Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Duvidas nos processos de pintura

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
eduardo.murata
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Dez 2017, 00:57
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por eduardo.murata »

Pessoal comecei o processo se montagem e surgiram algumas duvidas:

Comecei Pintando as pecas que formam o banco e parte do cockpit, ate ai tudo bem. Deixei secando por algumas horas e na hora de juntar e colar tudo a cola que estou usando ( tamiya ) acho que atacou a tinta bem de leve e criou algumas manchas e o pincel da cola ficou com a cor da tinta, isso é normal?

Estou tendo dificuldades pra pintar o painel de instrumentos. Mesmo com um pincel minusculo da propria tamiya nao consigo uma pintura perfeita como vi aqui no forum.

Outra coisa que ocorreu foi novamente no processo de pintura da estrutura que segura os bancos ao corpo do aviao, ele é cinza com detalhes em preto. Primeiro pintei ele todo de cinza e depois fui pintar de preto os detalhes por cima do cinza. Claro que a tinta preta por estar diluida com alcool isopropilico acabou atacando a tinta cinza e criando manchas, isso é normal? Sera que nao deixei secar tempo o suficiente?
Avatar do usuário
eduardo.murata
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Dez 2017, 00:57
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por eduardo.murata »

Esqueci de mencionar que moro em Rio Branco/AC e provavelmente ninguem pratique o hobby por aqui, entao minha unica ajuda sao voces
Avatar do usuário
AudrenDbo
Membro
Mensagens: 160
Registrado em: 12 Set 2016, 16:55
Nome: Audren Júlio de Oliveira
Localização: Volta Reonda
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por AudrenDbo »

Eduardo, para evitar esse tipo de problema eu normalmente não pinto antes de colar, salvo quando não tem como fazer o contrário.

No caso do assento por exemplo: monte-o todo primeiro depois pinte. Só então cole-o no cockpit (lebre de deixar os locais de encaixe dele sem tinta tbm).
Tem gente que pinta primeiro e cola depois, pra mim não dá certo. Um erro na hora de montar/colar pode até ser corrigido, agora se já estiver pintado provavelmente vai perder o serviço de pintura tbm.
Essas colas que "derretem" o plástico são muito fortes, e atacam a tinta sim, ainda mais se aplicada em excesso.
Pessoalmente, uso o Jet (que trabalha do msm jeito que a cola Tamyia) para umas situações; e tekbond (superbond ou qualquer outra super cola) para outros serviços, principalmente se já tiver uma parte pintada para unir.

Quanto a segunda questão, sem fotos dificulta falar alguma coisa, mas pode ser o que tu falou sim, talvez a segunda tinta (preta) estivesse muito diluída tbm.


E não passa apertado sozinho aí não, qualquer situação pede um help que o pessoal aqui ajuda na maior boa vontade.

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por anghinoni »

cola de modelismo age por fusao = derrete o plastico, logo, derrete a tinta tambem, se vc passar elaa em algo pintado vai dissolver a tinta sempre, o jeito é pegar a pratica e saber quando pintar antes ou depos de colar, e saber colar sem fazer estragos :-)
pecas pequenas que nao tem como pintar depois, eu colo com bonder pra nao estragar a pintura...

diz que tinta voce esta usando
Avatar do usuário
Diego Natanael
Super Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 10 Mai 2015, 11:54
Nome: Diego Natanael R
Localização: Cláudio-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por Diego Natanael »

eduardo.murata escreveu:Pessoal comecei o processo se montagem e surgiram algumas duvidas:

Comecei Pintando as pecas que formam o banco e parte do cockpit, ate ai tudo bem. Deixei secando por algumas horas e na hora de juntar e colar tudo a cola que estou usando ( tamiya ) acho que atacou a tinta bem de leve e criou algumas manchas e o pincel da cola ficou com a cor da tinta, isso é normal?

Estou tendo dificuldades pra pintar o painel de instrumentos. Mesmo com um pincel minusculo da propria tamiya nao consigo uma pintura perfeita como vi aqui no forum.

