Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Como diluir tinta acrílica

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

falves
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 13 Jun 2014, 22:36
Nome: Fábio Alves
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por falves »

mvleonardo escreveu:Pensando em facilitar a vida do pessoal que esta começando, convido a todos para apresentarem sua "formulação" para diluição de tinta acríica. Eu uso tanto primer quanto tinta Acrílica da Acrilex e para diluir a famosa formula, Vidrex+Isopropílico.
Eis como faço:

1 - Pego um potinho pequeno (faço sempre em pequenas quantidades pois sou desastrado e vira-e-mexe derrubo tudo).
Peguei um potinho de tempero da minha esposa que deve servir uns 40ml.
É importante fechar com rolha ou com batoque senão o alcool evapora.
Imagem

2 - Guardo todos os meus produtos quimicos em Almotolias de bico curvo, então pego o meu Vidrex normal.
Usei por tempos o Vidrex Cristal mas gostei mais da aderência do azul. Não interfere na cor e nem descasca nada que o "Cristal" não descasque tambem. Puro gosto pessoal.
Imagem

3 - Coloco no o potinho com Vidrex azul até a metade.
Imagem

Imagem

4 - Pego meu vidro de Alcool Isopropílico (que fica muito bem guardado e longe de crianças)
Imagem

5 - Com uma pipeta longa vou retirando e colocando no potinho até completar
Imagem

Imagem

6 - Com o potinho cheio, é só chacoalhar e quando for diluir a tinta ou primer no godê usar essa mistura que já está na proporção correta.

Coloque sua formula aqui !
Tópico divulgado no nosso Facebook!
Imagem
Ok, entendi como preparar a mistura de solventes 1:1 isopropílico vidrex azul. Agora a minha dúvida é qual a proporção dessa mistura em tinta? tem que usar primer?
E verniz?
EU só USO PINCEL
AS TINTAS SÃO ACRILEX FOSCAS TAMPAS VERDES

obrigado
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Correia »

Ainda não usei a tinta Acrilex. Tenho usado tintas para plastimodelismo (Humbrol, Tamiya e Hobby Cores). Para estas uso apenas álcool isopropílico ou comum. A proporção varia. Fico geralmente na razão 1:3 (tinta : solvente) para aplicação com aerógrafo. Tenho tido melhores resultados aplicando várias demãos. Sempre que tento apressar, dando uma cobertura com mais tinta, prejudico o resultado.
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Avatar do usuário
LucianoMoreno
Super Membro
Mensagens: 1214
Registrado em: 26 Mai 2015, 14:07
Nome: Luciano Moreno
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por LucianoMoreno »

falves escreveu:
Ok, entendi como preparar a mistura de solventes 1:1 isopropílico vidrex azul. Agora a minha dúvida é qual a proporção dessa mistura em tinta? tem que usar primer?
E verniz?
EU só USO PINCEL
AS TINTAS SÃO ACRILEX FOSCAS TAMPAS VERDES

obrigado
falves, comecei há pouco tempo e tbm uso as Acrilex Fosca (tampa verde) apenas a pincel nas minhas montagens...

Mas não uso álcool para diluição, uso Vidrex e Brilho Fácil.

Como faço muitas misturas, então uso minhas contagens e proporções em gotas.

Exemplo:

Para 8 gotas de tinta, diluo com 4 ou 5 gotas de Vidrex + 4 ou 5 gotas de Brilho Fácil. Faço o teste da "gota de leite", se formar a gotinha na ponta do
misturador e ela não cair, ok. Caso contrário acrescento mais uma gota de Vidrex ou Brilho Fácil e vou fazendo o teste até chegar no ponto.

Mas como o pessoal muito mais experiente do que eu costumam dizer, não existem formulas prontas. Existe uma variação mto grande de viscosidade
entre as cores da própria Acrilex.

Eu te aconselho a usar o primer SEMPRE, ainda mais sendo tintas Acrilex... :thumbup:

Eu uso o primer da Acrilex, diluo ele "meio a meio", mas apenas com Vidrex. O verniz tbm uso o Brilhante e o Fosco da Acrilex.
No brilhante uso o mesmo esquema de diluição que uso nas tintas. No fosco, faço a diluição "meio a meio" apenas com Vidrex.

Espero ter ajudado com o pouco que aprendi! :thumbup:

Abçs
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por TioDrakul »

Tenho tido resultados satisfatórios usando a Acrilex Decorfix diluída com cera líquida incolor "Bravo Flash", eu usava Vidrex antes mas aparentemente o fabricante mudou a formulação e não ficou mais legal o resultado.
Avatar do usuário
MaverickMCS
Acabei de Chegar
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Mai 2015, 08:18
Nome: Lucas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por MaverickMCS »

Juro que tentei pesquisar, mas ao excrever "Vidrex" na busca, foram encontrados 569 resultados...
Qual é exatamente o papel do Vidrex na diluição? O isopropanol entra no lugar da água apenas para acelerar a secagem, ou ele possui algum outro efeito?
Obrigado!
Avatar do usuário
miguel_angelor
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 19 Fev 2015, 21:25
Nome: Miguel Angelo Rego
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por miguel_angelor »

O Vidrex ajuda a quebrar a tensão superficial da tinta, ou seja, ele ajuda na fluidez da tinta aumentando o seu alastramento. O Vidrex tb funciona como um retardante de secagem. O Vidrex é um tipo de detergente específico p limpeza de vidros, ele faz com que a sujeira "descole" do vidro e seja mais fácil de ser removida. Existe um produto da Marca Winsor & Newton desenvolvido especificamente p tintas acrílicas p telas que funciona da mesma maneira chamado de Flow Improver, só que é bem mais caro que o Vidrex.

Imagem


Abs
Avatar do usuário
MaverickMCS
Acabei de Chegar
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Mai 2015, 08:18
Nome: Lucas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por MaverickMCS »

miguel_angelor escreveu:O Vidrex ajuda a quebrar a tensão superficial da tinta, ou seja, ele ajuda na fluidez da tinta aumentando o seu alastramento. O Vidrex tb funciona como um retardante de secagem. O Vidrex é um tipo de detergente específico p limpeza de vidros, ele faz com que a sujeira "descole" do vidro e seja mais fácil de ser removida. Existe um produto da Marca Winsor & Newton desenvolvido especificamente p tintas acrílicas p telas que funciona da mesma maneira chamado de Flow Improver, só que é bem mais caro que o Vidrex.


Abs
Obrigado pela resposta!
-
Algum dos amigos do fórum já tentou usar algum surfactante mais "puro", como o Triton X? Ou os resultados com Vidrex não deixam muito espaço para melhoras?
Avatar do usuário
marcos picco
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 10 Jul 2013, 16:42
Nome: marcos rogerio picco
Localização: São Bernardo do Campo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por marcos picco »

Saudações à todos.

O Álcool de cereal também serve para diluir tintas acrílicas Tamiya?

Obrigado!
Avatar do usuário
Anderson DF
Membro
Mensagens: 383
Registrado em: 07 Nov 2015, 18:48
Nome: ANDERSON B M CORREA
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Anderson DF »

Qual a proporção de tinta/diluente que vocês utilizam nas tintas da Tamiya com o Thinner X20A ?
Avatar do usuário
Echo1_
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Dez 2015, 20:35
Nome: Rodrigo Barros
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como diluir tinta acrílica

Mensagem por Echo1_ »

Opa, pessoal... a questão que me surgiu depois de ler todo o tópico é: onde encontro esse tal álcool isopropílico? :pensando: "Nunca vi na feira" rsrs
Responder

Voltar para “Pintura”