Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Dúvidas de um principiante

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Daniel_Pequeneza
Acabei de Chegar
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Jan 2018, 08:48
Nome: Daniel Oberleitner Pequeneza
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Dúvidas de um principiante

Mensagem por Daniel_Pequeneza »

Bom dia pessoal.

Estou começando no hobby de plastimodelismo e minha principal dúvida é sobre a pintura.
Aqui no Brasil não tá fácil encontrar uma loja física para modelismo na minha cidade ou região (Indaiatuba SP) ou então uma loja com preços acessíveis para as tintas próprias para modelismo.
Na internet até achei sites no exterior com preços bons, mas o valor do frete e a eficiência do nosso sistema de importação fazem eu ficar na dúvida se realmente vale a pena comprar lá fora.
Eu pretendo em algum momento comprar um aerógrafo, mas minha dúvida no momento é: posso usar tintas acrílicas em lata (spray)? Por exemplo cologin, colorart, etc?
Eu consigo um resultado satisfatório?
Qual marca vocês aconselham usar?
Muito obrigado e desculpem, pois acabou sendo 3 perguntas no lugar de uma
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas de um principiante

Mensagem por Tiago Guilger »

Fala Daniel! Primeiramente, seja bem vindo!

Sou praticamente seu vizinho (sou de Itu), e sei bem das dificuldades em comprar qualquer coisa para o hobby em lojas físicas... aí em Indaia tem (ou tinha) a Adler, você conhece? Apesar dr que são voltados mais ao aeromodelismo se não me engano... fora ela, tem uma loja em Sorocaba (produtos caros), e depois, acho que só em Sampa...

Na net, gosto de comprar tintas na maismodelismo ou na modelismoalpha, a variedade costuma ser boa...

Quanto aos sprays, você pode sim começar com eles, eu mesmo comecei, e tem mais modelistas por aqui mesmo que também já usaram. Usava sprays da colorgin (linha decor), mas ele NÃO são acrilicas, são a base de solvente, e podem atacar o plástico. É essencial que use um primer antes (pode ser o colorgin) nunca carregado demais, com demãos finas e leves... o resultado fica bacana, porém, por experiência própria, o solvente da tinta parece que nunca para de agir, e tenho modelos pintados pouco mais de dois anos atrás que tiveram reação com a tinta, empenando algumas peças...

Agora, um questão importante, qual “segmento” do hobby você vai começar? Carros, aviões, militaria?

Qualquer coisa é só gritar!

Abraços!
Avatar do usuário
Daniel_Pequeneza
Acabei de Chegar
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Jan 2018, 08:48
Nome: Daniel Oberleitner Pequeneza
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas de um principiante

Mensagem por Daniel_Pequeneza »

Muito obrigado Tiago!

Eu li no site da cologin que as tintas são feitas com resinas acrílicas e assumi que eram tintas acrílicas também.
Mas esse problema da tinta atacar o plástico vai ocorrer mesmo com um primer?
No caso de tintas spray próprias (tamyia por exemplo) eu não teria esse problema?
Você tem alguma indicação de marca de tinta spray?
E na verdade eu vou começar com uns kits da Bandai da série Gundam mas pretendo em algum momento passar a montar kit de carros também. Como esses kits são plásticos também achei que poderia usar o fórum também, pois não encontrei um específico aqui no Brasil.



Sent from my Lenovo A6020l36 using Tapatalk
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas de um principiante

Mensagem por Tiago Guilger »

Opa, fique a vontade pra usar o forum para postar suas montagens, eu dei exemplo daquelas três modalidades por serem as mais comuns! :thumbup:

Cara, os problemas com a colorgim pelo que me lembro, sempre apareceram mesmo usando primer... porém, no meu caso, de 4 kits pintados com essa tinta, só tive problemas no capô de um camaro 70. Isso usando primer, tinta e verniz colorgim...

Com certeza usando as tintas específicas pro hobby, independente da marca, não terá problemas, no caso do spray tamiya, o problema é encontrar pra comprar por aqui, e depois, o preço.

Sou suspeito a indicar o aero logo no início, porque adoro pintar com pincéis e apoio todos os iniciantes a começarem por eles, mas no caso dos Gundam eu sou bem leigo e não sei como precisa ser o acabamento... Ex.: o unico segmento que obriga a ter um pintura lisa, perfeita e brilhante são os carros, no caso das carrocerias (existem exceções, claro) e talvez algum avião comercial... mas num tanque por exemplo, podemos pintar com algumas imperfeições que não é problema, e fica até mais legal... no caso dos carros, spray ou aero são bem vindos, mas nos tanques por exemplo, da pra começar no pincel. Só depois, com o aprimoramento das técnicas é que o aero se torna necessário...
Avatar do usuário
Daniel_Pequeneza
Acabei de Chegar
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Jan 2018, 08:48
Nome: Daniel Oberleitner Pequeneza
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas de um principiante

Mensagem por Daniel_Pequeneza »

Então, eu não queria ia para o pincel justamente por causa de marcas, queria uma pintura mais lisa.
O aerógrafo me pareceu fácil de usar nas pesquisas que fiz, mas um tanto quanto caro.
Estava pensando em comprar algumas latas e testar em colheres de plástico.
Muito obrigado pelas dicas.

