Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Diluente Banzai

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Daniel Pedreira
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Fev 2018, 13:16
Nome: Daniel Brandão de Carvalho Pedreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Daniel Pedreira »

Olá pessoal, sou novato no fórum e aproveito a feita para me apresentar. Meu nome é Daniel Pedreira, sou de Salvador e já pratiquei o plastimodelismo por uns longos anos há uma década atrás. Estive parado durante este tempo e agora resolvi voltar a praticar este delicioso hobby.

Também ví a publicação do Tom sobre este diluente e a cola da Banzai e achei muito interessante a princípio, mas fui dar umas pesquisadas e pelo que a minha experiência passada me diz é que a cola, não passa de cola para acrílico que também é vendida em embalagens de 900 ml por empresas como a Serilon. Digo isto pq sempre usei esta cola e as características são exatamente as mesma citadas no vídeo do Tom, inclusive o cheiro docinho e agradável. Quanto ao solvente, não posso falar, pois nunca usei o Anjo Ecoeficiente 5000, mas, ao que parece, também deve ser uma reembalagem de algum produto do tipo, pois quando montava meus kits, usava um diluente PU que tínhamos em grandes quantidades na nossa fábrica de móveis em Salvador. O mesmo era um diluente da Sayerlack, não me recordo a referência exata, mas era o diluente PU de uso geral desta marca (o mais simples da linha deles) e ele era ótimo para diluir as Tamiyas e não arrepiava o plasti. O único efeito que ele causava, era deixar a tinta XF mais para acetinada do que fosca, o que no fim eu achava melhor para trabalhar as pinturas.

Enfim, o que me parece é que os produtos Banzai, são fracionamentos de produtos industrializados e que já são usados alternativamente pelos modelistas. A cola, eu tenho certeza de que é a cola para acrílico, pois o detalhe do cheiro é evidente, além da boa capacidade de fundir o plástico.

Grande abraço aos amigos modelistas e em breve quero poder mostrar alguma coisa minha montada.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Diluente Banzai

Mensagem por anghinoni »

Daniel Pedreira escreveu:Olá pessoal, sou novato no fórum e aproveito a feita para me apresentar. Meu nome é Daniel Pedreira, sou de Salvador e já pratiquei o plastimodelismo por uns longos anos há uma década atrás. Estive parado durante este tempo e agora resolvi voltar a praticar este delicioso hobby.

Também ví a publicação do Tom sobre este diluente e a cola da Banzai e achei muito interessante a princípio, mas fui dar umas pesquisadas e pelo que a minha experiência passada me diz é que a cola, não passa de cola para acrílico que também é vendida em embalagens de 900 ml por empresas como a Serilon. Digo isto pq sempre usei esta cola e as características são exatamente as mesma citadas no vídeo do Tom, inclusive o cheiro docinho e agradável. Quanto ao solvente, não posso falar, pois nunca usei o Anjo Ecoeficiente 5000, mas, ao que parece, também deve ser uma reembalagem de algum produto do tipo, pois quando montava meus kits, usava um diluente PU que tínhamos em grandes quantidades na nossa fábrica de móveis em Salvador. O mesmo era um diluente da Sayerlack, não me recordo a referência exata, mas era o diluente PU de uso geral desta marca (o mais simples da linha deles) e ele era ótimo para diluir as Tamiyas e não arrepiava o plasti. O único efeito que ele causava, era deixar a tinta XF mais para acetinada do que fosca, o que no fim eu achava melhor para trabalhar as pinturas.

Enfim, o que me parece é que os produtos Banzai, são fracionamentos de produtos industrializados e que já são usados alternativamente pelos modelistas. A cola, eu tenho certeza de que é a cola para acrílico, pois o detalhe do cheiro é evidente, além da boa capacidade de fundir o plástico.

Grande abraço aos amigos modelistas e em breve quero poder mostrar alguma coisa minha montada.
exatamente isso, esse diluente é thinner anjo ecoeficiente 5000 (PU) ou 2900 (laca) so precisa descobrir isso eheh. colocaram la no site deles "nao tem tolueno, xileno e benzeno" exatamente o que tem na embalagem do Anjo coeficiente

e é assim mesmo, thinner de PU deixa as tintas tamiya e gunze "mais brilhantes"
o thinner de laca nitrocelulose que deixa elas "foscas"

o cara simplesmente pega um galao de 18 litros que custa 140 reais, embala em 90 frascos de 200 ml cobrando 30,00 cada um, ganha 2700 reais, tira 140 + 90 das embalagens, lucra 2500 reais facil, por isso eu desaprovo a atitude do tal de tom de fazer analise e ficar rasgando elogios no youtube, o famoso jabá, para piorar o próprio tom nao é isento porque ele reembala tintas automotivas...

