Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Diluente Banzai

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Diluente Banzai

Mensagem por anghinoni »

Hoje estava no youtube e apareceu um video do tiago, o tal de tom plasti...
ele estava avaliando dois produtos da Banzai, cola extra fina e diluente...
vi o video e um monte de rasgaçao de seda la nos comentarios, me interessei pois parecia que diluia todas as tintas... entrei na pagina e fui ver
o diluente nao dilui todas, tem uma lista la:
Testado com sucesso com:

Ammo Mig
Automotivas Duco
Automotivas Poliéster
Gunze Mr. Hobby
Gunze Mr. Hobby Aqueous
Tamiya Acrilic
Vallejo Model Air
Vallejo Model Color

custa 30,00 o vidro de 200 ml

ai eu pensei: essas sao exatamente as tintas que o thinner anjo ecoeficiente ou qualquer tinner de laca ou pu automotivos diluem, que custam cerca de 10,00 a lata de 900 ml

ai perguntei no comentario (vcs podem ver) qual a vantagem desse diluente banzai para custar 14 vezes mais caro que o thinner que se acha em qualquer lugar, e para nao deixar de ser veio uma resposta sem noçao...
para mim se duvidar deve ser o anjo ecoeficiente embalado em frascos de 200 ml :mrgreen:

o tiago ate reclamou que eu jogo um balde de agua fria em mais um novo "produto" do hobby

mas para mim é mais um espertinho querendo ganhar $$$ facil nas costas de outros modelistas mais inexperientes (e ingenuos) sem oferecer nada a mais ou algum produto que nao existe.

eu pergunto para voces, ate que ponto isso é bom ou ruim para o hobby?
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Diluente Banzai

Mensagem por TioDrakul »

É ruim. É que nem aquele pilantra do Rio de Janeiro que vende kits no mercado livre por 500, 800 reais quando o kit custa na verdade 200 reais ou menos (e fique registrado que o mercado livre não permite que você denuncie o cara).

E eu também vi "ispertos" (sic) vendendo Future no mercado livre em potes de 50 ml por mais de 50 reais, entre outros nonsenses. É a maior razão de eu evitar comprar kits no Brasil, quase sempre querem cobrar muito mais do que realmente vale.
Macoy_AbZ
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Dez 2015, 16:27
Nome: Marcio de Souza Maia Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Macoy_AbZ »

Eu comprei o diluente e a cola ontem, logo após ver o vídeo. Vou postar aqui as minhas opiniões depois que chegarem.

No que eu entendi, o diluente da Banzai é bem similar ao Thinner da Mr.Color (Mr.Color Thinner) para as lacas da marca. Esse thinner da Mr. Color é simplesmente sensacional, eu usava ele pra diluir praticamente tudo, Vallejo, Tamiya, Gunze, entre outros, isso em 2009/10. Além disso, é o melhor diluente para a putty da tamiya, pq não "talha" como acetona e não agride o plástico (eu usava para retirar putty sem lixar e ele não faz nada no plástico).

Não estou dizendo que esse thinner da banzai é a mesma coisa (até pq ainda não testei). Mas se for vai ser ótimo! Quem importa thinner Mr.Color Thinner sabe dos riscos do produto ser retido pela anvisa. Sem falar no custo de frete + impostos.

O problema do thinner automotivo é que ele ataca o plástico, então se carregar um pouco na diluição ele pode reagir com o modelo (arrepiar o plástico). Eu sou meio estabanado, então, pra mim, o Mr.Color é o melhor thinner que já inventaram.

Sobre a cola Banzai eu não sei, comprei mais de curiosidade.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Diluente Banzai

Mensagem por anghinoni »

Macoy_AbZ escreveu:Eu comprei o diluente e a cola ontem, logo após ver o vídeo. Vou postar aqui as minhas opiniões depois que chegarem.

No que eu entendi, o diluente da Banzai é bem similar ao Thinner da Mr.Color (Mr.Color Thinner) para as lacas da marca. Esse thinner da Mr. Color é simplesmente sensacional, eu usava ele pra diluir praticamente tudo, Vallejo, Tamiya, Gunze, entre outros, isso em 2009/10. Além disso, é o melhor diluente para a putty da tamiya, pq não "talha" como acetona e não agride o plástico (eu usava para retirar putty sem lixar e ele não faz nada no plástico).

Não estou dizendo que esse thinner da banzai é a mesma coisa (até pq ainda não testei). Mas se for vai ser ótimo! Quem importa thinner Mr.Color Thinner sabe dos riscos do produto ser retido pela anvisa. Sem falar no custo de frete + impostos.

