Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  P-51C "Red Tails" - Academy - 1/72

Moderadores: NightRider, Moderadores GT

Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51C "Red Tails" Academy 1/72

Mensagem por philip »

Hartmann escreveu: É isso aí, Philip! Este é o espírito! O importante é a diversão que o nosso hobby proporciona! :mrgreen:
De início, eu queria me especializar em aviação militar da II GM, pois curto muito. Mas ficava vendo os caças mais modernos sendo montados magistralmente pelo pessoal e me coçava todo para montar alguns, pois gosto muito de aviação militar moderna também. Aí, primeiro tive a idéia do projeto USAF Century Series, de montar os caças a jato da USAF desta série, dos anos 50/60 (F-100, F-101, F-102, F-104, F-105 e F-106).
O pessoal se empolgou e o negócio acabou virando sugestão de GT, que já está para sair, provavelmente no mês que vem (fevereiro). E estou com um F-4E Phantom II chegando para inscrever no GT 02 e já tenho um Mirage 2000C, dois F-5E/M (um Revell e um AFV Club) e um EMB326 para montar no GT 04... Mas não vou abandonar os warbirds... Minha idéia é sempre estar com dois ou três modelos simultâneamente na bancada, entre warbirds e modernos... :thumbup:
Ainda bem que tenho espaço na minha bancada para essas montagens simultâneas! :roll: :lol:
:o bela iniciativa! :thumbup:
eu quero montar o mais breve possível meus modelos na 1/72 para passar para os 1/48... :mrgreen:
Andre L B Ferro escreveu: Perfeito!! E eu - além de concordar com o Hartmann - me sinto ajudando o phillip no quesito:
[*] Montar Bombardeiros da WW2 na escala 1/72
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
:lol2: com certeza! kitaço aquele! Vou fazer um F-5 e ele é o próximo!
:saudacao: :saudacao: :saudacao:
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51C "Red Tails" Academy 1/72

Mensagem por philip »

Saudações senhores.

Aqui vai uma pequena e rápida atualizalçao do modelo.

PIntura da hélice:
Imagem

Imagem

avião fechado. Deu um trabalho danado para fechar. o cocpit não encaixava, então tive que lixar, sorte que a parte desbastada não aparece, entaõ não precusou de nova pintura! :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem

Aqui os pinduricalhos que vão embaixo da asa. Da esquerda para a direito: tanques de combustíveis de 75Galões (drop tank), tanque de 108 galões (reinforced tank), Lança foguetes, bombas de 500 libras e piloto. Observe o tamanho do piloto em relação às bombas.

Imagem

detáhe dos tanques:
Imagem

detálhe dos armamentos.
Imagem

pena que eu não posso colocar todos eles.

mas como é de prache em minhas montagens, eles serão pintados e deixados no chão ao lado do modelo.

bom, é isso, em breve mais atualizações.
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51C "Red Tails" Academy 1/72

Mensagem por philip »

Saudações pessoal,

mais um pouco de montagem do P-51. acredito que com isso estarei bem perto dos finalmentes... :agitado:

A pintura das bombas e dos Rockets foram feitas à pincel com tinta Acrilex bem diluída..

Aqui usando a técnica do balão para fazer o círculo amarelo.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os Flaps do avião foram cortados, me arrependi muito de ter feito isso, mas já que fiz, vamos lá.
Imagem

Imagem

Tudo preparado para a pintura...
Imagem

parte de baixo isolada. dessa vez não vou cometer o mesmo erro do F-5. :roll:

parte de cima isolada. estreando as fitas mask tape Tamyia.
Imagem

Aí foi meter um preto brilhante, estou usando um Decorfix Acrílico dissolvido em Vidrex. Acontece que estava com problema meu aerógrafo, a tinta quase não saía e respingava muito. então resolvi desmontar ele já que fazia muito tempo que eu não limpava.
:o tal foi minha cara de espanto de ver a podridão que ele estava por dentro. só faltava feder. :rir_muito:

vejam.
Imagem

Imagem

e aqui o anel de vedação do "supositório" da tinta.
Imagem

ou o que sobrou dele..
uma hora depois, o aerógrafo brilhando da silva, apliquei o tal preto.
Imagem

Imagem

depois de tudo seco, hora de cromar, é aí que entra em ação minha super hiper mega power tinta cromada que comprei no Mercado Livre. uma Easy Colors Cromo.
Imagem

Essa tinta é ultra fina e já vem pronta para usar no aerógrafo. ela é diluída em alcool isopropílico. Uma coisa legal é que ela se mexe como estivesse fervendo ou coisa parecida...
Imagem

pena que a imagem não é em movimento...
bom, com 3 demãos o resultado foi esse:
Imagem

Imagem

Imagem

Na primeira demão já nota-se o cromo, mas ele fica escuro, assim as outras demãos fazem um melhor preenchimento e ele clareia. aconselha-se polir depois de cada demão, assim o cromo senta melhor e é possível tornar ele quase um espelho, mas como esse não é meu objetivo, não fiz o polimento.

