Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Acrílica vs Esmalte

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Acrílica vs Esmalte

Mensagem por felipecadena »

Bom dia gente vcs que tem muito mais muito mais experiência no hobby que a pessoa que vos fala, gostaria de saber qual a melhor escolha claro que cada um tem suas qualidades e defeitos mais queria saber exatamente suas diferenças pra poder escolher, hoje uso apenas tintas acrilex e fica legal mais quero subir o nível.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrílica vs Esmalte

Mensagem por Tiago Guilger »

se você quiser se manter nas acrilicas, podia partir pras proprias do hobby, como tamiya e gunze, que já são bem melhores que as acrilex, ou até mesmo as revell... ou então partir direto para as duco automotivas, compradas nas lojas de tinta mesmo, ou comprar as que já vem prontas pro uso no aero, como as dry colors... esmalte eu nunca usei no plasti, então não conheço pra opinar...rs
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrílica vs Esmalte

Mensagem por Mutley »

Também tenho pouca experiência com tintas, mas o pouco que eu sei é que você tem que dominar a técnica de mais de um tipo (pelo menos é essa a minha opinião), pelo simples fato de que as vezes é muito difícil achar a tinta de uma determinada cor específica.
Apesar de gostar mais de tinta esmalte, ultimamente estou usando mais a acrílica por que não conseguir achar as cores certas para o avião.
Minhas compras são feitas pela internet, então quando acho um site com as tintas fica mais fácil comprar tudo em um só lugar e pagar só um frete.
Vai com calma, testa vários tipos até achar qual você se adapta melhor.
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Acrílica vs Esmalte

Mensagem por Raphael Vital »

Primeiro é preciso saber qual é a utilização final da tinta. No meu ponto de vista, cada tipo cai melhor em uma categoria do hobby.
Dificilmente, no caso dos automóveis, nada, nada, nada vai ter o mesmo resultado do que, obviamente, as automotivas. Para interior, qualquer uma vai bem, usada ou não com verniz fosco. Seja Acrilex/Decorfix ou Tamyia e demais marcas. As automotivas tem lá seus problemas para muitos modelistas como por exemplo o cheiro forte, dificuldade de conseguir quantidades pequenas. Não digo que outros tipos não possam ser utilizados. Podem, claro, mas igual automotiva, não fica, eu acho.

Particularmente, só uso automotiva para exterior/interior. Nos últimos tempos, tenho testado a Decorfix para interiores. Diluída com Brilho fácil, o resultado final é um acabamento acetinado muito bonito, não necessitando o uso de veniz fosco. Só a aplicação é que ainda não dominei bem. Apenas falta de praticar...

Se não é para automóveis, deixo a palavra com os "mestres" daqui até porque nunca usei tintas Revell, Gunze, e etc... Elas são para mim igual nota de 100 reais. Sei que existe mas nunca pus a mão em uma...rsrs..

Abração
Raphael.
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8432
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Acrílica vs Esmalte

Mensagem por NightRider »

A resposta da sua pergunta é muito subjetiva, vai depender da preferência do modelista, pois como já disseram antes de mim não existe tinta boa ou ruim, mas sim aquela com a qual você se adapta ou não. Eu, pessoalmente, uso tintas de diversos tipos. Uso automotiva para carrocerias (monto carros), mas uso acrilicas (Tamiya, Acrilex e outras) para interior e às vezes até mesmo o chassis. Também uso esmalte em especial nas cores metálicas (aço, aluminio, etc...). Se quiser continuar com acrilicas, você perceberá uma boa diferença entre a Acrilex e a Tamiya, por exemplo (e de preço também). Esmalte,pelo que dizem dispensa primer, o que as acrilicas não fazem para a ancoragem da tinta (se quiser ver imperfeições do kit, o primer é util independente da tinta que for usar). Acho que a melhor maneira de você escolher e testando, algo do tipo montar um kit com a tinta acrilica e outra com esmalte e ver como se adapta a cada uma delas. Espero ter ajudado.

