SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Dassault Mirage III RS (Suiça) - Academy 1/48

O Mirage III é uma aeronave francesa supersônica desenvolvida pela Empresa Dassault Aviation na década de 1950.
Sua característica mais destacada era a possibilidade de alcançar Mach 2, sendo a primeira aeronave EUROPEIA a conseguir tal marca, devido ao formato de suas asas em delta e de sua localização, tomando toda a parte posterior da fuselagem. Tal característica, porém, lhe reduz a capacidade de manobra principalmente em baixa velocidade.

A versão R foi concebida para trabalhos de reconhecimento, por esse motivo o R de "Reconnaissance", em área inimigas. A aeronave possuia uma baixa capacidade de armamentos: Apenas 01 par de canhões DEFA e a possibilidade de acrescentar pods para misseis, porém de maneira muito restrita para não aumentar muito o peso da aeronave, já que sua função não é o combate. Em caso de confronto, a sua velocidade era sua melhor chance de escapar de um eventual inimigo.

Imagem
Imagem
A principal caracteristica facilmente observada nas aeronaves R é seu bico modificado em relação ao Mirage III tradicional para comportar uma série de câmeras de alta resolução. Tal mudança obrigou inclusive a retirada do radar da aeronvave para que fosse comportado os equipamentos de espionagem.

As versões de reconhecimento do Mirage III foram utilizadas apenas por 04 paises: França, Suiça, Paquistão (ainda em uso) e Africa do Sul. Israel também teve a versão R, porém, foram 02 aeronaves Mirage III C que foram convertidas para aeronaves de reconhecimento.

Imagem
O modelo utilizado pela Suiça (RS) sofreu modificações adicionando um par de Canards um pouco atrás do cockpit. A adição desse dispositivo aerodinamico foi solicitado pela Schweizer Luftwaffe (Força aerea Suiça) para aumentar a manobrabilidade da aeronave e para melhorar o ângulo de ataque no pouso, já que, devido ao formato de suas asas em Delta, qualquer procedimento em voo em baixa velocidade, como uma aproximação para pouso, prejudicava consideravelmente a performance do equipamento, obrigando a aumentar o ângulo de ataque e reduzindo bastante a visão do piloto antes do toque.

A aeronave também sofreu alteração com a redução do seu tanque de combustível permitindo assim que fosse adicionado um pod de câmeras na parte traseira inferior da aeronave.

O Mirage III RS foi retirado de serviço pela Força aérea Suíça em 2003.

(*) As informações foram retiradas de sites suíços e wikipedia.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Mensagem por jairo.regio-jr. »

A versão original da minha montagem foi realizada em Maio/2016, na verdade minha 1a. montagem, esse Dassault Mirage III R Francês 1/48 da Academy.
Imagem
Imagem
Devido inexperiência, ansiedade de ver o resultado final, falta de prática, enfim...
Devido um monte de fatores o resultado não foi o esperado por mim. Eu não devia esperar fazer algo muito elaborado para a primeira vez, mas desde de que terminei a montagem sempre achei que poderia fazer melhor.

Tomei a decisão de refazer o Mirage III R, mas com a variante para outro país. Escolhi o Suiço por causa dos Canards, tenho que confessar. Acho que eles dão um "chame" a mais no conjunto. Aproveitei também e nesse projeto irei usar tintas DUCO pela primeira vez e tentarei criar meus próprios decalques.

Como esse projeto já está sendo planejado a alguns meses, a várias semanas os procedimentos já foram iniciados na aeronave e já está bem adiantada. Não coloquei o progresso do forum porque não fazia a menor ideia se ia funcionar. Me perdoem !!!

Mas como vejo que as coisas tem funcionado nas modificações e estou com 50% do trabalho realizado, arrumei coragem e vou mostrar a vcs o que consegui fazer.

