SemperFi

Próximos Eventos Programados:


Teste com PE caseiro

Fórum dedicado a Técnicas e Ferramentas sobre Scratchbuilding.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
shepard
Super Membro
Mensagens: 2745
Registrado em: 07 Jun 2012, 18:47
Nome: shepard
Localização: space - final frontier
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por shepard »

Agradeço ter sido citado pelo mestre primeiro e, assino embaixo em tudo que foi dito...
Parabéns ao pessoal que está se aventurando nessa empreitada....Show de bola.... :thumbup:

wilson
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Cowboy_dgt
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:51
Nome: David Gouvêa Torres
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Cowboy_dgt »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Wowwwww !!!!

Que que é isso meu Deus ?!!!! kkkkkkk Será que está surgindo uma indústria de PE Brazuca ? huahuahua

Galera, meus parabéns pela iniciativa e pelos resultados, estão esplêndidos.

Agora, será que posso sanar algumas dúvidas com vocês ???? :pensando: :pensando:

Eu tenho esta emulsão, uma que somente sai com solvente. Já tentei de tudo quanto foi jeito acertar a exposição na maldita luz (já usei tudo, de lâmpada fluorescente, sol, lâmpada incandescente) e nada, já ouvi falar que aquela luz negra é a perfeita para isso e usada em fábricas de serigrafia para fazer as matrizes. Será que somente com esta conseguirei bons resultados ? Qual a proporção de sensibilizante e de emulsão vocês usaram, talves seja aí meu erro.
Outra pergunta, vi que vocês usaram outro corrosivo, pois o que comprei foi o Percloreto de Ferro, um pó que dilui na água. Me disseram que quanto mais quente a temperatura da água, menor é o tempo de corrosão. Isso é correto ?
E a derradeira pergunta, meu caso eu imprimi em impressora a laser e em folha de transparência para tal fim, mas me disseram que eu teria que re-imprimir várias vezes até ficar bem escuro a parte preta do desenho, isso também está correto ?

Digo isso pois tenho uma chapa de uma placa de circuito para fazer um aplicador de grama estática e até hj não consegui "queimar" a bendita placa por conta disso.... :raiva: :raiva: :raiva: :raiva:

Se puderem me ajudar eu agradeço e qualquer coisa, poderia até disponibilizar a arte em corel da placa e como montar o aparelho :rolando: :rolando: :rolando:

Abraços,

David Gouvêa Torres.
"Procure ser um homem de valor, ao invés de ser um homem de sucesso" - Albert Einstein
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Dolence »

Vamos ver se consigo contribuir em alguma coisa para ajudar o amigo. Como diria "Jack, o estripador"... vamos por partes!

Eu não sei se essa tinta que usei é a mesma emulsão serigráficao ou não. Supeito que não. Mais recentemente descobri que existem inclusive emulsões serigráficas de alta qualidade a base d'água, o que facilita muito a nossa vida. Ainda não as testei mas pretendo fazer isso muito em breve. A que uso (e que infeliz/felizmente acabou) é diluída com acetona ou thinner e é revelada com barrilha (um pózinho branco usado na limpeza de piscinas) na proporção de 1% e 99% de água. A diluição apropriada é essencial na hora de revelar. Eu faço no olho, e mesmo depois de muitos testes ocasionalmente acabo errando e tendo que recomeçar o processo.

As fontes de luz que você usou deveriam funcionar. Eu também não uso luz negra. Uso um antigo retroprojetor como estação para as minhas revelações. Já usei lâmpadas fluorescentes de alta potencia com o mesmo sucesso. Caso o amigo queira posso disponibilizar uma lâmpada halogena de retroprojetor, devo ter umas duas ou três guardadas para caso de queima. O tempo de exposição, neste meu cenário (tinta, lâmpada, etc) fica entre um minuto e meio e dois minutos. É dispensável dizer que tudo deve ser feito em ambiente escuro iluminado por lâmpada amarela ou vermelha, como um estúdio fotográfico, né?
Eu uso o persulfato de amônia como agente corrosivo. Ele possui algumas vantagem em relação ao percloreto de ferro e a principal é que por ser menso agressivo não corrói por debaixo da tinta. Assim como o percloreto, aquecido dá resultados melhores e corrói mais rapidamente. Se você pretende apenas corroer placas de circuito impresso, vá de percloreto. É mais fácil de trabalhar.
Também é possível utilizar uma mistura de HCl (ácido clorídrico, pode ser encontrado facilmente com o nome de ácido muriático) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), mas essa mistura me parece ainda mais complicada de lidar, embora eu morra de curiosidade para fazer um teste com ela um dia.

Atualmente estou trabalhando em alguns PEs para o A-10A que estou montando, em breve devo ter alguma novidade. Até agora os melhores resultados que consegui obter estão documentados na montagem não finalizada do M998 Desert Patrol.

Qualquer dúvida, estou a disposição.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Cowboy_dgt
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:51
Nome: David Gouvêa Torres
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Cowboy_dgt »

Dolence,

Pois é cara, acho q eu to meio perdido então. Vou postar a foto da emulsão que eu tenho e qualquer coisa vc poderia me ajudar ???? :thumbup: :shock: :shock: :D :D :D :D :D

Imagem
Esta aí em cima é a emulsão que eu tenho, e que já tentei de tudo quanto foi jeito, nem sei direito como usa-la, talvez por isso eu esteja fazendo e não tenha dado certo.... :raiva: :raiva: :raiva:

Se puder me orientar melhor eu agradeço.

