Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Como diluir tinta acrílica

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Emerson-Antonio
Membro
Mensagens: 656
Registrado em: 21 Mai 2015, 23:25
Nome: Emerson Pereira
Localização: Buenos Aires
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Emerson-Antonio »

Alguem poderia me ajudar qual é a substancia que tem o vidrex?

Aqui na argentina no encontro nada parecido...
Imagem
Avatar do usuário
miguel_angelor
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 19 Fev 2015, 21:25
Nome: Miguel Angelo Rego
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por miguel_angelor »

O produto nos EUA é chamado de Windex, um produto p limpar vidros de janelas. Procure por um produto parecido na Argentina.

Abs
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1462
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 9 vezes

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Correia »

Echo1_ escreveu:Opa, pessoal... a questão que me surgiu depois de ler todo o tópico é: onde encontro esse tal álcool isopropílico? :pensando: "Nunca vi na feira" rsrs
Eu comprei em farmácia.

O isopropílico também é usado para limpeza de equipamentos eletrônicos.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Avatar do usuário
Echo1_
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Dez 2015, 20:35
Nome: Rodrigo Barros
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Echo1_ »

Correia escreveu:
Echo1_ escreveu:Opa, pessoal... a questão que me surgiu depois de ler todo o tópico é: onde encontro esse tal álcool isopropílico? :pensando: "Nunca vi na feira" rsrs
Eu comprei em farmácia.

O isopropílico também é usado para limpeza de equipamentos eletrônicos.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Bom, eu encontrei e comprei o tal álcool isopropílico, porém encontrei só em uma loja de produtos hospitalares e de um litro. Fiquei muito feliz, pois imaginei que isso me duraria uma eternidade, mas... chegando em casa, fui olhar a validade e esse álcool tem validade de 1 ano, e o que comprei já foi fabricado a algum tempo e vence em maio de 2016. Sabem me dizer se isso realmente vence (estraga) quando vence? não vou preparar tanta tinta até maio :c
Avatar do usuário
miguel_angelor
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 19 Fev 2015, 21:25
Nome: Miguel Angelo Rego
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por miguel_angelor »

O meu tem mais de um ano e continua funcionando bem.

Abs
Avatar do usuário
Echo1_
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Dez 2015, 20:35
Nome: Rodrigo Barros
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Echo1_ »

miguel_angelor escreveu:O meu tem mais de um ano e continua funcionando bem.

Abs
Opa, maravilha... bom, então vou continuar usando quando vencer 8-) se eu notar que está dando algum efeito negativo na pintura, já sei que é o álcool...
Editado pela última vez por Echo1_ em 11 Dez 2015, 18:52, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
miguel_angelor
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 19 Fev 2015, 21:25
Nome: Miguel Angelo Rego
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por miguel_angelor »

Guarda sempre com aquela tampa vedante e num lugar escuro.

Abs
Avatar do usuário
Echo1_
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Dez 2015, 20:35
Nome: Rodrigo Barros
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Echo1_ »

miguel_angelor escreveu:Guarda sempre com aquela tampa vedante e num lugar escuro.

Abs
Opa, obrigado pela dica, amigo. Farei isso desde já. :thumbup:
Avatar do usuário
Echo1_
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Dez 2015, 20:35
Nome: Rodrigo Barros
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Echo1_ »

Pessoal, aproveitando o embalo do tópico... comprei o álcool isopropílico, o vidrex azul e tintas decorfix foscas.

Fiz alguns testes... Primeiramente diluí com água e aparentemente diluiu bem, mas logo já perde a mistura e tem que mexer novamente. Já apenas com o vidrex eu achei muito estranho... não sei se é isso que chamam de "talhar" a tinta, mas o visual da mistura tinta + vidrex é como se ouvesse gordura, sabe? Não fica uniforme de jeito nenhum. Tem algo errado? (detalhe que vi em alguns lugares pessoas dizendo que diluem só com o vidrex)

PS: ainda não fiz a mistura do vidrex com o álcool, mas vou fazer depois.

Fiz teste aplicando a tinta diluída com água em garrafa pet e o resultado é imprevisível. Em algumas partes ficou aparentemente perfeito, em outras deu umas pipocadinhas, salientando a transparência do pet... não sei se isso "passa no teste", pois eu preciso ter certeza de que quando for no objeto não vai ficar com falhas :cry: Ps: tudo isso com o aerógrafo

E mais uma dúvida: na pet a tinta é facilmente riscada (unha, por exemplo)... vai ser assim no kit também? O que é preciso fazer pra não acontecer isso?
Avatar do usuário
S[R]
Super Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 04 Jul 2012, 17:16
Nome: Sérgio Rocha
Localização: SãoPaulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por S[R] »

Echo1_ escreveu:Pessoal, aproveitando o embalo do tópico... comprei o álcool isopropílico, o vidrex azul e tintas decorfix foscas.

Fiz alguns testes... Primeiramente diluí com água e aparentemente diluiu bem, mas logo já perde a mistura e tem que mexer novamente. Já apenas com o vidrex eu achei muito estranho... não sei se é isso que chamam de "talhar" a tinta, mas o visual da mistura tinta + vidrex é como se ouvesse gordura, sabe? Não fica uniforme de jeito nenhum. Tem algo errado? (detalhe que vi em alguns lugares pessoas dizendo que diluem só com o vidrex)

PS: ainda não fiz a mistura do vidrex com o álcool, mas vou fazer depois.

Fiz teste aplicando a tinta diluída com água em garrafa pet e o resultado é imprevisível. Em algumas partes ficou aparentemente perfeito, em outras deu umas pipocadinhas, salientando a transparência do pet... não sei se isso "passa no teste", pois eu preciso ter certeza de que quando for no objeto não vai ficar com falhas :cry: Ps: tudo isso com o aerógrafo

E mais uma dúvida: na pet a tinta é facilmente riscada (unha, por exemplo)... vai ser assim no kit também? O que é preciso fazer pra não acontecer isso?
Quando eu uso Acrilex, só diluo com vidrex cristal, como já explicaram aqui o álcool é só pra acelerar a secagem. Acho que o problema de uniformidade é porque o pet que você usou pra testar não estava lavado, deve ser gordura dos dedos ou algo assim. Mas vale lembrar que é importante usar primer antes de pintar com tintas base água. A Vallejo aconcelha isso, eles tem um diluente para que você possa aplicar a tinta direto no kit.

Enviado de meu LG-E450f usando Tapatalk
Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Pintura”