Master-Model

Próximos Eventos Programados:


PAP da pintura do rosto com acrílicas

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
fernandogarrido
Membro
Mensagens: 341
Registrado em: 13 Jan 2013, 01:30
Nome: fernando jose fraga garrido
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 6 vezes

PAP da pintura do rosto com acrílicas

Mensagem por fernandogarrido »

• Olá a todos, Sormani me propôs que eu fizesse um passo a passo da pintura de uma figura com acrílicas, propus começar com o rosto, que do meu ponto de vista é a parte que dá mais vida às figuras.


• Antes de começar gostaria de esclarecer alguns pontos: não me considero expert em nada, nem grande conhecedor de arte nenhuma, e não esqueço em momento nenhum que pintar figuras é em sua essência uma grande diversão, um hobby, mas fui convidado por pessoas muito gentis a passar o pouco que sei para outros apreciadores deste nosso “brinquedo”, o que para mim é muito prazeroso e farei com muita satisfação.

• Espero conseguir compartilhar com os que acompanharem algumas experiências que adquiri por empirismo, fazendo e errando muito. Perdoem-me as falhas e os diversos “estúdios fotográficos” que utilizarei, pois vou procurando aonde a luz incide melhor para mostrar os detalhes com mais clareza, então se aparecer um vidro de shampoo ao fundo não se surpreendam.

• Como não sei qual o nível de curiosidade e interesse de todos que vão acompanhar, vou começar bem do início e falar sobre coisas óbvias para a maioria, mas que talvez ajude alguns.

• Vou começar com os materiais que emprego na pintura: as tintas acrílicas da vallejo (sempre sacuda muuuuito, senão fica brilhante), excelente qualidade e preço um pouco maior, mas duram uma vida inteira, eu nunca consegui terminar com um deste potinhos.
Imagem

• Tintas acrílicas daiara, são diferentes, mas não considero piores, e sim diferentes. São mais grossas, pastosas mesmo, mas são muito boas, muito baratas e muito foscas, é só questão de acostumar-se.
Imagem

• A paleta úmida de tinta que mantém a tinta sem secar enquanto não é utilizada, as tintas acrílicas secam quase que de imediato fora da paleta FIGURA. E o pincel que uso que é: nr 0 pelo de marta 308 da tigre, muito boa qualidade e preço acessível. Papel toalha, guardanapo ou papel higiênico FIGURA. Lupa ou óculos. Fiquei anos atrás com muita dificuldade para pintar até descobrir que já não enxergava mais tão bem.
Imagem
Imagem

• Luminária, excelente auxiliar na pintura e na descoberta das sombras e luzes.
Imagem

• A figura que vou pintar é em escala 1:10 da Young, vou pintar somente o rosto para fazer mais devagar e mostrar mais detalhes. Sempre inicio a figura pintando todo o rosto com a tinta base. Utilizando um aerógrafo o trabalho fica facilitado, mas com o pincel o resultado também é bom, o cuidado que se deve tomar para pintar a tinta base com o pincel é: não diluir muito a tinta. A tinta muito diluída vai correr sempre para os vãos mais profundos e com as diversas demãos vão acabar por cobrir detalhes da figura, então se for pintar a cor base com pincel, não dilua muito a tinta.
Imagem


dois olhos humanos para dar a referência, o segundo eu acho que é conjuntivite, mas serviu para demonstrar o vermelho dos olhos.
Imagem

Imagem

• No rosto sempre inicio pelos olhos, é a parte que dará mais vida a figura e se eu achar que não ficou bom, não perco todo o trabalho que já teria feito de luzes ou sombras em outras partes do rosto. Se der para repintar ou corrigir os olhos eu corrijo, se não der coloco na soda cáustica e recomeço de novo. Os passos que uso para a pintura dos olhos são cinco e são os seguintes:

passos 1 preenchimento do interior do globo ocular, passo 2 marcação do vermelho dos olhos
Imagem

