Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Pigmentos da Coral

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Pigmentos da Coral

Mensagem por felipecadena »

Boa noite galera eu sou muito curioso! ate de mais!

Então eu fique pensando eu sou designer então eu trabalho com cores né ! mais eu trabalho com uma configuração diferente das cores eu trabalho muito com CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) então porque não tentar fazer minhas tintas a partir desta configuração! então fui eu a traz de pigmentos para estas cores, então depois de procurar muito achei uma coisa custo beneficio, encontrei os pigmentos líquidos da coral, não são exatamente as cores que eu queria mais com paciência os deixei no tom certo.

ImagemIMG_20170225_114537 by Felipe Cadena, no Flickr

Então fiz as misturas com a tinta base da acrilex, que diga se de passagem funcionou muito bem, e combinei os pigmentos para ficarem exatamente como eu queria.

Transformei nas 4 cores base e depois foi mais fácil apenas preparei uma peça de prova com a base branca e fiz a mistura das cores fiz dois testes um com o "Sea Blue" e "Hungarian Sand Flash". queria fazer nestes tons pois queria um tom escuro e outro claro.

Pra chegar no tom desejado foi fácil peguei o photoshop e baixei as cores que queria na net e tirei o valor do CMYK das imagens e depois fiz no conta gotas. o resultado segue a baixo eu acho que ficou muito bom.

ImagemIMG_20170225_114508 by Felipe Cadena, no Flickr

Espero que tenham gostado, a cobertura ficou muito boa e fina, usando a base da acrilex, e o melhor eu gastei R$ 3,25 por cada tubo de pigmento e R$ 3,20 pela base para testar pra fazer as bases não usei nem 7 gotas de cada pigmento rende muito.... muito, e fiz quase 60ml de tinta diluída. vou fazer mais uns testes e depois vou postar.

Sim tirei a referencia de cores das tintas da Hataka, só pra ficar mais claro. vou meter bala aqui e depois eu posto.
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Pigmentos da Coral

Mensagem por NightRider »

Resultado bem interessante. Nunca tinha visto ninguém usar esse material. Nos mantenha informados dos seus experimentos e progressos.

Um abraço !
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pigmentos da Coral

Mensagem por Johnnn »

As vezes reclamamos que não temos fácil acesso a materiais específicos do hobby, mas acho que isso nos permite buscar boas soluções de demais fabricantes, não ficamos presos a uma única marca ou método de fazer a coisa.acontecer

Parabéns pela iniciativa e gostei dos testes. Essas cores me lembraram os trens da companhia paulista.

Esses pigmentos são os mesmos utilizados nos sistemas de cores tipo self-color?

Parabéns mais uma vez pela iniciativa, abraços!

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Pigmentos da Coral

Mensagem por anghinoni »

Muito bom a iniciativa. Depois posta como faz a mistura. Qual a proporção de pigmento X base.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: Pigmentos da Coral

Mensagem por Claudio Drago »

Muito legal a pesquisa e experiência. Isso do lado positivo.
Do lado negativo, hummm... quantas cores são? Cada tubinho ocupa quanto espaço?
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
xandão
Membro
Mensagens: 358
Registrado em: 07 Mar 2014, 09:05
Nome: Alexandre Rodrigues
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pigmentos da Coral

Mensagem por xandão »

Já existiu uma empresa que produzia cores em um formato parecido, a EasyColors do Juliano. Ele disponibilizava uma tabela com a formulação das cores, e o modelista fazia a cor.

Abraço,
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Pigmentos da Coral

Mensagem por felipecadena »

anghinoni escreveu:Muito bom a iniciativa. Depois posta como faz a mistura. Qual a proporção de pigmento X base.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Não vou mentir no início fiz no olhometro pra fazer as cores base e depois foi que passei pro conta gotas.
Mais ao final dos testes vou formular direitinho.
Claudio Drago escreveu:Muito legal a pesquisa e experiência. Isso do lado positivo.
Do lado negativo, hummm... quantas cores são? Cada tubinho ocupa quanto espaço?
Rapaz eu estou fazendo com potinhos de 30 ml como os de colírio, e coloco em um potinho de forma pra fazer a mistura e diluir aí levo pro aerógrafo, o que achei massa e que eu estou usando um aerógrafo de 2 mm e não entupiu.
Johnnn escreveu:As vezes reclamamos que não temos fácil acesso a materiais específicos do hobby, mas acho que isso nos permite buscar boas soluções de demais fabricantes, não ficamos presos a uma única marca ou método de fazer a coisa.acontecer

Parabéns pela iniciativa e gostei dos testes. Essas cores me lembraram os trens da companhia paulista.

