HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


Como diluir tinta acrílica

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por TioDrakul »

Eu tenho experimentado uma variação com o Decorfix fosco, usando cera incolor Bravo Flash no lugar do Vidrex (o mesmo desde que mudou a formulação não ficou mais legal). Eu uso a cera que é bastante líquida como "diluente", e até agora os resultados ficaram bons. Agora em termos de perfeição o melhor resultado que eu tive até agora foi usando Acrilex brilhante com álcool isopropílico, o meu teste ficou tão bom que deu de ver as marcas dos meus dedos no plástico sob a tinta hahaha (ops :D). Mas o problema dessa opção é que a lista de cores dessa variedade de tinta em particular é bem restrita (é uma variedade que eu só encontrei seis cores distintas até agora)
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Chicabum »

Olá Echo1_

Todo produto vendido em loja hospitalar ou farmácia precisa ter prazo de validade e se você mudar de embalagem, por exemplo colocar em um pote menor, a validade dele é de sete dias. Isso é o que está na norma da Vigilância Sanitária para uso em humanos/veterinário.

No nosso caso isso não é importante. O álcool isopropílico deve ser bem tampado para não evaporar ou não pegar umidade. Então retire do litro uma pequena quantidade para um pote menor, assim fica mais fácil de usar e que consuma relativamente rápido. Se houver um armazenamento correto, você terá sim álcool para um baita tempo!!!
Espero ter ajudado!
Abraço!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
ModestoUni
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 11 Set 2016, 14:16
Nome: Luiz Carlos Modesto
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por ModestoUni »

Eu posso usar as tintas da humbrol misturada com vidrex esse q vende em supermercados? confesso que não entendi amigos me expliquem com mais clareza pq sou novato na montagem de miniaturas
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por jairo.regio-jr. »

ModestoUni escreveu:Eu posso usar as tintas da humbrol misturada com vidrex esse q vende em supermercados? confesso que não entendi amigos me expliquem com mais clareza pq sou novato na montagem de miniaturas
Mas, qual Humbrol. Acrílico ou Esmalte (Enamel)?

Se for acrílico em teoria vidrex funciona como diluente. Se bem que para tintas acrílicas próprias para plasti eu prefixo usar álcool isopropílico para diluir.

Se for Esmalte (Enamel), Vidrex não funciona. Vai talhar a tinta. Eu uso, nesse caso, diluição com Ecosolv, aguarrás ou Terebintina.

Blz? :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
ModestoUni
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 11 Set 2016, 14:16
Nome: Luiz Carlos Modesto
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por ModestoUni »

Ok brother valew mesmo , eu estou curtindo muito estar trocando idéia neste espaço democrático só tem galera fera aqui valew ótima semana pra todos.
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por jairo.regio-jr. »

ModestoUni escreveu:Ok brother valew mesmo , eu estou curtindo muito estar trocando idéia neste espaço democrático só tem galera fera aqui valew ótima semana pra todos.
:thumbup: :thumbup:

Realmente aqui tem muito gente boa e com ótima experiência.
Meu conhecimento é muito restrito ainda. Mas no que puder ajudar, eu ajudo.

Um abraço.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por anghinoni »

Echo1_ escreveu:Opa, pessoal... a questão que me surgiu depois de ler todo o tópico é: onde encontro esse tal álcool isopropílico? :pensando: "Nunca vi na feira" rsrs
loja de componentes eletronicos, lojas de quimicos, lojas de produtos de limpeza.
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Correia »

anghinoni escreveu:
Echo1_ escreveu:Opa, pessoal... a questão que me surgiu depois de ler todo o tópico é: onde encontro esse tal álcool isopropílico? :pensando: "Nunca vi na feira" rsrs
loja de componentes eletronicos, lojas de quimicos, lojas de produtos de limpeza.
Eu comprei em drogaria/farmácia.
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Correia »

Emerson-Antonio escreveu:Alguem poderia me ajudar qual é a substancia que tem o vidrex?

Aqui na argentina no encontro nada parecido...
Vidrex é um produto para limpeza de vidros.

Aqui o link do fabricante: http://www.vejalimpeza.com.br/produtos/vidros/veja-vidrex-cristal-pulverizador/

Nesse outro site, informações sobre a composição química do produto:

http://docplayer.com.br/15375900-Veja-vidrex-limpa-vidros-cristal-lavanda-e-alcool.html

Um abraço.
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Responder

Voltar para “Pintura”