passo 3 pintura da circunferência negra no centro do olho
Imagem

passo 4 pintura da cor do olho
Imagem

passo 5 pintura da pupila
Imagem

passo 6 luz no olho
Imagem

mas veremos todos os passos com calma e na figura

• Primeiro passo: as figuras em escala maiores como 1:10 me permitem enxergar melhor e por consequência pintar com maior detalhes, as figuras “genéricas” (não estou julgando ninguém, tenho um zilhão delas, inclusive esta que estou pintando) por serem cópias, algumas vezes dificultam por terem muitas rebarbas e faltarem detalhes, as originais são bem mais precisas. O preenchimento do branco dos olhos é muito facilitado pela borda correta dos olhos. Este primeiro passo é bastante simples, é o simples preenchimento do vão do globo ocular com uma tinta aproximada do branco, mas não branco, o branco puro vai dar uma impressão irreal na figura. O preenchimento é feito com tinta bem diluída, deve-se dar tantas demãos quantas forem necessárias até achar que está com a cor ideal, mas aguarde secar a tinta para dar as demãos. Se conseguir pintar sem borrar para fora ótimo, se não conseguir não faz mal, mais adiante corrigiremos.
Imagem
Imagem

• O segundo passo: é a colocação do avermelhado dos olhos na parte de baixo do globo ocular, ali aonde cai o cisco no olho, as fotos mostram o local exato aonde atinta deverá ser depositada, por que depositada? Porque nós vamos pegar a tinta encostando o pincel na paleta e deixar ela completar o pincel, aí encostamos na parte de baixo dos olhos e deixamos ela escorrer naturalmente até o canto do olho ajudando um pouco com o pincel, se ficar pouca tinta no cantinho dos olhos encho o pincel novamente e deposito no cantinho, espero secar e observo o resultado, se estiver insuficiente refaço todo o processo novamente, sempre tomando o cuidado com a diluição da tinta e o tempo de secagem entre as demãos. A tinta deverá estar sempre muito diluída como mostra a foto na paleta e o seu efeito no papel. A tinta sempre muito diluída permite que eu faça diversas vezes até alcançar a coloração avermelhada que desejo, se for muito grossa é mais difícil corrigir o vermelhão.

Imagem

nem viro para tirar a tinta, coloco o pincel dentro do potinho e tiro uma quantidade mínima, já que será muuuuuito diluída
Imagem

tinta diluída na paleta
Imagem

efeito da tinta no papel
Imagem

Imagem

observem nesta foto que ela está com uma expressão com uma das sobrancelhas levantadas, o que vai dar uma pequena diferença quando pintarmos os olhos, mas nada demais
Imagem

• Agora com muito cuidado e com a tinta base vamos corrigir os excessos que porventura tenham ocorrido na pintura com o branco, não use o pincel muito cheio para corrigir com a tinta base, molhe na tinta e encoste no papel higiênico umas três ou quatro vezes, a tinta acrílica cobre muito facilmente, mesmo em pouquíssima quantidade, vá passando com cuidado na borda do olho até conseguir corrigir o excesso de branco. Mas não se preocupe porque outras correções serão necessárias ao longo do processo.

Imagem



• O terceiro passo: agora a tinta daiara preta facilita em muito o trabalho, como falei acima ela é pastosa, então podemos pegar direto do recipiente com a ponta do pincel e colocar na paleta sem adicionar água.

Imagem

• O pincel deverá estar úmido, ou seja mergulhado na água e seco no guardanapo, para ficar com um formato mais afilado e apanhar melhor a tinta da paleta que deve ser uma bolinha preta

Imagem

• Com o pincel na vertical sobre um papel, testar o tamanho da circunferência que resultará antes de pintar sobre o globo ocular, quanto mais vezes ou mais profundamente se apertar o pincel sobre a superfície maior será a circunferência, e da mesma forma pode ser feito na figura.
• A daiara facilita, mas pode ser feito com a vallejo, a vantagem da daiara é que sem diluição ela não escorre porque é pastosa, mas para quem ainda não confia na prática a partir deste passo pode ser bem treinado no papel, testar bastante ajuda antes de aplicar na figura.

