê quando você está tentando evitar ser feito em mil pedaços a última coisa que você iria pensar é se está aplicando o tom certo de amarelo no seu tanque :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Responder

Voltar para “Pintura”