Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Kit compressor e aerografo

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Danielbinho
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Set 2018, 12:30
Nome: Daniel Coelho
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Kit compressor e aerografo

Mensagem por Danielbinho »

Ola. sou iniciante no plastimodelismo.Comprei essa semana do ML esse kit compressor aerografo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Compressor e aerografo 0,3 mm dupla açao dessa tal marca onetools.
Gostaria de saber se para inicio, essa marca vai me proporcionar um bom acabamento.
Obs:Nunca usei um aerografo antes
Outra duvida é se posso diluir as tintas e vernizes acrilex so com agua no aerografo.
Uma ultima duvida é se esta correto o seguinte esquema de pintura e aplicaçao de decais:
pintura fosca + verniz brilhante + aplicaçao do decal + decal softer + verniz brilhante + verniz fosco
Desculpem tantas perguntas mas e que realmente no inicio é um pouco complicado.
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kit compressor e aerografo

Mensagem por Eduardo_Correa »

Danielbinho escreveu:Ola. sou iniciante no plastimodelismo.Comprei essa semana do ML esse kit compressor aerografo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Compressor e aerografo 0,3 mm dupla açao dessa tal marca onetools.
Gostaria de saber se para inicio, essa marca vai me proporcionar um bom acabamento.
Obs:Nunca usei um aerografo antes
Outra duvida é se posso diluir as tintas e vernizes acrilex so com agua no aerografo.
Uma ultima duvida é se esta correto o seguinte esquema de pintura e aplicaçao de decais:
pintura fosca + verniz brilhante + aplicaçao do decal + decal softer + verniz brilhante + verniz fosco
Desculpem tantas perguntas mas e que realmente no inicio é um pouco complicado.
Daniel, seja bem vindo. Sou iniciante no hobby também é com certeza já já aparece gente mais gabaritada para te ajudar.

Nunca tive um compressor desses, mas muita gente aqui tem e usa sem problemas. A maior parte dos relatos falam sobre superaquecimento, então o negócio é ir com calma. Esquentou muito, desliga e da uma pausa... o negócio é treinar antes com o aerógrafo, pode ser em uma folha de papel mesmo, pra ver como funciona. Outra opção é usar garrafas pet, já simulando o kit.

Eu uso tinta Acrilex diluída com Veja Vidrex Cristal. Fácil de achar, tem em qualquer mercado, barato e achei que da melhor resultado que a água. Imagem diluo na proporção de 1x1. Uso seringa de insulina para medir as proporções, ela cabe no máximo 1 ml, com divisões de 0,1 em 0,1 ml. Às vezes precisa diluir um pouco mais, um pouco menos... depende da cor... e 1 ml de tinta é bastante tinta....

Quanto a sequência de aplicação está correta. Só que antes de pintar tem que aplicar primer, principalmente usando tinta acrílica, pois a tinta não adere no plástico. Muita gente da uma polida antes de aplicar os decais com papel filtro de café. Tem inclusive os que dão uma polida a cada etapa da pintura...

Qualquer dúvida, pergunte.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Danielbinho
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Set 2018, 12:30
Nome: Daniel Coelho
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kit compressor e aerografo

Mensagem por Danielbinho »

Obrigado pela dica eduardo, mas se eu usar tinta esmalte diluida com aguarras, pra pintura ,preciso aplicar primer da mesma forma?
Avatar do usuário
Eduardo_Correa
Membro
Mensagens: 830
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:28
Nome: Eduardo Correa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kit compressor e aerografo

Mensagem por Eduardo_Correa »

Danielbinho escreveu:Obrigado pela dica eduardo, mas se eu usar tinta esmalte diluida com aguarras, pra pintura ,preciso aplicar primer da mesma forma?
Eu só uso tinta acrílica, por ser solúvel em água e não ter cheiro. Sobre esmalte não sei te dizer. Da uma pesquisada aqui mesmo no fórum, tem bastante informação. Tem um canal no YouTube também, Quick Kits, tem bastante coisa para quem está começando.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Kit compressor e aerografo

Mensagem por anghinoni »

