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problemas recorrentes com verniz PU
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problemas recorrentes com verniz PU
Caros,
Desde quando comecei a montar carros estou apanhando como cachorro na hora de aplicar o verniz bi componente PU. Minhas primeiras tentativas foram com verniz da LMclors, depois passei para o Lazudur e hoje experimentei o da Drycolors.
Bom, nunca consegui um resultado excepcional, cheguei bem perto na Aventador e no Bel Air. Mas deixe-me contar 1 pouco da minha "técnica".
O Lazudur uso 7 partes de verniz + 1 de catalisador + 14 de thinner 454. Esse da drycolors, usei 3 partes de verniz +1 de catalisador + 6 de thinner 454. A indicação do Drycolors diz
mas achei muito grosso. Regulei o aerografo com 18 psi, uso esse Esteula BC 61 (agulha 3 mm)
Apliquei 1 demão bem esfumaçda com o aerografo a +/- 10 cm da peça e depois outra demão + encorpada com o aerografo a +/- 7cm, consegui isso
Onde estou errando?????
PS: usei esse Drycolors pois li várias pessoas rasgando elogios mas percebi que é a mesa coisa (ou bemmm parecido) com o Lazudur).
Desde quando comecei a montar carros estou apanhando como cachorro na hora de aplicar o verniz bi componente PU. Minhas primeiras tentativas foram com verniz da LMclors, depois passei para o Lazudur e hoje experimentei o da Drycolors.
Bom, nunca consegui um resultado excepcional, cheguei bem perto na Aventador e no Bel Air. Mas deixe-me contar 1 pouco da minha "técnica".
O Lazudur uso 7 partes de verniz + 1 de catalisador + 14 de thinner 454. Esse da drycolors, usei 3 partes de verniz +1 de catalisador + 6 de thinner 454. A indicação do Drycolors diz
mas achei muito grosso. Regulei o aerografo com 18 psi, uso esse Esteula BC 61 (agulha 3 mm)
Apliquei 1 demão bem esfumaçda com o aerografo a +/- 10 cm da peça e depois outra demão + encorpada com o aerografo a +/- 7cm, consegui isso
Onde estou errando?????
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Mais informações das montagens estão no meu canal
https://www.youtube.com/channel/UC5xPfN ... subscriber
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- xandão
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Re: problemas recorrentes com verniz PU
Grava um vídeo aplicando o verniz, que fica melhor de entender o que está dando o problema.
Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
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- Wanderson
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Re: problemas recorrentes com verniz PU
xandão escreveu:Grava um vídeo aplicando o verniz, que fica melhor de entender o que está dando o problema.
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Beleza!!
Tinha pensado nisso. Sexta gravo!
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Re: problemas recorrentes com verniz PU
Opa, tudo bem amigo.
Não sou da área dos automóveis (mas em breve irei de aventurar), mas esse efeito é o efeito casca de laranja, existem vários motivos para isso acontecer.
No site da anjo possui um pouco das possíveis causas
https://www.anjo.com.br/guia-tecnico/in ... laranja-52
Mas é sempre bom lembrar que o ambiente de uma oficina de repintura é diferente da nossa bancada, mas com certeza é um norte.
Espero ter ajudado um pouco. Com certeza nossos amigos dos autos poderão ajudar melhor.
Abraços
Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Não sou da área dos automóveis (mas em breve irei de aventurar), mas esse efeito é o efeito casca de laranja, existem vários motivos para isso acontecer.
No site da anjo possui um pouco das possíveis causas
https://www.anjo.com.br/guia-tecnico/in ... laranja-52
Mas é sempre bom lembrar que o ambiente de uma oficina de repintura é diferente da nossa bancada, mas com certeza é um norte.
Espero ter ajudado um pouco. Com certeza nossos amigos dos autos poderão ajudar melhor.
Abraços
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- Ruffuswood
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Re: problemas recorrentes com verniz PU
Wanderson,
Vamos em partes para ficar mais fácil.
O Verniz PU Bi componete ou poliéster (pronto monocomponente) para usar no aerógrafo tem que ficar bem líquido, praticamente quase que com a consistência do thinner, então primeiro você irá catalisá-lo na proporção indicada na embalagem e depois vai diluí-lo até chegar no ponto de ficar bem líquido como falei.