em outro video ele malhou as tintas Hataka, obvio que para favorecer as tintas dele, comparando tinta acrilica base agua com de solvente é sacanagem

e tem outra questão, pelo que vi nem o cara da banzai nem o tom podem comercializar produtos quimicos, nao vi alvará, autorizaçao, químico responsável, FISPQ... e eles ainda falam "novo fabricante nacional" :rolando:
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Tiago Reis »

Essa cola para acrílico que você fala seria tipo a desse anúncio?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 01-lit-_JM
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Avatar do usuário
Daniel Pedreira
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Fev 2018, 13:16
Nome: Daniel Brandão de Carvalho Pedreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Daniel Pedreira »

Tiago Reis escreveu:Essa cola para acrílico que você fala seria tipo a desse anúncio?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 01-lit-_JM
Isso mesmo Tiago. Essa é de uma marca diferente da que eu comprava, mas é isso aí mesmo. pode ser utilizada com pincel, contanto que não seja de cerda sintética, do mesmo modo como se utiliza as colas próprias do hobby. A marca que eu conheço é da Serilon, mas é o mesmo composto, porém, vinha numa lata de 900ml e eu tinha que passar para uma garrafa como a da foto do anúncio que vc enviou. Nunca esquecendo de manter a garrafa com o batoque para vedar, se não, vai toda embora por evaporação. O ideal é utilizar um frasco menor para colocar a quantidade do uso diário.
Avatar do usuário
Daniel Pedreira
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Fev 2018, 13:16
Nome: Daniel Brandão de Carvalho Pedreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Daniel Pedreira »

Só mais uma coisa. Dá uma procurada nas casas de serigrafia da sua cidade. Pede cola para acrílico que se tiver, eles te mostrarão. Acho que sai mais em conta do que pelo ML, pois evitaria o custo do frete.
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Tiago Reis »

Daniel Pedreira escreveu:Só mais uma coisa. Dá uma procurada nas casas de serigrafia da sua cidade. Pede cola para acrílico que se tiver, eles te mostrarão. Acho que sai mais em conta do que pelo ML, pois evitaria o custo do frete.
Vou ver se acho aqui, valeu pela dica :thumbup:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Avatar do usuário
Daniel Pedreira
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Fev 2018, 13:16
Nome: Daniel Brandão de Carvalho Pedreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Diluente Banzai

Mensagem por Daniel Pedreira »

Tiago Reis escreveu:
Daniel Pedreira escreveu:Só mais uma coisa. Dá uma procurada nas casas de serigrafia da sua cidade. Pede cola para acrílico que se tiver, eles te mostrarão. Acho que sai mais em conta do que pelo ML, pois evitaria o custo do frete.
Vou ver se acho aqui, valeu pela dica Imagem
Blz Tiago. Qualquer dúvida com relação à cola, estamos por aqui.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Avatar do usuário
kmsampaio
Membro
Mensagens: 795
Registrado em: 04 Mar 2015, 17:00
Nome: Kleber Sampaio
Localização: Marília/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-300 - Eastern Express - 1/144 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 250 GTO - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Honda F1 RA272 - Tamiya - 1/20 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A Black Tomcat - Revell - 1/48 GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW M1 Procar - Revell - 1/24 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Ducati 916 - 1/12 - Tamiya
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sputnik - Hobby Park - 1/144 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Williams FW-07 - Tamiya - 1/20 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda S2000 - Tamiya - 1/24
 

Re: Diluente Banzai

Mensagem por kmsampaio »

anghinoni escreveu:
Daniel Pedreira escreveu:Olá pessoal, sou novato no fórum e aproveito a feita para me apresentar. Meu nome é Daniel Pedreira, sou de Salvador e já pratiquei o plastimodelismo por uns longos anos há uma década atrás. Estive parado durante este tempo e agora resolvi voltar a praticar este delicioso hobby.