Sent from my Lenovo A6020l36 using Tapatalk
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas de um principiante

Mensagem por Tiago Guilger »

A melhor forma de ver o que você se adapta melhor é fazendo testes mesmo. No pincel é possível fazer pinturas perfeitas, sem nenhuma marca, só é preciso um pouco de paciência e praticar bastante!

Abraços!!
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Dúvidas de um principiante

Mensagem por anghinoni »

oi daniel, desencana, é mais facil e barato do que vc pensa, pode comprar o aerografo direto, eu comecei a dois anos, comprei primeiro o aerografo e compressor e so depois que chegou eles eu fui comprar tinta, kit, etc

pra mim tem que ser no aerografo eheh

voce nao precisa das tintas proprias de modelismo nao

vou resumir o que vc tem que fazer para iniciar de forma facil e barata:
mas antes me diz, vc esta em casa o apto, tem alguma restricao em usar tinta automotiva?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Dúvidas de um principiante

Mensagem por anghinoni »

se tiver restricao: use produtos Acrilex/Corfix (primer 7 reais, tinta acrilica 3 reais, verniz 8 reais, etc)
faz as cores que nao tem usando o programa Alquimia

se nao tiver, va para o maravilhoso e barato mundo das automotivas
procure em sua cidade alguma loja que faca pequena quantidade de duco ou poliester (100 a 250 ml)pelos codigos FS ou RAL e vc esta feito, custa 15 reais e rende muito porque nao é diluida
primer usa o universal (15 reais uma lata de 900 ml) diluido em thinner (9 reais 900 ml) ou pode usar o colorgin da lata verde (19 reais), tira da lata dilui 1:1 com thinner e poe no aerografo
verniz tem o rapido poliester (monocomponente) e PU (bicomponente), NADA supera o verniz PU

mas o que voce vai montar?
Avatar do usuário
GNegrini
Membro
Mensagens: 327
Registrado em: 22 Set 2016, 22:02
Nome: Guilherme
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas de um principiante

Mensagem por GNegrini »

Daniel_Pequeneza escreveu:Muito obrigado Tiago!

Eu li no site da cologin que as tintas são feitas com resinas acrílicas e assumi que eram tintas acrílicas também.
Mas esse problema da tinta atacar o plástico vai ocorrer mesmo com um primer?
No caso de tintas spray próprias (tamyia por exemplo) eu não teria esse problema?
Você tem alguma indicação de marca de tinta spray?
E na verdade eu vou começar com uns kits da Bandai da série Gundam mas pretendo em algum momento passar a montar kit de carros também. Como esses kits são plásticos também achei que poderia usar o fórum também, pois não encontrei um específico aqui no Brasil.



Sent from my Lenovo A6020l36 using Tapatalk
Amigo, se for montar Gundam da Bandai não precisa nem se estressar, a maioria do pessoal não costuma pintar. Gundam/Gunpla não é exatamente minha praia, estou montando um só pela diversão e quando pesquisei vi que a maioria dos modelistas não pinta. Os kits da Bandai são excelentes, não precisam de cola e já vêm com o plástico colorido. Basta ter cuidado pra cortar a peça da árvore, lixar, e no final passar apenas um verniz fosco pq tira a aparência de brinquedo e elimina as marcas das lixas.

Mas mesmo assim fica ligado nas dicas de tinta do pessoal, vão servir pra qualquer outro tipo de kit que tu queira montar no futuro :thumbup:
Avatar do usuário
Daniel_Pequeneza
Acabei de Chegar
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Jan 2018, 08:48
Nome: Daniel Oberleitner Pequeneza
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas de um principiante

Mensagem por Daniel_Pequeneza »

Valeu mesmo pessoal.

@Anghinoni: eu moro em casa então acho que o cheiro não seria problema. Vou considerar a opção da tinta automotiva no futuro sim. Eu queria começar direto com o aerógrafo, mas no momento não tenho como mesmo.

@GNegrini: o primeiro kit eu não vou pintar mesmo, mas os próximos eu já estava pensando em customizar um pouco. Ou pintar apenas para corrigir alguma cor do plástico que eu não goste muito ou para mudar completamente o padrão de cores.

Eu vou pegar umas colheres de plástico e vou brincar um pouco com as opções de tinta acrilex e spray, incluindo os primers.
Depois eu posto aqui ou em outro tópico para pedir a opinião de vocês.

Só uma pergunta, se eu for pintar com pincel e acrilex o que eu uso para diluir a tinta? Água mesmo ou uma mistura que eu li aqui no fórum (vidrex e álcool isopropílico)?

Sent from my Lenovo A6020l36 using Tapatalk
Responder

Voltar para “Pintura”