SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  The PLAAF MiG-15 bis Fighter - Trumpeter- 1/32

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

The PLAAF MiG-15 bis Fighter - Trumpeter- 1/32

Mensagem por acidburner »

Bom dia a todos,

Vou continuar a montagem do kit THE PLAAF MiG-15 bis FIGHTER - TRUMPETER - 1/32, comecei ele a alguns anos atrás, e deixei encostado, perdi o tesão no kit por que eu queria fazer ele na versão da URSS e não da China, e como não achei os decais e não consegui fazer os meus próprios encostei....

Mas ontem, eu estava escolhendo o próximo kit a ser montado, como acabei de terminar o F-100 Super Sabre (fotos em breve) e ainda estou namorando o Kfir antes de montar (na verdade esperando as tintas chegarem... estão em Curitiba e agora com a greve dos Correios deve demorar mais ainda), resolvi pegar este kit e montar na versão da China mesmo...

O kit já está com a primeira parte montada, porém eu não gostei do resultado, então vou descolar tudo... eu vi por aqui que deixando o kit no freezer ele solta, então ontem a noite (11/09) coloquei o mesmo no freezer e esta lá até agora... só vou tirar hoje (12/09) a noite e ver o resultado.

Depois será a remoção da tinta, pois eu pintei grosseiramente com pincel e ficou uma bela duma porcaria... então vou tirar a tinta velha e pintar novamente, acho que até a cor está errada, aliás, muito errada....

Como estou no trabalho, não tenho fotos do dito cujo, mas hoje ainda vou postar o estado que está. Por hora segue a foto da caixa do kit:

Imagem

Na próxima postagem, a história do MiG-15! (resumida) rs.

abraços!
Editado pela última vez por acidburner em 19 Nov 2013, 13:13, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: THE PLAAF MiG-15 bis FIGHTER - TRUMPETER - 1/32

Mensagem por acidburner »

Vamos lá, um pouco de história!

Mikoyan-Gurevich MiG-15 Bis


Vou falar um pouco da história deste caça que assombrou os americanos durante toda a Guerra da Córeia e que permaneceu em uso por muitos países até a poucos anos.

Imagem

Mikoyan-Gurevich MiG-15


Durante a segunda guerra mundial, o escritório de projetos Mikoyan-Gurevitch teve papel secundário, pois apesar de encabeçar diversas pesquisas avançadas no campo da aviação, como cabines pressurizadas, turbo-compressores e refinamentos aerodinâmicos, as necessidade da força aérea soviética eram de aviões táticos e com desempenho voltado para baixa altitude.

Com o fim da segunda guerra mundial, entretanto, o palco mudou completamente, a ameaça agora vinha dos bombardeiros nucleares americanos voando na estratosfera, e de repente a necessidade era de velozes caças equipados para desempenho em altitude, exatamente o campo de estudos de Mikoyan e Gurevith. Com invasão da Alemanha, a URSS apoderou-se de diversos documentos referentes à pesquisa alemã de asas enflechadas e aerodinâmica de alta velocidade, bem como motores a jato, e iniciou-se planos urgentes para a construção de um caça a jato.

Em 1946 já estava pronto o MIG-9, baseado no projeto alemão Ta183 de Kurt Tank, com motores também baseados nas turbinas alemães Jumo 004 e BMW 003. Entretanto, essas turbinas alemãs mostravam baixa potência e foram feitos grandes esforços no sentido de melhorá-las, assim como produzir uma turbina comparável à britânica Rolls Royce Nene, de desempenho bem superior, mas a qual os soviéticos não tinham nenhum dado concreto. Foi então que, fruto de um acordo, os britânicos remeteram para Moscou várias destasturbinas, as quais foram completamente dissecadas pêlos soviéticos e deram grande impulso aos novos projetos. Finalmente, em 1947 estava pronto o protótipo do MIG-15, que ainda lembrava o projeto do Ta183, mas na verdade trazia diversas inovações.

