Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Diluente Banzai

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Daniel Pedreira
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Fev 2018, 13:16
Nome: Daniel Brandão de Carvalho Pedreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Diluente Banzai

Mensagem por Daniel Pedreira »

kmsampaio escreveu:
anghinoni escreveu:
Daniel Pedreira escreveu:Olá pessoal, sou novato no fórum e aproveito a feita para me apresentar. Meu nome é Daniel Pedreira, sou de Salvador e já pratiquei o plastimodelismo por uns longos anos há uma década atrás. Estive parado durante este tempo e agora resolvi voltar a praticar este delicioso hobby.

Também ví a publicação do Tom sobre este diluente e a cola da Banzai e achei muito interessante a princípio, mas fui dar umas pesquisadas e pelo que a minha experiência passada me diz é que a cola, não passa de cola para acrílico que também é vendida em embalagens de 900 ml por empresas como a Serilon. Digo isto pq sempre usei esta cola e as características são exatamente as mesma citadas no vídeo do Tom, inclusive o cheiro docinho e agradável. Quanto ao solvente, não posso falar, pois nunca usei o Anjo Ecoeficiente 5000, mas, ao que parece, também deve ser uma reembalagem de algum produto do tipo, pois quando montava meus kits, usava um diluente PU que tínhamos em grandes quantidades na nossa fábrica de móveis em Salvador. O mesmo era um diluente da Sayerlack, não me recordo a referência exata, mas era o diluente PU de uso geral desta marca (o mais simples da linha deles) e ele era ótimo para diluir as Tamiyas e não arrepiava o plasti. O único efeito que ele causava, era deixar a tinta XF mais para acetinada do que fosca, o que no fim eu achava melhor para trabalhar as pinturas.

Enfim, o que me parece é que os produtos Banzai, são fracionamentos de produtos industrializados e que já são usados alternativamente pelos modelistas. A cola, eu tenho certeza de que é a cola para acrílico, pois o detalhe do cheiro é evidente, além da boa capacidade de fundir o plástico.

Grande abraço aos amigos modelistas e em breve quero poder mostrar alguma coisa minha montada.
exatamente isso, esse diluente é thinner anjo ecoeficiente 5000 (PU) ou 2900 (laca) so precisa descobrir isso eheh. colocaram la no site deles "nao tem tolueno, xileno e benzeno" exatamente o que tem na embalagem do Anjo coeficiente

e é assim mesmo, thinner de PU deixa as tintas tamiya e gunze "mais brilhantes"
o thinner de laca nitrocelulose que deixa elas "foscas"

o cara simplesmente pega um galao de 18 litros que custa 140 reais, embala em 90 frascos de 200 ml cobrando 30,00 cada um, ganha 2700 reais, tira 140 + 90 das embalagens, lucra 2500 reais facil, por isso eu desaprovo a atitude do tal de tom de fazer analise e ficar rasgando elogios no youtube, o famoso jabá, para piorar o próprio tom nao é isento porque ele reembala tintas automotivas...

em outro video ele malhou as tintas Hataka, obvio que para favorecer as tintas dele, comparando tinta acrilica base agua com de solvente é sacanagem

e tem outra questão, pelo que vi nem o cara da banzai nem o tom podem comercializar produtos quimicos, nao vi alvará, autorizaçao, químico responsável, FISPQ... e eles ainda falam "novo fabricante nacional" :rolando:
Moro na mesma cidade do tom, fiz parte do grupo de modelismo daqui, e na época que ele lançou essas tintas eu tentei conversar com ele para saber, por pura curiosidade, como essa tinta era feita, se ele comprava pigmento, qual era o diluente, mas sempre tive respostas vagas. Nem uma pequena amostra ele forneceu para o grupo testar (pelo menos para mim não). Bem, paciência, não estou mais no grupo, outras coisas aconteceram, mas aí já é outro assunto. Como li uma vez, todos somos iguais, mas uns são mais iguais do que outros.

Suspeitava que eram produtos industrializados fracionados mesmo.
É complicado mesmo meu amigo. Mas essa coisa de panelinhas, sempre rolam. Eu particularmente, quando vejo uma panela formada, me finjo de besta e procuro agir normalmente com todos do grupo, mas evito ao máximo, fazer parte do núcleo, pq essa coisa de grupinho é chata pra caramba e acaba ferindo pessoas boas, que poderiam enriquecer as trocas de conhecimento. Mas é como vc disse, tem gente que se acha mais "igual". O lance é relevar e se não der, se afastar. O hobby é pra divertir e cultivar os velhos e novos amigos.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Diluente Banzai

Mensagem por anghinoni »

e voces nao sabem mas o thinner anjo ecoeficiente acho que fui eu que descobri, postei em outro fórum dois anos atras, desde então ja usei uns 20 litros, ele serve pra tudo menos para acrilex e semelhantes, ai vem esses espertinhos querer ganhar dinheiro facil em vez de divulgar para facilitar a vida dos modelistas com produtos nacionais, bons e baratos e assim estimular o hobby.
Avatar do usuário
Joao Marques
Membro
Mensagens: 707
Registrado em: 19 Jun 2012, 17:59
Nome: Joao Marques
Localização: Sao Paulo, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diluente Banzai