Na questão da aplicação, o ideal agora antes de aplicar é dar uma treinada em uma garrafa pet ou algo parecido, dar uma demão de tinta bem lisinha (lixa d'agua 1200 molhada se necessário para alisar a tinta quando secar) e passar o verniz da seguinte maneira:
A passada tem que ser sempre na mesma direção ida e volta (tipo esquerda para direita na ida, direita para esquerda volta) só que em cada passada você vai manter o ar aberto sempre e fechar a tinta ao final de cada passada, abrindo pouco ANTES de voltar na passada, pois assim não acumula muito verniz na ponta do aero. (sempre bom ficar de olho pois se formar pelote e soltar na carroceria vai dar trabalho para tirar)
O detalhe mais importante agora para sair legal o verniz é você treinar a mão na VELOCIDADE que dá a passada como o aero, pois é ela que vai ditar a cobertura correta (lento demais vai escorrer, rápido demais não vai cobrir e vai ficar ondulado) e a distância, pois o verniz tem que bater na carroceria ÚMIDO e brilhante já formando uma película bonita, então se você usar mão esfumaçada de verniz é certo que vai ficar como casca de laranja e todo ondulado. (úmido não é molhado, pois úmido fica bonito, fino e brilhante, molhado fica brilhante e bonito também mas fica carregado demais e escorre)
A distância ideal é a que você consegue abrir o aero totalmente e fazer a passada úmida como mencionei acima (nem rápido para não ficar ondulado e falhado e nem devagar demais para ficar carregado e escorrer) que varia de aero para aero, no meu é aproximadamente 6 ou 7cm
Eu digo de dar uma treinada antes justamente para calibrar tua mão na distância e velocidade antes de passar no carro e ter trabalho para consertar se der errado, assim como ajeitar pressão e calibragem do aero certinho
Na carroceria do jorjão dá para ajeitar na lixa d'agua e massa de polir, só tomar cuidado para não comer a tinta e decais, e depois de alisar fazer outras duas ou três demãos como falei que vai ficar perfeito!
Vamos em partes para ficar mais fácil.
O Verniz PU Bi componete ou poliéster (pronto monocomponente) para usar no aerógrafo tem que ficar bem líquido, praticamente quase que com a consistência do thinner, então primeiro você irá catalisá-lo na proporção indicada na embalagem e depois vai diluí-lo até chegar no ponto de ficar bem líquido como falei.
Na questão da aplicação, o ideal agora antes de aplicar é dar uma treinada em uma garrafa pet ou algo parecido, dar uma demão de tinta bem lisinha (lixa d'agua 1200 molhada se necessário para alisar a tinta quando secar) e passar o verniz da seguinte maneira:
A passada tem que ser sempre na mesma direção ida e volta (tipo esquerda para direita na ida, direita para esquerda volta) só que em cada passada você vai manter o ar aberto sempre e fechar a tinta ao final de cada passada, abrindo pouco ANTES de voltar na passada, pois assim não acumula muito verniz na ponta do aero. (sempre bom ficar de olho pois se formar pelote e soltar na carroceria vai dar trabalho para tirar)
O detalhe mais importante agora para sair legal o verniz é você treinar a mão na VELOCIDADE que dá a passada como o aero, pois é ela que vai ditar a cobertura correta (lento demais vai escorrer, rápido demais não vai cobrir e vai ficar ondulado) e a distância, pois o verniz tem que bater na carroceria ÚMIDO e brilhante já formando uma película bonita, então se você usar mão esfumaçada de verniz é certo que vai ficar como casca de laranja e todo ondulado. (úmido não é molhado, pois úmido fica bonito, fino e brilhante, molhado fica brilhante e bonito também mas fica carregado demais e escorre)
A distância ideal é a que você consegue abrir o aero totalmente e fazer a passada úmida como mencionei acima (nem rápido para não ficar ondulado e falhado e nem devagar demais para ficar carregado e escorrer) que varia de aero para aero, no meu é aproximadamente 6 ou 7cm
Eu digo de dar uma treinada antes justamente para calibrar tua mão na distância e velocidade antes de passar no carro e ter trabalho para consertar se der errado, assim como ajeitar pressão e calibragem do aero certinho
Na carroceria do jorjão dá para ajeitar na lixa d'agua e massa de polir, só tomar cuidado para não comer a tinta e decais, e depois de alisar fazer outras duas ou três demãos como falei que vai ficar perfeito!
- Ruffuswood
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Re: problemas recorrentes com verniz PU
Wanderson escreveu:Caros,
Desde quando comecei a montar carros estou apanhando como cachorro na hora de aplicar o verniz bi componente PU. Minhas primeiras tentativas foram com verniz da LMclors, depois passei para o Lazudur e hoje experimentei o da Drycolors.
Todos esses vernizes tem que chegar a resultados praticamente idênticos no final da aplicação, pois são variações do mesmo verniz PU
Bom, nunca consegui um resultado excepcional, cheguei bem perto na Aventador e no Bel Air. Mas deixe-me contar 1 pouco da minha "técnica".
O Lazudur uso 7 partes de verniz + 1 de catalisador + 14 de thinner 454. Esse da drycolors, usei 3 partes de verniz +1 de catalisador + 6 de thinner 454. A indicação do Drycolors diz
O verniz para mim funciona bem diluido quase que com a consistência do thinner, pouca coisa mais expesso
mas achei muito grosso. Regulei o aerografo com 18 psi, uso esse Esteula BC 61 (agulha 3 mm)
Eu uso algo como 10/12 psi em automotivas com um Gatti AG-3, como a diluição de automotivas (tinta e verniz) é bem grande, não precisa de muita pressão
Apliquei 1 demão bem esfumaçda com o aerografo a +/- 10 cm da peça e depois outra demão + encorpada com o aerografo a +/- 7cm, consegui isso
Onde estou errando?????