O novo caça revelou-se muito veloz e manobrável, apesar de alguns vícios se usado perto de seus limites. O mais sério era a instabilidade quando perto de sua velocidade máxima, e como não foi encontrada nenhuma solução, foram instalados freios aerodinâmicos automáticos para impedir o avião de ultrapassar mach 0,92, mas de qualquer forma, tal limite era muito maior que a de qualquer caça da época. Mesmo com alguns defeitos, o novo caça tinha um desempenho espetacular, superior a qualquer projeto europeu, e foi colocado em produção já em 1948. Para se ter uma idéia, quando o MIG-15 já estava operando nas esquadrilhas da força aérea soviética, não havia sequer um protótipo completo de caça europeu com asas enflechadas. O armamento era composto de 2 canhões de 23mm, capazes de 2000 disparos por minuto e destinado a abater alvos velozes e/ou pequenos, como caças inimigos em combates aéreos, além de um poderoso canhão de 37mm de disparo lento mas capaz de grande poder de destruição contra alvos grandes e/ou lentos, como bombardeiros, tanques e instalações de terra.

O batismo de fogo foi na Coréia, onde o MIG-15 provou ser muito superior a todos os caças que enfrentou, exceto o F86 Sabre, cujo desempenho era muito semelhante. O caça americano provou ser capaz de mergulhar mais rápido, inclusive superando mach 1, enquanto o MIG-15 estava limitado pêlos seus freios de ação automática, por outro lado o caça soviético tinha desempenho melhor em altitude, melhor taxa de ascensão, era um pouco mais manobrável e seu armamento de canhões era bem superior ao do Sabre, constituído de metralhadores. O que determinou a superioridade do Sabre foi o fato de que os chineses que pilotavam os Mig´s eram muito inexperientes e adotavam táticas inadequadas, ao passo que os pilotos americanos eram em sua maioria uma elite de veteranos da segunda guerra, muito experientes e tecnicamente muito superiores. De qualquer forma, seu desempenho era tão espetacular que os americanos chegaram a oferecer 100.000 dólares para o piloto soviético que desertasse com um deles. Comparando o MIG-15 diretamente como Sabre, o caça soviético era muito mais simples e barato, oferecendo um custo benefício sem igual.

Ainda durante a guerra da Coréia produziram-se novas versões aperfeiçoadas, como o MIG-15bis, com motores e aviônicos melhores. A produção logo foi substituída na URSS, em 1953, pelo mais avançado MIG-17, mas o MIG-15 continuou a ser fabricado em diversos outros países até final dos anos 50, e usado até final dos anos 60. A versão de treinamento biplace foi ainda mais longeva, sendo usada até a década de 80 por diversos países.

Caracteristicas técnicas:
Propulsor: 1 Turbina Klimov VK-1 com 2700 kg de empuxo.
Velocidade máx: 1060 Km/h
Teto máximo: 46000 pés
Alcance: 1424 km
Comprimento: 10, 04 m
Envergadura: 10,08 m
Peso:
vazio: 4000 kg
carregado: 5400 kg
Armamento: 1 canhão de 37mm e 2 canhões de 23mm
provisão para pequena carga de bombas e foguetes

Em breve cenas dos próximos capítulos! estou procurando aqui nos arquivos se tenho algo da montagem... se eu tiver posto ainda hoje!

abraços
Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: THE PLAAF MiG-15 bis FIGHTER - TRUMPETER - 1/32

Mensagem por acidburner »

Boa noite,

dando continuidade ao tópico, segue algumas fotos do manual e das árvores deste kit:

Imagem

Imagem

O kit é composto por 6 árvores, sendo que 1 deles são as transparências e 1 com os pneus de borracha...