Imagem

Imagem

aí está a razão para eu ter falado que novas correções seriam necessárias
Imagem

esta expressão com a sobrancelha levantada quase me deixou louco, pois não entendia o porque dos olhos não estarem simétricos, só fui entender depois de muito olhar e olhar.

Imagem

Imagem

amanhã eu continuo moçada, espero não estar sendo muito prolixo, mas a intenção é passar com maior clareza e da teoria para a prática, abração a todos.
Editado pela última vez por fernandogarrido em 12 Mar 2013, 13:58, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
mvleonardo
Conselheiro
Mensagens: 5400
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:18
Nome: Leo
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 29 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa
 
GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48
 

Re: PAP da pintura do rosto com acrílicas

Mensagem por mvleonardo »

Minhas preces foram atendidas!
Uhú
:clap: :clap: :clap: :clap:

Meus parabens pela iniciativa e pela boa vontade em compartilhar!
:thumbup:

Tópico incluído na nossa FAQ !
Imagem
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PAP da pintura do rosto com acrílicas

Mensagem por magnetorj »

opa cheguei e to na primeira fila para aprender :clap: :clap: :clap: :clap:
Imagem
Avatar do usuário
Thiago
Super Membro
Mensagens: 2405
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:42
Nome: Thiago Vergani
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: PAP da pintura do rosto com acrílicas

Mensagem por Thiago »

Que aula... esta de parabéns... :lol:

Quando vem a próxima aula???? :agitado:

Abraços... :lol:
Thiago Vergani

"You take the Blue Pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the Red Pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes." - Morpheus
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PAP da pintura do rosto com acrílicas

Mensagem por kleverton »

Maravilhoso!!

Gostaria de ter habilidade para pintar tão uniforme.

Eu tremo mais do que vara verde, terrível!! :( :shock:
Como é que você consegue manter os traços tão bem delineados? Há alguma técnica ou só a prática ajudará?
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PAP da pintura do rosto com acrílicas

Mensagem por BVila »

fernandogarrido escreveu: tinta diluída na paleta
Imagem

efeito da tinta no papel
Imagem
:saudacao: :saudacao: :saudacao:

Para mim esse é o "pulo do gato", aquele detalhe que dificilmente é passado.

Muito, muito obrigado Fernando.
Avatar do usuário
NACHTJÄGER
Membro
Mensagens: 452
Registrado em: 28 Nov 2012, 13:06
Nome: Helerson Maciel
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PAP da pintura do rosto com acrílicas

Mensagem por NACHTJÄGER »

:clap: :clap: :clap: :clap:

Excelente!

Estou aprendendo muito com este PAP.

Aprovado :thumbup:


:tchau:


[]s!
"A aquisição de kits cresce em PG enquanto que, os kits finalizados, cresce em PA."
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: PAP da pintura do rosto com acrílicas

Mensagem por Kyosanin »

Valeu Fernando!!!

O mundo das figuras ainda é inexplorado e misterioso para mim! Com sua ajuda pode ficar até acessível... hehe
Avatar do usuário
fernandogarrido
Membro
Mensagens: 341
Registrado em: 13 Jan 2013, 01:30
Nome: fernando jose fraga garrido
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 6 vezes

Re: PAP da pintura do rosto com acrílicas

Mensagem por fernandogarrido »

mvleonardo escreveu:Minhas preces foram atendidas!
Uhú
:clap: :clap: :clap: :clap:

Meus parabens pela iniciativa e pela boa vontade em compartilhar!
:thumbup:

Tópico incluído na nossa FAQ !
Imagem
mvleonardo obrigado pela sua presença e gentileza, a satisfação em compartilhar é toda minha, abração.
Avatar do usuário
fernandogarrido
Membro
Mensagens: 341
Registrado em: 13 Jan 2013, 01:30
Nome: fernando jose fraga garrido
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 6 vezes

Re: PAP da pintura do rosto com acrílicas

Mensagem por fernandogarrido »

Kyosanin escreveu:Valeu Fernando!!!

O mundo das figuras ainda é inexplorado e misterioso para mim! Com sua ajuda pode ficar até acessível... hehe
Abração Kyosanin, obrigado pela atenção.
Responder

Voltar para “Pintura”