Master-Model

Próximos Eventos Programados:


[Na Caixa]  SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Mensagem por LongTor1 »

leaopersico escreveu:O trabalho será extenso!
Estarei aqui pra acompanhar!
Seja bem vindo meu amigo.

Pois é será extenso e bem desafiador, pois vou tentar recriar todas as linhas que foram perdidas na montagem inicial.

Alem do que, o pastel principal do SU-27 é apenas duas peças, abrangendo do nariz ate a calda, e as asas, na parte superior, e na inferior também, e isso dará um transtorno a mais para remoção da tinta.

Porem, vamos que vamos.

Olha abaixo ja as peças pequenas todas na acetona.

Imagem

Imagem

A noite finalizo a limpeza dessas peças, e uso a acetona para a parte maior.
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Mensagem por LongTor1 »

Bom dia Senhores.

Após colocar as peças na acetona, passei a remover as tinas com certa facilidade, digo certa, pois algumas peças, a tinta e o plastico acabaram se fundindo, não sei se é pelo tempo de acetona em que permaneceram (+/- 2horas) não sei se pelo fato de na época, eu ter usado algumas técnicas (não me recordo que tipo de alquimia fiz) porem, essas tintas não sairão facilmente, alias, não chegaram a sair, como na foto abaixo.

Imagem

Mas, disso tudo eu não tive muito problema, pois como era uma camada superficial, e que com lixa 220 sairia fácil, eu resolvi nem esquentar a cabeça, alem do que esses problemas dessa impregnação da tinta foi em apenas 10% das peças.

Bom, continuando o trabalho, essa peça em especifico, resolvi postar o antes, e o depois da restauração da mesma.

ANTES...

É visível a ausência das linhas de painel, e rebites, que nessa peça (flap da asa direita) tem varias linhas de rebites

Imagem

No zoom, observa-se a crosta de tinta, que não pode ser removida com acetona, e a total ausência de linhas e rebites.

Imagem

Com menos zoom, porem com uma aproximação, fica visível que é uma peça quase perdida... (disse quase)

Imagem

Como trabalhar com acetona e plastico requer tempo e paciência, e já explico por que dos dois, ontem, após remover as tintas, coloquei todas as peças para secar naturalmente, inclusive as com o problema apesentado acima, hoje, passadas mais de 15 horas, eu iniciei o trabalho de restauração e recuperação das peças.

E a peça acima em especifico, foi a primeira, e logo após, cá estou eu partilhando com vocês, antes de dar sequencia as demais peças.

DEPOIS...

É visível o quanto que a tinta penetrou no plastico, então, com lixa 220, desbastei o excesso de tinta, e com uma lixa 600 dei o acabamento inicial, e então com referencias de linhas de rebite e baixo relevo, puxado da internet passei a marcar com lapiseira 3mm onde deveria rebaixar e recriar os rebites, depois com um scriber caseiro, (aqueles furadores de gelo, com pontas lixadas em esmeril, para dar uma peça extremamente dura e fina) e o acabamento ficou assim.

Imagem

Imagem

Observem que essa é uma das duas partes que compões essa peça, que foi desgrudada em contato com a acetona, então, os acabamentos de bordas de ataque e fuga ainda não estão acabadas, pois quando juntar as peças e a secagem das mesmas, ai vem a parte de acabamento fino.

Espero que gostem dos resultados, e logo mais dou sequencia as demais peças.
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
Avatar do usuário
Diego Natanael
Super Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 10 Mai 2015, 11:54
Nome: Diego Natanael R
Localização: Cláudio-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Mensagem por Diego Natanael »

Estarei seguindo esta restauração complexa por sinal .
Boa sorte e boa reconstrução!

Abraço!
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Muito bom, Adel !!

Tive o mesmo problema na recuperação do Mirage III R. O primer não largou em muitas áreas.
A lixa mais grossa que usei foi uma 400 e não quis usa uma mais grossa ainda para não perder mais panel lines do que já tinha perdido.
Vc foi muito mais detalhista do que eu, então isso já é um indício que a restauração vai ficar excelente.

Um abraço !!
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Mensagem por Tiago Reis »

Belo trabalho amigo, a restauração vai ficar top! :thumbup:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Mensagem por LongTor1 »

jairo.regio-jr. escreveu:Muito bom, Adel !!

Tive o mesmo problema na recuperação do Mirage III R. O primer não largou em muitas áreas.
A lixa mais grossa que usei foi uma 400 e não quis usa uma mais grossa ainda para não perder mais panel lines do que já tinha perdido.
Vc foi muito mais detalhista do que eu, então isso já é um indício que a restauração vai ficar excelente.

Um abraço !!
Buenas amigo.

Então essa meleca que ficou logo depois da acetona era de fato o primer que não queria desgrudar ?

Interessante :pensando:

Bom sobre detalhes, eu não me atentava a eles ate começar a participar aqui do fórum, e percebi que a alma de uma montagem não esta no todo, mas nos detalhes, por isso que perco o tempo que for montando um cockpit, ate por que quase ninguém consegue ver dentro, mas nós sabemos que esta la.