Para parecer que o modelo já havia sofrido algum desgaste e manutenções, resolvi pintar algumas chapas de cores diferentes para simular a troca de partes. mais mascaramento.
Imagem

Imagem

Imagem

as imagens acima são da 2ª cor aplicada nas chapas, esqueci de fotografar a primeira, o resultado final ficou assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fui fazer a pintura do capô em verde oliva, não ficou boa, ficou muito grossa, preto+cromo+V.O. é muita tinta, então depois de ter pintado e ver a caca, usei vidrex para tirar toda a tinta, logo após risquei novamente as linhas de detalhamento para sair a tinta de dentro e não apagar os detálhes.
Imagem

O capô já está pintado, só ainda não fotografei, amanhã farei isso e as correções na pintura.

Uma coisa ruim dessa tinta cromo é que ela é muito fina, mas fina mesmo, e por ser acrílica ela sai fácil, então qualquer arranhãozinho já saia a tinta e ficava preto, tem vários arranhões que tenho que tapar, então amanha terei um pouco de trabalho. mas logo após passarei um verniz para selar a tinta e continuar com o trabalho.

Pessoal, podem descer a lenha agora.
vamos ver o que acharam... :mrgreen:
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: P-51C "Red Tails" Academy 1/72

Mensagem por Hartmann »

Ficou show essa pintura metálica, hein!? :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51C "Red Tails" Academy 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

Hartmann escreveu:Ficou show essa pintura metálica, hein!? :thumbup:

Muito show de bola, Philip!!! O lance das chapas em tons diferentes matou a pau! Foi uma bela sacada!
Doido pra ver ele pronto!!
Ah, digno de nota a sua "técnica do balão" para a ponta amarela das bombas! Pq nunca pensei nisso??? :pensando:
Acho que vou adotar sua técnica para cabeça de mísseis e bicos de jatos em geral!!!!! :mrgreen: :mrgreen:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: P-51C "Red Tails" Academy 1/72

Mensagem por Motta »

A técnica do balão é sensacional. Nunca usei tintas Easycolors, mas tinha certeza que elas não eram solúveis em álcool... será que não foi por isso que ela borbulhou??? :pensando:
Mesmo assim a pintura ficou bem legal! :thumbup:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51C "Red Tails" Academy 1/72

Mensagem por philip »

Hartmann escreveu:Ficou show essa pintura metálica, hein!? :thumbup:
Opa, obrigado mestre Hartmann, pena que ela ficou um pouco manchada depois de aplicar o Verniz. :(
O resultado não é meu, é da tinta... :mrgreen: mas to aprendendo ainda... :thumbup:
PS. tenho um MIG para fazer, com certeza ele ficará melhor. foi minha 1ª experiência com tinta cromada.
Andre L B Ferro escreveu: Muito show de bola, Philip!!! O lance das chapas em tons diferentes matou a pau! Foi uma bela sacada!
Doido pra ver ele pronto!!
Ah, digno de nota a sua "técnica do balão" para a ponta amarela das bombas! Pq nunca pensei nisso??? :pensando:
Acho que vou adotar sua técnica para cabeça de mísseis e bicos de jatos em geral!!!!! :mrgreen: :mrgreen:
Cara, eu também estou doido para ver ptonto, :agitado:
Estou usando essa técnica adoidado, uso em tudo agora. hehe :mrgreen:
Vi uma vez uma foto de um modelo com chapas de outra cor e gostei do resultado, então resolvi tentar. cada kit novo que faço experimento algo diferente, assim aumentam meus "Skills" e eu subo de nível... :geek:
Obrigado pela força! :thumbup:



Motta escreveu:A técnica do balão é sensacional. Nunca usei tintas Easycolors, mas tinha certeza que elas não eram solúveis em álcool... será que não foi por isso que ela borbulhou??? :pensando:
Mesmo assim a pintura ficou bem legal! :thumbup:

Valeu Mestre Motta! :clap:
Quanto à tinta Easy COlors, só tive a oportunidade de comprar esse cromo, mas o pessoal que usou as outras, aprovou. Esse Cromo já vem diluído no álcool, dentro do vridro ele não fica "se mexendo" que nem doidi, apenas quando colocado em uma quantidade razoavelmente boa em um local fora do recipiente, tipo um pingo que cai sob a mesa ou no tinteiro do Aerógrafo. acredito que seja pela evaporação do álcool que isso ocorre.