Mensagem por Joao Marques »

Daniel Pedreira escreveu:
Tiago Reis escreveu:Essa cola para acrílico que você fala seria tipo a desse anúncio?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 01-lit-_JM
Isso mesmo Tiago. Essa é de uma marca diferente da que eu comprava, mas é isso aí mesmo. pode ser utilizada com pincel, contanto que não seja de cerda sintética, do mesmo modo como se utiliza as colas próprias do hobby. A marca que eu conheço é da Serilon, mas é o mesmo composto, porém, vinha numa lata de 900ml e eu tinha que passar para uma garrafa como a da foto do anúncio que vc enviou. Nunca esquecendo de manter a garrafa com o batoque para vedar, se não, vai toda embora por evaporação. O ideal é utilizar um frasco menor para colocar a quantidade do uso diário.
Fantástico Daniel, :thumbup:
Meu frasco de Tamiya extra thin está no final, esse tópico veio bem a calhar...
Pergunta : Como é o cheiro dessa cola, em relação à da Tamiya (que suporto na boa) e o Jet (já tentei e não suporto...) ?

Grande abraço !
Concluídos : Galeria
Avatar do usuário
Daniel Pedreira
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Fev 2018, 13:16
Nome: Daniel Brandão de Carvalho Pedreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Diluente Banzai

Mensagem por Daniel Pedreira »

Joao Marques escreveu:
Daniel Pedreira escreveu:
Tiago Reis escreveu:Essa cola para acrílico que você fala seria tipo a desse anúncio?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 01-lit-_JM
Isso mesmo Tiago. Essa é de uma marca diferente da que eu comprava, mas é isso aí mesmo. pode ser utilizada com pincel, contanto que não seja de cerda sintética, do mesmo modo como se utiliza as colas próprias do hobby. A marca que eu conheço é da Serilon, mas é o mesmo composto, porém, vinha numa lata de 900ml e eu tinha que passar para uma garrafa como a da foto do anúncio que vc enviou. Nunca esquecendo de manter a garrafa com o batoque para vedar, se não, vai toda embora por evaporação. O ideal é utilizar um frasco menor para colocar a quantidade do uso diário.
Fantástico Daniel, Imagem
Meu frasco de Tamiya extra thin está no final, esse tópico veio bem a calhar...
Pergunta : Como é o cheiro dessa cola, em relação à da Tamiya (que suporto na boa) e o Jet (já tentei e não suporto...) ?

Grande abraço !
Fala João!

O cheiro é bem adocicado. Se vc conhece o cheiro de clorofórmio, ela é bem nessa linha. Eu particularmente gosto do cheiro dela. Não me irrita, acho até agradável. Aos que conheceram, tem lá um cheiro que lembra lança-perfume (aquele que a turma usava muito nos carnavais).

E pode ir sem medo de ser feliz, pois a bicha funde o plástico muito bem. Quanto aos cuidados na aplicação, são os mesmos da cola Tamiya. Se deixar escorrer, mancha, se escorrer entre o dedo e o plástico, marca com a digital, etc, etc...

O preço é uma pechincha se comparado à Tamiya. Pelo preço de um vidrinho de 40 ml, vc leva uma lata de um litro. Alguns lugares vendem em garrafas de vidro âmbar de 1 litro. Se por acaso vier na lata, sugiro que arrume a garrafa âmbar para armazenamento e nunca deixe sem o batoque por baixo da tampa, pois certamente irá evaporar ou mesmo perder o poder de atacar o plástico, uma vez que o princípio ativo é muito volátil e vc vai ter essa cola no armário por alguns anos. A do uso diário eu costumava deixar num frasquinho de tinta Tamiya de 23 ml. Qualquer frasco pequeno com boa vedação é indicado.

No mais é comprar e ser feliz por muito tempo.

Grande abraço a vc e aos amigos do fórum!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Diluente Banzai

Mensagem por anghinoni »

hehe cola cheirinho de loló....
Avatar do usuário
Daniel Pedreira
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Fev 2018, 13:16
Nome: Daniel Brandão de Carvalho Pedreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Diluente Banzai

Mensagem por Daniel Pedreira »

anghinoni escreveu:hehe cola cheirinho de loló....
Kkkkkkkk

Exatamemte. Só não vale ficar cheirando. Plastimodelismo saudável e responsável!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Diluente Banzai

Mensagem por anghinoni »

Daniel Pedreira escreveu:
anghinoni escreveu:hehe cola cheirinho de loló....
Kkkkkkkk

Exatamemte. Só não vale ficar cheirando. Plastimodelismo saudável e responsável!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
por esse critério ninguém se salva, ta todo mundo cheirando thinner, benzina, xileno, tolueno, isopropanol, resinas que é uma beleza :rolando:

a unica maneira saudável seria usar somente Acrilex, revell acrilica, hataka, Mig.... diluidas na agua, somente agua...