O que comprometeu tua aplicação é a demão esfumaçada, pois ela não fica uniforme e todas as que vierem por cima vão copiar a superfície da primeira, logo o ideal é demãos úmidas e uniformes. Tem uma montagem do Tio Drakul do B-58 Hustler que ele quer fazer cromado que eu e o Marco Anghinoni explicamos exatamente como funciona a aplicação de verniz com fotos de resultados obtidos inclusive.
PS: usei esse Drycolors pois li várias pessoas rasgando elogios mas percebi que é a mesa coisa (ou bemmm parecido) com o Lazudur).
Coloquei as respostas em itálico no próprio quote para facilitar
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Re: problemas recorrentes com verniz PU
Concordo com o que disseram aqui... diluição e pressão.
Eu diluo bastante e uso uma pressão que o jato saia sem "respingos de fraqueza" e sem "escorridos de brutalidade". Um IWATA eclipse com cerca de 15 psi.
Não sou nenhum grande montador de autos, mas após secar e uso da cera automotiva consegui este resultado...
Eu diluo bastante e uso uma pressão que o jato saia sem "respingos de fraqueza" e sem "escorridos de brutalidade". Um IWATA eclipse com cerca de 15 psi.
Não sou nenhum grande montador de autos, mas após secar e uso da cera automotiva consegui este resultado...
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Re: problemas recorrentes com verniz PU
Uma hora você pega a mão, no comeco eu fazia essas cagadas e achava impossivel, ate pegar o jeito... Eu passo PU com um pé atrás e nem preciso lixar ou polir se quiser.
O que vc fez ai foi ferver o verniz.... Passou muito devagar e/ou muito grosso.
Vê só essa eu passei verniz essa semana... Nem precisou lixar.... essas fotos foram antes de eu dar uma leve lixada com esponja 1500 so para quebrar o brilho e polir
repetindo quase tudo o que o ruffus falou...
a proporcao de catalise nao é receita, depende do catalisador que voce usa, uns é 8:1 outros, outros 5:1 ou 3:1... tem que obedecer estritamente o que diz a embalagem dele, eu uso balanca de precisao e faco exatamente o que manda la.
Eu cataliso o verniz ai eu so mexo bem e espero 10 minutos para o catalisador reagir... ai dobro o volume com thinner 454 e passo primeira demao empoeirada, é passar com uma velocidade mais rapida, e nao mais distante ou com o aerografo fechado, ela é leve mas fica lisa, dai espero 10 minutos e a segunda umida, nao é molhada, ai mais 10 minutos a terceira molhada mas sem ferver. uso 20 psi e a 5 cm mais ou menos, mas o mais importante é a velocidade que vc move o aerografo, tem que ser lento para deixar umido mas sem sem estourar ou ferver o verniz. Quando voce conseguir mover o aerografo numa velocidade que ele deixa umido numa passada so sem ferver/estourar, escorrer, voce ta feito porque vc esta fazendo passadas com alastramento, fica lisinho.
eu aprendi vendo o funileiro, vendo videos de youtube de pintura automotivas e treinando muito
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O que vc fez ai foi ferver o verniz.... Passou muito devagar e/ou muito grosso.
Vê só essa eu passei verniz essa semana... Nem precisou lixar.... essas fotos foram antes de eu dar uma leve lixada com esponja 1500 so para quebrar o brilho e polir
repetindo quase tudo o que o ruffus falou...
a proporcao de catalise nao é receita, depende do catalisador que voce usa, uns é 8:1 outros, outros 5:1 ou 3:1... tem que obedecer estritamente o que diz a embalagem dele, eu uso balanca de precisao e faco exatamente o que manda la.
Eu cataliso o verniz ai eu so mexo bem e espero 10 minutos para o catalisador reagir... ai dobro o volume com thinner 454 e passo primeira demao empoeirada, é passar com uma velocidade mais rapida, e nao mais distante ou com o aerografo fechado, ela é leve mas fica lisa, dai espero 10 minutos e a segunda umida, nao é molhada, ai mais 10 minutos a terceira molhada mas sem ferver. uso 20 psi e a 5 cm mais ou menos, mas o mais importante é a velocidade que vc move o aerografo, tem que ser lento para deixar umido mas sem sem estourar ou ferver o verniz. Quando voce conseguir mover o aerografo numa velocidade que ele deixa umido numa passada so sem ferver/estourar, escorrer, voce ta feito porque vc esta fazendo passadas com alastramento, fica lisinho.
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Re: problemas recorrentes com verniz PU
Outra coisa é a quantidade de catalisador. Depende da umidade relativa do ambiente. Aqui é superior a 90%. Se uso catalisador, embodoca tudo. Ou seja, não uso catalisador!!!!! Demora 48 horas para secar ao toque, mas até agora não tive problemas.
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