PS. a tinta é ultra fina!!! :espantado: :espantado: embaixo dela eu coloquei um preto brilhante da Decorfix (acrílico) e o aerógrafo estava meio ruim, deu uns respingos, passei o cromo e pode-se notar claramente os locais dos respingos.
Obrigado pela força Motta. :thumbup:

Pessoal, tive que refazer toda a pintura metálica, sem falar que a parte verde no capô foi feita e retirada 3 vezes, mas agora acertei.
Agora comecei a isolar a cauda dele para fazer a pintura em vermelho, nessa eu quero fazer um pre shading antes. acho que vai ficar bom. amanha posto os resultados..

Um abraço!
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51C "Red Tails" Academy 1/72

Mensagem por philip »

Opa!
mais um pouco de atualização.

tive que refazer a pinturade toda fuselagem, por descuido meu acabei arranhando a pintura em vários lugares. acontece que eu já tinha feito a pintura de algumas placas de cores diferentes, então lá vai eu mascarar parte por parte para não estragar o que já estava feito. no final, sairia mais fácil fazer as placas novamente... :palavrao:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

aproveitei que ia pintar tudo para desfazer a caca que eu tinha feito ao pintar o porão do trem de pouso.
Imagem

tinha ficado tão bom, até com luz e sombra... :chorando:

Aqui ele já pintado:
Imagem
apenas apliquei uma nova camada de tinta, não retirei a velha, como a tinta é muito fina, não haveria necessidade. :mrgreen:

Bom... agora é hora de fazer a pintura em vermelho, fiz um pequeno isolamento.
Imagem

Primeiro mask tape e depois fica crepe no jornal.
Imagem

Imagem

cauda:
Imagem

Imagem

inventei de pintar com tinta Tamyia Flat Red dissolvida com um pouquinho de vidrex. olha o resultado:
Imagem

:palavrao: :palavrao: :palavrao:

não sei porque, mas nunca dou sorte com Tamyia+aerógrafo... :chorando: o resultado visual parecia que havia sido pintada com tinta têmpera.
então com vidrex puro retirei toda a tinta e refiz a pintura com Acrilex Vermelho fogo. Infelizmente não fotografei logo após a pintura, mas aqui está ela com a pintura e uma camada de future.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

aproveitei também para fazer uns efeitos de desgaste com pincel e Tamyia Flat Aluminium e posteriormente apliquei novamente Future. depois de seco, coloquei um pouco de Betume da Judéia e fui pinselando com o pincel embebido de querosene, fui fazendo levemente para não prejudicar a pintira, só para gerar manchas mais escuras.

desgaste do capô
aproveitei que havia retirado a tinta verde do capô, pintei ele de cromo, então apliquei um verniz por cima, depois escureci um pouco o verde da pintura anterior e fiz uma nova pintura, depois de seca, não apliquei cera para selar, mas molhei a ponta de um palito com vidrex e passei levemente onde queria retirar a tinta para aparecer o "descascado", então ficou "molhado" com o vidrex, deixei por alguns segundos agindo e depois fui raspando um pouco mais forte que a última vez até ver que a tinta estava saindo, então passei a mão para limpar e eis que surge o "descascado". fui fazendo em pontos aleatórios, nas bosdas da pintura e nas junções das plascas, o resultado final ficou assim:

Imagem

Imagem

aproveitei para fazer o descascado na hélice, mas nessa eu exagerei um pouco, outra coisa que lamento é que o vermelho não ficou no mesmo tom da cauda, pois o spinner foi pintado com Tamyia e a cauda com Acrilex.

Imagem

Imagem

Chegando nos finalmentes da pintura, aqui estão as últimas peças que precisam de pintura, o canopy. esse será feito na versão aberta, então tenho que pintar por dentro e por fora. deu um rabalho do cão para mascarar dos dois lados, quase meia hora e tive que refazer uma parte que tinha ficado torta.
Lado A
Imagem

Lado B
Imagem

pintura externa:
Imagem
já apliqei Future, agora é só aplicar verniz e pintar a parte interna, repetir o processo com future e verniz, depois Future em tudo e aplicar os decais. as rodas, portas dos porões, antena e canopy eu irei colar depois de tudo printo, já quebrei muitas rodas e antenas. não quero repetir isso novamente...
:rir_muito:

aqui as imagens desse bixano até agora:
Imagem

Imagem

Imagem


Amanhã acredito que já esteja pronto o canopy, de resto é só os decais. :thumbup:

espero que gostem. um abraço!
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51C "Red Tails" Academy 1/72