Outra coisa que ocorreu foi novamente no processo de pintura da estrutura que segura os bancos ao corpo do aviao, ele é cinza com detalhes em preto. Primeiro pintei ele todo de cinza e depois fui pintar de preto os detalhes por cima do cinza. Claro que a tinta preta por estar diluida com alcool isopropilico acabou atacando a tinta cinza e criando manchas, isso é normal? Sera que nao deixei secar tempo o suficiente?
Opa, não tenho tanta experiência mas vou dar um pitaco tbm.
Geralmente quando cockpit, faço a montagem completa ou quase, depois faço a pintura e deixo curar bem. Aí em locais de colagem dou uma raspada pra remover a tinta e não borrar demais. Depois de pronto retorno com pincel e faço os retoques.
Como na maioria das vezes uso tinta Gunze, a cobertura de retoque fica bem homogênea aí é mais tranquilo.
E vamo trocando por aí....
Inté
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "
Avatar do usuário
eduardo.murata
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Dez 2017, 00:57
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por eduardo.murata »

E em relacao a pintura sobre pintura? Pode ser feito? A segunda camada nao ira dissolver ou manchar a primeira camada ja que usam o mesmo solvente?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por anghinoni »

eduardo.murata escreveu:E em relacao a pintura sobre pintura? Pode ser feito? A segunda camada nao ira dissolver ou manchar a primeira camada ja que usam o mesmo solvente?
pode, para nao manchar ou reagir voce deve passar primer antes para isolar. ai a camada de tinta em cima nao reage com a de baixo
Avatar do usuário
eduardo.murata
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Dez 2017, 00:57
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por eduardo.murata »

Deixa eu tirar uma outra duvida, tem como saber as cores recomendadas para montar qualquer kit da italeri, tamiya e outras marcas? Estava vendo alguns kits na internet mas nao tem como saber as cores que eles indicam
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por anghinoni »

eduardo.murata escreveu:Deixa eu tirar uma outra duvida, tem como saber as cores recomendadas para montar qualquer kit da italeri, tamiya e outras marcas? Estava vendo alguns kits na internet mas nao tem como saber as cores que eles indicam
Para saber as cores só vendo o manual, so revell e airfix imprimem na caixa as tintas necessarias e compra na internet nao da pra ver isso, o negocio é baixar o manual, na tamiya e revell é facil, porque tem na pagina deles as cores e o manual para download, outros fabricantes nunca pesquisei, mas quase sempre tem na net, so procurar. E nao esquece que geralmente tem mais que uma opcao de pintura, voce tem que ver qual voce vai pintar e usar as cores e decais desta opcao.
Mesmo assim os contadores de rebites (modelistas chatos e perfeccionistas que acham defeito até na rebimboca da parafuseta) nao se dao por satisfeitos e procuram referencias por fotos e quase sempre dizem que o esquema de cores do manual esta errado.

E se voce comprar folha de decal avulsa, por exemplo fazer uma cia aerea diferente num aviao comercial ou um caça da FAB num F-5 por exemplo, voce tem que seguir as cores da folha de decal.

e é BEM dificil achar todas as cores do mesmo fabricante de tinta para pintar um modelo, aí voce tera que procurar equivalencias ou fazer a tinta pelo FS ou RAL da cor, ou usar o alquimia para fazer a mistura com acrilex, tipo, voce tem o FS, pesquisa na net qual é os valores CMYK, ai coloca esses valores no alquimia e pá, ele cria a mistura de tintas, ou mandar fazer automotiva (duco ou poliester) pelo FS ou RAL

E nao precisa ser perfeccionista, porque com o tempo voce vai ver que para a mesma cor (mesmo FS) é bem diferente tamiya de gunze, de italeri...
coloca seu modelo para expor em algum open e vera que nao tem UM modelo do mesmo que o seu com a mesma cor, tonalidade, textura, mesmo se eu ou outro modelista usar a mesma tinta geralmente fica diferente, porque pintou diferente, diluente diferente, fundo diferente, verniz diferente e por ai vai. so olhar os navios, nao tem um huill red repetido :mrgreen:
Avatar do usuário
AudrenDbo
Membro
Mensagens: 160
Registrado em: 12 Set 2016, 16:55
Nome: Audren Júlio de Oliveira
Localização: Volta Reonda
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Duvidas nos processos de pintura

Mensagem por AudrenDbo »

Sempre que eu vou comprar um kit eu dou uma estudada no manual de montagem e nas opções de pintura antes (não costumo comprar decais para fazer versões diferentes das que vêem no kit). Isso já inclusive me ajudou a decidir (mais de uma vez) entre o mesmo veículo de marcas diferentes.

E pra fazer isso eu recorro a dois sites:
www.1999.co.jp/eng
www.super-hobby.com
São sites de lojas no exterior.
Em ambos é só por o nome do kit (ou número de série) na área de busca, no resultado tu seleciona o kit que quer e na página que abrir vem as fotos fos sprues, PE's, decais e.... Todas as páginas do manual. Assim fica fácil estudar a montagem do início ao fim, escolher qual versão quer fazer e ver quais as tintas necessárias. Então quando for comprar i kit em sua loja de preferência já dá pra comprar as tintas que for precisar junto.

Às vezes acontece de não ter um kit em uma e ter na outra, e poucos são os que não trazem as fotos.

Fica a dica.

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Pintura”