SemperFi

Próximos Eventos Programados:


Teste com PE caseiro

Fórum dedicado a Técnicas e Ferramentas sobre Scratchbuilding.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Teste com PE caseiro

Mensagem por Dolence »

Os amigos que tenho mais contato já sabem das minhas aventuras e desventuras na tentativa de criar meus próprios photo etches. Até mesmo pq a cada minuto estou enchendo o saco deles com isso, sabem como é né, fica difcil esconder a empolgação.
Hoje foi um dia muito bacana. Juntei tudo o que aprendi com os erros das últimas semanas e tentei fazer o negócio pra valer. Infelizmente ainda não foi desta vez... Acabei errando a mão no timing da corrosão e deixei "comer" em excesso o metal. Como resultado as bordas foram tb atacadas pelo percloreto e as peças que não quebraram pela fragilidade excessiva acabaram ficando com um acabamento meio feioso. Ainda assim, resolvi publicar umas fotos do que consegui até agora.
O objetivo dos testes foi reproduzir uma cópia mais fiel de um painel para o meu P-51. Pretendo no futuro fazer também cintos de segurança e coisas do tipo.

Aqui a chapa de aluminio (ou latinha de cerveja :lol: ) já revelada.
Imagem

Essas foram algumas das peças que ficaram "menos pior"... :thumbdown:
Imagem
Imagem


No decorrer da semana, assim que conseguir um resultado mais satisfatório, publicarei um guia PAP para os demais amigos (e loucos) que queiram fazer seus próprios experimentos. Aguardem :tchau:
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Dolence »

Ah, pode ser útil pra alguém... as referências:

Imagem

Imagem

Imagem

Ah! Na foto eu montei invertido, tem que dar um "flip" horizontal para os instrumentos ficarem corretos.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Avatar do usuário
Marcos Borges
Membro
Mensagens: 121
Registrado em: 17 Jun 2012, 19:07
Nome: Marcos Borges
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Marcos Borges »

Muito bons os resultados até aqui Dolence!! :clap: :clap: :clap:
Me tira uma dúvida. Vce usou percloreto pra corroer o alumínio (latinha)?
Uma vez tentei aqui em casa e a reação química foi braba. Quase fiz uma lambança geral e ai não tentei mais.
Essa é uma técnica que gostaria muito de dominar. Vou acompanhar por aqui seus experimentos.

Abcs,
Marcos.
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por NightRider »

Parabéns, Dolence ! Acho que os resultados que você está conseguindo são animadores, apontando que você está no caminho certo. Ainda não tive coragem de me aventurar nesse caminho, mas acompanho com atenção.
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Dolence »

Marcos Borges escreveu:Muito bons os resultados até aqui Dolence!! :clap: :clap: :clap:
Me tira uma dúvida. Vce usou percloreto pra corroer o alumínio (latinha)?
Uma vez tentei aqui em casa e a reação química foi braba. Quase fiz uma lambança geral e ai não tentei mais.
Essa é uma técnica que gostaria muito de dominar. Vou acompanhar por aqui seus experimentos.

Abcs,
Marcos.
Oi Marcos! Usei percloreto sim. Aquela fumaça que sai da reação dá uma dor de cabeça braba (e possivelmente outras coisas que ainda não descobri!) e por isso o ideal é trabalhar ao ar livre. Depois que deixa de sair fumaça você pode usar dentro de casa sem problemas. Agora estou na captura de chapas de latão fino, para ver se corroi melhor que o alumínio.

[]'s
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Dolence »

NightRider escreveu:Parabéns, Dolence ! Acho que os resultados que você está conseguindo são animadores, apontando que você está no caminho certo. Ainda não tive coragem de me aventurar nesse caminho, mas acompanho com atenção.
Valeu Night! Obrigado.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Sekiji »

Dolence, ta ficando phodastico os PE´s meu amigo! Como já tinha te falado, ta ficando demais! E eu já to na fila aqui acompanhando as aventuras :D
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por NightRider »

Dolence, me lembrei de ter visto em uma loja de hobby, não me lembro qual, uma chapa de latão com 0,4 mm de espessura, um pouco menor do que uma folha A4 na faixa de R$10,00. Se localizar te mando o link.
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Dolence »

NightRider escreveu:Dolence, me lembrei de ter visto em uma loja de hobby, não me lembro qual, uma chapa de latão com 0,4 mm de espessura, um pouco menor do que uma folha A4 na faixa de R$10,00. Se localizar te mando o link.
Legal Night! Se conseguir o link da um toque! Valeu amigo!
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Avatar do usuário
Fibonacci
Membro
Mensagens: 727
Registrado em: 14 Jun 2012, 13:43
Nome: Jair Bastos
Localização: Montes Claros-MG, Brasil
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: X-55 & X-55M – Amodel – 1/72

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Fibonacci »

Dolence escreveu: Oi Marcos! Usei percloreto sim. Aquela fumaça que sai da reação dá uma dor de cabeça braba (e possivelmente outras coisas que ainda não descobri!) e por isso o ideal é trabalhar ao ar livre. Depois que deixa de sair fumaça você pode usar dentro de casa sem problemas. Agora estou na captura de chapas de latão fino, para ver se corroi melhor que o alumínio.
[]'s
Dolence, trabalho legal. E acho que é esse o caminho mesmo.
Nos meus tempos de escola técnica, fiz muitas placas e não me recordo de ter esta fumaça que você relata.
Talvez seja a reação do ácido com o alumínio.
Mas no latão deve ser diferente e o resultado melhor.

Agora, tem uma maquininha do francês Sweety que estou tentando descobriu como é feita.
Imagem

Os resultados são surpreendentes.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E estes aqui?
Imagem

Imagem

Imagem

É isso.
Fibonacci
_________________________________________________

"Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor".
(William de Ockham)
Responder

Voltar para “Scratchbuilding - Técnicas e Ferramentas”