Outro detalhe muito importante, o kit que vai pra reforma, de certa maneira ja esta como PT (perca total) para o dono, então arriscar nele não alteraria em nada o status de uma pela de uma porcaria mal feita ehehehhehe, então, nesse vou arriscar técnicas que havia visto, porem nunca tive coragem de fazer, por não domina-la.

E vamos que vamos, se esse kit ficar legal depois da restauração, farei uma restauração em um MIG-29 para fazer par a esse SU-27 como aeronaves de demonstração aérea do Russian Knights.

Eu gostei do seu trabalho de restauração, e confesso, que ate então estava apenas na pesquisa de como faria, e se faria, e depois de ter visto a sua labuta para restaurar o Mirage, (eu também tinha um desse mesmo kit, e que acabei jogando fora por ter ficado ruim, e que hoje poderia restaurar) resolvi por a mão na massa, para não dar o mesmo destino no SU-27 que foi no meu mirage.

Então, bora la pra reformar esse, e quem sabe outros mais.
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Mensagem por LongTor1 »

Tiago Reis escreveu:Belo trabalho amigo, a restauração vai ficar top! :thumbup:
:saudacao:

Eu realmente estou empolgado, e como disse na postagem anterior, vocês tem parte nisso, pois estava so na pesquisa, e vocês me deram todas as ideias de que precisava para partir pra essa obra.
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Mensagem por jairo.regio-jr. »

LongTor1 escreveu:
Buenas amigo.

Então essa meleca que ficou logo depois da acetona era de fato o primer que não queria desgrudar ?

Interessante :pensando:
Provavelmente foi. Primer é pra isso mesmo, né!! Grudar, mostrar defeitos e preencher (dependendo do primer, evidente). Mas mesmo que não tivesse retirado tudo, se bem lixado, ao passar a demão do novo primer o antigo desaparece.

...então, nesse vou arriscar técnicas que havia visto, porem nunca tive coragem de fazer, por não domina-la.
Foi exatamente que pensei no Mirage. Pra mim já tava perdido, mas posso usar para testar o que não tinha feito ainda. Por isso decidi fazer na versão da Força aérea Suíça, adicionar Canards, usar Duco pela primeira vez, lixar o canopy até conseguir restaurar, criar modificações com Massa epoxi e fazer míssil com pedaço de cotonete e plásticos. No final deu certo. O importante é não ter medo de fazer. O máximo que pode acontecer é dar errado. Mas em um kit que já tava perdido a nossos olhos, isso é até lucro pq vira aprendizado.

Eu gostei do seu trabalho de restauração, e confesso, que ate então estava apenas na pesquisa de como faria, e se faria, e depois de ter visto a sua labuta para restaurar o Mirage, (eu também tinha um desse mesmo kit, e que acabei jogando fora por ter ficado ruim, e que hoje poderia restaurar) resolvi por a mão na massa, para não dar o mesmo destino no SU-27 que foi no meu mirage.

Então, bora la pra reformar esse, e quem sabe outros mais.
Homi, tu não sabe o quanto é bom ler isso. Que bom que ajudei e encorajei.

Acompanhando essa restauração para aprender ainda mais.

:clap: :clap: :clap:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Mensagem por LongTor1 »

Diego Natanael escreveu:Estarei seguindo esta restauração complexa por sinal .
Boa sorte e boa reconstrução!

Abraço!
E ai meu amigo !

A verdade que restauração, em vezes pode ser menos complexa do que uma montagem inicial, ate por que o kit em si, ja tava como certo ser jogado fora, então nas devidas proporções, podemos nos arriscar mais na remontagem.

Eu to bem empolgado pra esse trabalho, e com a presença dos amigos, com certeza será um trabalho de restauração bem prazerosa.
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
Avatar do usuário
LongTor1
Super Membro
Mensagens: 1441
Registrado em: 04 Set 2015, 12:41
Nome: Adel Yahya
Localização: Região Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: SU-27 - Revell 1/48 (Russian Knight´s)

Mensagem por LongTor1 »

jairo.regio-jr. escreveu:
Homi, tu não sabe o quanto é bom ler isso. Que bom que ajudei e encorajei.

Acompanhando essa restauração para aprender ainda mais.

:clap: :clap: :clap:
Pois é.

Eu tenho um Tu-16K na bancada em fase final de acabamento, e que por falta de aerógrafo tive que parar a montagem, mas a peça chegou ontem, e por sacanagem (no bom sentido) minha esposa acabou de me falar que chegou, então provavel que agora retorne a montagem do TU-16k e mantenha a taxa de reforma desse no estado normal de progresso.

E pra não desanimar, ja estou levantando dados, para iniciar a montagem de (ainda não sei se serão 3 kits ou 1 por vez [dependerá dos moderadores]) e logo terei minha linha de produção ativa com 3 trabalhos em conjunto, podendo se tornar 5, caso os moderadores entenderem que não haverá problemas.

Então amigo, sinta-se a vontade para acompanhar e deixar seus comentários, pois sempre serão bem vindos.
Att:
LongTor1

Bancada
F-5E Tiger II Fighter Hobby Boss 1/72
Mitsubishi A6M2b Zero Airfix 1/72
Douglas A-4B/4P Skyhawk Airfix 1/72
Responder

Voltar para “GT XX - Inacabados & Restauração”