Um abraço !
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrílica vs Esmalte

Mensagem por felipecadena »

Blz já encomendei umas acrílicas e umas esmaltes é uma automotiva agora a pergunta vou diluir estás tintas com oque e como...

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Acrílica vs Esmalte

Mensagem por Raphael Vital »

Felipe,

Automotiva só com thinner. Só e somente. Daí a marca do thinner, desde que ele não seja de "limpeza", pois estes incluem álcool em sua formulação, o que estraga um tanto a tinta, fica à seu critério. Até as esmaltes podem ser diluídas com thinner.

No mais chapa, é só "pintar o sete" agora!
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
Thiago Nunes
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 04 Dez 2013, 20:06
Nome: Thiago Nunes
Localização: Itu-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrílica vs Esmalte

Mensagem por Thiago Nunes »

Fala Felipe,

Eu monto carros e o que utilizo é o seguinte:

Para carroceria uso automotivas (poliester) e verniz PU bi componente, ambas no aerografo. O acabamento é muito bom, a tinta poliester tem uma cobertura muito boa com uma camada bem fina (não perde detalhes da carroceria) e o verniz PU aceita polimento e é bem resistente. Diluição: Thinner para poliester e PU.
Uso as acrilicas (acrilex) e Esmalte (Revell Enamel) para interior, partes da suspensão e componentes mecânicos em geral.
Geralmente quando a peça é um pouco maior (Partes do Interior por exemplo) uso as acrílicas no aerografo sempre com primer, diluídas com brilho fácil,
As esmalte geralmente uso no pincel para peças pequenas e detalhamento com tintas metálicas (alumínio, aço, etc..) diluídas com agua raz. As esmalte não uso primer, e elas tem uma aderência melhor na peças do que as acrílicas.

A vantagem das acrílicas , principalmente acrilex, é o preço. No aerografo elas ficam boas, já no pincel são mais chatas de conseguir um acabamento bom, para isso as esmaltes são melhores...

Mas como pessoal disse, tem que ir testando e descobrir qual vc se adapta melhor :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Thiago Nunes
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrílica vs Esmalte

Mensagem por Ruffuswood »

felipecadena escreveu:Blz já encomendei umas acrílicas e umas esmaltes é uma automotiva agora a pergunta vou diluir estás tintas com oque e como...

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Fala Felipe, tudo bem?

Especifica quais que comprou que fica mais fácil de falar, mas a princípio uma coisa que vai precisar é um bom thinner, sugiro que compre uma lata de thinner de acabamento pois vai servir bem para diluição de tudo que pode ser usado thinner e não é caro, custa coisa de 15 reais.

Eu particularmente uso Mr. Hobby Aqueous e Revell enamel aqui para os detalhes, e para áreas maiores uso automotivas mas para todas uso esse mesmo thinner para diluir que vai muito bem, seca rapidamente e o acabamento é bem liso.
A Mr.Hobby Aqueous também tem um acabamento lisinho quando usado em grandes áreas e seca rápido, e enamel demora mais para secar para áreas maiores e eu uso catalisador de esmalte sintético automotivo para acelerar a cura nesses casos.
Para fundo base de todas eu costumo usar primer pu automotivo (uso Skylak SK400 custa 25 reais 750ml) sem catalisador e diluído no thinner de acabamento (dica do Giordano) ou primer nitrocelulose ultrafill, esse tem menos cobertura mas funciona perfeitamente também e seca um pouco mais rápido que o PU.
Uma coisa que gosto também é de ter fosqueante universal para modular o acabamento das tintas e vernizes (verniz uso base poliéster pronto sem catalizador e quando preciso de mais ou menos brilho coloco o fosqueante conforme a necessidade)

Basicamente é isso que adotei como ideal para meu uso, mas sabe como é né, nada é definitivo.... :thumbup:
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Acrílica vs Esmalte

Mensagem por anghinoni »

Antes de opinar, o que voce considera "subir de nivel"?
Responder

Voltar para “Pintura”