Esses pigmentos são os mesmos utilizados nos sistemas de cores tipo self-color?

Parabéns mais uma vez pela iniciativa, abraços!

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Cara aqui em Recife é ruim pra tudo a única coisa de boa e uma loja de kits fora isso até tinta acrilex falta algumas cores então vamos aos testes pra criar novas ideias pra suprir está necessidade.
NightRider escreveu:Resultado bem interessante. Nunca tinha visto ninguém usar esse material. Nos mantenha informados dos seus experimentos e progressos.

Um abraço !
Vou sim assim que tiver evolução mantenho vcs informados....

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Pigmentos da Coral

Mensagem por felipecadena »

Johnnn escreveu:As vezes reclamamos que não temos fácil acesso a materiais específicos do hobby, mas acho que isso nos permite buscar boas soluções de demais fabricantes, não ficamos presos a uma única marca ou método de fazer a coisa.acontecer

Parabéns pela iniciativa e gostei dos testes. Essas cores me lembraram os trens da companhia paulista.

Esses pigmentos são os mesmos utilizados nos sistemas de cores tipo self-color?

Parabéns mais uma vez pela iniciativa, abraços!

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Realmente é complicado o nosso mercado que não vê nosso hobby ainda como fonte e temos que procurar fora ou maneiras alternativas, o sistema self color é bem parecido mais não é dá mesma maneira os tons de mistura são diferentes o self é bem parecido com o alquimia....

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: RE: Re: Pigmentos da Coral

Mensagem por Johnnn »

felipecadena escreveu:
Johnnn escreveu:As vezes reclamamos que não temos fácil acesso a materiais específicos do hobby, mas acho que isso nos permite buscar boas soluções de demais fabricantes, não ficamos presos a uma única marca ou método de fazer a coisa.acontecer

Parabéns pela iniciativa e gostei dos testes. Essas cores me lembraram os trens da companhia paulista.

Esses pigmentos são os mesmos utilizados nos sistemas de cores tipo self-color?

Parabéns mais uma vez pela iniciativa, abraços!

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Realmente é complicado o nosso mercado que não vê nosso hobby ainda como fonte e temos que procurar fora ou maneiras alternativas, o sistema self color é bem parecido mais não é dá mesma maneira os tons de mistura são diferentes o self é bem parecido com o alquimia....

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Entendi, mas pelo que li, você coloriu 4 bases com as cores, depois fez a mistura?
É para o CMKY você usou uma base 100 para determinar a quantidade de cada cor?

Desculpe o monte de pergunta hahaha

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: RE: Re: Pigmentos da Coral

Mensagem por felipecadena »

Johnnn escreveu:
felipecadena escreveu:
Johnnn escreveu:As vezes reclamamos que não temos fácil acesso a materiais específicos do hobby, mas acho que isso nos permite buscar boas soluções de demais fabricantes, não ficamos presos a uma única marca ou método de fazer a coisa.acontecer

Parabéns pela iniciativa e gostei dos testes. Essas cores me lembraram os trens da companhia paulista.

Esses pigmentos são os mesmos utilizados nos sistemas de cores tipo self-color?

Parabéns mais uma vez pela iniciativa, abraços!

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Realmente é complicado o nosso mercado que não vê nosso hobby ainda como fonte e temos que procurar fora ou maneiras alternativas, o sistema self color é bem parecido mais não é dá mesma maneira os tons de mistura são diferentes o self é bem parecido com o alquimia....

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Entendi, mas pelo que li, você coloriu 4 bases com as cores, depois fez a mistura?
É para o CMKY você usou uma base 100 para determinar a quantidade de cada cor?

Desculpe o monte de pergunta hahaha

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk

Que nada! mais foi isso mesmo, o tipo de configuração de cores e o CMYK, neste site fala mais sobre o estilo de impressão https://www.printi.com.br/guia-de-impre ... essao-cmyk

o mais chato e conseguir os tons certos o magenta e o ciano, os demais já estão prontos. então oque fiz depois de fazer as tintas bases sem diluir eu fiz o seguinte procurei a cor desejada e vi sua configuração de cor no sistema, ai fiz por gotas tipo
o Azul
C 90
M 20
Y 40
K 5

Eu apenas segui a quantidade de cada um então foi bem simples. eu peguei uma balança de precisão e fiz a adição de cada tom foi chato mais deu certo.

qualquer coisa estou por aqui....
Responder

Voltar para “Pintura”