Danielbinho escreveu:Obrigado pela dica eduardo, mas se eu usar tinta esmalte diluida com aguarras, pra pintura ,preciso aplicar primer da mesma forma?
Aí não precisa primer.
A esmalte adere no plástico.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
MVTB
Super Membro
Mensagens: 4570
Registrado em: 27 Jul 2012, 00:57
Nome: Marcus Vinicius Teixeira Borges
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 53 vezes

Re: Kit compressor e aerografo

Mensagem por MVTB »

Daniel,

o primer serve - além de âncora para aderência da tinta - como indicador de erros de montagem do kit,tais como arranhões,frestas,afundados,etc.,permitindo que vc corrija a "funilaria" antes de iniciar a pintura.

Tintas esmalte diluídas com aguarrás geralmente não atacam o plástico,porém o plástico de alguns fabricantes é mais "fraco"...é bom sempre testar em um pedaço de sprue...dá mais trabalho mas evita surpresas desagradáveis.

Espero ter ajudado.

Marcus
Buscar a Deus,sempre...
Danielbinho
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Set 2018, 12:30
Nome: Daniel Coelho
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kit compressor e aerografo

Mensagem por Danielbinho »

Obrigado pelas dicas, pessoal.
Como mencionei acima,estou incicando no plastimodelismo e ja montei alguns kits militaria em escala 1/72 e sempre pintei forma meio "grosseira" ,nao muito profissional e sempre pintando no pincel.
Gostaria de saber tambem se ao pintar um modelo com tinta brilhante ou por exemplo um aviao com pintura de aluminio se tenho que passar verniz brilhante apos os decais.
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kit compressor e aerografo

Mensagem por Mutley »

Comecei com este mesmo conjunto. Hoje tenho só o compressor por que este aerógrafo não durou muito comigo :mrgreen:

A dica para o uso dele é pintar por etapas se sua escala for 1/48 para cima. Na escala 1/72 ele consegue fazer o trabalho sem problemas. Já tenho ele há um bom tempo e nunca tive problemas e olha que já caiu três vezes.

O pessoal mais experiente já está te dando boas dicas. Quanto ao primer eu uso em todos os tipos de tintas, não importando se é acrílica ou enamel.

o segredo do aerógrafo é não desistir e testar sempre antes de aplicar a tinta no kit.

:tchau:
Avatar do usuário
MVTB
Super Membro
Mensagens: 4570
Registrado em: 27 Jul 2012, 00:57
Nome: Marcus Vinicius Teixeira Borges
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 53 vezes

Re: Kit compressor e aerografo

Mensagem por MVTB »

Danielbinho escreveu:Obrigado pelas dicas, pessoal.
Como mencionei acima,estou incicando no plastimodelismo e ja montei alguns kits militaria em escala 1/72 e sempre pintei forma meio "grosseira" ,nao muito profissional e sempre pintando no pincel.
Gostaria de saber tambem se ao pintar um modelo com tinta brilhante ou por exemplo um aviao com pintura de aluminio se tenho que passar verniz brilhante apos os decais.
Eu recomendaria,pois sela melhor o decal e previne eventuais bolhas de ar por baixo do decal ("silvering").

Se passar direto o fosco,o decal tem de estar muito bem aplicado para evitar o silvering,daí eu passo o brilhante mais uma vez.

Quanto ao prateado,quem pode te dar ótimas dicas são os colegas que estão montando carros.Veja os tópicos.O verniz brilhante é importante,mas retira um pouco do brilho do prata.Fica a seu critério.

Sempre,sempre,teste antes de usar qualquer técnica.É a melhor dica que já tive e me poupou muitos problemas e decepções.

Tudo de bom,

Marcus
Buscar a Deus,sempre...
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Kit compressor e aerografo

Mensagem por vistuba »

Danielbinho, tenho um aerógrafo desses. Faz uns 2 meses que comprei. Só uso tintas acrílicas tipo Acrilex.
O resultado é muito superior a pintar com pincel!
Só a diluição que às vezes complica um pouco, mas usando um plasticard pra testar antes, ajuda bastante!!
Responder

Voltar para “Pintura”