Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Retirando pintura.

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Baltar
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 23 Jun 2016, 22:00
Nome: Evandro Martini de Moraes
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Retirando pintura.

Mensagem por Baltar »

Boa tarde. Gostaria de saber como faço para retirar a tinta do meu kit. Estou pintando um V-22 Osprey mas a pintura ficou horrível. Foi a primeira vez que dilui tinta para passar no modelo, antes eu passava pura, com diluição ficou horrível. É uma pena porque eu estou pensando em até desistir do hobby. Parece que os meus modelos estão piorando ao invés de melhorar. Se alguém aí conseguir me ajudar eu agradeço. Abraços. Evandro Moraes.
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Retirando pintura.

Mensagem por Tiago Guilger »

Boa tarde amigo!

recentemente passei por isso também, e removi toda tinta com removedor de esmalte. comprei dois vidros de 500ml, mergulhei o kit dentro e em poucos minutos saiu tudinho, só ajudei um pouco com um pincel... aqui ó http://www.plastibrasil.com/viewtopic.p ... &start=180
a dica é somente para deixar ele secar naturalmente, e depois lavar com água e sabão... aí é só recomeçar o processo, lixa, primer e o de sempre...

mas não desista não!

abraço!
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Retirando pintura.

Mensagem por NightRider »

Boa tarde ! Primeiro de tudo é preciso saber qual o tipo de tinta que você está usando. Isso determina o produto a ser utilizado, pois não faz sentido, por exemplo, usar soda cáustica para tirar tinta com base água. Como você disse que diluiu a tinta, pode ter ocorrido dela ter ficado muito rala, o que dificulta a cobertura e pode fazer com que ela escorra pela superfície do kit. O plastimodelismo é um eterno aprendizado, sempre estamos agregando conhecimento e muitas vezes surgem problemas em situações que já pensamos ter total controle. Esfria a cabeça e vai com calma. Sempre lembre que é um hobby, então o principal é a sua diversão e não se cobre demais, isso retira a graça do que está fazendo.

Um abraço e aguardo para saber que tinta usou, ok ?
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Retirando pintura.

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Baltar, como o Nightrider escreveu, tudo depende da tinta que vc está usando. Uso Acrilex (base água) e já retirei a tinta de dois modelos para refazer tudo do zero. Para mim, fluido de freio foi a escolha. O fluido não ataca o plástico, retira toda a tinta acrílica ( funciona muito melhor para tinta esmalte), massa de preenchimento (tipo putty), superbonder e descola todo o modelo.
Utilizar removedor de esmalte (acetona) pode não ser muito indicado pq esse tipo de substância causa ressecamento no plástico. Eu só utilizaria em pequenas quantidades.

Leia os links que coloquei abaixo. Podem ser úteis a vc.

http://www.spruemaster.com/blog/2013/11 ... a-pintura/
http://www.spmodelismo.com.br/tips/limpando.php

E repetindo o Nightrider, Plastimodelismo é hobby. Use para relaxar. Se esquentar a cabeça, pare, deixe de lado por algumas horas (ou várias) e depois volte mais calmo e já com uma ideia de como resolver uma questão específica para que o resultado seja o mais próximo do que você deseja.

Abraço !! :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
Baltar
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 23 Jun 2016, 22:00
Nome: Evandro Martini de Moraes
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Retirando pintura.

Mensagem por Baltar »

NightRider escreveu:Boa tarde ! Primeiro de tudo é preciso saber qual o tipo de tinta que você está usando. Isso determina o produto a ser utilizado, pois não faz sentido, por exemplo, usar soda cáustica para tirar tinta com base água. Como você disse que diluiu a tinta, pode ter ocorrido dela ter ficado muito rala, o que dificulta a cobertura e pode fazer com que ela escorra pela superfície do kit. O plastimodelismo é um eterno aprendizado, sempre estamos agregando conhecimento e muitas vezes surgem problemas em situações que já pensamos ter total controle. Esfria a cabeça e vai com calma. Sempre lembre que é um hobby, então o principal é a sua diversão e não se cobre demais, isso retira a graça do que está fazendo.

Um abraço e aguardo para saber que tinta usou, ok ?
Boa noite. Usei tinta Enamel da revell.
Avatar do usuário
Baltar
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 23 Jun 2016, 22:00
Nome: Evandro Martini de Moraes
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Retirando pintura.

Mensagem por Baltar »

Obrigado pelas dicas.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Retirando pintura.

Mensagem por anghinoni »

hum enamel é dificil ficar ruim, é bem tolerante em relaçao a diluiçao, o que você usou para diluir, fez no pincel ou aerografo?
seria bom voce colocar foto do kit aqui para a galera te orientar, com ajuda voce logo pegara as manhas e fara otimas pinturas.
Avatar do usuário
Baltar
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 23 Jun 2016, 22:00
Nome: Evandro Martini de Moraes
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Retirando pintura.

Mensagem por Baltar »

anghinoni escreveu:hum enamel é dificil ficar ruim, é bem tolerante em relaçao a diluiçao, o que você usou para diluir, fez no pincel ou aerografo?
seria bom voce colocar foto do kit aqui para a galera te orientar, com ajuda voce logo pegara as manhas e fara otimas pinturas.
Fiz com pincel, dilui com tinner. A tinta estava vencida, acho que isso ajudou a estragar. :raiva: . É que ficou tão ruim que eu até tenho vergonha de colocar as fotos.
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: Retirando pintura.

Mensagem por Claudio Drago »

Fica sem vergonha, Baltar.
A gente aprende muito com falhas e acertos. E, de repente, fica mais fácil arrumar do que desfazer tudo.
Tem uns mestres da pintura por aqui que não vão te deixar na mão.
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Retirando pintura.

Mensagem por anghinoni »

Baltar escreveu:
anghinoni escreveu:hum enamel é dificil ficar ruim, é bem tolerante em relaçao a diluiçao, o que você usou para diluir, fez no pincel ou aerografo?
seria bom voce colocar foto do kit aqui para a galera te orientar, com ajuda voce logo pegara as manhas e fara otimas pinturas.
Fiz com pincel, dilui com tinner. A tinta estava vencida, acho que isso ajudou a estragar. :raiva: . É que ficou tão ruim que eu até tenho vergonha de colocar as fotos.
qual thinner? :D

se foi automotivo ai acho que nao é proprio para pincel, ele é muito volátil, seca muito rapido.

se for enamel no pincel, tem que ser aguarras, que tem secagem lenta e ai a tinta faz alastramento e deixa a cobertura uniforme.

acho que nao tem data de vencimento em tinta de modelismo, acabei de olhar agora varios frascos, se vc esta achando isso porque a enamel formou uma pelota embaixo com um oleo nojento em cima, toda enamel fica assim e tem que mexer bem com um palito de dente...
Responder

Voltar para “Pintura”