SemperFi

Próximos Eventos Programados:


Tinta dentro do Aerografo, quanto tempo?

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
DcPompeu
Acabei de Chegar
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Set 2016, 08:42
Nome: Daniel Pompeu
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Tinta dentro do Aerografo, quanto tempo?

Mensagem por DcPompeu »

Bom dia! Sou novo por aqui, comecei a me aventurar no mundo do Plastikodelismo.

já pesquisei em muitos locais, porém não encontrei em nenhum deles uma questão. Estou começando a usar Aerografo, a dúvida é q seguinte: No momento da pintura, recomenda-se aguardar em torno de 15-20 minutos entre as demãos de tinta (acrílica), Dou uma demão é preciso imediatamente limpar o aerógrafo ou dou uma demão, deixo a tinta lá por 20 minutos e dou outra demão?


Fora isso, quanto tempo em média a tinta pode ficar no aerografo sem danifica-lo de forma que eu consiga limpar posteriormente?


Desde já obrigado.
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1898
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 84 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Tinta dentro do Aerografo, quanto tempo?

Mensagem por rmozeto »

Bom dia e bem vindo!
Eu diluo as tintas acrílicas Tamiya com álcool isopropílico ou de cereais o que dá um secagem super rápida, a tinta bate no kit e já está quase seca. Também andei diluindo com o Vidrex Cristal, que tem uma mistura de água e álcool e outras coisas, mas tb, já bate e seca no kit.

Então nem espero quase nada entre as demãos, quando estou em uma ponta, terminando a pintura, na ponta onde comecei já está seco e dou uma segunda demão.

O bom é sempre trabalhar com a tinha mais diluída e dar várias demãos do que uma demão bem carregada.

Já deixei 20 minutos tinta no aerógrafo que tenho (Steulla .30) e limpei numa boa. Quanto mais secar maior o trabalho pra limpar e não dá só limpar o bico e continuar usando, tem que desmontar e limpar tudo.

Espero ter ajudado! Boas montagens!
Editado pela última vez por rmozeto em 06 Set 2016, 09:54, em um total de 1 vez.
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Tinta dentro do Aerografo, quanto tempo?

Mensagem por NightRider »

Seja bem-vindo, Daniel ! Com relação à sua dúvida, vou lhe falar sobre a minha experiência, o que não quer dizer que o que eu faça ou outros modelistas façam está absolutamente certo ou errado. Eu, entre demãos, espero um determinado tempo, muito mais no "olhômetro" do que no relógio, mas acredito ser aproximado com o que você falou, talvez menos. Deixo a tinta no aerógrafo e limpo o mesmo apenas ao final e não tive até hoje nenhum problema com isso, usando tanto tinta acrílica como automotiva. O cuidado maior que tenho é quando uso o primer da Acrilex, pois ele é para metal também, então se secar no aerógrafo terei problemas, mas isso nunca aconteceu. Espero ter lhe ajudado. Se tiver mais dúvidas, é só falar.

Um abraço !
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tinta dentro do Aerografo, quanto tempo?

Mensagem por LongTor1 »

DcPompeu escreveu:Bom dia! Sou novo por aqui, comecei a me aventurar no mundo do Plastikodelismo.

já pesquisei em muitos locais, porém não encontrei em nenhum deles uma questão. Estou começando a usar Aerografo, a dúvida é q seguinte: No momento da pintura, recomenda-se aguardar em torno de 15-20 minutos entre as demãos de tinta (acrílica), Dou uma demão é preciso imediatamente limpar o aerógrafo ou dou uma demão, deixo a tinta lá por 20 minutos e dou outra demão?


Fora isso, quanto tempo em média a tinta pode ficar no aerografo sem danifica-lo de forma que eu consiga limpar posteriormente?


Desde já obrigado.
Bom dia Amigo.

Vamos em partes sobre o assunto, que é delicado, e tenho certezas alguns outros colegas logo falarão a respeito.

Eu por usar tintas acrílicas, com base em água, sei que elas são menos agressivas, e com tempo de secagem mais lento, quando da aplicação de tinta, procuro sempre usar a quantia certa de tinta para a demão necessária, após, lavo o aerógrafo com água mesmo, sendo que 1x por semana eu desmonto o aerógrafo por completo e o limpo mais detalhadamente.