Mensagem por philip »

Opa!
mais um pouco de atualização.

tive que refazer a pinturade toda fuselagem, por descuido meu acabei arranhando a pintura em vários lugares. acontece que eu já tinha feito a pintura de algumas placas de cores diferentes, então lá vai eu mascarar parte por parte para não estragar o que já estava feito. no final, sairia mais fácil fazer as placas novamente... :palavrao:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

aproveitei que ia pintar tudo para desfazer a caca que eu tinha feito ao pintar o porão do trem de pouso.
Imagem

tinha ficado tão bom, até com luz e sombra... :chorando:

Aqui ele já pintado:
Imagem
apenas apliquei uma nova camada de tinta, não retirei a velha, como a tinta é muito fina, não haveria necessidade. :mrgreen:

Bom... agora é hora de fazer a pintura em vermelho, fiz um pequeno isolamento.
Imagem

Primeiro mask tape e depois fica crepe no jornal.
Imagem

Imagem

cauda:
Imagem

Imagem

inventei de pintar com tinta Tamyia Flat Red dissolvida com um pouquinho de vidrex. olha o resultado:
Imagem

:palavrao: :palavrao: :palavrao:

não sei porque, mas nunca dou sorte com Tamyia+aerógrafo... :chorando: o resultado visual parecia que havia sido pintada com tinta têmpera.
então com vidrex puro retirei toda a tinta e refiz a pintura com Acrilex Vermelho fogo. Infelizmente não fotografei logo após a pintura, mas aqui está ela com a pintura e uma camada de future.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

aproveitei também para fazer uns efeitos de desgaste com pincel e Tamyia Flat Aluminium e posteriormente apliquei novamente Future. depois de seco, coloquei um pouco de Betume da Judéia e fui pincelando com o pincel embebido de querosene, fui fazendo levemente para não prejudicar a pintura, só para gerar manchas mais escuras.

desgaste do capô
aproveitei que havia retirado a tinta verde do capô, pintei ele de cromo, então apliquei um verniz por cima, depois escureci um pouco o verde da pintura anterior e fiz uma nova pintura, depois de seca, não apliquei cera para selar, mas molhei a ponta de um palito com vidrex e passei levemente onde queria retirar a tinta para aparecer o "descascado", então ficou "molhado" com o vidrex, deixei por alguns segundos agindo e depois fui raspando um pouco mais forte que a última vez até ver que a tinta estava saindo, então passei a mão para limpar e eis que surge o "descascado". fui fazendo em pontos aleatórios, nas bordas da pintura e nas junções das placas, o resultado final ficou assim:

Imagem

Imagem

aproveitei para fazer o descascado na hélice, mas nessa eu exagerei um pouco, outra coisa que lamento é que o vermelho não ficou no mesmo tom da cauda, pois o spinner foi pintado com Tamyia e a cauda com Acrilex.

Imagem

Imagem

Chegando nos finalmentes da pintura, aqui estão as últimas peças que precisam de pintura, o canopy. esse será feito na versão aberta, então tenho que pintar por dentro e por fora. deu um trabalho do cão para mascarar dos dois lados, quase meia hora e tive que refazer uma parte que tinha ficado torta.

Lado A
Imagem

Lado B
Imagem

pintura externa:
Imagem
já apliquei Future, agora é só aplicar verniz e pintar a parte interna, repetir o processo com future e verniz, depois Future em tudo e aplicar os decais. as rodas, portas dos porões, antena e canopy eu irei colar depois de tudo pronto, já quebrei muitas rodas e antenas. não quero repetir isso novamente...
:rir_muito:

aqui as imagens desse bichano até agora:
Imagem

Imagem

Imagem


Amanhã acredito que já esteja pronto o canopy, de resto é só os decais. :thumbup:

espero que gostem. um abraço!
Avatar do usuário
netosevero
Membro
Mensagens: 745
Registrado em: 27 Jul 2012, 01:02
Nome: Francisco Severo Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-51C "Red Tails" Academy 1/72

Mensagem por netosevero »

Tá ficando ótimo Philip!
Gostei muito do detalhe das chapas de cores diferentes, mas principalmente de vc mostrar como vc lidou com os erros e como tirou proveito dos resultados ainda! :clap: :clap:
Responder

Voltar para “GT 03 - P-51 Mustang”