Agradeço a atenção de todos.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Utilizei 02 litros de fluído de freio para retirar a pintura e desmembrar o modelo. Demorou 24 horas para conseguir que quase todas as peças se soltassem. Algumas não quiseram acordo e tive que usar um pouco mais de brutalidade, mas deu certo.
Imagem

Os pequenos "triângulos" no alto da foto são os Canards que vou instalar. Fiz com um cartão de crediário antigo de loja que achei nas minhas coisas.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Imagem
Imagem
Imagem

Dá para ver claramente que muito da tinta e do primer anterior não saiu. Não teve jeito. Nem por um decreto esse negócio queria largar. Então resolvi continuar e ver se as partes estavam se encaixando bem. Estavam.

Aproveitei e resolvi começar a aprender a fazer algumas modificações no cockpit. Depois de pesquisar vi que, diferente das instruções do manual, a parte atrás do assento do piloto é fechada, então resolvei fazer o mesmo e resolvi um paínel de instrumentos.

Tudo vai ficar bem rudimentar. Cockpit é um negócio meio "chato" de modificar para mim.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Imagem
Outras situação... nesse uso de "brutalidade" me apareceu esse problemas. Quebrei a ponta da asa e ela simplesmente desapareceu pelo quarto e nunca mais voltou. Utilizei então um pedaço do cartão que usei para fazer os Canards, medi o tamanho do problema, ajustei com durex para ver se ia ficar bom e ....
Imagem
Colei com o Cianoacrilato (super bonder) e com um alicate fiz a dobra na ponta da asa. Ficou bom.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Imagem
Tinha acabado de receber via correio um Scriber da Tamiya. Rapaz...como eu gostei dessa ferramenta. Aproveitei e refiz os panel lines das asar e no dorso também.

Imagem
O bico do Mirage III R tem vários "buraco" que representam onde as câmeras de espionagem eram montadas (inclusive no bico).
Como não tinha uma ideia de como representar isso resolvi fechar esses espaços com uma mistura de massa epoxi e creme hidratante (para deixar mais maleável, fácil de trabalhar e de lixar depois ) e provavelmente vou pintá-los no final do trabalho.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Imagem

Pode-se ver o "remendo" feito na ponta da asa.

Imagem
Outras situação chata ao tentar descolar tudo. O leme acabou ficando com várias "fraturas".

Imagem
Usei o rescriber tambem na parte inferor e pode-se ve que ainda sobrou tinta e primer que não consegui tirar mesmo depois de lixar muito.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Imagem
Colei um pequeno peso de Chumbo com cola de silicone no bico da aeronave.

Imagem
Peças menores pintadas com Primer para PET da Acrilex. O assento eu realizei um modificação para tentar se aproximar ao que vi na internet. Bom...essas modificações no cockpit vão ter que fica para outro momento mesmo. Nesse dia nada funcionou muito bem e para culminar com a quantidade de coisas que não deram certo, após pintas essas peças com o prime da acrilex o aerógrafo entupiu de um jeito que eu nunca tinha visto. Resolvi desmontá-lo então.
Para meu azar a única peça que nunca, nunca deveria cair da minha mão, caiu. :raiva:
O bico do aerográfo. :chorando:
Não teve oração que desse jeito, nem São Longuinho, nem nada. O bico sumiu e eu fiquei sem o aerógrafo. Resultado: R$ 150,00 paus a menos no meu bolso por um aerógrafo novo e o antigo parado até eu achar um lugar que venda esse bico sem eu ter que pagar um absurdo de frete para comprar uma peça de 1 mm de latão.
Foi um dia chato esse!!
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Imagem
Imagem
Imagem
Uma coisa chata nesse kit da Academy é que os espaços do trem de pouso são na verdade buracos. Resolvi criar algo para ficar com menos cara de "espaço vazio". Utilizando papel-cartão eu preenchi os espaços para depois criar algo com fios e simular o sistema hidráulico.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dassault Mirage III R - Academy - 1/48

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Imagem
Começa o trabalho com massa de preenchimento. Utilizo a Massa para pequenos reparos lazzuril. Começando no dorso.

Imagem Instalando os duto de entrada de ar do motor.

Imagem Saída dos gases da exaustão. Nesse ponto, antes de fechar o "pastel" eu pintei internamente essa áerea com tinta alumínio também.

Imagem
Aeronave montada e pronta para funilaria pesada agora.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Responder

Voltar para “GT XX - Inacabados & Restauração”