Imagem Imagem

Imagem Imagem Imagem

Imagem

O kit é bem injetado, todo em baixo relevo... vamos ver como será durante a montagem, se terei que usar muita massa. Espero que seja uma montagem tranquila.

e a folha de decais que vem protegida com um papel de seda

Imagem

quando olhei os decais achei que eram pretos, mas na verdade são vermelhos:

Imagem
Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: THE PLAAF MiG-15 bis FIGHTER - TRUMPETER - 1/32

Mensagem por acidburner »

Segue agora algumas fotos de como estava o kit, onde eu tinha parado:

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, como tinha falado, vou começar descolando as peças, para isso, deixei no congelador por + ou - 24 horas e soltei as peças:

Imagem

Imagem

Imagem

quando fui soltar, a peça quebrou, mas tá fácil de arrumar:

Imagem

Realmente deixar no freezer solta as peças!
Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: THE PLAAF MiG-15 bis FIGHTER - TRUMPETER - 1/32

Mensagem por acidburner »

Então hoje eu consegui fazer alguma coisa, repintei usando o aerografo e com a cor Light Blue da Humbrol, pintei tudo de novo:

Imagem

E "melhorei" o painel e o cockpit, não ficou excelente, mas melhorou do que estava:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bom é isso, pintei, envernizei e amanhã farei um wash e colarei as peças...

Espero que gostem.

Criticas e Sugestões são bem vindos!

abraços,
Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The PLAAF MiG-15 bis Fighter - Trumpeter- 1/32

Mensagem por acidburner »

Dando continuidade no projeto, um pequeno dry fit do cockpit:

Imagem

Para tentar melhorar, segui o roteiro de criar cintos com fita Tamiya e fiz os meus primeiros cintos:

Imagem

ainda vou pintar o metal de prata antes de colar

Colei o painel:

Imagem

Coloquei um peso na entrada de ar para que o avião não decole depois de pronto, foram 4 chumbos de pesca enrolados em fita crepe, pego a parte grudante e vou enrolando os chumbos até que eles fiquem bem presos, assim evito utilizar cianocrilato:

Imagem

então fechei a parte da frente do MiG-15:

Imagem

Imagem

Imagem

Deu pra ver que vou precisar lixar bastante aqui e passar massa... vieram 2 buracos!

Imagem

Bom, hoje foi isso.

Espero que gostem.

Criticas e Sugestões são sempre bem vindos!

abraços,
Avatar do usuário
cesar2b
Super Membro
Mensagens: 2311
Registrado em: 29 Nov 2012, 08:47
Nome: Cesar Vieceli
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The PLAAF MiG-15 bis Fighter - Trumpeter- 1/32

Mensagem por cesar2b »

Amigo estou gostando muito da sua montagem esse upgrade que você deu no cockpit já ajudou muito!!!
Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The PLAAF MiG-15 bis Fighter - Trumpeter- 1/32

Mensagem por acidburner »

cesar2b escreveu:Amigo estou gostando muito da sua montagem esse upgrade que você deu no cockpit já ajudou muito!!!

Olá César,

obrigado pela visita! acho que com os cintos ficará melhor ainda... hoje finalizo os cintos e já vou tacar massa e montar mais alguma coisa! a noite mais fotos!

abraços,
Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The PLAAF MiG-15 bis Fighter - Trumpeter- 1/32

Mensagem por acidburner »

Olá a todos,

continuando com a montagem, ontem eu consegui fazer algumas coisas no modelo, segue as atualizações:

Finalizei o banco do piloto, colei os cintos!!! por ter sido os primeiros, até que eu gostei do resultado:

Imagem

cintos pintados:
Imagem

então colei a tampa abaixo do cockpit:

Imagem

e descobri que vou ter de me virar para tampar esse buraco enorme que ficou na baia do trem de pouso:
Imagem

a pergunta é como farei? só com massa não vai adiantar nada, eu preciso de um pedaço de plástico, mas já está fechado... alguma dica?
Avatar do usuário
acidburner
Membro
Mensagens: 784
Registrado em: 05 Mar 2013, 12:16
Nome: Gabriel Pavlov
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The PLAAF MiG-15 bis Fighter - Trumpeter- 1/32

Mensagem por acidburner »

Então comecei a tacar massa!

primeiro eu usei uma fita crepe para não fazer tanta sujeira e taquei putty nas frestas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

lembram dos buracos que estavam? agora já virou passado! ehehehe
Imagem
Responder

Voltar para “GT XX - Inacabados & Restauração”