Um abraço meu amigo,

David Gouvêa Torres.

PS: Caracaaaaaa :espantado: :espantado: :espantado: :espantado: seus PE's tão fod@ ! Depois me dá umas dicas de como fazer hein....kkkkkkkkk :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando:
"Procure ser um homem de valor, ao invés de ser um homem de sucesso" - Albert Einstein
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Dolence »

Cowboy, veja se isto te ajuda: http://www.sicoltex.com.br/produto.php?id=120
Atenção para o tempo de exposição, bem mais longo do que o produto que eu uso. Este é o produto que tenho usado:
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Cowboy_dgt
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:51
Nome: David Gouvêa Torres
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Cowboy_dgt »

Dolence,


Nossa, só esse vídeo valeu demais !!! Muito obrigado mesmo.
A parte que eu estava errando, é justamente na hora da revelação.... Quando comprei a emulsão, ninguém me falou do revelador....
Vou comprar a barrilha leve e fazer a placa. Assim que estiver pronto, posto a foto e abro um tópico com o PAP do aplicador de grama eletrostático...rs.... Lembro que foi mais um projeto do Vinícius Roland e que me lembro bem ele apelidou de TRAPIZONGA !!!!! kkkkkkkkk

Um abraço meu amigo, e mais uma vez muito obrigado pelas informações !!

David Gouvêa Torres.
"Procure ser um homem de valor, ao invés de ser um homem de sucesso" - Albert Einstein
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Dolence »

David, acho q tentei ajudar e acabei confundindo mais ainda as coisas... o vídeo é pra tinta FASTPCB! O primeiro link, entretanto, contém as informações sobre a emulsão serigráfica. Ali diz o tempo de exposição para cada lâmpada, entre outras informações importantes:

Sensibilização: Misturar a emulsão com o sensibilizante na proporção 9 para 1. Ex: Emulsão 9 partes e Sensibilizante 1 parte. Agitar lentamente, e deixar a solução repousar por 30 minutos antes da aplicação na tela.

Secagem: Secar a tela com ar frio forçado, em local escuro, ou com luz amarela, na posição horizontal com o lado externo voltado para baixo. A temperatura não poderá exceder 38ºC.

Observação: A Emulsão estará seca quando ficar totalmente fosca.

Exposição: O tempo de exposição depende do tipo de luz, desenho e distancia. Abaixo uma tabela guia:

Foto flood 250W distancia 50 cm Tempo 4 min
Foto flood 500W distancia 50 cm Tempo 3 min
Fluorescente 40W distancia 15 cm Tempo 4 min
Arco voltaico distancia 100 cm Tempo 2 min
UV distancia 100 cm Tempo 2 min

Revelação: Molhar com água morna, (temperatura máxima de 40ºC) os dois lados da tela por alguns minutos. Depois com um jato moderado de água, concentrar na área do desenho pelo lado interno da tela, até que esteja completamente livre de resíduos e emulsão (conferir contra luz).
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Cowboy_dgt
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:51
Nome: David Gouvêa Torres
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Cowboy_dgt »

Dolence,

Pior que eu acabei confundindo mesmo....hahahahaha
Então, com a tinta da Sicoltex, eu não preciso usar a barrilha como revelador, e sim água. Pura e simplesmente isso ?
E em relação a aplicação, posso aplicar no aerógrafo também ? Eu acredito que a base dela seja Cola PVA pq o cheiro é o mesmo, então se tiver que diluir para aplicar, diluiria a emulsão com água ?
Tô mais perdido que cego em tiroteio com uma faca na mão agora viu....kkkkkk

Desculpa as perguntas, mas pelo que vi você já fez testes com PE, apesar de que o meu uso é para outro fim, mas o método é o mesmo e nesta área eu sou meio "burrinho"....rs.....

Um abraço,

David Gouvêa Torres.
"Procure ser um homem de valor, ao invés de ser um homem de sucesso" - Albert Einstein
Avatar do usuário
Dirty Harry
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 24 Set 2013, 16:18
Nome: Dirty Harry
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Dirty Harry »

Eu fiz um teste aqui em casa.Fiz um desenho simples com marcador de CD num pedacinho de latinha de cerveja.Diluí o Percloreto de ferro e coloquei numa vasilha.Coloquei a plaquinha e acreditem...deixei o dia inteiro e não corroeu nada!
Que será que fiz de errado?
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Galttar »

Dirty Harry escreveu:Eu fiz um teste aqui em casa.Fiz um desenho simples com marcador de CD num pedacinho de latinha de cerveja.Diluí o Percloreto de ferro e coloquei numa vasilha.Coloquei a plaquinha e acreditem...deixei o dia inteiro e não corroeu nada!
Que será que fiz de errado?
Já usei Percloreto para corroer cobre, acho que não corroê alumínio, mas o mestre Dolence deve aparecer por aí para te dar uma dica.
Responder

Voltar para “Scratchbuilding - Técnicas e Ferramentas”