O problema do thinner automotivo é que ele ataca o plástico, então se carregar um pouco na diluição ele pode reagir com o modelo (arrepiar o plástico). Eu sou meio estabanado, então o Mr.Color é o melhor thinner que já inventaram.

Sobre a cola Banzai eu não sei, comprei mais de curiosidade.
foi exatamente isso que perguntei nos comentarios, se ele nao atacava o plastico e tal para justificar o preço, mas o tiago respondeu outra coisa nada a ver
Macoy_AbZ
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Dez 2015, 16:27
Nome: Marcio de Souza Maia Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Macoy_AbZ »

Sim, também achei que ficou faltando essa parte de atacar o plástico, se não atacar pode valer a pena. Tenho trauma de thinner automotivo. Estava montando um F-105 da Revell na 1/48 e na hora de aplicar o primer, estava muito diluido e arrepiou todo o plástico, ficou cheio de manchas que apareciam mesmo por cima do primer. Depois disso só uso o Mr.Color Thinner e o Mr.Color Leveling Thinner. Pode deixar o modelo submerso nesse thinner que não mexe nada com o plástico. Uma maravilha. Problema é que é caro e difícil de importar sem ficar na anvisa.Outro problema do Thinner automotivo é que ele 'queima' algumas tintas da mr.color, mudando a cor, principalmente marrons como o RLM02.
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Vrykolakas »

comprei este Thinner tem alguns anos. Comprei dois frascos. O primeiro ainda está em 25%. O outro ainda fechado. Dilui qualquer acrilica, inclusive Vallejo. Muito bom!

Imagem
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Diluente Banzai

Mensagem por anghinoni »

Macoy_AbZ escreveu:Sim, também achei que ficou faltando essa parte de atacar o plástico, se não atacar pode valer a pena. Tenho trauma de thinner automotivo. Estava montando um F-105 da Revell na 1/48 e na hora de aplicar o primer, estava muito diluido e arrepiou todo o plástico, ficou cheio de manchas que apareciam mesmo por cima do primer. Depois disso só uso o Mr.Color Thinner e o Mr.Color Leveling Thinner. Pode deixar o modelo submerso nesse thinner que não mexe nada com o plástico. Uma maravilha. Problema é que é caro e difícil de importar sem ficar na anvisa.Outro problema do Thinner automotivo é que ele 'queima' algumas tintas da mr.color, mudando a cor, principalmente marrons como o RLM02.
experimenta o thinner anjo ecoeficiente 2900 ou o 5000, ele é bem mais fraco e praticamente nao ataca o plastico porque nao te benzeno, xileno e tolueno que sao hidrocarbonetos que derretem o PS. mudar cor é o tal de branqueamento, tem que adicionar 5% de retardador de secagem para nao acontecer isso no thinner de laca ou usar thinner de pu...
como regra geral o thinner de laca (2900) deixa o acabamento actinado e o de PU (5000) mais semi brilho para brilhante
Macoy_AbZ
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Dez 2015, 16:27
Nome: Marcio de Souza Maia Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Macoy_AbZ »

Vrykolakas escreveu:comprei este Thinner tem alguns anos. Comprei dois frascos. O primeiro ainda está em 25%. O outro ainda fechado. Dilui qualquer acrilica, inclusive Vallejo. Muito bom!

Imagem
Mas você conseguiria fazer um teste pra gente saber se ataca o plástico? Só pegar um cotonete embebido no produto e passar num pedaço de sucata sem tinta. Se amolecer ou 'arrepiar' é pq ele ataca, se ficar só molhado e evaporar sem manchar o plástico é pq ele é 'safe'. :D
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Vrykolakas »

Rapaz, quando eu eventualmente faço uma caca, tipo virar demais o aerografo e a tinta escorre para o modelo, ou igual outro dia que um mosquito foi abatido e pintado no modelo ao passar em frente ao aerógrafo, pego um cotonete embebido no T-02 e limpo a caca. Nunca atacou o plástico.
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Diluente Banzai

Mensagem por anghinoni »

outro thinner bom é o lacquer thinner da tamiya... eu uso ele para pintar transparencias sem correr o risco de deixar fosca... para o resto vai anjo ecoeficiente 2900 ou 5000, ou o lazzuril 454 que nunca deu problema comigo

o teste é cortar um pedaco de sprue e mergulhar no thinner, ai cronometrar e ver quanto tempo para comecar a dissolver o sprue, ele ate pode fazer isso mas tem que demorar, porque geralmente qdo se pinta com o aerografo o thinner evapora em segundos, é so nao dar tempo do thinner reagir e derreter o plastico que nao tem problema
Responder

Voltar para “Pintura”