Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Teste Primers

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Teste Primers

Mensagem por anghinoni »

Fala galera, como sabem sou viciado em experimentar e testar tintas e afins.
Ontem comprei uma lata de verniz PU Anjo 8.1 por 19 reais, segundo o vendedor o verniz PU mais fino, tinha o colorgin da lata verde mas eu queria testar o PU.

Para isso fiz uma bateria de testes, todos em garrafa PET:

primeiro teste: Metade de cima Primer Acrilex diluido na agua, metade de baixo primer PU sem catalisar, depois de umas horas lixei com esponja microasbrasiva e passei duco preto fosco. o acabamento das duas ficou bom. ai mais umas horas eu coloquei fita 3M e puxei... o acrilex arrancou tudo, mas acho que porque nao esperei 24 horas para a cura total, o PU aderiu ao PET, saiu um pouco de tinta mas porque eu nao deixei curar a tinta.
Imagem


segundo teste: passei seladora em tudo, metade de cima PU sem catalisar e de baixo catalisado, ai passei duco RAL 7040 e duco amarelo
Imagem

terceiro teste: dividi a garrafa em cima sem seladora, embaixo com seladora, ai dividi 3 partes horizontais: PU catalisado, PU sem catalisar e Laca Nitrocelulose
Imagem


Agora vou deixar curar os 3 testes e viajar, na volta eu vou pintar o terceiro teste e fazer os testes de aderencia inclusive de novo no primeiro.

Ai vamos tirar as conclusoes, PU x Laca x Aclilex e com seladora x sem seladora, mas de antemao ja adianto que o acabamento de todos fica perfeito.
Editado pela última vez por anghinoni em 24 Fev 2017, 12:06, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Diego Natanael
Super Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 10 Mai 2015, 11:54
Nome: Diego Natanael R
Localização: Cláudio-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste Primers

Mensagem por Diego Natanael »

Não fiz tantos testes com primmer automotivo, mas geralmente é bom passar selador pra plásticos antes de aplicar fundo automotivo,
Vou seguir seus experimentos.
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste Primers

Mensagem por Tiago Guilger »

curioso pra saber os resultados também!
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Teste Primers

Mensagem por Galttar »

É sempre legal ver esses testes.
Eu já fiz alguns também.

Acompanhando.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Teste Primers

Mensagem por TioDrakul »

Testes ajudam a evitar cagadas :mrgreen:

Aqui eu estou na dúvida se eu vou pintar o Hustler diretamente com o esmalte sintético preto que servirá de fundo para o cromado ou se eu tento passar algum tipo de primer antes. Que eu estava pensando que deveria passar um primer (ou um fundo branco) para ver se a funilaria ficou decente, mas estou com medo deste fundo depois impedir o esmalte sintético de ficar liso. Acho que terei que fazer como você e experimentar em alguma coisa que eu possa criar algum detalhamento, para ver como fica
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste Primers

Mensagem por Tiago Guilger »

TioDrakul escreveu:Testes ajudam a evitar cagadas :mrgreen:

Aqui eu estou na dúvida se eu vou pintar o Hustler diretamente com o esmalte sintético preto que servirá de fundo para o cromado ou se eu tento passar algum tipo de primer antes. Que eu estava pensando que deveria passar um primer (ou um fundo branco) para ver se a funilaria ficou decente, mas estou com medo deste fundo depois impedir o esmalte sintético de ficar liso. Acho que terei que fazer como você e experimentar em alguma coisa que eu possa criar algum detalhamento, para ver como fica
o esmalte direto no kit não ataca o plastico?
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Teste Primers

Mensagem por TioDrakul »

Tiago Guilger escreveu:
TioDrakul escreveu:Testes ajudam a evitar cagadas :mrgreen:

Aqui eu estou na dúvida se eu vou pintar o Hustler diretamente com o esmalte sintético preto que servirá de fundo para o cromado ou se eu tento passar algum tipo de primer antes. Que eu estava pensando que deveria passar um primer (ou um fundo branco) para ver se a funilaria ficou decente, mas estou com medo deste fundo depois impedir o esmalte sintético de ficar liso. Acho que terei que fazer como você e experimentar em alguma coisa que eu possa criar algum detalhamento, para ver como fica
o esmalte direto no kit não ataca o plastico?
Bom, o esmalte sintético que eu usei (Suvinil) diluído em aguarrás (diluente do mesmo de acordo com o vendedor da loja de tintas) não atacou, fez até o contrário (formou um "filme" de plástico que se for danificado e puxado daria de tirar inteiro do kit simplesmente puxando com o dedo). Mas diz o vendedor (em uma visita posterior para arrumar máscaras descartáveis contra poeira e tinta) que eu teria usado um aguarrás "fraco" (a versão da Acrilex para artesanato) e que por isso teria demorado os quatro dias para secar, então eu vou testar mais uma vez usando o aguarrás da própria Suvinil que ele me arrumou para ver o que acontece. Em resumo, acredito que não vá atacar o plástico à menos que o aguarrás da Suvinil seja bem mais forte do que o da Acrilex
Avatar do usuário
GNegrini
Membro
Mensagens: 327
Registrado em: 22 Set 2016, 22:02
Nome: Guilherme
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste Primers

Mensagem por GNegrini »

Sendo cientista não posso perder esse tópico! :lol:
Parabéns pelos grupos experimentais montados, aguardando os resultados dessa ideia show :clap:
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Teste Primers

Mensagem por anghinoni »

Depois de deixar dias curando os primers e com fita para grudar bem segue as conclusoes:
Primer acrilex apesar de ser para PET sai facil na unha e quando puxa a fita

Primer laca nitrocelulose e PU catalisado nao saem na unha nem quando puxa a fita, o PU catalisado surpreendeu pois diluido é finissimo, mais que o de laca nitrocelulose e me pareceu mais resistente depois de curado.

PU nao catalisado sai facil na unha e na fita mesmo deixando 5 dias secando.

Nao tem diferenca em usar ou nao a seladora, o mais importante é passar o primer e deixar curar totalmente por um dia no minimo, ai ele adere, menos que um dia todos saem na unha.


Imagem

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Teste Primers

Mensagem por Chicabum »

Ressuscitando o tópico, estou querendo comprar primer automotivo para diluir em casa. Vi que você comparou o de lacanitrocelulose e o PU.
Quais marcas voçê indica e qual diluição?
Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Responder

Voltar para “Pintura”