Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Duvidas nos processos de pintura

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
eduardo.murata
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Dez 2017, 00:57
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por eduardo.murata »

Voltando ao assunto do processo de envernizamento. Alguem ja usou o verniz x22 da tamiya antes de aplicar os decais? Li em altuns forums que pode usar sem medo e pode diluir com alcool isopropilico como se fosse uma tinta

Se eu for usar o verniz da acrilex qual devo usar antes e depois de aplicar os decais? O brilhante ou o fosco ? Com qual produto devo diluir?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por anghinoni »

eduardo.murata escreveu:Voltando ao assunto do processo de envernizamento. Alguem ja usou o verniz x22 da tamiya antes de aplicar os decais? Li em altuns forums que pode usar sem medo e pode diluir com alcool isopropilico como se fosse uma tinta

Se eu for usar o verniz da acrilex qual devo usar antes e depois de aplicar os decais? O brilhante ou o fosco ? Com qual produto devo diluir?
eu ja usei X22, é na verdade uma base transparente, logo funciona exatamente igual tinta tamiya, pode diluir com agua, alcool...
se for usar da acrilex é o brilhante, na verdade a galera passa verniz brilhante para facilitar pois desliza e tira a agua/ar debaixo mais facil.

Acrilex dilui com agua, limpa vidros, brilho facil incolor, bravo flash, NUNCA alcool isopropilico, vira um mingau...
experimenta pra ver qual vc se adapta melhor pode ate usar o brilho facil puro aplicando varias camadas finas ate pegar o brilho como base e depois como selante dos decais

eu pessoalmente prefiro diluir o x22 e acrilex brilhante na agua cujo vidro de 500 ml eu adiciono uma gota de detergente para quebrar a tensao superficial...
fosco diluo com limpa vidros a base de alcool
tem limpa vidros a base de alcool e a base de amonia (é so abrir o vidro e cheirar, da pra ver facil se tem amonia)
a amonia ataca o cromo/latao do aerografo, por isso nao usar, ate pode usar para limpar porque remove acrilex que é uma beleza, mas tem que enxaguar bem...
Avatar do usuário
eduardo.murata
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Dez 2017, 00:57
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por eduardo.murata »

Outra duvida
Teve 2 cores do kit que tive que comprar da Italeri. Lendo em alguns sites verifiquei que elas nao diluem em alcool isopropilico, que forma uma gororoba. Devo diluir ela em agua mesmo?
Avatar do usuário
eduardo.murata
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Dez 2017, 00:57
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por eduardo.murata »

Alias, a italeri e vallejo sao as mesmas ne?
Avatar do usuário
eduardo.murata
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Dez 2017, 00:57
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por eduardo.murata »

Pessoal não sei se nao estou sabendo usar, mas minha experiencia com as tintas Italeri não estão sendo nada boa.
Com as tamiya eu diluo em alcool isopropilico e elas saem maravilhosamente bem no aerografo, fica bem uniforme a pintura.
As italeri percebi que são MUITO grossas assim que saem do recipiente, parece até uma massa. Dilui com agua normal e até ai tudo bem, o problema é que elas entopem MUITO rapido no aerografo e não achei que ficou tão boas como as tamiya, além de riscarem com bem mais facilidade.

A tinta brilhante prata que comprei da italeri se comporta pior ainda, ela é tao grossa que nem sai belo bico aplicador que a tinta veio. Tenho que diluir com bastante agua se não ela nem sai no aerografo, e quando sai ela chega a escorrer no modelo devido a diluição alta. Sem contar que ela parece que misturaram agua com porpurina prata, ficam varios pigmentos/pontinhos prata brilhantes, como se ela nao tivesse bem misturada.

O que devo fazer ?
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por LRFOGA »

eduardo.murata escreveu:Pessoal não sei se nao estou sabendo usar, mas minha experiencia com as tintas Italeri não estão sendo nada boa.
Com as tamiya eu diluo em alcool isopropilico e elas saem maravilhosamente bem no aerografo, fica bem uniforme a pintura.
As italeri percebi que são MUITO grossas assim que saem do recipiente, parece até uma massa. Dilui com agua normal e até ai tudo bem, o problema é que elas entopem MUITO rapido no aerografo e não achei que ficou tão boas como as tamiya, além de riscarem com bem mais facilidade.

A tinta brilhante prata que comprei da italeri se comporta pior ainda, ela é tao grossa que nem sai belo bico aplicador que a tinta veio. Tenho que diluir com bastante agua se não ela nem sai no aerografo, e quando sai ela chega a escorrer no modelo devido a diluição alta. Sem contar que ela parece que misturaram agua com porpurina prata, ficam varios pigmentos/pontinhos prata brilhantes, como se ela nao tivesse bem misturada.

O que devo fazer ?
O tentaria usar tinta esmalte, enamel como dizem, é muito mais fácil de trabalhar :thumbup:
Imagem
Responder

Voltar para “Pintura”