Também ví a publicação do Tom sobre este diluente e a cola da Banzai e achei muito interessante a princípio, mas fui dar umas pesquisadas e pelo que a minha experiência passada me diz é que a cola, não passa de cola para acrílico que também é vendida em embalagens de 900 ml por empresas como a Serilon. Digo isto pq sempre usei esta cola e as características são exatamente as mesma citadas no vídeo do Tom, inclusive o cheiro docinho e agradável. Quanto ao solvente, não posso falar, pois nunca usei o Anjo Ecoeficiente 5000, mas, ao que parece, também deve ser uma reembalagem de algum produto do tipo, pois quando montava meus kits, usava um diluente PU que tínhamos em grandes quantidades na nossa fábrica de móveis em Salvador. O mesmo era um diluente da Sayerlack, não me recordo a referência exata, mas era o diluente PU de uso geral desta marca (o mais simples da linha deles) e ele era ótimo para diluir as Tamiyas e não arrepiava o plasti. O único efeito que ele causava, era deixar a tinta XF mais para acetinada do que fosca, o que no fim eu achava melhor para trabalhar as pinturas.

Enfim, o que me parece é que os produtos Banzai, são fracionamentos de produtos industrializados e que já são usados alternativamente pelos modelistas. A cola, eu tenho certeza de que é a cola para acrílico, pois o detalhe do cheiro é evidente, além da boa capacidade de fundir o plástico.

Grande abraço aos amigos modelistas e em breve quero poder mostrar alguma coisa minha montada.
exatamente isso, esse diluente é thinner anjo ecoeficiente 5000 (PU) ou 2900 (laca) so precisa descobrir isso eheh. colocaram la no site deles "nao tem tolueno, xileno e benzeno" exatamente o que tem na embalagem do Anjo coeficiente

e é assim mesmo, thinner de PU deixa as tintas tamiya e gunze "mais brilhantes"
o thinner de laca nitrocelulose que deixa elas "foscas"

o cara simplesmente pega um galao de 18 litros que custa 140 reais, embala em 90 frascos de 200 ml cobrando 30,00 cada um, ganha 2700 reais, tira 140 + 90 das embalagens, lucra 2500 reais facil, por isso eu desaprovo a atitude do tal de tom de fazer analise e ficar rasgando elogios no youtube, o famoso jabá, para piorar o próprio tom nao é isento porque ele reembala tintas automotivas...

em outro video ele malhou as tintas Hataka, obvio que para favorecer as tintas dele, comparando tinta acrilica base agua com de solvente é sacanagem

e tem outra questão, pelo que vi nem o cara da banzai nem o tom podem comercializar produtos quimicos, nao vi alvará, autorizaçao, químico responsável, FISPQ... e eles ainda falam "novo fabricante nacional" :rolando:
Moro na mesma cidade do tom, fiz parte do grupo de modelismo daqui, e na época que ele lançou essas tintas eu tentei conversar com ele para saber, por pura curiosidade, como essa tinta era feita, se ele comprava pigmento, qual era o diluente, mas sempre tive respostas vagas. Nem uma pequena amostra ele forneceu para o grupo testar (pelo menos para mim não). Bem, paciência, não estou mais no grupo, outras coisas aconteceram, mas aí já é outro assunto. Como li uma vez, todos somos iguais, mas uns são mais iguais do que outros.

Suspeitava que eram produtos industrializados fracionados mesmo.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Diluente Banzai

Mensagem por anghinoni »

é tinta automotiva poliester. é facilimo de fazer, a parte difícil é achar uma loja de automotivas que faça pelo RAL ou FS, custa 12 a 15 reais 250 ml, que se diluir como ele faz vira um ou dois litros se duvidar. se fazer a lata de 900 ml é mais barato ainda.
ele dilui com thinner de poliéster.
depois que eu achei onde fazer as tintas ja era...
Avatar do usuário
Daniel Pedreira
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Fev 2018, 13:16
Nome: Daniel Brandão de Carvalho Pedreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Diluente Banzai

Mensagem por Daniel Pedreira »

anghinoni escreveu:é tinta automotiva poliester. é facilimo de fazer, a parte difícil é achar uma loja de automotivas que faça pelo RAL ou FS, custa 12 a 15 reais 250 ml, que se diluir como ele faz vira um ou dois litros se duvidar. se fazer a lata de 900 ml é mais barato ainda.
ele dilui com thinner de poliéster.
depois que eu achei onde fazer as tintas ja era...
Exato. Se a loja trabalhar as misturas pelo sistema CMYK, o que deve ser, basta ter a referência dos percentuais das cores desejadas. Ainda pode-se chegar às cores que quiser com o fantástico programa Alquimia do amigo Galttar. Basta copiar a formulação CMYK e levar para a loja fazer a tinta.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Pintura”