HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1/25

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1/25

Mensagem por Chicabum »

Olá Pessoal!

O modelo que tenho que finalizar é o Cadillac Eldorado Seville de 1958 da AMT. Um kit bem antigo que só comecei a montar há uns três anos, parei por conta de um curso e da Mc Laren de 1988 da Planeta DeAgostini, e agora retomo para finalizar.

A Cadillac era a divisão de luxo da GM e o objeto de desejo do público americano. A Ford, por exemplo, designou a Lincoln para competir diretamente com a GM neste nível após o sucesso obtido pela Cadillac. Luxo, conforto, desempenho eram as armas da GM com essa versão e como na época era moda, cromados em profusão!!!

Esse carro foi lançado na terceira geração do Cadillac Eldorado, pertencente à "62 series", produzido entre 1957 e 1958 em três versôes: A Biarritz (conversível) a DeVille (4 portas) e a Seville (2 portas e Hard Top). A principal característica estéticas destes carros é o "rabo de peixe", que se tornou símbolo dos carros construídos nos EUA na década de 50 e que teve seu ícone maior o Cadillac Eldorado 1959.

O motor era um V8 Big Block de 365 polegadas. Um 6.0 de 315 cavalos e câmbio de 3 marchas, o que proporcionava potência de sobra para uma condução suave e veloz pelas estradas americanas.

Imagem

O meu está pintado com tinta DUCO e algumas partes em acrílica. A cor e o tom do rosa quem escolheu foi a minha esposa. Ela queria um carro cor de rosa, então nada melhor que um Cadillac. Eu sei, o 1959 seria igual ao do filme, mas esse kit está guardado para quando eu estiver montando melhor e um 58 não fica ruim, não é?

E assim está do jeito que eu parei. A carroceria está pintada bem como interior, painéis e bancos. Estes até com o Bare Metal aplicado na moldura. Dei uma pesquisada nos restaurados como originais e percebi que o interior deles é monocromático. O painel tem uma faixa preta com detalhes cromados e o restante tudo igual. Vi alguns rosa com interior branco, creme, rosa e branco e até vermelho. Minha esposa escolheu todo branco, então ficou assim.

Imagem

Imagem

O conjunto motor e câmbio eu havia pintado de cinza. Como os cabeçotes são cromados e outras peças também, não sei ainda se vou deixar assim ou se vou mergulhar no fluido de freio e depois pintar tudo com o azul da GM.

É isso aí, agora eu termino esse!!!
Editado pela última vez por Chicabum em 30 Mar 2016, 21:29, em um total de 1 vez.
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Rodrigo Maia
Membro
Mensagens: 532
Registrado em: 19 Out 2015, 17:03
Nome: Rodrigo Maia
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1:25

Mensagem por Rodrigo Maia »

Muito legal, vou acompanhar certo, já tentei montar o Cadillac Brougham 1957 da Revell, mas o kit era bem ruim e vendi como sucata, e tenho guardado na fila o Eldorado Biarritz 1958 da Arii, esperando sua vez de ser montado.
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1:25

Mensagem por Chicabum »

Olá Rodrigo!

Eu gosto muito destes modelos clássicos. Tenho alguns na fila também, junto com uns aviões, navios... O importante é ter sempre algum na bancada!!!
O Biarritz é o conversível desse modelo, carro bacana!!! :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Que bom que está acompanhando, vou tentar caprichar na montagem!!!
Abraço!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1:25

Mensagem por Chicabum »

Como vocês viram, quando eu interrompi a montagem, o modelo estava praticamente todo pintado, então resolvi aplicar o Bare Metal para fazer os cromados e depois de tudo pronto, aplicar o verniz.

Aí eu comecei a apanhar. Não sei se a cartela está muito antiga, mas tive dificuldade em recortar o adesivo de uma parte da cartela. Achei um outro pedaço que ficou melhor e comecei a colar

Imagem

Imagem

Tem uma peça na moldura da placa traseira cheia de frisos e achei que fosse possível colar o Bare neles também. Dá uma olhada no serviço...

Imagem

Eu havia aplicado o Bare somente nos dois frisos do centro, do lado esquerdo. Os demais e os laterais das outras fotos fiz no pincel. Estraguei a pintura, mas ainda tenho um pouquinho da tinta que preparei, então acho que conseguirei retocar no pincel depois.

Fui então aplicar nos frisos laterais. Recortei os pedaços e coloquei sobre eles. Para alisar e delimitar o corte, eu uso esse instrumento que eu trouxe do consultório, ainda da época que se usava amálgama para restaurar os dentes. Esse instrumento servia para alisar (brunir) o metal, aumentando o brilho e reduzindo a rugosidade.