Porem, caso venha usar tintas que usem outros solventes que não seja água, recomendo não deixar por muito tempo a tinta, no aerógrafo, mesmo que a secagem da tinta demore mais tempo para acontecer no aerógrafo, ela ainda assim seca, e isso pode causar o entupimento do aerógrafo e consequente perca da tinta que esta no recipiente, o mais indicado sempre e usar a quantia para a demão, usar ventiladores para acelerar a secagem da área pintada, e dependendo do clima ate uma estufa.

Voltando as tintas acrílicas (a base de água) nada impede de você aplicar 1 demão, e aguardar com a tinta dentro do aerógrafo, caso tenha um ventilador, ou uma estufa para acelerar a cura da tinta, porem é algo que a experiencia vai lhe proporcionar, algumas tintas costumam craquelar quando secam rápido de mais, ou ate mesmo deformar e ou enrugar, então tudo e dosado de uma maneira equilibrada e somente o tempo de fato vai lhe dar os passos corretos, porem na duvida, evite deixar tinta no aerógrafo, e se for demorar lave o aerógrafo.

O entupimento do aerógrafo com tintas acrílicas e fácil de ser limpado, e isso volta ao modelo do seu aerógrafo também, porem, como disse cautela e dosagem necessária de tinta sempre e o melhor.

Por final, se as tintas forem a base de óleo, custam mais caro, atacam mais por usarem solventes químicos, e nesse caso, se possível evite usar quantidades desnecessárias, afim de evitar o desperdício, e danificar seu equipamento.

Espero ter ajudado, mas acredito que tenha mais colegas que vão se pronunciar a dar dicas sobre o tema.

Bom dia.
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
Avatar do usuário
DcPompeu
Acabei de Chegar
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Set 2016, 08:42
Nome: Daniel Pompeu
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tinta dentro do Aerografo, quanto tempo?

Mensagem por DcPompeu »

Pessoal, obrigado pelas dicas!
Ajudaram bastante, vou arriscar a pintura hoje do meu primeiro modelo, já fiz uns testes em garrafas e tudo mais. Minha preocupação era essa, mas pelo que entendi, entre as demãos, é possível aguardar um pouco com a tinta lá, não sendo necessário tirar e limpar imediatamente.

Concordo que com o tempo vou pegando o jeito! Mas o primeiro é sempre complicado e vamos descobrindo as coisas. Nos testes eu errei muito a mão na quantidade da tinta.. Rsrsrs... Com o tempo devo conseguir fazer a quantidade certa.

Hoje vou fazer! Depois vou ver com calma o fórum todo.


Obrigado pela ajuda!
Avatar do usuário
NBP
Membro
Mensagens: 211
Registrado em: 01 Jun 2015, 17:39
Nome: Norberto Batista Pontes
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tinta dentro do Aerografo, quanto tempo?

Mensagem por NBP »

Ao meu ver, excesso de tinta borrifada sem aguardar intervalos entre demãos(já aconteceu comigo), acaba por deixar a tinta com pouca adesão(formas bolinhas de pulverização), falo isso usando a automotiva. Importante a distáncia de uso do aerógrafo. nem muito perto nem muito longe.
O ideal é dar uma demão leve e deixar secar bem, para depois dar uma demão para corrigir falhas.
No meu caso(e haja paciência nesse processo, que quase ninguém tem). O modelista quer ver a tinta aparecer... quem não quer?
Mas a impaciência estraga muito o projeto. primeiro deve-se usar(no meu caso da automotiva), um filtro que retira a umidade retida no ar, da linha de pintura. deixar a diluição tipo da espessura do leite.
Eu costumo limpar o aerógrafo no momento da pintura automotiva, que deixa muito resquício de tinta, gruda na agulha etc.. não é fácil usar automotiva no aerógrafo, mas dá sim.
o resto é tentativas e erros e acertos. treine antes num papel ou num pedaço de plástico.
Abaixo, exemplo de superestrutura(em azul) RAL 7000, pintado com aerógrafo e tinta automotiva.

Imagem
Responder

Voltar para “Pintura”