nao poderia usar Tamiya, Gunze, qualquer enamel, qualquer primer que nao o Acrilex/Corfix, automotivas, putty...
Avatar do usuário
Daniel Pedreira
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Fev 2018, 13:16
Nome: Daniel Brandão de Carvalho Pedreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: RE: Re: Diluente Banzai

Mensagem por Daniel Pedreira »

anghinoni escreveu:
Daniel Pedreira escreveu:
anghinoni escreveu:hehe cola cheirinho de loló....
Kkkkkkkk

Exatamemte. Só não vale ficar cheirando. Plastimodelismo saudável e responsável!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
por esse critério ninguém se salva, ta todo mundo cheirando thinner, benzina, xileno, tolueno, isopropanol, resinas que é uma beleza :rolando:

a unica maneira saudável seria usar somente Acrilex, revell acrilica, hataka, Mig.... diluidas na agua, somente agua...

nao poderia usar Tamiya, Gunze, qualquer enamel, qualquer primer que nao o Acrilex/Corfix, automotivas, putty...
Com certeza. Mas depois é só tomar uma cervejinha ou um bom vinho, que lava tudo!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Avatar do usuário
Joao Marques
Membro
Mensagens: 707
Registrado em: 19 Jun 2012, 17:59
Nome: Joao Marques
Localização: Sao Paulo, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Diluente Banzai

Mensagem por Joao Marques »

Daniel Pedreira escreveu:Fala João!

O cheiro é bem adocicado. Se vc conhece o cheiro de clorofórmio, ela é bem nessa linha. Eu particularmente gosto do cheiro dela. Não me irrita, acho até agradável. Aos que conheceram, tem lá um cheiro que lembra lança-perfume (aquele que a turma usava muito nos carnavais).

E pode ir sem medo de ser feliz, pois a bicha funde o plástico muito bem. Quanto aos cuidados na aplicação, são os mesmos da cola Tamiya. Se deixar escorrer, mancha, se escorrer entre o dedo e o plástico, marca com a digital, etc, etc...

O preço é uma pechincha se comparado à Tamiya. Pelo preço de um vidrinho de 40 ml, vc leva uma lata de um litro. Alguns lugares vendem em garrafas de vidro âmbar de 1 litro. Se por acaso vier na lata, sugiro que arrume a garrafa âmbar para armazenamento e nunca deixe sem o batoque por baixo da tampa, pois certamente irá evaporar ou mesmo perder o poder de atacar o plástico, uma vez que o princípio ativo é muito volátil e vc vai ter essa cola no armário por alguns anos. A do uso diário eu costumava deixar num frasquinho de tinta Tamiya de 23 ml. Qualquer frasco pequeno com boa vedação é indicado.

No mais é comprar e ser feliz por muito tempo.

Grande abraço a vc e aos amigos do fórum!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Muitíssimo obrigado Daniel pelas dicas !
Vou procurar dessa cola então !
Tem esse link do ML, meu medo é som com os "cuidados" do nosso adorável correios (embalagem de vidro de 1L)...
Abraço !
Concluídos : Galeria
Avatar do usuário
Daniel Pedreira
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Fev 2018, 13:16
Nome: Daniel Brandão de Carvalho Pedreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: RE: Re: Diluente Banzai

Mensagem por Daniel Pedreira »

Joao Marques escreveu:
Daniel Pedreira escreveu:Fala João!

O cheiro é bem adocicado. Se vc conhece o cheiro de clorofórmio, ela é bem nessa linha. Eu particularmente gosto do cheiro dela. Não me irrita, acho até agradável. Aos que conheceram, tem lá um cheiro que lembra lança-perfume (aquele que a turma usava muito nos carnavais).

E pode ir sem medo de ser feliz, pois a bicha funde o plástico muito bem. Quanto aos cuidados na aplicação, são os mesmos da cola Tamiya. Se deixar escorrer, mancha, se escorrer entre o dedo e o plástico, marca com a digital, etc, etc...

O preço é uma pechincha se comparado à Tamiya. Pelo preço de um vidrinho de 40 ml, vc leva uma lata de um litro. Alguns lugares vendem em garrafas de vidro âmbar de 1 litro. Se por acaso vier na lata, sugiro que arrume a garrafa âmbar para armazenamento e nunca deixe sem o batoque por baixo da tampa, pois certamente irá evaporar ou mesmo perder o poder de atacar o plástico, uma vez que o princípio ativo é muito volátil e vc vai ter essa cola no armário por alguns anos. A do uso diário eu costumava deixar num frasquinho de tinta Tamiya de 23 ml. Qualquer frasco pequeno com boa vedação é indicado.

No mais é comprar e ser feliz por muito tempo.

Grande abraço a vc e aos amigos do fórum!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Muitíssimo obrigado Daniel pelas dicas !
Vou procurar dessa cola então !
Tem esse link do ML, meu medo é som com os "cuidados" do nosso adorável correios (embalagem de vidro de 1L)...
Abraço !
Isso é fato. Nossos correios são uma bênção! Mas dá uma olhada na sua cidade João. Geralmente em casas que vendem material para serigrafia tem essa cola de acrílico disponível.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Pintura”