Imagem

Após aplicar por partes, conforme o recorte da porta, cortei o excesso do bare com lâmina de bisturi. Havia feito um teste em uma sucatinha com os estiletes que eu tenho, mesmo usando um de lãmina zerada, não cortou bem. Como eu tinha umas lâminas cirúrgicas que estavam com a validade vencida (iam para o lixo hospitalar de qualquer forma), usei para cortar e ficou muito bom. O que não ficou bom foi a tinta que foi removida junto com o excedente
:raiva: :raiva: :raiva:

Imagem

Imagem

Aí eu já estava com raiva e guardei tudo e fui dormir. O lado direito ficou pior que o lado esquerdo. Não sei o que aconteceu pois nos vídeos que vi no Youtube, não tiveram esse problema. Não sei se foi pelo tempo que a tinta estava aplicada no modelo ou se o bare é assim mesmo. Assim que tiver evolução eu posto aqui! Abraço!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
funkthehype
Membro
Mensagens: 543
Registrado em: 20 Jan 2016, 09:00
Nome: Thiago Vieira Marques
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1:25

Mensagem por funkthehype »

Bem legal o carro man, mais um aqui pra acompanhar a montagem que está bem legal por sinal, mais uma coisa é verdade, começou a raiva ou a impaciência, pode guardar a barca e ir dormir porque nunca sai coisa boa....kkkkk
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1:25

Mensagem por Chicabum »

Fala Thiago!

Você tem razão, quando começa a dar problemas, tem mais é que ir fazer outra coisa pois senão tudo dá errado. Aí tem que ter cabeça fria e paciência para colocar tudo em ordem. Igual ao seu 350 que deu problema com a tinta. O meu perto daquilo não foi nada :( :( :( Mas estou acompanhando lá também

Aliás vou ter que caprichar bastante que agora começou a engrossar a arquibancada com os feras dos carros. Suas montagens são muito bacanas e já tirei idéias de algumas delas para esse carro e para os outros da prateleira

Valeu!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
funkthehype
Membro
Mensagens: 543
Registrado em: 20 Jan 2016, 09:00
Nome: Thiago Vieira Marques
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1:25

Mensagem por funkthehype »

o loco man, eu não manjo nada não...kkkk o pouco que eu aprendi é vendo a galera daqui que manja muito e sempre estão dispostos a ajudar, quero ver essa montagem sua ai man, vou mostrar pra esposa depois vai que ela gosta, ja é motivo pra mais 2 kitzin....kkkkkkk manda bala ai man


Sent from my iPhone using Tapatalk
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1:25

Mensagem por Chicabum »

Como o Thiago disse no tópico do Nissan 350, com chuva não dá pra pintar, mas eu insisti mesmo assim. Estava muito incomodado com o problema na pintura. E como quem não sabe, tem que estudar, fui no tópico das dúvidas entender a razão de descascar a tinta quando remove o bare metal. Achei um tutorial do Hartmann :saudacao: que explica tudo. Como tenho certeza que pintei sobre o primer e não usando o adesivo que ele fala, só me resta a não fazer mais nada colado pois vai descascar a pintura.
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=105&t=5998

Então peguei o resto de tinta que havia guardado, coloquei um pouco de thinner para dissolver (secou no fundo do pote) mas ficou empelotada. Fiquei meia hora mexendo, tentando deixá-la em condições mínimas de uso, mas não deu... Acabei misturando as tintas novamente e cheguei na cor (confesso que a odontologia ajudou) Na hora que eu retoquei deu uma pequena diferença que imagino que seja a falta do primer na região dos retoques.

Imagem

Aproveitei para fazer o cromado de moldura das rodas dianteiras e o friso da parte de cima no pincel e a parte cromada na parte posterior da roda traseira.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No final das contas, somente no lugar onde saiu mais tinta, no lado direito abaixo do friso é que aparece um pouco a diferença, mas acho que depois de lixar e aplicar o verniz, ficará bem disfarçado. No resto das falhas, consegui disfarçar bem, não dá pra perceber.

Vou deixar agora uns 3 dias secando (se a chuva não der uma trégua) e aí aplico o verniz Duco. Acho que depois de umas 3 mãos, dá pra passar uma cerinha e fazer o brilho na pintura. Vou aproveitar esses dias para dar uma acelerada na montagem do chassis e do conjunto do motor.
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1:25

Mensagem por Chicabum »

Atualizando! Final de semana consegui ir para a bancada e adiantar um pouco a montagem. Ao invés da parte mecânica, resolvi deixar o interior todo pronto para resolver essa parte e ter uma idéia de como vai ficar.

Fiz o carpete de papel camurça pintado com a cor da carroceria, bem como o volante e os detalhes do banco.
Imagem

Imagem

Ai finalizei a montagem do painel e volante
Imagem

E coloquei na carroceria só para ver como vai ficar (nessas fotos o painel ainda não estava colado)
Imagem

Imagem

O que me incomodou foram as abas nas laterais do banco traseiro. Fica bem evidente o problema na penúltima foto. Elas não ficarão escondidas pela carroceria. Na verdade ficarão afastadas e não tenho o quê fazer. Se alguém tiver alguma sugestão, será muito bem vinda!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
funkthehype
Membro
Mensagens: 543
Registrado em: 20 Jan 2016, 09:00
Nome: Thiago Vieira Marques
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Cadillac Eldorado Seville 1958 AMT escala 1:25

Mensagem por funkthehype »

Fala man, a verdade somos muito criticos quando se trata de projeto nosso...kkk Eu achei que a pintura ficou muito boa, e o lance dos bancos, será que se marcar com alguma coisa o que falta e meter a lixa pelo menos até conseguir o encaixe ???


Sent from my iPhone using Tapatalk
Responder

Voltar para “GT XX - Inacabados & Restauração”